Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

[Dúvida] Trocar placa lógica ou comprar um novo?


Andrey Benassi

Posts Recomendados

Boa noite pessoal!

 

Recentemente mandei para diagnóstico meu Macbook Pro 2010 (15", i5 2.4, 8gb 1TB), pois anda com vários problemas travamentos, slowmotion em paginas da web e alguns jogos, fica travando em audios (quando não usado placa externa é bem mais comum).

Foi diagnosticado problema no SMART da placa, segundo a CPCOM de Balneário Camboriú (SC)! 

O grande problema disso tudo é que o concerto só é realizado pela autorizada se for trocado a placa inteira (2150 reais). 

Comprei ele ano passado (usado, e aparentemente com este defeito sem saber).

 

O que vocês fariam? Comprariam a placa lógica ou um Macbook Pro novo? (6000/7000 reais)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, isso é muito relativo. Se você tiver grana pra comprar um novo, não pense compre. Terá um hardware mais atualizado, garantia, maior poder de processamento...

 

Mas se a grana está curta, você pode tentar comprar uma máquina usada, porém mais atual que essa sua por uns R$ 2.300,00 / R$ 3.000,00.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, posso estar falando muita besteira, mas vamos lá.

 

S.M.A.R.T. = Self-Monitoring, Analisys and Reporting Tecnology.

 

O SMART não dá problema, ele mostra o problema.

 

TODAS as buscas por esse termo retornam problemas relacionados a HDDs. HDDs/SSDs têm essa tecnologia.

 

Então a menos que tenha entendido algo de errado, fuja dessa assistência, passe do outro lado da rua. Tá com a maior cara de quem tá querendo arrancar uma grana maior do cliente, cobra uma placa lógica e troca um HDD ou o cabo do HDD.

 

Agora vamos às dicas de solução.

 

Execute o Apple Hardware Test -> http://support.apple.com/kb/ht1509?viewlocale=pt_BR

Execute um exame de superfície e uma verificação no seu HDD usando o TechTool7 -> http://www.micromat.com/products/techtool-pro

 

Se o TechTool retornar um problema com o SMART do seu HDD, provavelmente é seu HDD ou o cabo dele que está com problemas. Em qualquer um dos casos o reparo ficaria em cerca de 10% do orçamento que te passaram.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, posso estar falando muita besteira, mas vamos lá.

 

S.M.A.R.T. = Self-Monitoring, Analisys and Reporting Tecnology.

 

O SMART não dá problema, ele mostra o problema.

 

TODAS as buscas por esse termo retornam problemas relacionados a HDDs. HDDs/SSDs têm essa tecnologia.

 

Então a menos que tenha entendido algo de errado, fuja dessa assistência, passe do outro lado da rua. Tá com a maior cara de quem tá querendo arrancar uma grana maior do cliente, cobra uma placa lógica e troca um HDD ou o cabo do HDD.

 

Agora vamos às dicas de solução.

 

Execute o Apple Hardware Test -> http://support.apple.com/kb/ht1509?viewlocale=pt_BR

Execute um exame de superfície e uma verificação no seu HDD usando o TechTool7 -> http://www.micromat.com/products/techtool-pro

 

Se o TechTool retornar um problema com o SMART do seu HDD, provavelmente é seu HDD ou o cabo dele que está com problemas. Em qualquer um dos casos o reparo ficaria em cerca de 10% do orçamento que te passaram.

Isso é verdade. Sempre que vejo o termo SMART na informática está associado ao HD...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso é verdade. Sempre que vejo o termo SMART na informática está associado ao HD...

Infelizmente temos assistências com esse tipo de comportamento. Já aconteceu de uma assistência fazer um orçamento de mais de 700 mangos pra trocar o leitor de bluray do Vaio de um amigo, quando o problema era no SO, formatei pra ele e resolveu.

 

Não sabemos se é esse o caso, mas pelos termos, é de se duvidar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não estou conseguindo realizar o AHT, tentei atualizar o firmeware para usar o AHT pela internet no meu mac, na instalação diz que não é compatível (provavelmente por não ser a versão que veio, e sim uma mais atual)

 

Sobre o techtool pro 7, eu tenho aqui, já fiz muitas vezes o teste, e ele dava o estado do HD em perfeitas condições.

 

Tem mais alguma sugestão?

 

Obrigado pela atenção pessoal, de verdade!

post-63105-0-05154700-1401456683_thumb.p

post-63105-0-81208900-1401456686_thumb.p

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não estou conseguindo realizar o AHT, tentei atualizar o firmeware para usar o AHT pela internet no meu mac, na instalação diz que não é compatível (provavelmente por não ser a versão que veio, e sim uma mais atual)

 

Sobre o techtool pro 7, eu tenho aqui, já fiz muitas vezes o teste, e ele dava o estado do HD em perfeitas condições.

 

Tem mais alguma sugestão?

 

Obrigado pela atenção pessoal, de verdade!

Sobre o AHT, note que existem diversas maneiras de executar o teste baseado no modelo do seu mac.

Sendo seu Mac de 2010 imagino que o SO mínimo dele seja o 10.5.x, note que no link passado tem as instruções para executar o teste nesse sistema.

 

Pelo print que você mandou, o HDD e o cabo dele estão ok. Agora tem que ver o AHT.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tentei : Apertar o botão power,  deixar apertado o botão D até aparecer a tela cinza, tentei reiniciando com o botão D apertado até a tela cinza aparecer, tentei fazer o online pelo instalador mostrado... eu daqui a pouco vou analisar se tem mais alguma opção, mas creio que são essas 3 só! Está muito corrido aqui!!! Obrigado de verdade pelas respostas!!!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Modelo de fábrica é um i5, 2.4 15'' 4gb Meados 2010

Como eu suspeitava, o seu mbp veio com o OSX 10.6.3, apenas após o 10.7 o AHT funciona com a tecla D pressionada no boot.

 

Seu mbp precisa de um disco que veio com ele para iniciar o AHT.

 

Como usar o Apple Hardware Test (AHT) em computadores com OS X 10.5.5 a 10.6.8

O AHT está localizado no Disco 2 de Instalação de Aplicativos e deve estar incluído no seu computador ou com o Software Reinstall Drive do MacBook Air em um MacBook Air (final de 2010). Para iniciar o AHT nestes computadores, certifique-se de que o Disco 2 de Instalação de Aplicativos é inserido no drive óptico integrado, no Apple Superdrive externo ou, para o MacBook Air (final de 2010), certifique-se de que o Software Reinstall Drive do MacBook Air é inserido em uma porta USB. Então, siga as etapas 1 a 6 descritas na seção "Como usar o Apple Hardware Test em computadores com OS X 10.7 ou posterior" deste artigo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho assistência em Apple um bom tempo já, só não somos credenciados ainda, mas, consertamos bastante iGadgets da marca, com peças de qualidade e o principal, transparência para com o cliente. Ficaríamos lisonjeado em fazer um orçamento para o seu Mac. Um abraço.

assistenciamobile.com

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O meu estava se comportando assim, e era o HD toshiba que vem nele, que é péssimo, que pifa atoinha, troquei e ficou novo. Tu vai gastar 300 conto pra saber, que é um valor de um HD, se não resolver, pelo menos tu pode aproveitar para transformar em um HD externo, mas eu tentaria. E o engraçado que depois de uma semana deu o mesmo problema no macbook do meu amigo, e era também HD. Detalhe: Tem que ser HD de rotação de 5400 e não de 7200, senão a bateria vai rapidinho e ainda ganhar uma leve tremidinha quando ele estiver ligado. Todo esse comportamento que você está relatando estava acontecendo com os dois macbook pro que troquei o hd. Coloca o HD novo, dá o boot e direciona pra ele ler a mídia com o instalador, você deve achar fácil ai o ISO na net, porque se o HD está com problema nem boot dar direito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O meu estava se comportando assim, e era o HD toshiba que vem nele, que é péssimo, que pifa atoinha, troquei e ficou novo. Tu vai gastar 300 conto pra saber, que é um valor de um HD, se não resolver, pelo menos tu pode aproveitar para transformar em um HD externo, mas eu tentaria. E o engraçado que depois de uma semana deu o mesmo problema no macbook do meu amigo, e era também HD. Detalhe: Tem que ser HD de rotação de 5400 e não de 7200, senão a bateria vai rapidinho e ainda ganhar uma leve tremidinha quando ele estiver ligado. Todo esse comportamento que você está relatando estava acontecendo com os dois macbook pro que troquei o hd. Coloca o HD novo, dá o boot e direciona pra ele ler a mídia com o instalador, você deve achar fácil ai o ISO na net, porque se o HD está com problema nem boot dar direito.

Cara, ele fez um teste no HDD já, postou um print do resultado inclusive. O HDD dele está 100%, veja alguns posts acima.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Complicado esse negócio!

Eu não faço menor idéia de como vou fazer para arranjar esse HD, sinceramente... rs

Já que o possível problema no SMART da placa com o HD vocês falam que não tem muito a ver, fico com uma esperança de não ter que trocar a placa!

 

 

Ah, deixa eu tirar uma dúvida, é possível eu trocar o pino de saída para fone de ouvido no Macbook Pro?

Recentemente plugaram um cabo p2 que tinha um padrão diferente, acabou quebrando a ''trava'' que ele tem para que o cabo fique mais firme dentro da saída... a saída do fone pega, porém qualquer encostada leve faz com que ele saia!

 

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E sobre esta solda (leigo), é possível remover e colocar outra? 

 

O AHT eu realmente não sei o que posso fazer, aonde arranjar!

Solda é um negócio complicado, esse tipo de placa tem uma solda de precisão bem difícil de se fazer. Eu não me arriscaria.

 

Sobre o AHT, presumo que não tenha mais os discos que vieram com seu Mac, certo? Pelo que tenho visto internet a fora, você pode procurar o suporte telefônico da Apple e solicitar um novo disco, não sei se há algum custo com relação a isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Solda é um negócio complicado, esse tipo de placa tem uma solda de precisão bem difícil de se fazer. Eu não me arriscaria.

 

Sobre o AHT, presumo que não tenha mais os discos que vieram com seu Mac, certo? Pelo que tenho visto internet a fora, você pode procurar o suporte telefônico da Apple e solicitar um novo disco, não sei se há algum custo com relação a isso.

Eu solicitei os discos do meu MacBook Pro i7 pra Apple. Não tem custos, mas demora muito para chegar. E outro detalhe, não são os discos originais cinza, são cópias em mídias bem ruim, mas de graça... fazer o quê?! =)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



×
×
  • Criar Novo...