Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

[Dúvida/Frescura] Deixar o MacBook ligado


CaioAndrade

Posts Recomendados

Mas... A maior utilização de RAM não gasta mais bateria. Ela está ali, com energia, o tempo todo. Gasta mais bateria se vc não a usar totalmente, pois estaria gastando energia pra deixar toda a RAM ativa, sem usar.

 

Ambas Ativa e Inativa estão na RAM consumindo energia o tempo todo, sendo usadas ou não (pois a RAM é volátil e não armazena dados sem energia, como os HDDs e SSDs/NAND), provavelmente se estiver Ativa gastará um pouco mais do que se estiver Inativa, mas que ainda gastaria mais do que se precisar acessar o disco (porém mais lento). a diferença é que na Inativa o sistema está disposto a desaloca-la caso necessite mais memória (só é usada se vc abrir um aplicativo/arquivo que vc fechou recentemente). acho que é isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ambas Ativa e Inativa estão na RAM consumindo energia o tempo todo, sendo usadas ou não (pois a RAM é volátil e não armazena dados sem energia, como os HDDs e SSDs/NAND), provavelmente se estiver Ativa gastará um pouco mais do que se estiver Inativa, mas que ainda gastaria mais do que se precisar acessar o disco (porém mais lento). a diferença é que na Inativa o sistema está disposto a desaloca-la caso necessite mais memória (só é usada se vc abrir um aplicativo/arquivo que vc fechou recentemente). acho que é isso.

Eu entendi seu ponto de vista. Mas o fato da bateria alimentar a memória RAM não tem relação com atividade ou inatividade: isto só serve de parâmetro para o sistema.

O que quero dizer é que o módulo da memória RAM é energizado por igual, completamente, até mesmo a memória disponível. A RAM não puxa mais bateria ao precisar ser mais utilizada. Quem faz isso é o processador, ventoinhas, som, tela. A RAM só tem dois modos: ligado ou desligado. Ela não é alimentada em Gigas por vez.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu entendi seu ponto de vista. Mas o fato da bateria alimentar a memória RAM não tem relação com atividade ou inatividade: isto só serve de parâmetro para o sistema.

O que quero dizer é que o módulo da memória RAM é energizado por igual, completamente, até mesmo a memória disponível. A RAM não puxa mais bateria ao precisar ser mais utilizada. Quem faz isso é o processador, ventoinhas, som, tela. A RAM só tem dois modos: ligado ou desligado. Ela não é alimentada em Gigas por vez.

 

eu sei disso, mas vc está dizendo então que independente da quantidade de memória usada, o consumo de energia pela RAM será o mesmo? ter 1 GB livre e ter 6 GB livre consome o mesmo??? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

pra mim não faz sentido...mas tudo bem então. (imagino um iPhone com 4 GB de RAM sem nenhuma redução de vida da bateria)

É o que vejo: o iPhone não gasta mais bateria por ter vários apps abertos. Ele gasta pelo processamento em segundo plano (o processador gasta). Tanto que uma das dicas de economia de bateria é deixar os apps abertos. Assim o processador não se esforça tanto pra trazer a memória da RAM, ao invés do SSD quando se abre um app novamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É o que vejo: o iPhone não gasta mais bateria por ter vários apps abertos. Ele gasta pelo processamento em segundo plano (o processador gasta). Tanto que uma das dicas de economia de bateria é deixar os apps abertos. Assim o processador não se esforça tanto pra trazer a memória da RAM, ao invés do SSD quando se abre um app novamente.

 

sim, pelo que sei essa dica vale para os app mais usados. mas que sabe seja verdade pra tudo.

 

outra coisa que me veio a cabeça é a grande eficiência do mavericks pelo bom gerenciamento de memória (compressão), mas ele também realiza outras ativiades relacionadas ao processador como timer coalescing e app nap.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

talvez a utilização de memória não faça diferença no consumo, mas a quantidade de memória possível de ser usada sim, por exemplo: um iPhone com 1 GB de memória gasta a mesma quantidade de energia independente se todos os app estiverem abertos ou fechados, mas um suposto iPhone com 2 GB gastaria mais energia, independente do uso. (falando de mesmas tecnologias de memória, e sem contar processador e flash)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

talvez a utilização de memória não faça diferença no consumo, mas a quantidade de memória possível de ser usada sim, por exemplo: um iPhone com 1 GB de memória gasta a mesma quantidade de energia independente se todos os app estiverem abertos ou fechados, mas um suposto iPhone com 2 GB gastaria mais energia, independente do uso. (falando de mesmas tecnologias de memória, e sem contar processador e flash)

Ah sim, isso sim!

Da mesma forma que um MacBook de 4GB é mais econômico que um de 8GB. Isso eu concordo 100%!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ah sim, isso sim!

Da mesma forma que um MacBook de 4GB é mais econômico que um de 8GB. Isso eu concordo 100%!!

Pior que não. As especificações de consumo de energia de um pente de 1gb e um de 4gb de mesmo tipo, barramento, latência e afins são as mesmas.

 

O que pode dar uma diferença seria caso o de 4gb utilizasse um pente de 4gb e o de 8 2 pentes de 4gb. 2x2gb e 2x4gb tendem a ter o mesmo consumo.

No meu caso, passei meu mac de 4gb (2x2gb) pra 16gb (2x8gb) e a duração da bateria não sofreu qualquer impacto perceptível.

 

Um iPhone de 1gb de ram gastará a mesma energia de um iPhone de 2gb de ram? Sim, desde que sejam mantidas as mesmas especificações de memória e a quantia de chips utilizada. Mesma lógica dos pentes de memória, porém soldados na placa lógica.

 

Sim, file cache (cache do arquivo) = memória inativa.

 

Sobre memórias voláteis.

 

O consumo energético é o mesmo independente de quanta memória está sendo usada. O consumo aumenta conforme essa memória é acessada, seja pra escrita ou pra leitura, ou seja, durante operações de acesso à memória.

 

Uma vez que o sistema operacional alocou 1gb de memória, somente haverá um consumo maior quando essa memória for acessada, então manter esses dados inativos na memória não aumenta o consumo energético.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera, quanto stress... É apenas um computador. Certamente, ele foi feito, tanto para ser desligado quanto ser usado. Antes, usávamos o computador de qualquer forma; durava. Agora ficamos com mil frescuras. Capas, películas, seguros ... para iPhone. Agora o mesmo para um note?

 

Tenho um, recém comprado. Cuido-o deveras, confesso. No entanto, uso-o e não esquento a cabeça. Afinal de contas, são apenas produtos perecíveis e condenados ao limbo da obsolescência programada.

 

Saiam da caverna, arrisquem-se, tirem a película do iPhone, usem o Mac fora da tomada!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera, quanto stress... É apenas um computador. Certamente, ele foi feito, tanto para ser desligado quanto ser usado. Antes, usávamos o computador de qualquer forma; durava. Agora ficamos com mil frescuras. Capas, películas, seguros ... para iPhone. Agora o mesmo para um note?

 

Tenho um, recém comprado. Cuido-o deveras, confesso. No entanto, uso-o e não esquento a cabeça. Afinal de contas, são apenas produtos perecíveis e condenados ao limbo da obsolescência programada.

 

Saiam da caverna, arrisquem-se, tirem a película do iPhone, usem o Mac fora da tomada!

 

Até concordo com vc :)

Porem...

Algo que custa; iPhone5S até 3,750, Macbook Retina 12,000, MacPRO podendo chegar à 40,000......acho melhor cuidar ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Poxa maganeses, faz um tempo que to com vontade de falar isso...

 

Acho exagero se preocupar com a perda de 3% da saúde da bateria em 1 ano.

 

Concordo que deve haver cuidado, afinal, dinheiro não é capim. Mas esse zelo excessivo é demais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

"Porem...

Algo que custa; iPhone5S até 3,750, Macbook Retina 12,000, MacPRO podendo chegar à 40,000......acho melhor cuidar"

Ninguém tem esse cuidado com um carro ou com uma casa própria.

Sei lá...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Carro e Casa tem sim....vc paga seguro para que???

 

Colocas películas nas paredes, no chão? 

 

Apenas fiz uma comparação conotativa. Se há tal cuidado com um celular, algo deveras perecível, imagina com algo de maior valor? Também tenho as mesmas nóias, só que, quando supero tal bobagem, usufruo muito mais dos aparelhos. Convenhamos, iPhone sem nada é, sim, um incrível celular: leve e fino.

 

Quem ama cuida.  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre a bateria, podem usar tranquilos. 

 

O meu já tem 4 anos, já esta com 535 ciclos, e o health está em 77%. Acho que para um note de 4 anos de uso diario, que nunca me preocupei com a bateria, está muito bom.

 

Meus outros notes que já tive, HP, Dell, duraram no máximo 1 ano a bateria. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Colocas películas nas paredes, no chão? 

 

Apenas fiz uma comparação conotativa. Se há tal cuidado com um celular, algo deveras perecível, imagina com algo de maior valor? Também tenho as mesmas nóias, só que, quando supero tal bobagem, usufruo muito mais dos aparelhos. Convenhamos, iPhone sem nada é, sim, um incrível celular: leve e fino.

 

Quem ama cuida.  

Eu uso películas na frente&verso e aqueles bumpers na lateral. Não tira a blz e nem fica grosso, prefiro assim, iPhone é muito fino costumava escorregar da mão e cair :(

Quanto a sua "figura de linguagem"...entendi ;)

 

PS: "Quanto as películas nas paredes e no chão da casa?!" Não me de idéias, uahuahuahuah

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



×
×
  • Criar Novo...