Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Trim Enabler e OSX Yosemite - [IMPORTANTE]


LeLo.T3

Posts Recomendados

Fala pessoal... blz?!

 
Para os que estão brincando com o Yosemite assim como eu, vai uma dica!
 
Não tente habilitar o TRIM no Yosemite sem fazer as coisas do link que vou postar aqui, ou o seu MAC não vai botar mais, vai danificar os arquivos de boot e não é simples arrumar.
(Passei por isso)
 
 
Bom aqui vai o link com as intrusões para poder habilitar o TRIM.
 
Acabei de fazer e deu tudo certo!
 
 
 
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

Cuidado. Essa é uma notícia antiga. Quem seguir pode e dar mal. Aqui vai uma atualização

http://www.cindori.org/update-on-trim-in-yosemite/

Inclusive, sigam o link do fórum Índicado no artigo e verão que muitos estão tendo dor de cabeça. Eu já disse em outros posts, dependendo da sua máquina, o TRIM não vai adiantar nada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pra que server o TRIM?

 

O TRIM é um recurso para SSDs que "avisa" ao disco quais setores estão liberados, para que seja feita a limpeza deste.

Por quê? Conforme você preenche a unidade com dados, e também apaga diversas informações, as informações em si não são totalmente destruídas num primeiro momento, o que propiciaria uma tentativa de restauração - MAS nos SSDs, sempre que é necessário armazenar uma informação num setor "desocupado", caso este já esteja preenchido é necessário o trabalho de limpar a informação para só depois gravar a informação nova, e isso degrada na performance e na saúde da unidade.

O TRIM existe para, justamente, limpar os setores liberados no disco e evitar esse retrabalho, garantindo que ele rode com total performance. ;-)

 

Fala pessoal... blz?!

 
Para os que estão brincando com o Yosemite assim como eu, vai uma dica!
 
Não tente habilitar o TRIM no Yosemite sem fazer as coisas do link que vou postar aqui, ou o seu MAC não vai botar mais, vai danificar os arquivos de boot e não é simples arrumar.
(Passei por isso)
 
 
Bom aqui vai o link com as intrusões para poder habilitar o TRIM.
 
Acabei de fazer e deu tudo certo!
 
 
 

 

 

A dica tambem vale para a versao final (14A389), só pra avisar...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No meu tive que incluir mais alguns comandos no Terminal, para depois subir ao sistema (utilizei o Chamaleon SSD Optimizer)

 

sudo kextcache -m /System/Library/Caches/com.apple.kext.caches/Startup/Extensions.mkext /System/Library/Extensions

entrei em modo Recuperação, abri o Terminal por lá

sudo touch /System/Library/Extensions
sudo kextcache -u

kextkache -system-prelinked-kernel

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Olá,

 

Tive de reinstalar meu sistema após habilitar o TRIM com o Chamaleon.

Agora não sei o que fazer.

Li este artigo e diz que para o TRIM funcionar deixamos nosso Mac sem uma série de proteções que devem permanecer desabilitadas para funcionar!

Contudo, agora meu SSD não entra em repouso não sei como devo proceder.

Vejam o artigo:

http://www.cindori.org/trim-enabler-and-yosemite/

Aguardo orientação dos mais entendidos no assunto.

Abs.

 

Carlos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá galera!

 

Nos novos Macs já não vem habilitado ?

 

Eu troquei o meu MBP 2010 por um Retina late 2014 e atualizei direto pra versão final do Yosemite e ao olhar nas preferências já consta como habilitado.

 

Captura%20de%20tela%202014-10-31%2000.46

Editado por Think Different
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá,

 

Tive de reinstalar meu sistema após habilitar o TRIM com o Chamaleon.

Agora não sei o que fazer.

Li este artigo e diz que para o TRIM funcionar deixamos nosso Mac sem uma série de proteções que devem permanecer desabilitadas para funcionar!

Contudo, agora meu SSD não entra em repouso não sei como devo proceder.

Vejam o artigo:

http://www.cindori.org/trim-enabler-and-yosemite/

Aguardo orientação dos mais entendidos no assunto.

Abs.

 

Carlos.

 

Cara tb tive esse problema, tive que entrar com um USB bottável e depois repara as permissões de disco, em seguida, colocar uma série de comandos via Terminal, desabilitar a camada extra (proteção tipo UAC do Windows), agora o sistema verifica se não está utilizando uma extensão modificada ou não-homologada (oficial), por isso você não consegue iniciar o sistema, é necessário tirar essa verificação. Habilitar o modo dev. Recriar os caches de sistema. E então sim reiniciar. Se conseguir o sistema sobe de novo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Consegui resolver o problema utilizando o Trim enabler 3.3, fiquei com receio, mas tentei novamente e foi sem problemas.

Só não consegui entender o prejuízo que tive com o programa desabilitando algum tipo de proteção de OS, mas, como só tenho programas registrados, acredito que não terei outros problemas.

Segue o link do app:

http://www.macupdate.com/app/mac/37852/trim-enabler

Abs.

Carlos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...