Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

OS X Yosemite - Instalação limpa e informações gerais


Maddo Garan

Posts Recomendados

*** [ATUALIZADO - versão final] - 17/10/2014
Post atualizado com informações mais recentes após o lançamento da versão final do OS X Yosemite
 
 
Criei este tópico com a intenção de auxiliar, principalmente, quem não é desenvolvedor, mas está curioso para testar o OS X Yosemite.
 
Muita coisa tende a mudar até o lançamento da versão estável. Caso as informações contidas neste tópico mudem, vou pedir para a administração adicionar ou substituir conteúdo.
 
 
Macs Compatíveis
 
yosemite_macs_compativeis.png
 
 
 
 
Esclarecimentos sobre os Macbook White: pela interpretação da figura eles estão na lista, mas a partir do modelo início de 2009 (early 2009). Os White de 2008 ou anteriores estão fora, como já estavam desde o Mountain Lion. Então, se tu tens um Macbook White com Mountain Lion ou Mavericks agora, pode instalar o Yosemite.
 
 
Como obter o OS X Yosemite Developer Preview, se não sou deselvolvedor(a)?
 

Basta entrar no OS X Beta Program e fazer a inscrição com seu Apple ID. Porém, no momento ainda não está disponível para o público em geral, apenas para desenvolvedores. A Apple entrará em contato assim que estiver disponível para download.
 
 
Como já é de praxe, desenvolvedores disponibilizam os DP via compartilhamento P2P assim que são lançados.
 
 
 
 
** Atualizado 17/10/2014 **
 
 
Criação de pendrive para Yosemite versão final - DiskMaker X
 
 
 
 
 
Criação de pendrive para Yosemite versão final - Método do terminal 
 
 
Esse procedimento funciona 100% na versão estável. O processo foi herdado do Mavericks, só muda o nome da imagem de instalação de Mavericks para Yosemite (obviamente). Muito mais simples que o procedimento para as versões Developer Preview. 
 
Já foi postado aqui, mas vou incrementar com algumas fotos.
 
Para que o comando abaixo funcione com um simples copia-cola no Terminal, é preciso fazer os seguintes passos:
 
1. Quando baixar o .app de instalação do Yosemite, mantenha-o na pasta Aplicativos, não tire de lá por enquanto;
 
2. Conecte o pendrive e entre no Utilitário de Disco. Selecione a partição do pendrive na coluna da esquerda e clique na aba Apagar. Formate o pendrive com o nome install (exatamente assim, letras minúsculas) e formato Mac OS Expandido (Reg. Cronológico), conforme imagem abaixo.
 
metodoTerminal1.png
 
3. Caso não saiba abrir o terminal, digite "Terminal" no Spotlight (pode ser com aspas) e clique em return;
 
metodoTerminal2.png
 
4. Copie e cole o comando abaixo no Terminal, e clique em return;
 
sudo /Applications/Install\ OS\ X\ Yosemite.app/Contents/Resources/createinstallmedia --volume /Volumes/install --applicationpath /Applications/Install\ OS\ X\ Yosemite.app --nointeraction

 

 
5. Digite a senha do seu mac e espere o processo terminar.
 
metodoTerminal3.png 
 
6. Quando aparecer "Done.", o pendrive está pronto para uso. Basta reiniciar o mac, segurar a tecla option e selecionar o pendrive (o nome é Install OS X Yosemite) e começar a instalação.
 
metodoTerminal4.jpg
 
 
Observação: o nome do pendrive pode ser qualquer um, assim como o local do arquivo de instalação do Yosemite , mas é preciso modificar o comando do Terminal acima. Pra quem quer apenas copiar-colar, não altere nada. 
Editado por Ramon
Post atualizado com informações mais recentes
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Apesar dos bugs mais do que normais prum beta 1 (logo na instalação o contrato não apareceu, o lugar ficou branco :) ) to empolgado com o sistema que em alguns casos, como o Dock e os indicadores de programas abertos, me lembra o saudoso Tiger. As novas funcionalidades, particularmente a de ligações telefônicas, são fantásticas. Adorei o novo Safari. Achei bem leve o sistema, embora a inicializado e finalização continuem lerdas. Fiquei um pouco desapontado com o iTunes que não mudou nada, nem o ícone que continua azul. Espero que façam algo ante da GM. Outra coisa que acho que destoa é o ícone da Preferências do Sistema... Tem algo nele que não bate com o visual do Yosemite. Mas no geral, ta valendo te-lo instalado como único sistema!:D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No geral também estou gostando ... mas os ícones e pastas ainda não estão “combinando” ... não existe uma “unidade” ... e aquele botão de nova aba no Safari está de doer. Na verdade está me dando uma certa aflição. Parece que tem algo errado ali no canto, um erro nas medidas da barra, sei lá como explicar essa sensação. :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não estou conseguindo fazer ligações telefônicas. Não sei se estou fazendo a coisa certa, mas quando clico sobre o ícone azul do telefone na frente de um dos contatos (no Contatos) nada acontece a não ser uma piscada la em cima no canto direito (como se o notificações quisesse abrir mas fecha em questão de 1 segundo). Só consigo ligação se clico no Audio do Face Time e convenhamos, Face Time não é telefone. E estou usando o iOS 8 no iPhone. Fico imaginando se tenho que configurar algo que me passou desapercebido ou se estou diante de um bug mesmo. Alguém aí pode responder... ;)

Editado por pegasusbsb27
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não estou conseguindo fazer ligações telefônicas. Não sei se estou fazendo a coisa certa, mas quando clico sobre o ícone azul do telefone na frente de um dos contatos (no Contatos) nada acontece a não ser uma piscada la em cima no canto direito (como se o notificações quisesse abrir mas fecha em questão de 1 segundo). Só consigo ligação se clico no Audio do Face Time e convenhamos, Face Time não é telefone. E estou usando o iOS 8 no iPhone. Fico imaginando se tenho que configurar algo que me passou desapercebido ou se estou diante de um bug mesmo. Alguém aí pode responder... ;)

 

Isso foi avisado que não estaria disponível nessa versão beta. Em tempo, também ocorre o mesmo erro aqui.

 

Since the beta software is unfinished, some new features will not be available, such as phone calls, SMS, Handoff, Instant Hotspot, and iCloud Drive.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pelo tutorial. Ajudou bastante. Apesar de já ter preparado o pendrive como instalador, optei por fazer atualização.

Pelo pouco que usei percebi que o sistema está bem fluido. Pelo menos até agora está rodando melhor que o Mavericks, ainda não me deparei com nenhum bug.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou me coçando para fazer a inscrição no Beta Program, mas como uso o Mac para trabalhar em casa, estou receoso. Sendo meu software de trabalho basicamente o Pages, com os arquivos salvos no iCloud, teria algum risco de perdê-los? E os emails trocados com clientes, caso dê um pau no sistema operacional, continuam salvos no servidor do gmail?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou me coçando para fazer a inscrição no Beta Program, mas como uso o Mac para trabalhar em casa, estou receoso. Sendo meu software de trabalho basicamente o Pages, com os arquivos salvos no iCloud, teria algum risco de perdê-los? E os emails trocados com clientes, caso dê um pau no sistema operacional, continuam salvos no servidor do gmail?

Meu medo é esse tb. Instalei o iOS 8 aqui e não consigo acessar nenhum arquivo do iCloud no iWork. Tenho medo de instalar o OS X 10.10 e não conseguir acessar os arquivos salvos no iCloud tb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No Yosemite não consegui acessar os documentos do Pages no iCloud, assim como documentos criados nele não ficaram visíveis no Mavericks. É dado um aviso quanto a isso:

 

pages-icloud-yosemite.png

 

Não precisa ter medo de instalar o OS X 10.10, basta não instalar por cima do sistema que vocês usam, até porque isso não é recomendado. Criem outra partição, ou se tiverem um HD externo disponível, basta instalar nele.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...