Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Posts Recomendados

Lamento informar que você desperdiçou dinheiro. Você comprou um dos melhores SSD e esperava que o desempenho fosse proporcional no seu equipamento. Tolice. Eu quase caía nessa. 

 

A razão pela qual você não terá um desempenho proporcional à qualidade do SSD é a controladora existente no seu equipamento. Pelo que eu saiba, ela suporta no máximo SATA 2 e você comprou um SSD compatível a SATA 3.

 

Tem dúvidas? Veja este vídeo: 

Você tem bastante pra ler ainda padawan.

Apesar da limitação de transferência ser regida pela interface SATA, você ainda não compreendeu conceitos elementares a respeito do uso de SSDs que correspondem a latência, I/O, leitura e gravação não sequenciais.

Fica claro pela sua avaliação, que levou em consideração apenas um benchmark ridículo de leitura e gravação sequencial, que você não entende nada do tema. É quase um efeito Dunning-Kruger de livro esse seu testemunho.

Como recomendação.

Te oriento procurar o Anandtech.com, entrar na sessão de armazenamento e buscar os artigos de uns 5 anos atrás em diante, especialmente os do Anand Lal Shimpi lá ná época em que o X25 da intel passou a mostrar pra industria como é que se fazia SSD da forma correta, junto de toda a corrida pra desenvolver uma controladora mais robusta pra lidar com o hardware.

Boa sorte.

B) 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha padawan.

Citei artigo de cabeça. Mas fiquei tão curioso pra saber a "antiguidade" da coisa que fui no site e busquei pessoalmente a referencia pra você.

Faço menção a LONGÍNQUO ANO DE 2008 e 2009, onde artigos do anand já forneciam informação de alto nível a respeito dos SSDs pra você poder ter uma opinião um pouco mais informada.

http://www.anandtech.com/show/2614

http://www.anandtech.com/show/2738

http://anandtech.com/show/2829

 

Quando você terminar de ler isso, tá um expert...
Só não esquece de ver o artigo sobre TRIM, uma hora você chega lá!

Editado por Gustavo Wentz Biasuz
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O ganho de performance, mesmo em SATA 2 é imenso. 

 

SSD é um upgrade que sempre vale a pena, mesmo em maquinas mais antigas com SATA 2. Unica coisa é que o HD SATA 3 não vai atingir 100% do seu desempenho. Mas terá um desempenho infinitamente superior a continuar com um HD comum. 

 

Eu não discordei disso. A idéia era de que não adianta comprar um SSD top de linha pois a perfomance não ia ser a mesma que a obtida em um equipamento mais novo.. Mas creio que vc concordou comigo.

 

Olha padawan.

Citei artigo de cabeça. Mas fiquei tão curioso pra saber a "antiguidade" da coisa que fui no site e busquei pessoalmente a referencia pra você.

Faço menção a LONGÍNQUO ANO DE 2008 e 2009, onde artigos do anand já forneciam informação de alto nível a respeito dos SSDs pra você poder ter uma opinião um pouco mais informada.

http://www.anandtech.com/show/2614

http://www.anandtech.com/show/2738

http://anandtech.com/show/2829

 

Quando você terminar de ler isso, tá um expert...

Só não esquece de ver o artigo sobre TRIM, uma hora você chega lá!

 

E para que serve isso pro meu dia a dia, Mestre? Hã?

 

Parece que estou criticando a troca do SSD. Não foi nada disso que postei. Ora bolas, apenas centrei minha opinião no aumento de desempenho de um equipamento antigo x custo de aquisição do SSD!!! 

Editado por sergiomramos
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você está sinceramente questionando a validade dos artigos e a relevância que tem eles pra sua vida?!?

Deixa eu te lembrar, tu estás num fórum de hardware e software Apple. Não no fórum de dicas de como melhor viver a vida de acordo como Sérgio Ramos. Se é relevante no seu dia a dia é irrelevante.

Não tenho a presunção de saber o que é melhor pra você. Ocorre que dentro do tópico, os artigos são bem pertinentes. Explicam uma miríade de detalhes do SSD e como avaliar a performance deles, que é justamente a informação técnica pra responder todas as perguntas aqui presentes.

E ainda não entendeu que independente da limitação de barramento, a performance é melhor no drive mais caro.

E nunca, nunca mesmo, na hx da informática os ganhos são proporcionais à preço. Chega a ser comum se pagar duas vezes mais para ter performance 10% melhor...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala Galera!!

 

Upgrade realizado com sucesso e MacbookPro rodando...aliás voando!

Instalei o SSD no lugar do HD, e removi o Superdrive (já que dificilmente uso) e instalei o HD no lugar utilizando o Caddy. Além disso também aumentei a memória para 16GB.

Optei por não fazer a clonagem do HD para o SSD, e estou instalando tudo novamente, app por app! Por enquanto estou muito satisfeito!!

 

Ah com relação ao assunto acima sobre o TRIM, estou rodando Yosemite sem habilitar o TRIM, até porque o OWC recomenda manter o TRIM desativado para melhor desempenho do SSD, portanto isso varia de fabricante para fabricante, e não é lei ativar TRIM como tem várias pessoas dizendo por aí!  :D  :D  :D

 

Valeu pelas informações e recomendações!!

 

Abs!

Rafael Lemos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 semanas depois...

É possível trocar o SSD do Macbook Pro com tela de retina? Tenho um de 13 polegadas com 128 GB comprado este ano. Se eu quiser, futuramente, poderei aumentar para 512 GB ou não? Porque sei que a memória não é possível trocar; mas o SSD é possível? 


E como eu realizo esta troca? Há algum vídeo tutorial? Quais marcas de SSD são recomendáveis?


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Fala galera, instalei ontem um Samsung 840 Evo no meu MacBook e ele está voando rsrs;

Aos usuarios desse ssd, vocês fizeram os updates de firmware do ssd via CD ou via pen drive bootavel?? realizei o update no meu via CD pois não consegui de forma alguma rodar o update via pen drive, se alguém fez via usb diz aí como fez o procedimento, fiquei frustrado por não conseguir e queria aprender haha

 

Outra duvida, alguém tentou colocar o OSX no ssd e o windows no hd? tem como fazer isso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Estou querendo colocar esse samsung evo 840, mas fiquei meio bolado com a história do TRIM no Yosemite.

 

Quem já colocou teve problemas? Vi que dá para ativar pelo TRIM Enabler, mas tem que desativar o Kext... roda normal, mas se for reinicializado há o risco de não voltar. Já aconteceu isso com alguém? Ou acham que não há problemas em rodar esse HD com o TRIM desativado?

 

Abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quando instalei no note Asus da minha noiva o veio um software da Samsung muito bacana que fez até o backup só não reparei se tinha pra mac...

 

Mas no geral o note dela esta voando o Win8.1 inicializa muito mas muito rápido e isto porque não é a 840 pro.

 

Abraços.

Editado por Fabio Amaral
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, tenho uma dúvida...

 

Comprei um SSD Evo 840 500gb para substituir pelo meu HD antigo, mas não tenho a gaveta para fazer a clonagem.

Minha intenção é instalar tudo do zero mesmo, criei 2 pen drives de instalação, 1 com o yosemite e o outro com o mavericks, para caso eu tenha problemas de incompatibilidade com alguns programas que uso atualmente.

 

Minha dúvida é: Eu tenho que fazer alguma atualização antes no ssd ou só eu substituir o hd pelo ssd e mandar instalar o osx direto pelo pen drive?

 

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, tenho uma dúvida...

 

Comprei um SSD Evo 840 500gb para substituir pelo meu HD antigo, mas não tenho a gaveta para fazer a clonagem.

Minha intenção é instalar tudo do zero mesmo, criei 2 pen drives de instalação, 1 com o yosemite e o outro com o mavericks, para caso eu tenha problemas de incompatibilidade com alguns programas que uso atualmente.

 

Minha dúvida é: Eu tenho que fazer alguma atualização antes no ssd ou só eu substituir o hd pelo ssd e mandar instalar o osx direto pelo pen drive?

 

Obrigado!

 

Se entendi bem o que vc falou eu digo que:

 

Usei o programa que veio no cd da Samsung para clonar o windows com tudo mais da máquina dela para o hd SSD via cabo usb com Case e deu certo, mas não me recordo se tinha no cd o mesmo programa para o mac... se tiver vc faz isto instala a SSD e se for o caso formate depois...

 

Sugiro também:

 

Um programa para MAC Chamado Carbon Copy Cloner que faz isto...

 

Espero ter ajudado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi Fabio, os cds são somente para windows. Sobre o Carbon copy, eu não tenho a gaveta externa para clonar o hd. Preciso fazer isso para que o ssd funcione, mesmo fazendo uma instalação limpa?

 

O Case externo eu recomendo a compra assim vc aproveita o hd e é barato no ml ou em lojas de informática o mais simples te atende mas sem ele vc.

 

Se vc instalar o SSD no Mac mesmo sem nada vc pode fazer uma instalação limpa desde que vc esteja na internet usando um pendrive de boot.

 

Boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ontem fiz a instalação, aproveitei e instalei com o Yosemite, foi tudo bem tranquilo e rápido, ficou muuuuito bom, bem ágil tanto no boot quanto na abertura dos aplicativos. Parece outra máquina! :) Habilitei o TRIM e por enquanto tudo rodando perfeitamente.

 

Dados da maquina:

 

SSD 840 EVO 500GB

MacBook Pro 2,8 meados de 2009 - 15"- 8 GB Ram

 

Em breve pretendo substituir o SuperDrive pelo hd antigo, pois desse SSD novo só tenho 60 GB livres.

 

Há algum problema em utilizar o SSD cheio desta forma?

 

Obrigado!

Editado por djdrv
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



×
×
  • Criar Novo...