Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Quantidade de memória RAM vai começar a ser um fator secundário?


y0shi

Posts Recomendados

Geralmente a Apple tem a tendência de "prever" ou talvez ditar as regras de como o mercado de tecnologia vai funcionar, foi assim quando tirou as portas seriais e deixou só portas USB no primeiro iMac, quando matou o disquete, quando lançou uma tela touchscreen capacitiva e por aí vai. Mas olhando as últimas ações dela em termos de computadores noto uma característica bem interessante, que é na questão da memória RAM. 

 

Nós temos como costume colocar mais memória quando um computador fica velho tentando estender um pouco a vida útil dele, ou sempre que compramos um novo acabamos colocando mais pois a quantidade que veio não é suficiente, mas a Apple tem começado a bloquear esse recurso. Nos MacBooks Air e Pro retina já não tem como mais fazer o upgrade, o único que é possível é o Pro não retina mas pelo visto ele vai sair de linha. Não duvido que façam isso nos próximos iMacs, já o Mac Pro é outra conversa. 

 

Isso chega a me assustar um pouco, não tenho intenção de mudar pra um Pro Retina por causa disso, eu teria que pegar um com no mínimo 8gb ram ou até 16 se quiser que dure mais tempo pois não tenho como fazer o upgrade depois, mas eles não costumam fazer as coisas sem pensar, então levando em consideração que os iPhones e iPads tem que sobreviver toda sua vida com o mesmo hardware, o fato de a partir do Mavericks terem feito um esquema de compactar a memória, somando a questão de não podermos mexer nela, será que memória RAM uma hora vai ser um fator secundário e eles vão dar um jeito do OS resolver esse problema? 

 

Estou viajando ou encaixando as peças esse é o provável cenário que vamos ver daqui há poucos anos? rs. 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O gerenciamento de memória mais eficiente é capaz de resolver sozinho os problemas dos usuários desde que o uso do aparelho permaneça o mesmo.

 

Se você compra um mac com 4gb de ram, com o intuito de usar internet, ver filmes, trabalho de escritório e faculdade, com certeza ele vai te servir bem. O problema vai ser quando o uso mudar, se posteriormente precisar virtualizar alguma aplicação, por exemplo, vai ter problema. Nesse cenário o upgrade é a melhor solução.

 

Se comprar uma máquina com configurações adequadas ao seu uso, e esse permanecer o mesmo, levará um bom tempo até precisar fazer um upgrade. Eu  mesmo usei um note com 2gb de ram com Windows durante quase 3 anos, meu upgrade se fez necessário quando enveredei pelos caminhos do desenvolvimento web e meus 2gb passaram a ser pouco para trabalhar com Photoshops e Illustrators da vida.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A verdade é que com SSDs cada vez melhores, em todos os sentidos, a memória RAM fica meio de lado sim. Toda vez que a RAM acaba o SSD é acionado pra fazer o papel dela. Agora que os SSDs PCI-Express estão atingindo a mesma taxa de transferência de dados que a RAM tem não há motivo pra muita RAM. Se tu tem memória suficiente pra rodar o sistema na maior parte do tempo, caso precise de memória a mais de vez em quando, usar o SSD não será problema nenhum.

 

Aqui no Air da minha assinatura eu uso o Windows 8 instalado no VMWare Fusion com Word + Excel aberto, além do Chrome, OriginPro, Keynote e o que mais precisar sem problemas. O SSD chega a ter 2 Gb usados como RAM e não há perda de desempenho. Noto que do nada a "pressão de memória" aumenta e começo a sentir muitas travadas no Windows, como se fossem "lags" daqueles que temos em jogos, parece que o "fps" ta baixo mesmo, mas isso começa sem motivo aparente pois minha carga de trabalho não aumentou, então imagino ser um problema de software. Sendo isso resolvido acho que não terei mais problema, talvez uma atualização seja a solução (...). No meu caso é só fechar a máquina virtual e abrir de novo que resolve.

 

Claro que se tiver bastante RAM melhor, ainda mais pra quem usa de mais muitas coisas abertas ao mesmo tempo, mas vejo uma unificação vindo ai, quem sabe tudo na mesma placa já de fábrica. Ruim que perdemos a chance de realizar upgrades, mas ganhamos na portabilidade e na eficiência energética. Dependendo do foco que for dado pra esse tipo de arquitetura pode ser uma boa saída para máquinas cada vez menores e mais leves.

 

Não acho que isso seja importante para Desktops. iMac com RAM e HDD de notebook é uma palhaçada. Não tem motivo pra eles serem tão finos, mas isso é uma outra discussão.

 

Resumindo a ópera: o SSD ta dando um boost no sistema que o HDD mecânico não era capaz, e acredito eu que isso seja um dos principais motivos para que a RAM esteja sendo menos motivo de preocupação.

 

falou <o.

xD

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pode ser tudo integrado, soldado, chegar ao ponto de ram e ssd se confundirem, mas com certeza as maquinas sao projetadas para ficarem ultrapassadas...

 

Nada vai substituir a troca de um hardware antigo por um novo

 

E nos somos os prejudicados.. quem paga o preço é o consumidor.

Eu tenho um Air 11" com 4gb de ram. Adoraria aumentar para 16gb, mesmo que na pratica nao tenha a menor necessidade (na verdade os 4gb sobram com o gerenciamento do Mavericks), e isso nao é possivel

 

Pra piorar, a Apple domina hardware e software, e libera novos recursos do sistema operacional apenas para o hardware mais novo.. ou seja, tem ainda mais poder de nos obrigar a cobrar uma maquina nova, tornando essencial pra nossa vida um recurso que até entao, inexistente, nao fazia falta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sem dúvida o Sichieri mandou bem e falou tudo. Hoje com o advento dos SSDs, startar aplicativos do zero ou comutar o swap não são mais tarefas que exerçam diferença. E nem precisamos estar falando de PCI Express. O próprio SATA3 já dão conta do recado PERFEITAMENTE.

Hoje aqui tanto meu MBW 2011 como MM 2012 com SSDs 500Mb R/W voam !!! Tem aplicativos que parecem que já estão em RAM, e apenas comutado...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tenho uma outra visão: Estamos na era pós PC. Não estão mais depositando tantos esforços sobre o PC uma vez que o dispositivo de informática mais non upgradable que existe está roubando a cena: O tablet.

O tablet é a prova que as pessoas não se importam com upgrade de nada. No fundo, o dia que uma parte do computador já não lhe serve, todo ele já não lhe serve mais e você precisará mesmo é de outro.

Eu adoro informática e verdade seja dita, dos meus últimos 3 computadores: -Acer 1410, Dell Inspiron 1525, iMac 2008, só fiz um upgrade básico de RAM no ultimo que, confesso, poderia viver sem ele. Pois, com o Mavericks, este iMac já se mostra lento como um todo. Até pensei em fazer um upgrade para SSD, mas na verdade, penso que vale mais usá-lo até o osso e guardar essa grana para uma nova máquina.

Se eu, que sou meio nerd na área sou assim, imagina os asuarios comuns.

Viagem: quem diria que o conceito do primeiro Macintosh viraria realidade tanto tempo depois....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu vejo um caminho muito claro para a evolução dos dispositivos da Apple nesse sentido, algo mais ou menos como ela própria fez com o Fusion Drive.

 

Logo logo, a quantidade de RAM não importará mais, passando a ter importância somente a velocidade de transmissão delas.

Imagine algo que "funda" uma RAM (com leitura e gravação extremamente rápidos) e um SSD (com muito espaço para armazenamento), o SO cuida sozinho da redundância, mantendo na RAM só os dados que estão sendo usados constantemente.

 

Eu consigo, inclusive, enxergar isso já na próxima geração de Macs/MacBooks, visto que o padrão DDR4 já está pronto e a Apple tem um bom histórico de lançar esse tipo de tecnologia com antecedência. Fora a sua experiência com memórias flash PCI-e.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Pode ser tudo integrado, soldado, chegar ao ponto de ram e ssd se confundirem, mas com certeza as maquinas sao projetadas para ficarem ultrapassadas...

 

Nada vai substituir a troca de um hardware antigo por um novo

 

E nos somos os prejudicados.. quem paga o preço é o consumidor.

Eu tenho um Air 11" com 4gb de ram. Adoraria aumentar para 16gb, mesmo que na pratica nao tenha a menor necessidade (na verdade os 4gb sobram com o gerenciamento do Mavericks), e isso nao é possivel

 

Pra piorar, a Apple domina hardware e software, e libera novos recursos do sistema operacional apenas para o hardware mais novo.. ou seja, tem ainda mais poder de nos obrigar a cobrar uma maquina nova, tornando essencial pra nossa vida um recurso que até entao, inexistente, nao fazia falta.

 

Não vejo as coisas de forma tão catastrófica assim rs, acredito que as coisas ficam sim ultrapassadas, até o ser humano fica, mas as coisas da Apple tem o costume de durarem mais do que o de outras fabricantes. 

 

 

Eu tenho uma outra visão: Estamos na era pós PC. Não estão mais depositando tantos esforços sobre o PC uma vez que o dispositivo de informática mais non upgradable que existe está roubando a cena: O tablet.

O tablet é a prova que as pessoas não se importam com upgrade de nada. No fundo, o dia que uma parte do computador já não lhe serve, todo ele já não lhe serve mais e você precisará mesmo é de outro.

Eu adoro informática e verdade seja dita, dos meus últimos 3 computadores: -Acer 1410, Dell Inspiron 1525, iMac 2008, só fiz um upgrade básico de RAM no ultimo que, confesso, poderia viver sem ele. Pois, com o Mavericks, este iMac já se mostra lento como um todo. Até pensei em fazer um upgrade para SSD, mas na verdade, penso que vale mais usá-lo até o osso e guardar essa grana para uma nova máquina.

Se eu, que sou meio nerd na área sou assim, imagina os asuarios comuns.

Viagem: quem diria que o conceito do primeiro Macintosh viraria realidade tanto tempo depois....

 

Legal sua visão, concordo com ela. Até há um tempo atrás eu trabalhava com um MacBook Pro Core2Duo e fazia tudo que faço no i5 hoje, claro que essa máquina faz tudo com bem menos esforço, mas se tivesse meu C2D estaria trabalhando do mesmo jeito. A única coisa que acho estranho é sobre o seu se mostrar lento como um todo, tenho um colega com um iMac quase igual ao seu e pro uso diário ele vai que é uma beleza, será que não tem nada de errado aí? 

Editado por y0shi
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

 

Legal sua visão, concordo com ela. Até há um tempo atrás eu trabalhava com um MacBook Pro Core2Duo e fazia tudo que faço no i5 hoje, claro que essa máquina faz tudo com bem menos esforço, mas se tivesse meu C2D estaria trabalhando do mesmo jeito. A única coisa que acho estranho é sobre o seu se mostrar lento como um todo, tenho um colega com um iMac quase igual ao seu e pro uso diário ele vai que é uma beleza, será que não tem nada de errado aí? 

 

Na verdade está tudo bem aqui. É que dei um salto muito grande de sistema Snow Leopard -> Mavericks. É inevitável não sentir queda de performance. 

 

 

Mas a máquina funciona bem sim, nada engasga. Me surpreendeu conseguir rodar SimCity 4 (não suportado pela Aspyr nessa maquina) sem travar. É um computador de 6 anos atrás! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Há tempos que não via um tópico tão lúdico. Faz dois anos que estou usando SSD, após ter adquirido um MBA e um Dell XPS 8500 com 256GB de SSD + 3TB de HDD. O que se passa, e concordo com o ferrari, é a descartabilidade dos Devices em contraste com o uso cada vez mais fragmentado.

Com o velho conceito de PC, eu necessitava de um espaço para uma Torre, um monitor Videocompo de 17", teclado, mouse, impressora HP DeskJet e cabos, muitos cabos, pois as saídas serial e PS/2 eram necessárias, pois o jeito IBM de ser era a regra. A Apple quebrou essa cadeia com o iMac. O computador deixou de ser algo singular e passou a integrar uma universalidade de outros Devices que vão do iPod ao Mac Pro (para quem dele necessita). Neste vácuo há espaço para milhares de Devices e, sim, o SSD está alterando a forma de usarmos nossas máquinas, deixando-as mais versáteis, à medida que ficam mais desnecessárias para certos usuários. Depois do iPad, não vejo uma necessidade urgente de trocar meu MBA. O Device mais descartável que tenho é o iPhone, os demais têm uma vida útil de 2 até 4 anos, o que dá para o gasto e para o planejamento financeiro de todos, atendendo à necessidade de gostos e bolsos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

100% das pessoas que eu conheço diminuíram o uso do PC após comprarem um SmartPhone. Ao comprarem um tablet, o uso do PC caiu quase a zero. São incontáveis os casos que posso citar aqui.

O que eu vi acontecer com o PC foi uma excessivo aperfeiçoamento de alguns aplicativos.

O Google Docs e possíveis concorrentes de Office na nuvem mostrou que o aperfeiçoamento do MS. Office se deu além do necessário. Claro que junto deste aperfeiçoamento veio uma necessidade insana de performance de hardware.

O mesmo digo dos games. Lembro-me da frustração de usuários de Mac em não conseguirem rodar bons jogos tamanha era a necessidade por placas de vídeo cada vez melhores. Mas a Apple nunca acompanhou o mercado neste sentido. Boas placas de vídeo, sempre foram exclusividade do MacPro. Agora vejam estes jogos de hoje, rodando bem em iPads antigos, alguns até simples que rodam via Facebook. Isso é o que faz a alegria da galera.

Desculpem a falta de modéstia, mas eu sempre disse, nos tempos do Macnews que poucos de fato precisavam de uma máquina melhor do que um iMac G3. De fato isso se mostrou verdadeiro até um bom tempo depois da descontinuidade deste processador. ( o que matou o g3 foi o Mac OS X ). Hoje, não vejo nada que um usuário comum não possa fazer num Core2Duo.... Ou em um A5

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse tópico está realmente bastante rico. Muitas realidades expostas, e eu concordo com boa parte delas.

  • SSD "igual" RAM;
  • Tabletes substituindo cada vez mais os Desktops;
  • Macs cada vez mais peças únicas assim como gadgets;
  • Apple capando recursos para forçar o comércio com upgrades;
  • (Re)Lançamento de processadores com intenções muito mais comerciais;

Com esses fatos está bem nítida a tendência e intenção do mercado. Quem $e rende é quem pode e não tem mais onde gastar. E deseja ficar acompanhando os avanços muito mais por vaidade que por necessidade.

Editado por leonardoprc
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse tópico está realmente bastante rico. Muitas realidades expostas, e eu concordo com boa parte delas.

  • SSD "igual" RAM;
  • Tabletes substituindo cada vez mais os Desktops;
  • Macs cada vez mais peças únicas assim como gadgets;
  • Apple capando recursos para forçar o comércio com upgrades;
  • (Re)Lançamento de processadores com intenções muito mais comerciais;

Com esses fatos está bem nítida a tendência e intenção do mercado. Quem $e rende é quem pode e não tem mais onde gastar. E deseja ficar acompanhando os avanços muito mais por vaidade que por necessidade.

 

Para o ser humano normal é difícil manter tudo atualizado, seria uma grana muito pesada pra se gastar todo ano, a não ser que você tenha um ganho bem acima da média, mas se levarmos em consideração a necessidade real ninguém precisa ficar trocando todos os anos. Hoje eu uso um MacBook Pro i5 de 2012 e um smartphone (Nexus 4) dessa mesma época. O Mac dura mais uns 2, 3 anos comigo tranquilo e o Nexus funciona que é uma beleza também, se tivesse trocado em um ano estaria mais pobre do que estou e utilizaria o notebook e smartphone para as mesmas coisas que faço hoje. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Não estaríamos partindo para uma mudança de fato da arquitetura de hardware que conhecemos? Não entendo nada na área, mas com o constante aperfeiçoamento e aproveitamento de cada peça, pode ser que surjam coisas novas. Por exemplo, o Co-Processador M7, não me recordo de rumor ou algo do gênero antes do lançamento deste.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é... não adianta investir Xmil reais para ter uma máquina Top se vc vai usar apenas a internet para face, youtube, estudos, e coisas assim para isto qualquer note core dois duo 2,4ghz com uns 4 ou 8GB de ram e hd de 500gigas da conta.

 

Aplicações mais pesadinhas como um jogo (nada pesado demais), editar vídeos caseiros o melhor é um note intermediário na minha opinião sendo com hd ssd de 500gigas, 8 ou 16 de ram, processadores core i3 ou i5 e uma placa de video de 1gb de ram esta legal.

 

Eu acho que no caso dos macbooks (estão além de tudo dito acima como finura, processamento, custos e etc), fazendo com que as pessoas pensem no pra que e no porque querem um note.

 

No caso o perfil do usuário e a demanda é que faz a necessidade aparecer.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Olha, o negócio é o seguinte, tablet etc. TEm o conceito e tal, mas na hora de se contruir um prédio, o eng. vai usar um desktop robusto, na hora de editar um filme vai ter que ter um desktop robusto, e por ai vai. Se esta merda pegar, vamos ficar a mercê de qual máquina? As boas vão virar um nicho tão caro que só grandes corporações vão poder comprar computadores. O resto vai ficar com estas merdas que só servem para acessar a internet e digitar no facebook?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...