Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

[DÚVIDA] Qual o melhor macbook para futuro engenheiro civil?


RodolfoQ

Posts Recomendados

Opa, uso Windows há vários anos e pouco tive contato com algum Mac. Entretanto, surgiu a oportunidade de comprar um bom computador novo e estou pensando bastante em adquirir um MacBook.

 

Sou estudante de engenharia civil e estou no último ano do curso. Normalmente, utilizo meu computador para softwares BIM (como o Revit que, infelizmente, só roda em Windows), CAD (AutoCAD), de projetos estruturais e de infra-estrutura, além do acesso a internet, office, programar em VirtualBasic, eventuais jogos, etc.

 

Gostaria de saber se vocês recomendam migrar para um Mac e, se sim, qual seria a melhor compra?

 

Andei pesquisando e achei interessante as seguintes opções:

 

 

 

1) MacBook Air 13' com melhora no processador e RAM - A$ 1,619.00

  • 1.7GHz Dual-Core Intel Core i7, Turbo Boost up to 3.3GHz
  • 8GB 1600MHz LPDDR3 SDRAM
  • 256GB PCIe-based Flash Storage
  • Backlit Keyboard (English) & User's Guide (English)

 

 

2) MacBook Pro 13' (não retina) com melhora no processador e RAM na própria Apple - A$ 1,504.00

  • 2.9GHz Dual-core Intel Core i7, Turbo Boost up to 3.6GHz
  • 8GB 1600MHz DDR3 SDRAM — 2x4GB
  • 500GB Serial ATA Drive @ 5400 rpm
  • SuperDrive 8x (DVD±R DL/DVD±RW/CD-RW)
  • Backlit Keyboard (English) & User's Guide

 

 

3) MacBook Pro 13' with Retina Display - A$ 1,469.00

  • 2.4GHz Dual-core Intel Core i5, Turbo Boost up to 2.9GHz
  • 4GB 1600MHz DDR3L SDRAM
  • 128GB PCIe-based Flash Storage
  • Backlit Keyboard (English) & User's Guide

 

 

Também sou meio leigo nesses aumentos de processador e RAM e não sei se realmente seria necessário. O que vocês acham? E com relação as programas que só podem rodar Windows: utilizo VM, Parallels ou BootCamp?

 

Estou a procura de um computador que, tranquilamente, posso passar mais 4 ~ 5 anos sem me preocupar com hardware. Há algum outro que vocês recomendam ou algum desses seria mais que suficiente?

 

Agradeço antecipadamente ;)

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 17
  • Criado
  • Última resposta

Top Postadores Neste Tópico

4GB de Ram é muito pouco. Considerando que se vc pegar um Air ou Retina não vai poder fazer upgrades já pense em 8GB para começar e se for pegar o retina 16GB. O espaço em disco depende do que vc vai usar, mas para meu uso 256GB é o mínimo. Uso a biblioteca do iTunes sempre em HD externo.

O retina é bom para você que com certeza vai usar Autocad. Mas as outras máquinas tb são ótimas.

Eu tenho usado Parallels, mas eu tenho 16GB de ram. O Autocad roda bem, mas eu não uso render 3d.

Editado por Mastter
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para o seu caso a melhor opção é um iMac, sem dúvida. São os melhores computadores da Apple, depois do Mac Pro, com performance muito superior a MacBooks ou mac minis de configuração similar e índice de problemas de hardware ou bugs do OS X muito menor.

 

Finalmente, avalie que para projetos de engenharia uma tela grande é importante. Muitas vezes mais importante do que a mobilidade... Sou engenheiro também, uso iPad para aquilo que preciso fazer fora de casa e tenho um iMac de 21". Hoje acho que deveria ter comprado o de 27". Meus colegas que tem MacBooks todos tem um ou outro probleminha com o OS X novo e além disto a performance dos seus portáteis é sempre inferior ao do desktop.

 

A explicação da performance superior do iMac está na falta da necessidade de se reduzir a capacidade de processamento para gasto menor de energia, além dos processadores terem mais memória cache e placa mão com chipset mais performático.

 

O preço de um iMac de 21" é similar ao preço de um bom macbook.

 

Finalmente, se mobilidade for mesmo indispensável (muitas vezes a gente pensa que é, mas não é...) procure um macbook de 15" - mesmo sendo um pouco mais caro, para este tipo de aplicação vale a pena.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Compre um Vaio, Avell, Powernote ou um laptop parrudo da Lenovo.

Se ainda assim vc quiser um Mac, e quiser trabalhar com Cad ou 3D sem monitor externo, compre um de 15". Os demais não tem placa de vídeo dedicada e a da Intel é sofrível. E a tela de 13" é pequena demais. Recomendo usar o bootcamp, fica rápido pra 3D, e fica muito bom com um monitor externo. E no caso de usar o bootcamp, compre um mouse da Microsoft...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sou engenheiro eletricista e uso um MacBook Retina 13". A tela é tão sensacional que põe qualquer notebook de 15" ou até mesmo alguns de 17" no bolso. Não falo do tamanho, mas sim da definição das cores e da qualidade na formação das imagens. Pode pegar com 8GB de RAM que você vai ser feliz por muito tempo.

Mas nem tudo são maravilhas. Como você sabe, existem limitações de softwares e consigo contornar muito bem usando o Parallels, que é o melhor da categoria.

O AutoCAD pra Mac não aceita programas em VBA e isto é um problema pra quem precisa (como eu). Mas como citei acima, tenho o Parallels e quando coloco na balança o custo benefício, a estabilidade, acabamento, leveza, bateria e agilidade pesam muito mais a favor do que contra.

Vá de Mac e garanta sua felicidade por vários anos!

Tenho um MacBook 13" retina do final de 2012. É um i5 com 8GB de RAM com SSD.

Da pau em muito i7 com 16GB rodando Windows por algum tempo.

O que o amigo alucinógeno falou acima está parcialmente certo, porém a Intel HD 4000 (que eu uso) nunca me deixou na mão. Pelo contrário, me surpreendeu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se não se importa de ficar com dois sistemas operacionais rodando ao mesmo tempo vai de Macbook.

 

Se tu ta acabando a facu deve estar fazendo o TCC certo? Pra isso tu vai precisar do Windows também porque o Office for Mac é um lixo perto do office 2013, e na boa, quem sabe usar os recursos avançados do Word não quer saber de pages de jeito nenhum.

 

Eu to passando por isso, mas mesmo com 4GB de RAM, por causa do SSD, abrir o Windows na máquina virtual leva 10 segundos, não me incomodo nem um pouco.

 

Só se ligue que para renderizar coisas é interessante que tu tenha o bootcamp porque dai tu usará todo o poderio do teu processador, se usar máquina virtual vai ter que dividir o recurso e a atividade vai demorar mais.

 

Poe numa balança, pro lado que pender tu vai.

 

Se for de Mac, tente pegar o segundo retina de 13.3" com 8Gb de RAM e SSD 256. O ideal seria o de 15" com CPU Quad-Core, mas acho que dai o preço sobe de mais...

 

falou <o.

xD

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa, uso Windows há vários anos e pouco tive contato com algum Mac. Entretanto, surgiu a oportunidade de comprar um bom computador novo e estou pensando bastante em adquirir um MacBook.

 

Sou estudante de engenharia civil e estou no último ano do curso. Normalmente, utilizo meu computador para softwares BIM (como o Revit que, infelizmente, só roda em Windows), CAD (AutoCAD), de projetos estruturais e de infra-estrutura, além do acesso a internet, office, programar em VirtualBasic, eventuais jogos, etc.

 

Gostaria de saber se vocês recomendam migrar para um Mac e, se sim, qual seria a melhor compra?

 

Andei pesquisando e achei interessante as seguintes opções:

 

 

 

1) MacBook Air 13' com melhora no processador e RAM - A$ 1,619.00

  • 1.7GHz Dual-Core Intel Core i7, Turbo Boost up to 3.3GHz
  • 8GB 1600MHz LPDDR3 SDRAM
  • 256GB PCIe-based Flash Storage
  • Backlit Keyboard (English) & User's Guide (English)

 

 

2) MacBook Pro 13' (não retina) com melhora no processador e RAM na própria Apple - A$ 1,504.00

  • 2.9GHz Dual-core Intel Core i7, Turbo Boost up to 3.6GHz
  • 8GB 1600MHz DDR3 SDRAM — 2x4GB
  • 500GB Serial ATA Drive @ 5400 rpm
  • SuperDrive 8x (DVD±R DL/DVD±RW/CD-RW)
  • Backlit Keyboard (English) & User's Guide

 

 

3) MacBook Pro 13' with Retina Display - A$ 1,469.00

  • 2.4GHz Dual-core Intel Core i5, Turbo Boost up to 2.9GHz
  • 4GB 1600MHz DDR3L SDRAM
  • 128GB PCIe-based Flash Storage
  • Backlit Keyboard (English) & User's Guide

 

 

Também sou meio leigo nesses aumentos de processador e RAM e não sei se realmente seria necessário. O que vocês acham? E com relação as programas que só podem rodar Windows: utilizo VM, Parallels ou BootCamp?

 

Estou a procura de um computador que, tranquilamente, posso passar mais 4 ~ 5 anos sem me preocupar com hardware. Há algum outro que vocês recomendam ou algum desses seria mais que suficiente?

 

Agradeço antecipadamente ;)

 

RodolfoQ, tudo certo? 

 

Também estou no último ano de Engenharia Civil, e comprei meu primeiro Mac no primeiro ano da faculdade. Confesso que já passei alguns apuros no começo, porém hoje já não tenho mais limitação para nada.

 

Utilizo um MacBook Pro Retina 15"+ Thunderbolt Display 27" + MagicMouse + Apple Wireless Keyboard como um conjunto, e rodo TUDO TUDO TUDO sem problema nenhum. Quando preciso rodar o Revit eu uso via bootcamp mesmo, e vai que vai!

 

Estou fazendo TCC também e estou usando o pacote Office para Mac, e não tive problema nenhum, tá tudo perfeito!

 

Então aqui fica a minha dica: Vá de Macbook Pro Retina (15" se tiver com $$), e SE DER pega um Thunderbolt display.

 

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito obrigado, pessoal!

 

O iMac não penso em pegar pois viajo bastante e preciso levar o computador em aulas e palestras. E torna-se inviável comprar um iMac e algum outro notebook complementar.

 

Poucos comentaram a respeito do MBA com 8GB RAM e i7, turbo boast até 3,3GHz. Seria melhor do que o MBP Retina 4GB RAM que apresentei na terceira opção? E se fosse entre o MBA apresentado e o MBP 8GB RAM, i5?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara,

 

Teu TCC (ou equivalente) já está pronto? Todas as matérias já foram cursadas? Numa opinião bem pessoal, acho que você está num momento ruim para trocar de sistema operacional. Fazer a reinstalação de vários programas do windows, seja em máquina virtual ou Boot Camp, vai te custar um tempinho, e sem garantia de satisfação plena (talvez você não goste da máquina virtual e resolva ir de boot camp, aí vai mais tempo). Tem ainda o período de adaptação do uso de SO que varia muito de pessoa a pessoa. 

 

De qualquer forma, se a oportunidade para comprar agora é imperdível, minha sugestão é meio simplória: maior capacidade de memória (RAM e SSD), maior capacidade de processamento e melhor "conectividade"através de portas (acho que esta dica óbvia não ajudou nada). Mas acho que a forma de te auxiliar melhor seria te apontando os contras de um modelo (dentre os 3) que você esteja interessado. O Air te interessou mais? Você está atras de uma razão para desistir do Air e levar um pro?

 

Última sugestão: não aposente seu note antigo antes de se formar.

 

Espero que você seja feliz em sua escolha. Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para a utilização apresentada, qual dentre os dois seguintes vocês recomendariam: (o MBA com upgrade no processador e na memória e o rMBP de 8GB)

 

 

Primeira opção?

13-inch MacBook Pro with Retina display
  • 2.4GHz Dual-core Intel Core i5, Turbo Boost up to 2.9GHz
  • 8GB 1600MHz DDR3L SDRAM
  • 256GB PCIe-based Flash Storage
  • Backlit Keyboard (English) & User's Guide

 

Segunda opção?

13-inch MacBook Air
  • 1.7GHz Dual-Core Intel Core i7, Turbo Boost up to 3.3GHz
  • 8GB 1600MHz LPDDR3 SDRAM
  • 256GB PCIe-based Flash Storage
  • Backlit Keyboard (English) & User's Guide (English)
  •  

Vi em alguns sites comentando que o Revit e o Windows não eram 100% no MacBook Pro Retina. Isso procede?

 

Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro Rodolfo,

 

pra trabalhar com máquina virtual (Parallels) + AutoCAD e ter autonomia tranquila de 4/5 anos, as coisas ficam mais caras um pouco... E meu conselho é: já que vai gastar, compra algo q não vai te deixar na mão.

 

Vai de MBP de 15"! Não necessariamente o Retina... vc acha máquinas sensacionais não-retina de 2ª mão nas quais vc terá:

 

1- Chance de customizar RAM (16GB seria o ideal) e HD (SSD de 256GB pelo menos);

2- Placa gráfica dedicada

3- Uma tela decente e maior que as outras opções (numa dessas vc pode até achar um de 17" que valha a pena!!)

 

Os Retina contam com telas ABSURDAS! É coisa linda de deus!!! Mas se vc não tiver disposto a gastar mais por isso, tenta os Pro de 15" ou 17" sem retina.

 

;-) 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Qual vocês pegariam entre os dois:

 

Primeira opção?

13-inch MacBook Pro with Retina display

  • 2.4GHz Dual-core Intel Core i5, Turbo Boost up to 2.9GHz
  • 8GB 1600MHz DDR3L SDRAM
  • 256GB PCIe-based Flash Storage
  • Backlit Keyboard (English) & User's Guide

 

Segunda opção?

13-inch MacBook Air

  • 1.7GHz Dual-Core Intel Core i7, Turbo Boost up to 3.3GHz
  • 8GB 1600MHz LPDDR3 SDRAM
  • 256GB PCIe-based Flash Storage
  • Backlit Keyboard (English) & User's Guide (English)
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 anos depois...
Em 29/05/2014 at 21:44, Guedes - Brasília disse:

Para o seu caso a melhor opção é um iMac, sem dúvida. São os melhores computadores da Apple, depois do Mac Pro, com performance muito superior a MacBooks ou mac minis de configuração similar e índice de problemas de hardware ou bugs do OS X muito menor.

 

Finalmente, avalie que para projetos de engenharia uma tela grande é importante. Muitas vezes mais importante do que a mobilidade... Sou engenheiro também, uso iPad para aquilo que preciso fazer fora de casa e tenho um iMac de 21". Hoje acho que deveria ter comprado o de 27". Meus colegas que tem MacBooks todos tem um ou outro probleminha com o OS X novo e além disto a performance dos seus portáteis é sempre inferior ao do desktop.

 

A explicação da performance superior do iMac está na falta da necessidade de se reduzir a capacidade de processamento para gasto menor de energia, além dos processadores terem mais memória cache e placa mão com chipset mais performático.

 

O preço de um iMac de 21" é similar ao preço de um bom macbook.

 

Finalmente, se mobilidade for mesmo indispensável (muitas vezes a gente pensa que é, mas não é...) procure um macbook de 15" - mesmo sendo um pouco mais caro, para este tipo de aplicação vale a pena.

Resucitando esse tópico por estar passando por esse mesmo ponto de vista seu. Estou pensando em migrar de um MacBook Pro para um Imac e talvez um iPad para coisas corriqueiras quando estiver em casa ou na rua. De lá para cá mudou alguma coisa na sua experiência de uso? Ainda recomenda Mac em vista das ferramentas novas que tem ganhado força por causa do BIM, como Revit e Navisworks. Também sou engenheiro civil e estou pensando se invisto nessa combinação ou migro para PC Windows mesmo. Meu uso vai ser basicamente Autocad para plantas baixas e cortes, MS Project e Office. Não faço modelagem nem renderização. Se puder dar sua opinião agradeço muito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...
Resucitando esse tópico por estar passando por esse mesmo ponto de vista seu. Estou pensando em migrar de um MacBook Pro para um Imac e talvez um iPad para coisas corriqueiras quando estiver em casa ou na rua. De lá para cá mudou alguma coisa na sua experiência de uso? Ainda recomenda Mac em vista das ferramentas novas que tem ganhado força por causa do BIM, como Revit e Navisworks. Também sou engenheiro civil e estou pensando se invisto nessa combinação ou migro para PC Windows mesmo. Meu uso vai ser basicamente Autocad para plantas baixas e cortes, MS Project e Office. Não faço modelagem nem renderização. Se puder dar sua opinião agradeço muito.

Sem dúvida o iMac permanece a melhor opção. É o melhor Mac. Se necessário você pode ter dual boot com Windows e macOS - tudo nativo e suportado pela Apple que tem até um 0800 para ajudar.

O que complicou hoje em dia foi o lançamento do iPad Pro - que pode também substituir um MacBook, mas acho que só no caso de quem precisa mesmo de portabilidade.

Eu iria de iMac + iPhone e aí se surgir oportunidade, iPad.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

tendo os dois e sendo da area de exatas, posso afirmar com absoluta certeza que nunca o mac, seja qual for, vai chegar aos pés do pc em termos de produtividade professional.

a nao ser que vc digite e trabalhe como um velho de 90 anos. ai, numa velocidade lenta, com todo o tempo do mundo, nao vai fazer diferenca.

agora,  um professional sem notebook tendo que recorrer a ipad e iPhone eh mt capado. melhor o MacBook msm

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...