Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Upgrade SSD MacBook Pro Retina 256gb 15" mid-2012 (1st version)


jorge.mbarros

Posts Recomendados

Eu andei lendo sobre upgrade do SSD no MacBook Pro Retina - Mid 2012, eu tenho essa primeira versão, comprei 20 dias depois do lançamento em Boston, acho ele incrível, porém o espaço de SSD de 256gb pra mim é muito pouco. Eu estou muito interessado em fazer uma upgrade de SSD para uma capacidade acima de 500gb. Em agosto eu tenho umas férias agendada em San Diego-CA,  e estou querendo comprar na Fry´s ou na BestBuy um novo SSD para dar um "alívio" no meu MBPR.

Eu gostaria de receber comentários específicos de quem já fez essa upgrade ou tem conhecimentos do necessário para executa-la. (Kits conhecidos, onde achar esses kits+ferramentas, marcas de bons fabricantes de SSD que sejam compatíveis com o MBPR) que possa me ajudar a decidir qual melhor opção seguir.

Eu não quero discutir os prós e contras de fazer essa upgrade e sim como fazer, e o que é necessário para executar isso!

Eu tenho uma "boa janela de experiência com hardware" e trabalho com T.I. há mais 25 anos, então possa afirmar que não sou um principiante (newbee) em hardware ou computadores. Então não quero me distrair com opiniões ou achismos de quem é reticente ou contra fazer um upgrade! Agradeço desde já que respeitem isso e não comentem "opiniões sobre eu não faria isso, ou eu não sou favorável" valeu?

Eu preciso da ajuda dos "universitários" que gostam de por a mão-na-massa e fazer mesmo! B)

Vida Longa e Próspera!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O processo de troca do SSD é relativamente simples, ainda mais levando em conta o fato de que não é um n00b em hardware. RSRSR

 

Sempre eu vou fazer qualquer reparo em iDevices eu procuro dar uma olhada nos guias do iFixit. Para o seu Mac o procedimento de troca seria esse.

https://www.ifixit.com/Guide/MacBook+Pro+15-Inch+Retina+Display+Mid+2012+SSD+Replacement/9706

 

Gosto dos guias do iFixit pois além de dar o passo a passo, lista também todas as ferramentas necessárias.

 

Sobre marcas e onde comprar, acho que será um ponto mais complexo da coisa. No site da bestbuy, todos os SSDs PCIe são para desktops, nenhum tem o form factor do rMBP. Eu acho que o ideal seria comprar pela OWC.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O processo de troca do SSD é relativamente simples, ainda mais levando em conta o fato de que não é um n00b em hardware. RSRSR

 

Sempre eu vou fazer qualquer reparo em iDevices eu procuro dar uma olhada nos guias do iFixit. Para o seu Mac o procedimento de troca seria esse.

https://www.ifixit.com/Guide/MacBook+Pro+15-Inch+Retina+Display+Mid+2012+SSD+Replacement/9706

 

Gosto dos guias do iFixit pois além de dar o passo a passo, lista também todas as ferramentas necessárias.

 

Sobre marcas e onde comprar, acho que será um ponto mais complexo da coisa. No site da bestbuy, todos os SSDs PCIe são para desktops, nenhum tem o form factor do rMBP. Eu acho que o ideal seria comprar pela OWC.

Fácil, fácil trocar.  :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Adalberto Taylor,

Eu sou da "velha guarda" e "nOOb" no meu tempo era "newbee" (abelhudo-c@b@ção) rsrsrsrs.

 

Você tem algum link de sugestão onde achar esses SSD´s? Porque eu imagino que seja mesmo "diferente" dos oferecidos na Bestbuy....

 

E mais uma questão que eu havia esquecido de mencionar:

- O SSD original dá pra aproveitar em alguma coisa? (MBPR-256Gb-8-Ram)

- Existe algum adaptador desse modelo de SSD para usar como SATA? (dái eu coloco ele no meu netbook!)

 

iDesign,

 

Fora a chave "Pentalobe" que eu ainda não tenho, a troca é bem simples sim, a observção de desligar a bateria foi a grande dica do vídeo "OWC"  Tnks!

Editado por jorge.mbarros
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então, a compra tende a ser a parte mais complicada do upgrade. Eu compraria da OWC mesmo.

 

Esse link é de um SSD de 480gb e de uma case onde pode montar o seu SSD atual para uso como um disco externo, e de brinde a chave pentalobe.

http://eshop.macsales.com/item/OWC/SSDAP12K480/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Adalberto Taylor,

Eu sou da "velha guarda" e "nOOb" no meu tempo era "newbee" (abelhudo-c@b@ção) rsrsrsrs.

 

Você tem algum link de sugestão onde achar esses SSD´s? Porque eu imagino que seja mesmo "diferente" dos oferecidos na Bestbuy....

 

E mais uma questão que eu havia esquecido de mencionar:

- O SSD original dá pra aproveitar em alguma coisa? (MBPR-256Gb-8-Ram)

- Existe algum adaptador desse modelo de SSD para usar como SATA? (dái eu coloco ele no meu netbook!)

 

iDesign,

 

Fora a chave "Pentalobe" que eu ainda não tenho, a troca é bem simples sim, a observção de desligar a bateria foi a grande dica do vídeo "OWC"  Tnks!

Sim, inclusive qualquer reparo ou até mesmo substituição do HD e memórias é preciso desconectar a bateria.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigos. eu estou desanimando! Eu dei uma sapeada na net e tem pouca opção para fazer essa upgrade e em geral não passa dos 500Gb e também com um custo alto. Eu percebi que esses SSD´s usados pela Apple para os MBPR são realmente fora de padrão do que o mercado está usando. Até o artigo sobre a upgrade feita pela Transcend (publicado aqui na MacMagazine) não contempla o meu modelo. Apenas o MPPR de 13". <_<

 

http://www.transcend-info.com/apple/jetdrive/

http://www.bhphotovideo.com/c/search?Ntt=jetdrive&N=0&InitialSearch=yes&sts=ma&Top+Nav-Search

 

Eu acho que vou esperar mais um pouco pra fazer esse upgrade no meu MBPR. Eu tenho um Dell Latitude e5520, e uso no meu trabalho, eu acho que vou fazer uma upgrade nele que fica mais em conta, a Bestbuy está vendendo um SSD da família 840 EVO com 1 terabyte por U$ 450!!!

 

Samsung - 840 EVO 1TB Internal Serial ATA III Solid State Drive for Laptops

 

Eu não sou fan de HDs da Samsung, porém essa família "840 EVO" está com ótimos reviews e com preços convidativos, eu vou arriscar com isso até que mais fabricantes tradicionais entre na concorrência de SSD´s para MBPR e as ofertas de discos com maior capacidade e melhores preços surjam no horizonte.

 

[]´

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não sei se te interessa... mas neste teu dell dá pra fazer um hackintosh nele... ainda mais com esse Evo de 1Tb vai ficar show!

Nossa! Me interessa sim! Não sabia disso! E dá pra fazer algo semelhante como um "bootcamp"? Ou seja ter os dois sistemas como no MBPR?

Ele tem uma GMA da intel, então não fica muito bom pra aplicações gráficas, porém no meu trabalho eu preciso de placa 3D.

Dá pra me passar uns links para eu checar sobre o Hackintosh dos notes da Dell?

Valeu pela dica! ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Prezados,

 

Comprei o kit da "OWC - 480GB Aura Pro" e cartão de memória Transcend 128GB JetDrive Lite 350. 

 

No final desse mês em publico os resultados.

 

http://www.bhphotovideo.com/c/product/967920-REG/owc_other_world_computing_owcssdap12k480_480gb_aura_pro_6g_envoy.html

 

http://www.bhphotovideo.com/c/product/1056659-REG/transcend_ts128gjdl350_128gb_jetdrive_lite_350.html

 

Comprei também os SSD da Samsung EVO 840 para dar um "gás" no meu Latitude e5520 e testar o Hackintosh...

 

http://www.bestbuy.com/site/samsung-840-evo-1tb-internal-serial-ata-iii-solid-state-drive-for-laptops/2007533.p?id=1219068245342&skuId=2007533&st=ssd%20samsung%20evo&cp=1&lp=5

 

Eu também vou experimentar esses cartôes de memória SD de 256gb para ser uma alternativa aos HDs externos tal como a Transcend está fazendo! É preciso certificar que o computador tenha suporte aos formatos "SDXC" (leitor de SD com capacidade superior a 32gbs) Algo que supostamente já seja comum, mas é bom verificar porque os leitores de "SDHC" lê apenas até 32gb.

 

PNY Technologies 256GB Elite Performance SDXC Class 10 UHS-1 Memory Card (class 10 e leitura e escrita de 90mbs/60mbs) bem semelhante aos cartões da Transcend

 

http://www.bhphotovideo.com/c/product/1016078-REG/pny_technologies_p_sdx256u1h_ge_256gb_elite_sdxc_uhs_1_card.html

 

Espero que isso me dê uma sobrevida aos meus brinquedos rsrsrsrs  

 

Obrigado aos valiosos conselhos e dicas!

 

[]´

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Feita a upgrade do HD do Macbook, com o kit "OWC - 480GB Aura Pro", foi realmente "sussa" tal como disseram o Adalberto Taylor e o iDesign,

Já instalei o "Maverick Zerado" e vou colocar o Bootcamp, mas não agora, eu estou viajando de férias amanhã e só vou poder voltar mexer com isso no final do mês.

E quando voltar eu já terei o SSD da Samsung para fazer a upgrade no meu Latitude e5520 também.

Salve TiãoGavião! As análises de performance dos cartôes SDXC também só posso avaliar quando voltar, porque eu vou comprar isso nesta viagem.

[]´

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

TiãoGavião,

 

Cheguei de viagem na quarta-passada 27/08, consegui também comprar os SSDs da Samsung EVO 840, e os cartôes SDXC da PNY com 256gb de capacidade.

Em meus testes eu concluo que os cartões SDXC, são mais rápidos que um flash-drive USB2 e em alguns casos mais rápidos que um HD externo SATA2/USB2.

 

Eu descreveria dessa forma:

 

A- Vantagens:

1- Tamanho pequeno fácil de guardar em estojos, por no bolso é muito mais discreto e prático do que um flash-drive.

2- Não ocupa uma porta USB, nem fica pendurado atrapalhando a movimentação do notebook.

3- Tempo de leitura alto muito melhor do que HD externo, testei "Máquinas virtuais" e rodaram muito bem, mais rápido que em HDs Externos ou flash-drives.

4- Segurança de dados, os cartões SD tem trava para escrita que evita de gravar ou alterar os dados, coisa que os flash-drivers atuais e HD-externos não tem!, isso evita de pegar vírus ou apagar arquivos acidentalmente.

 

B- Desvantagens:

1- Em copias de grandes massas de dados é tão demorado quando um flash-drive ou HD externo.

2- Nem de longe pode servir para substituir um drive SSD....

3- Fácil de perder para que não é cuidadoso.

4- Custo ainda alto e capacidade em geral limitada ate 256Gb. Os cartões "compact-flash" já tem fácil capacidade de 512Gb.

5- Marcas mais tradicionais tem alto risco de falsificação e em geral não trabalham com capacidades acima de 128Gb.

 

Por fim! Eu recomendo que quem possa compre e teste! Eu estou gostando e comprei junto um estojo na Amazon, se alguém se interessar eu passo os links.

 

Abaixo alguma fotos dos meu brinquedinhos.

 

Abraços.

 

DSC_8265_zpscf1f21ce.jpg

DSC_8142_zpsa7e58cb3.jpg

DSC_7321_zps3b9357ba.jpg

DSC_8280_zpsae2d6d40.jpg

DSC_8278_zps14beeec3.jpg

DSC_8260_zps39ee4953.jpg

DSC_8277_zps9e0ffc0c.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Anderson Siqueira, TiãoGavião,

 

Infelizmente não comprei nada aqui, por dois motivos, os custos é o primeiro, e o segundo é o problema de falsificação de produtos!

Eu viajei para San Diego em férias, e aproveitei para comprar isso. Minha esposa tem parentes que vivem em San Diego e pedi para eles comprarem pra mim. A B&H fica em NY, lá eu sei que não se vende nada falsificado então pedi pra comprar de lá, mas o parente é cliente "Prime" da Amazon e conseguiu frete grátis para a Califórnia, então comprei da Amazon.

Comprei lá também um kit de ferramentas da OWC, semelhante ao do site "IFixit" para abrir notebooks com chaves "pentalobe" e "Torx". Os preços como sempre os do mundo real, preços que pessoas comum podem comprar... diferente dos daqui!

 

Os links estão abaixo:

 

Amazon:

Ruggard Memory Card Case for Up to 8 SD Cards - U$20
PNY 256GB Elite Performance SDXC 90MB/s Flash Card (P-SDX256U1H-GE) - U$110
Belkin Anti-Static Wrist Band with Adjustable Grounding - U$5
NewerTech 14-Piece Portable Toolkit - U$17

Samsung Electronics 840 EVO-Series 250GB - U$119
Samsung Electronics 840 EVO-Series 120GB - U$85
Samsung Electronics 840 EVO-Series 1TB - U$440

B&H:
OWC / Other World Computing 480GB Aura Pro 6G Solid State Drive - U$380
Transcend 128GB JetDrive Lite 350 Flash Expansion Card - U$80

Crucial (for Dell Latitude) 16GB (2 x 8GB) 204-pin SODIMM, DDR3 PC3-12800 Memory Module B&H Kit  - U$159

Bestbuy:

2.5" 12.7mm Universal SATA TO SATA 2ND Hard Drive Module Caddy UltraBay For Dell E5400 E5500 - U$18

 

Eu comprei também os HDs SSD´s da Samsung para dar uma renovada no meu Dell Latitude e5520, coloquei 2 SSD´s de 1TB no "batuta" (usando um caddy-bay removendo o driver DVDR) eu uso ele no trabalho e assim vou conseguir rodar virtualização com mais conforto. Comprei também uns SSD´s para dar um último fôlego no meu "netbook" LG-X140 e um velho Dell Latitude D530 que usarei pra rodar programas velhos.

 

Para mim valeu a pena cada "cent" gasto! Agora tenho meus notebooks muito próximos do meu ideal.

Boas compras amigos, desejo a vocês que decidam o melhor e façam uma excelente "upgrade"!

 

Abraços.

 

PS* - Eu fiz um comentário sobre meus testes com os cartões SDXC nesse tópico:

Posso usar um SDXC como um HD?

 

Jorge Barros
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



×
×
  • Criar Novo...