Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Mover a pasta "Usuários" do SSD para HDD


caiow

Posts Recomendados

Bom dia, boa tarde e boa noite. 

 
Eu tenho um macbook pro C2D Mid 2010 e recentemente comprei um ssd de 250gb para colocar no lugar do hd. Também comprei um hdd caddy para substituir o leitor de cd e agora que vem a dúvida.

Eu gostaria de mudar a pasta "Usuários" para o HDD, pois tudo que eu baixo ou salvo primeiramente cai nessa pasta que está no SSD. Quero deixar o SSD para o SO e aplicativos mais pesados. No HDD vão ficar imagens, videos, musicas, filmes e etc.
Não sei os contras e prós nisso, mas achei um tutorial que explica como fazer isso sem afetar as permissões. O problema é que na fonte não existe qualquer feedback sobre outras pessoas que já fizeram aquilo e fiquei com receio.

Existe algo mais inteligente? Tem a idéia do Fusion Drive que ainda não pensei muito a respeito.

Obrigado biggrin.png

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Provavelmente esse tutorial que encontrou usa comandos como o ln -s, que cria um link relativo entre a pasta /users e uma pasta no hdd.

 

Se for, o procedimento é seguro sim, já fiz isso.

 

 

Não é mais simples você configurar o navegador pra salvar em uma outra pasta no HDD?

A vantagem de trabalhar dessa forma é que TODOS os dados de aplicativos e tal ficam no HDD, então se precisar formatar basta refazer o caminho novamente após a formatação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Adalberto, na verdade não usa nenhum comando parecido com o que você mandou, o tutorial é de 2011 e talvez seja outro método, nem tentei usá-lo. Quero aproveitar que o mac ainda não tem muita coisa nele pra fazer.

 

Se for possível você poderia me mandar como fez? Estou procurando aqui e se achar edito este post.

Já que fez em sua máquina, me diga uma coisa, você fez apenas na pasta usuários correto?

 

No mais é isso ai que você falou, fica muito mais cômodo posteriormente fazendo desta forma.

 

Obrigado

Editado por caiow
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Achei um tutorial com esse comando que você falou, entretanto, lá diz que isso serve se for para mover apenas 1 pasta só e eu quero mover a pasta Usuários toda.

É isso mesmo, move a pasta toda e seu conteúdo. Eu fiz esse procedimento usando uma mídia de instalação, quando chega no inicio do processo de instalação você terá acesso a um terminal, fiz por ele.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É isso mesmo, move a pasta toda e seu conteúdo. Eu fiz esse procedimento usando uma mídia de instalação, quando chega no inicio do processo de instalação você terá acesso a um terminal, fiz por ele.

 

Certo Adalberto, eu movi ela e da erro de permissão, ai acessei pelo usuário root e consegui mover as pastas. O problema é que as permissões ficaram bagunçadas, quando eu tento acessar pelo meu usuário não vai. Acho que passei despercebido por alguma parte.

 

Eu movo as pastas para o HD que eu quero e depois uso o comando com o endereço da pasta antiga e nova? Só isso?

 

Obrigado pelo apoio

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Certo Adalberto, eu movi ela e da erro de permissão, ai acessei pelo usuário root e consegui mover as pastas. O problema é que as permissões ficaram bagunçadas, quando eu tento acessar pelo meu usuário não vai. Acho que passei despercebido por alguma parte.

 

Eu movo as pastas para o HD que eu quero e depois uso o comando com o endereço da pasta antiga e nova? Só isso?

 

Obrigado pelo apoio

Basicamente isso.

 

Detalhe é que não vai dar certo com o OS X rodando, as pastas estão em uso nesse momento. Como eu disse, eu usei o terminal disponível pelo instalador do OS X.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, passando aqui pra avisar que consegui fazer exatamente o que eu queria.

 

O processo foi bem tranquilo apesar de eu ter apanhado com os comandos do Terminal, não é algo que eu domino kkk

 

Usei o terminal para mover a pasta que eu queria para um outro HD, depois loguei no meu usuário e modifiquei o caminho dentro de Usuários e Grupos. E pronto, resolvido.

 

Eu acabei de fazer isso e não sei se fiz alguma coisa errada e como eu o mac foi recém formatado, fiz por conta e risco. Caso alguém queira eu posso fazer um tutorial, mas que fique claro que a responsabilidade é de quem quiser fazer.

 

Caro Adalberto, quero agradecer pela ajuda com a minha dúvida, acabei fazendo de um outro jeito a mudança da pasta, entretanto, sem o toque do Terminal pelo instalador ia ficar sem saber o que fazer. Obrigado

 

 

Algum link com tutorial galera? Eu tb gostaria de fazer essa manobra, obg!

 

Caso queira fazer, posso te mandar o link de onde eu usei como base.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



  • Estatísticas do Fórum

    • Total de Tópicos
      56.5k
    • Total de Posts
      466.1k
×
×
  • Criar Novo...