Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Swift como primeira linguagem


Posts Recomendados

Então, essa linguagem que a apple apresentou parece ser bem "amigável", será que alguém que não sabe nada de programação consegue aprender a programar por ela?

Já faz um tempo que eu tento aprender a programar assistindo video-aulas na internet, mas C me desanima um pouco, sempre acabo desistindo na metade. 

 

Até instalei os betas do Yosemite e do xcode 6 pra testar e o livro de Swift que a Apple disponibilizou também, mas queria muito saber se é uma linguagem "apropriada" para iniciantes aprenderem como primeira linguagem. 

 

 

Espero que me entendam :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Swift é mais fácil em relação ao Obj-C por não ter que se preocupar com algumas coisas que era preciso, mas ainda é uma linguagem bem baixo nível, precisa-se ter um conhecimento de interação com o hardware. Te aconselho a começar com uma linguagem que vá te ensinar mais a lógica da programação. Começa com PHP, Javascript, Python etc. Aconselho PHP.

Abs. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se você não tiver uma boa lógica de programação, cursos, até aqueles programinhas básicos feitos em PASCAL você vai ter muita dificuldade... baixa o PASCAL e faz uns dados basicos, vale a pena tu gastar 1 mês no básico e depois fazer o "complexo" em um tempo muito menor do que ir direto pro complexo... e sim o Swift é um pouco complicado ainda... começa no PASCAL e depois lê o livro do Swift que você vai conseguir ir bem...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se você está se identificando com a linguagem, vai fundo!

 

Hoje eu não sei qual linguagem eu recomendaria para começar, eu comecei com Pascal e foi bom para entender as coisas mais simples logo de cara. Recomendo fortemente aprender lógica e conceitos junto com a linguagem (mesmo que de maneira mais genérica).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sabe de uma coisa, recomendo que comece com swift mesmo, pois não é necessário desenvolver uma lógica de programação para se começar a programar, porque uma lógica boa mesmo de programação de desenvolve com o tempo, melhor dizendo, com os anos e com experiência. Comece no swift, assim conforme for aprendendo terá experiência nesta, fazendo com que mais para frente não tenha que reaprender caso começasse em uma outra. Claro isso se você quer desenvolver para iOS ou Mac OS, se quiser apenas desenvolver alguma coisa, pode começar em qualquer linguagem mesmo, uma coisa que falo, se quer aprender, não precisa começar por uma linguagem especifica, afinal, quem quer aprender aprende qualquer coisa. rsrsrsr

 

Minha opinião.


Mais no caso o obj-C ainda vai ficar na ativa, ou a apple vai abandonar de vez?

 

Vai continuar, creio que se pensar em ser abolida, vai ser bem mais para frente. Já que é uma linguagem nova, e que vai precisar de muitas melhorias daqui para frente.

 

O que é apple quis fazer foi tentar ajudar os desenvolvedores com uma linguagem mais simples, ou melhor dizendo, que esta proporciona a pessoas que tem familiaridade com programação(Programa em linhagens como c#, java, ruby, python) mais facilidade de programar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sabe de uma coisa, recomendo que comece com swift mesmo, pois não é necessário desenvolver uma lógica de programação para se começar a programar, porque uma lógica boa mesmo de programação de desenvolve com o tempo, melhor dizendo, com os anos e com experiência. Comece no swift, assim conforme for aprendendo terá experiência nesta, fazendo com que mais para frente não tenha que reaprender caso começasse em uma outra. Claro isso se você quer desenvolver para iOS ou Mac OS, se quiser apenas desenvolver alguma coisa, pode começar em qualquer linguagem mesmo, uma coisa que falo, se quer aprender, não precisa começar por uma linguagem especifica, afinal, quem quer aprender aprende qualquer coisa. rsrsrsr

Discordo plenamente, é requisito necessário e funcional ter uma base decente de lógica de programação antes de partir para o desenvolvimento em si, visto que qualquer linguagem irá ser constituída no mínimo por estruturas de controle, decisão é repetição.

Quanto a linguagem "inicial" ao menos na academia ainda utilizamos Pascal e/ou python nos períodos iniciais, partindo posteriormente para as demais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Discordo plenamente, é requisito necessário e funcional ter uma base decente de lógica de programação antes de partir para o desenvolvimento em si, visto que qualquer linguagem irá ser constituída no mínimo por estruturas de controle, decisão é repetição.

Quanto a linguagem "inicial" ao menos na academia ainda utilizamos Pascal e/ou python nos períodos iniciais, partindo posteriormente para as demais.

isso e meio relativo ..

cada um tem seu jeito

 

tem alguns que começar com Swift vão aprender .

tem outros que precisam aprender c++ para criar lógica de programação ..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Discordo plenamente, é requisito necessário e funcional ter uma base decente de lógica de programação antes de partir para o desenvolvimento em si, visto que qualquer linguagem irá ser constituída no mínimo por estruturas de controle, decisão é repetição.

Quanto a linguagem "inicial" ao menos na academia ainda utilizamos Pascal e/ou python nos períodos iniciais, partindo posteriormente para as demais.

 

quem começar pode muito bem aprender if, for, while, criar objeto e tudo mais a partir do swift, não precisa ir para outra linguagem para se aprender isso. A lógica vem com tempo, e pode se aprender muito bem com o swift.

 

Não há necessidade alguma de ir para outra linguagem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

quem começar pode muito bem aprender if, for, while, criar objeto e tudo mais a partir do swift, não precisa ir para outra linguagem para se aprender isso. A lógica vem com tempo, e pode se aprender muito bem com o swift.

 

Não há necessidade alguma de ir para outra linguagem.

 

Eu entendo lógica de programação diferente de conhecer as estruturas básicas de programação (if, for, while).

Pode até ser que lógica de programação se aprenda com o tempo, mas acho melhor começar com ela... Aprender com uma linguagem pode forçar você a buscar a solução usando a linguagem, inves de desenvolver um algoritmo genérico.

 

 

Eu acho que o(a) Swift é excelente para começar a programar, mesmo podendo ser bem complexa, ela possui várias estruturas simples que a pessoa pode utilizar para iniciar a programar. Não precisa de utilizar conceitos de orientação a objeto enquanto aprende com o(a) swift até estar em um estado mais avançado.. além do mais, o playground é excelente para isso... Eu acho que uma das propostas da Apple com essa linguagem é justamente isso, que as escolas escolham o(a) Swift como primeira linguagem.

 

 

PS.: Na minha opinião o certo seria a Swift, pois seria a (linguagem) Swift, mas como a maioria referenciou com o fiquei na dúvida...

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara,

 

Venho de um estudo fora do mundo acadêmico, ou seja, aprendi as coisas meio sem método, sem seguir uma linha muito organizada, por tanto, se for o seu caso, vou opinar com base nas coisas que mais me deram dor de cabeça.

 

Vale começar dando uma lida sobre programação, linguagem, conceitos de orientação a objeto, isso você encontra fácil na net.

 

Depois, vale buscar uma linguagem que te ajude a entender como se aplica aqueles conceitos. Uma boa linguagem é a Java, mas se a ideia for desenvolver para o mundo IOS e MacOS, eu ia de PHP. Falo isso porque a grande graça do apps atuais é a possibilidade de se comunicar com um servidor, o que é por demais facilitado, se já há o domínio dessa linguagem, ou seja, aquilo que vai te dá suporte para aprender a linguagem de desenvolvimento dos apps que você quer, já vai ser útil para esse próprio desenvolvimento. Outra coisa que vale muito a lida é em conceitos de SQL, linguagem para criação e gestão de banco de dados.

 

Feito isso, você já vai dominar diversos conceitos e entender uma certa lógica, não sei se é propriamente lógica de programação, mas uma lógica de como os objetos se comunicam e agem dentro de um app.

 

Aí você segue com o aprendizado do Swift, linguagem que ainda tá meio amorfa, não tá 100% lapidada, mas, é verdade, vem no intuito de ser mais agradável ao programador iniciante.

 

Mas não posso deixar de falar uma coisa, a Swift ainda é uma linguagem em desenvolvimento, vai ser difícil viver só com ela no próximo ano. A interação OBJ-C e Swift vai ocorrer inevitavelmente, já que muitas API ainda são em OBJ-C e só serão rescritas aos poucos. Estamos vivendo uma fase de transição, nem a OBJ-C morreu, nem a Swift já é adulta. rsrsrsrs
 

Velho, se precisar de algumas dicas mais práticas no encaminhamento é só falar

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gostei desse tópico, assistindo a keynote sobre o swift, me deu vontade de aprender essa nova linguagem, sempre tive vontade de aprender a programar mas só de ver aqueles códigos e não conseguir entender nada, me desanimava na hora, e de bobeira na net outro dia achei um bom lugar para começar a aprender a lógica pelo menos, é esse site aqui www.code.org, achei bem legal e intuitivo o método de ensino, você aprende lógica de programação brincando em um mini jogos no curso, depois tem até uns links la de java e etc, mas terminando o curso completo de lógica já da para entender como fazer o computador "funcionar".

 

Também já baixei o manual da apple do swift e to dando uma lida (mesmo ficando sem entender algumas partes), me parece mais prático e fácil do que outras linguagens e isso me empolgo por enquanto, ao mesmo tempo to vendo umas video-aulas no youtube sobre obj-c para tentar ter uma idéia de "como funciona" essa linguagem para compreender melhor o swift, mas se o objetivo da apple for mesmo trazer novos programadores para a linguagem deles e com isso aumentar mais a appstore, acredito que eles estejam no caminho certo, falo isso como um novato nesse mundo de linhas de código.

 

Aguardo ancioso para final do ano e pegar o novo xcode+swift

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E aew meu camarada, tudo beleza?

 

Então, eu fiz ciência da computação e estou terminando minha pós em Governança em TI.

 

Quando eu cursei, eu estudei muito a linguagem C (Laboratório 1, 2, 3, Estrutura de Dados e Arquivos) e eu adorava a linguagem C. Cheguei a desenvolver um jogo de batalha naval com princípios de inteligência artificial como projeto na matéria de EDA e o professor adorou.

 

Depois eu passei em um concurso público e venho trabalhando com tecnologia mas nunca mais usando a linguagem C. Hoje eu trabalho com SQL Server e um pouco de Java. Me considero bom em SQL e básico em java.

 

Mas eu gostei tanto da linguagem C que até hoje eu lembro das coisas que fazia na faculdade.

 

Eu sempre quis desenvolver para iOS, até estava pensando em começar a estudar Objective C, então me vem essa nova linguagem. Baixei o livro na iBooks Store e nossa fiquei empolgado com o que a Apple escreveu nas primeiras páginas: “Our goals for Swift are ambitious. We can’t wait to see what you create with it.” A apple não vai abandonar o Objective-C, mas com certeza ela vai fazer do Swift a linguagem principal dela e isso é muito bom para nós que vamos pegá-la desde o começo.

 

Estou lendo o livro e nossa, como a linguagem swift é simples e gostosa de ler. Estou super empolgado porque parece que estou revivendo a época da faculdade que mexia com C. 
Quarta-feira agora eu vou apresentar minha monografia e então eu termino a pós. Depois eu vou entrar de cabeça no swift e quero colocar a mão na massa mesmo.
 
A gente poderia criar um grupo com uma galera que também está afim de estudar e botar a mão na massa.
 
Vamos nos falando.
 
Abraços.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

E aew meu camarada, tudo beleza?

 

Então, eu fiz ciência da computação e estou terminando minha pós em Governança em TI.

 

Quando eu cursei, eu estudei muito a linguagem C (Laboratório 1, 2, 3, Estrutura de Dados e Arquivos) e eu adorava a linguagem C. Cheguei a desenvolver um jogo de batalha naval com princípios de inteligência artificial como projeto na matéria de EDA e o professor adorou.

 

Depois eu passei em um concurso público e venho trabalhando com tecnologia mas nunca mais usando a linguagem C. Hoje eu trabalho com SQL Server e um pouco de Java. Me considero bom em SQL e básico em java.

 

Mas eu gostei tanto da linguagem C que até hoje eu lembro das coisas que fazia na faculdade.

 

Eu sempre quis desenvolver para iOS, até estava pensando em começar a estudar Objective C, então me vem essa nova linguagem. Baixei o livro na iBooks Store e nossa fiquei empolgado com o que a Apple escreveu nas primeiras páginas: “Our goals for Swift are ambitious. We can’t wait to see what you create with it.” A apple não vai abandonar o Objective-C, mas com certeza ela vai fazer do Swift a linguagem principal dela e isso é muito bom para nós que vamos pegá-la desde o começo.

 

Estou lendo o livro e nossa, como a linguagem swift é simples e gostosa de ler. Estou super empolgado porque parece que estou revivendo a época da faculdade que mexia com C. 
Quarta-feira agora eu vou apresentar minha monografia e então eu termino a pós. Depois eu vou entrar de cabeça no swift e quero colocar a mão na massa mesmo.
 
A gente poderia criar um grupo com uma galera que também está afim de estudar e botar a mão na massa.
 
Vamos nos falando.
 
Abraços.

 

 

legal! também estou interessado no Swift, e estou procurando comunidades e grupos para participar, e começar a desenvolver algo...

acabei de criar um grupo no facebook, entrem lá

SwiftBR - https://www.facebook.com/groups/286695478176738/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Então, essa linguagem que a apple apresentou parece ser bem "amigável", será que alguém que não sabe nada de programação consegue aprender a programar por ela?

Já faz um tempo que eu tento aprender a programar assistindo video-aulas na internet, mas C me desanima um pouco, sempre acabo desistindo na metade. 

 

Até instalei os betas do Yosemite e do xcode 6 pra testar e o livro de Swift que a Apple disponibilizou também, mas queria muito saber se é uma linguagem "apropriada" para iniciantes aprenderem como primeira linguagem. 

 

 

Espero que me entendam :P

 

Não tem problema nenhum ela ser sua primeira linguagem, porem antes de entrar de cabeça na linguagem aprenda o basico, a logica de programação... veja este basico que digo como a tua base, como o mais importante... depois é so sintax e melhorar cada vez mais esse teu basico

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



×
×
  • Criar Novo...