Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

[iPad Air] Diferença de qualidade entre o modelo brasileiro e o chinês ("assembled in China")


Posts Recomendados

Já é do conhecimento de todos os problemas recentes que enfrentei com o iPad Air (http://macmagazine.com.br/forum/index.php?/topic/120690-uma-saga-chamada-ipad-air/)

 

Após um tempo decidido a não investir mais em um iPad, resolvi voltar atrás e dar uma nova chance ao tablet. O que mais pesou na decisão foram os apps, sobretudo os mais úteis, que eu não poderia mais usar se comprasse um aparelho de outra marca.

 

Pesquisei em diversas lojas e todas, por aqui, vendem o modelo fabricado pela Foxxcon de Jundiaí. Não encontrei modelos chineses (assembled in China).

 

Nunca me preocupei com isso. Até achava legal a ideia de ter em mãos um aparelho da Apple feito "em casa". Mas os recentes problemas que tive, cuja origem, segundo a própria Apple, seria o processo de produção brasileiro, me fizeram questionar sobre uma possível diferença de qualidade entre os iPads produzidos no oriente e por aqui (supostamente de qualidade inferior). Tanto é assim que a própria atendente da Apple americana que cuidou do meu caso tentou me enviar, no final, um modelo produzido na China, igual aos que são vendidos nos EUA (segundo ela), mas a loja local acabou me mandando um brasileiro mesmo (e com defeito).

 

A dúvida é: há diferença de qualidade? 

 

O que achei mais curioso é que os iPads que abri, todos novos, estavam sujos com uma poeria branca e todos eles sem aquele cheiro característico de produtos Apple. Um amigo aqui do Fórum que tem um Air brasileiro também notou a ausência do perfume característico. Já outros, com modelos chineses, disseram que seus aparelhos possuem o tal cheiro e não vieram com nenhuma poeira.

 

Não sei se compensa eu insistir com a referida atendente para obter um modelo chinês ou se arrisco uma nova compra normal mesmo, recebendo uma unidade feita no Brasil.

 

O que vocês acham? Os seus iPads foram fabricados em que país? Qual é a opinião e a experiência de vocês?

 

Forte abraço a todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu apenas tive o iPad 2.. Mas queria deixar minha opnião: O iPad Air e iPad Mini Retina tem as mesmas bandas de 4G e mesma configuração(na verdade o Mini tem um A7 1,3ghz igual o 5S e o Air tem 1,4ghz) então o melhor a se fazer é quando querer comprar um iPad, tentar comprar da China, Austrália, Europa, Japão ou EUA.. Que vai ter o 4G normalmente e não tem como pegar bloqueado..! E claro.. O valor é mais barato.. Acho que você gosta de iPad e vai comprar.. O iPad Air não é tão caro e é um excelente iDevice(o melhor).. Então aproveite, mas tem muita gente afim de comprar um sendo que não irá usar.. Se alguém quer um iPad.. Analise primeiro o que vc vai usar e se compensa! Eu adoraria um iPad.. Minha mãe não sabe se compra ou não.. Para ela seria bom um Mini Retina comprado dos Eua pois é R$1100 e é tão bom quanto um Air!  ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu apenas tive o iPad 2.. Mas queria deixar minha opnião: O iPad Air e iPad Mini Retina tem as mesmas bandas de 4G e mesma configuração(na verdade o Mini tem um A7 1,3ghz igual o 5S e o Air tem 1,4ghz) então o melhor a se fazer é quando querer comprar um iPad, tentar comprar da China, Austrália, Europa, Japão ou EUA.. Que vai ter o 4G normalmente e não tem como pegar bloqueado..! E claro.. O valor é mais barato.. Acho que você gosta de iPad e vai comprar.. O iPad Air não é tão caro e é um excelente iDevice(o melhor).. Então aproveite, mas tem muita gente afim de comprar um sendo que não irá usar.. Se alguém quer um iPad.. Analise primeiro o que vc vai usar e se compensa! Eu adoraria um iPad.. Minha mãe não sabe se compra ou não.. Para ela seria bom um Mini Retina comprado dos Eua pois é R$1100 e é tão bom quanto um Air! ;)

Faz sentido. Mas a questão é se há diferença na qualidade da produção.

Editado por Thiago Oliveira
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faz sentido. Mas o debate que proponho é se há diferença na qualidade da produção.

Sim.. Eu apenas quis dar esta dica.. Como disse.. não tenho iPad novo e nunca vivenciei abrir um iPad além do 2.. Nem tenho parente que tem Mini Retina ou Air.. Talvez um Mini Retina em Julho dos Eua cairia bem.. vamos ver! :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Os franceses são da china acho a tela mais nítida que o do Brasil pode ser coisa da minha cabeça mais trouxe um de fora e comparei com o do meu amigo e vimos o francês com tonalidade de branco mais pura

Ixi, amigo, isso de diferença de tonalidades no branco (mais quente ou mais frio) é muito freqüente. Há um tópico imenso a respeito mas comunidades da apple e acho que acontece em todo o planeta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho um iPad Air comprado nos EUA semana passada, e estou aguardando chegar um nacional comprado aqui amanhã. Aí posso comparar e dizer aqui o que achei.

 

Para uma curiosidade pessoal, por favor observe, em especial, se nota alguma sujeira (poeira) no aparelho por debaixo do plástico que o protege e se o nacional possui aquele cheiro característico de iPad novo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho um iPad 4 da China sem nenhum problema. Quero comprar um mini retina por causa do tamanho e peso, mas estou "empurrando com a barriga", pois não quero passar o que você passou. Vou esperar uma oportunidade para comprar fora.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho um ipad air modelo 'indústria brasileira' que adquiri no dia 01/04. Ao recebê-lo não notei nenhum 'poeira branca' e a caixa tem o 'cheiro' de apple novo até hoje. Nunca tive nenhum problema com ele e sinceramente é um dos melhores gadgets que já tive. Tela excelente, ótima performance, etc. Meu ipad anterior (um mini) era feito na china e a qualidade era mto boa também.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho um ipad air modelo 'indústria brasileira' que adquiri no dia 01/04. Ao recebê-lo não notei nenhum 'poeira branca' e a caixa tem o 'cheiro' de apple novo até hoje. Nunca tive nenhum problema com ele e sinceramente é um dos melhores gadgets que já tive. Tela excelente, ótima performance, etc. Meu ipad anterior (um mini) era feito na china e a qualidade era mto boa também.

 

Obrigado por compartilhar a sua experiência. 

Editado por Thiago Oliveira
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom Thiago, o meu Air, como você já sabe, é chinês e foi comprado pelo Ponto Frio.

Será que não dá pra entrar em contato com a Ponto Frio e perguntar se eles continuam comercializando modelos importados?

Detalhe: o meu Air tem um único pixel queimado. Dizem que é normal acontecer e, sinceramente, é tão imperceptível que resolvi não trocar só por isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O que levanto é que no Brasil é só linha de montagem, não? Não fabricamos nenhuma das peças por aqui.

Além da exigência da Apple para seus produtos acho estranho ter essa diferença.

Pode ser problema na montagem das peças?

 

Já vi o iPad Air rodando e aparentemente nenhum problema como citado acima.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, comprei um iPad mini Retina em janeiro deste ano aqui no Brasil (loja iPlace no BarraShoppingSul em Porto Alegre) e o mesmo foi fabricado na China, assim como todos iPads mini Retina, segundo o vendedor da iPlace. A princípio, também conforme informação da iPlace, apenas iPad Air, iPad 2 e iPad mini sem tela Retina são fabricados em Jundiaí. Minha mãe possui um iPhone 4s fabricado no Brasil (comprado em dezembro de 2012) e nunca tivemos problemas com ele, padrão de embalagem e acabamento equivalentes a todos os outros produtos da Apple aqui de casa (iPhones, iPads, Macs, AirPorts...), todos "Assembled in China".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha eu comprei o meu iPad Air de 32GB na Apple Store Online do Brasil, o que recebi é produzido no Brasil. Me surpreendi com a compra porque chegou antes do prazo. Veio impecável, com aquele cheirinho quando você abre a caixa, sem nada de poeira branca, enfim, o meu veio nos padrões dos outros produtos. Eu discordo quando falam que a fábrica no Brasil tem menos qualidade, a Apple é extremamente rígida na linha de produção. Pode ser que um lote de iPads deu problema, mas não acredito na inferioridade dos iPads brasileiros. 

 

Bem pra finalizar: eu Lucas, não tive qualquer problema em relação ao meu iPad, veio impecável. É uma pena que você teve este problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, eu acompanhei o seu relato anterior, e pela minha experiência com a Apple e com a experiência de todas as pessoas que conheço pessoalmente que usam Apple posso afirmar quase que com certeza que o seu problema foi com um lote defeituoso, e que infelizmente você sofreu o infortúnio de receber iPads desse lote.

 

Como eu já disse, comprei dois iPads Air no lançamento e ambos estão perfeitos até hoje. Sim, são fabricados na China pois creio que no lançamento ainda não fabricavam o novo modelo no Brasil. Mas já comprei outros produtos da Apple fabricados no Brasil e não tive nenhum problema. Lembro que comprei um iPad 3 em 2012 e fiz questão de comprar o nacional. Esse iPad foi usado por um ano e meio, depois foi vendido e continua sendo usado até hoje, sem problemas. Também conheço outras pessoas que compraram iDevices produzidos no Brasil e não tiveram qualquer problema. O controle de qualidade da Apple é EXTREMAMENTE rígido, desde os fornecedores, até a linha de montagem, e não creio que a Apple permitisse que os produtos fabricados no Brasil tivessem qualidade inferior aos fabricados na China. Isso seria péssimo para a empresa. O que ocorreu foi um erro em um lote de produtos, pois por mais rígida que seja a Apple erros ainda podem acontecer em qualquer empresa.

 

O iPad Air é um sucesso, é maravilhoso, e faz as gerações anteriores de iPad parecerem dinossauros. Eu tive todos os iPads desde o primeiro (tenho até hoje) e sei do que estou falando. E na concorrência não existe nada parecido. Design, qualidade de construção, ecossistema, conteúdo, experiência de uso, integração, são coisas que você só encontra juntas na Apple. Por isso continuo achando que você deveria tentar mais uma vez. Vá a uma loja e teste o iPad na hora.

 

Se ainda está com receio e faz questão de um modelo fabricado na China, ainda existem alguns por aí. Basta olhar o código do produto, os terminados com BZ/A são fabricados na China. Os terminados em BR/A são fabricados no Brasil.

 

Veja este exemplo, de um iPad Air Space Gray Wi-Fi + 4G:

 

 

Chinês:

http://www.walmart.com.br/produto/Tablets/iPad-Air/Apple/422224-iPad-Air-Wi-Fi-Celular-16GB-Space-Gray-MD791BZ-A-Apple

 

 

Brasileiro:

http://www.walmart.com.br/produto/Tablets/iPad-Air/Apple/426631-iPad-Air-Wi-Fi---3G-16GB---Space-Gray---MD791BR-A---Apple

 

 

Aliás, neste momento o chinês por alguma razão está com desconto no Walmart. Dei uma olhada no site da Fast Shop e todos os iPads Air que vi lá são chineses. Basta ficar de olho no código.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois acabou de acontecer algo que é, no mínimo, surreal para os padrões da Apple. Notei uma espécie de marca na lateral chanfrada do meu ipad que não tinha visto antes. Assim que recebi o aparelho, coloquei-o imediatamente na smartcase é só tirei agora há pouco. Então notei essa marca e logo estranhei. Parecia um descascado, mas eu não lembrava de ter batido ou arranhado o aparelho. Na verdade, era cola. Isso mesmo, amigos: COLA... que aparentemente saiu pela fenda entre o vidro e o chanfro e secou sobre o aparelho. Precisei literalmente esfregar um pano úmido para poder tirar; dentro da fenda, onde não alcanço, não consegui tirar. Inspecionei o ipad e achei mais DOIS pontos com essa mesma cola.

Isso revela pra mim não um defeito de qualidade do aparelho, mas sim grave falha no processo de montagem feito aqui no Brasil.

Jamais pensei que veria isso acontecer num produto da Apple, que tanto preza pelo design, qualidade e cuidado com os detalhes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...