Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

[TUTORIAL] Trocando o HD do seu macbook pro


Gustavo Silvaston

Posts Recomendados

Resolvi criar esse tópico para ajudar pessoas que assim como eu, não possuem muita experiência, e estão pensando em trocar o HD do macbook por um SSD. Já aviso que será um longo post, pois tentarei deixar da forma mais didática possivel. É um processo relativamente fácil, mas tenha certeza de ler tudo e se certificar que é capaz de fazer, além, de possuir as ferramentas necessárias. Tentarei descrever na ordem na qual eu fiz, e deu certo para mim.

Algumas das coisas postadas aqui, foram retiradas do tópico (http://macmagazine.com.br/forum/index.php?/topic/124530-dúvida-upgrade-macbook-pro-13) e agradeço cada um que postou e respondeu as perguntas (especialmente o Fabbotz e o JvDap). Algumas outras coisas foram pesquisadas por mim.

Lembrando sempre, que é por sua conta e risco.

 

Lembre de ter um backup de todos os seus dados feito, se for pelo time machine é melhor ainda

 


 

O meu macbook é o modelo de entrada de 13” mid 2012, para a parte de desmontagem e troca de HDs eu segui esse vídeo
 no mesmo canal, possui vídeos para outros modelos.

 

Esse vídeo é em português e bem mais detalhado, ensina inclusive medidas anti estáticas e a trocar memória ram também, vale a pena dar uma olhada
 

(no meu notebook não tinha o pino em que ele se refere pra usar a pulseira, porém tirando a proteção de cima da HD, um pequeno pedaço de ferro fica acessível, coloquei lá)

 

Para parte de transferência de dados, instalação, backup e etc, segui esse tutorial (em inglês) http://eshop.macsales.com/articles/how-to-transfer-your-data-from-your-old-drive-to-a-new-drive

Utilizei o Time Machine para backup

(Todas as pastas, exceto a usuários, devem ficar no SSD, porém para manter as suas configurações após formatar o computador, ao escolher o que o backup deverá restaurar, marque a opção "outros arquivos" dentro da aba usuários)

 

 


 

FAQ e correção de alguns problemas que podem surgir:

 

Após instalado o SSD, é recomendado que formate o HDD antigo para não ficar com o sistema instalado em 2 HDs (só faça após se certificar que está tudo funcionando com o SSD, e que seu backup está seguro em um outro HD externo)

 

Se após instalado o SSD e você tiver algum erro como somente leitura, ou não tem permissão para gravar, siga os seguintes passos:

  • Ligue o seu macbook pressionando a tecla Option
  • após ligar, usando a tecla Tab, selecione a partição Recovery e aperte enter

  • Após ligar e aparecer o menu, selecione Utilitário de Disco, selecione o selecione o drive apresentando problemas e clique em Reparar Permissões

  • Após terminado, abra o menu Utilidades da barra de menus superior, escolha o Terminal

  • Na janela do terminal digite "resetpassoword" palavra única, sem aspas (não se preocupe, não vai resetar seu password)

  • O comando deverá abrir uma caixa de diálogo com "Resetar permissões de usuário"(ou algo parecido) na parte inferior

  • Escolha essa opção para resetar as permissões da pasta principal (o Reparo de Permissões do utilitario de disco ignora essa pasta)

  • Reinicie o computador e o problema deverá ter sido resolvido

Para mover a pasta usuários para o HD siga o tutorial do video a baixo 


 

Obs: o processo deve ser feito após o backup

Obs 2: Note que ele exclui a pasta referente ao usuário dele, e não a pasta Usuários em si

 

O SSD usado por mim é esse

Comprei o caddy e o case externo para o superdrive indicados pelo Fabbotz (que ainda não chegaram, por enquanto uso o HD comum em uma case usb)

Se você ja tem o Caddy, esse video te ensina a instala-lo


é um pouco mais dificil que o HD, mas se vc conseguiu creio que não terá dificuldades para fazer

 

Meu mac ficou muito mais rápido, passando de quase 1 minuto para boot agora leva menos de 15s, os programas abrem bem rapido, recomendo fortemente!

 

 

Não deixem de conferir o tópico original de onde tirei informações, muitas duvidas foram respondidas lá.

 

Espero que tenha sido de grande ajuda, qualquer critica, correção e sugestão por favor comentem!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Tutorial, na minha opnião incompleto, pois quando se troca o Disco é interessante que se transfira os dados primeiro para o Novo Disco e depois faça o descrito no video, que é uma troca de hardware.

 

Para se fazer a transferência siga os passos:

 

Antes de começar, você vai precisar de um Case para HD Externo de 2.5". Coloque o novo Disco (SSD ou HDD) nele e plugue na USB do seu MAC. Agora sim, siga abaixo:

 

 

1st - inicialize o Mac segurando as Teclas CMD R logo após ouvir o SINO;

 

2nd - Abra o Utilitário de Disco e Selecione a opção RESTORE (Restaurar);

 

3rd - No Campo SOURCE (Origem), selecione o Disco que deverá ser copiado e no campo DESTINATION (Destino), escolha o disco Externo com o disco novo.

 

4th - Espere o processo terminar e logo em seguida execute a troca do hardware, como descrito no vídeo no inicio do tópico.

 

Falow

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Tutorial, na minha opnião incompleto, pois quando se troca o Disco é interessante que se transfira os dados primeiro para o Novo Disco e depois faça o descrito no video, que é uma troca de hardware.

 

Para se fazer a transferência siga os passos:

 

Antes de começar, você vai precisar de um Case para HD Externo de 2.5". Coloque o novo Disco (SSD ou HDD) nele e plugue na USB do seu MAC. Agora sim, siga abaixo:

 

 

1st - inicialize o Mac segurando as Teclas CMD R logo após ouvir o SINO;

 

2nd - Abra o Utilitário de Disco e Selecione a opção RESTORE (Restaurar);

 

3rd - No Campo SOURCE (Origem), selecione o Disco que deverá ser copiado e no campo DESTINATION (Destino), escolha o disco Externo com o disco novo.

 

4th - Espere o processo terminar e logo em seguida execute a troca do hardware, como descrito no vídeo no inicio do tópico.

 

Falow

Olá amigo, gostei bastante do seu comentário.

 

Já tenho aqui comigo um HD novo de 2,5  de 1Tb. Mas, estou exitando para trocar. Já vi vários videos e tutoriais, mas acho que falta informação.

 

O Hd original do meu Macbbok 13" (2010) é de 250Gb. (tenho o backup dele com o Time Machine).

 

Em seu comentário, antes de dar RESTORE, não teria que formatar o HD novo antes?

Este procedimento (RESTORE) vai criar uma copia de tudo que tenho no HD original no HD novo?

 

Grande abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...