Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Vale a pena colocar SSD?


Luis Menezes

Posts Recomendados

Se ajudar:

InStalei um samsumg evo (nao pro) 250gb, num asus i5 prim ger, 4gb ddr3 1066. Ta mais rapido. Se o note tivesse sata 3 e ddr 1600... Estaria voando

,

Paguei 430 no samsung, no monti mare da paulista. Tem apenas duas lojinhas la q vendem ssd. A diferenca se preco é enorme. Numa delas esse samsung estava 600(!!!). Estava lacrado. E vem com cd de soft.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se ajudar:

InStalei um samsumg evo (nao pro) 250gb, num asus i5 prim ger, 4gb ddr3 1066. Ta mais rapido. Se o note tivesse sata 3 e ddr 1600... Estaria voando

,

Paguei 430 no samsung, no monti mare da paulista. Tem apenas duas lojinhas la q vendem ssd. A diferenca se preco é enorme. Numa delas esse samsung estava 600(!!!). Estava lacrado. E vem com cd de soft.

 

Ajuda sim, sei onde é o monti maré. Estou pensando em deixar o HD que veio no Mac no lugar do DVD então o SSD não precisa ser tão grande.

430 em um de 250gb acredito que da para pegar um pouco maior com um pouco mais então ja tenho uma base. Qual a data da compra?

Sabe qual a diferença do pró para o não pró?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Luis Menezes.
Sem dúvida a Samsung tem o melhor SSD do mercado no momento, e a idéia de trocar seu DVD por um segundo HD parece ser muito interessante.
Só gostaria de acrescentar algumas informações que podem ser úteis.

SSD é mais rápido que HD no entanto quando a vida útil dele acaba ou para de funcionar é impossível recuperar os dados. Como você disse que mantém em sua máquina informações importantes sobre seus clientes deve-se levar isso em consideração.

Eu usaria um SSD de 128GB ou 256GB para seu OS e armazenar seus programas que poderiam ser reinstalados em caso de falha de seu SSD, e um HD de alta performance, para armazenar os seus arquivos com informações sensíveis. Em termos de HD de alta performance, sugiro os da Western Digital:
Western Digital Scorpio Black 500GB 2.5" 7200RPM, que tem 5 anos de garantia limitada ou o Western Digital WD VelociRaptor 500GB 2.5" 10000RPM que em termos de HD e um dos mais rápidos do mercado, a única coisa e que por ter 10.000rpm ele faz um pouco de barulho.

Espero ter ajudado.

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

SSD vale muito a pena. Tenho um notebook de 11 polegadas ASUS que uso no dia-a-dia, Pentium Dual-Core + 4GB de RAM. Com HD convencional era bem lento, mas depois que coloquei um SSD samsung nele, virou outra maquina! Esses dias atrás tive que restaurar o sistema, e coloquei o HD original, achei praticamente não usavel, de tão lento!

 

No macbook to querendo trocar o HD original para um SSD Samsung EVO. Só to esperando os preços baixarem um pouco. To querendo um de 250 ou 500GB. No ASUS coloquei um de 120GB, mas porque só tenho Windows e o básico. Mas no mac que uso bootcamp, e é meu computador principal, ai ficaria muito pouco.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não me crucifiquem mas não acho necessário pegar o melhor SSD do mercado, creio que o HD que veio em seu Macbook é um de 5400rpm, uma desgraça eu conheço tive em um mac mini não aguentei 1 mês nele e comprei um SSD de 128Gb e quando troquei por um Macbook Pro i7 de 2011 também não liguei o HD já troquei antes do primeiro boot, mas bem hoje meu notebook eu utilizo um HD de 7200rpm hibrido de 500GB e 8GB SSD e posso dizer que não sinto falta do SSD, ficou 1/6 do preço de um SSD com a mesma capacidade.

 

O que ilude as pessoas é achar que tudo o que se faz no Comprutador vai ser usado essa velocidade do SSD, primeiro transferir coisas esquece é sempre nivelado por baixo e como seu Macbook não tem USB 3.0 não passa de 20mb/s (usando um prendrive que seja 3.0 para usar tudo que a porta aguenta), na internet vai depender do seu provedor e sua banda mas também não deve passar dos 100mb/s sendo que o HD normal consegue uma taxa de uns 80mb/s nem vejo muita diferença, é útil apenas no Boot e abertura de programas muito grande sendo que os 8Gb dão conta.

 

E entre os SSD pegar um de 470mb/s ou um de 510mb/s é papo para vender mais caro isso é só para transferências entre SSDs ligados em uma placa de PC com SATA 3.0 !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não me crucifiquem mas não acho necessário pegar o melhor SSD do mercado, creio que o HD que veio em seu Macbook é um de 5400rpm, uma desgraça eu conheço tive em um mac mini não aguentei 1 mês nele e comprei um SSD de 128Gb e quando troquei por um Macbook Pro i7 de 2011 também não liguei o HD já troquei antes do primeiro boot, mas bem hoje meu notebook eu utilizo um HD de 7200rpm hibrido de 500GB e 8GB SSD e posso dizer que não sinto falta do SSD, ficou 1/6 do preço de um SSD com a mesma capacidade.

 

O que ilude as pessoas é achar que tudo o que se faz no Comprutador vai ser usado essa velocidade do SSD, primeiro transferir coisas esquece é sempre nivelado por baixo e como seu Macbook não tem USB 3.0 não passa de 20mb/s (usando um prendrive que seja 3.0 para usar tudo que a porta aguenta), na internet vai depender do seu provedor e sua banda mas também não deve passar dos 100mb/s sendo que o HD normal consegue uma taxa de uns 80mb/s nem vejo muita diferença, é útil apenas no Boot e abertura de programas muito grande sendo que os 8Gb dão conta.

 

E entre os SSD pegar um de 470mb/s ou um de 510mb/s é papo para vender mais caro isso é só para transferências entre SSDs ligados em uma placa de PC com SATA 3.0 !

Concordo em certo ponto.

 

Nivelar por baixo pode ser um erro. Quando se acessa a internet ou um drive externo, realmente a velocidade vai ser nivelada pelas conexões de ambos. Porém quando se carrega o sistema, um aplicativo pesado, ou mesmo um jogo, estamos acessando arquivos locais, que estão armazenados no SSD. É nesse momento que o SSD mostra seu potencial.

 

Se for pra nivelar pelas velocidades dessas conexões, seria desnecessário um SSD, de que adianta um HD externo plugado na Thunderbolt se dentro do HD externo tem um HDD de 5400rpm?

 

Concordo quando diz que não é preciso pegar SSD top, ninguém vai notar "a olho nu" essa diferença de 40mbps. As diferenças a serem observadas são em casos como o Kingston v300 que tem duas versões e uma delas apresenta velocidades top e outra quase se compara a um HDD top. Ou então alguns modelos que oferecem velocidades de leitura absurdas e leitura ridículas.

 

SSDs da Samsung são muito bons, mas engana-se quem acha que são os melhores em tudo, OCZs, Sandisks, Intels e Corsair estão aí pra provar isso. Se pegar benchmarks comparando uns com os outros vão perceber que todos ganham em algo e perdem em algo. Portanto, minha dica é, analise o valor e a durabilidade primeiro, o resto vai ser equilibrado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não me crucifiquem mas não acho necessário pegar o melhor SSD do mercado, creio que o HD que veio em seu Macbook é um de 5400rpm, uma desgraça eu conheço tive em um mac mini não aguentei 1 mês nele e comprei um SSD de 128Gb e quando troquei por um Macbook Pro i7 de 2011 também não liguei o HD já troquei antes do primeiro boot, mas bem hoje meu notebook eu utilizo um HD de 7200rpm hibrido de 500GB e 8GB SSD e posso dizer que não sinto falta do SSD, ficou 1/6 do preço de um SSD com a mesma capacidade.

 

O que ilude as pessoas é achar que tudo o que se faz no Comprutador vai ser usado essa velocidade do SSD, primeiro transferir coisas esquece é sempre nivelado por baixo e como seu Macbook não tem USB 3.0 não passa de 20mb/s (usando um prendrive que seja 3.0 para usar tudo que a porta aguenta), na internet vai depender do seu provedor e sua banda mas também não deve passar dos 100mb/s sendo que o HD normal consegue uma taxa de uns 80mb/s nem vejo muita diferença, é útil apenas no Boot e abertura de programas muito grande sendo que os 8Gb dão conta.

 

E entre os SSD pegar um de 470mb/s ou um de 510mb/s é papo para vender mais caro isso é só para transferências entre SSDs ligados em uma placa de PC com SATA 3.0 !

 

 

Exatamente isso que falei em post anterior, "conjunto da obra"  ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não me crucifiquem mas não acho necessário pegar o melhor SSD do mercado, creio que o HD que veio em seu Macbook é um de 5400rpm, uma desgraça eu conheço tive em um mac mini não aguentei 1 mês nele e comprei um SSD de 128Gb e quando troquei por um Macbook Pro i7 de 2011 também não liguei o HD já troquei antes do primeiro boot, mas bem hoje meu notebook eu utilizo um HD de 7200rpm hibrido de 500GB e 8GB SSD e posso dizer que não sinto falta do SSD, ficou 1/6 do preço de um SSD com a mesma capacidade.

 

O que ilude as pessoas é achar que tudo o que se faz no Comprutador vai ser usado essa velocidade do SSD, primeiro transferir coisas esquece é sempre nivelado por baixo e como seu Macbook não tem USB 3.0 não passa de 20mb/s (usando um prendrive que seja 3.0 para usar tudo que a porta aguenta), na internet vai depender do seu provedor e sua banda mas também não deve passar dos 100mb/s sendo que o HD normal consegue uma taxa de uns 80mb/s nem vejo muita diferença, é útil apenas no Boot e abertura de programas muito grande sendo que os 8Gb dão conta.

 

E entre os SSD pegar um de 470mb/s ou um de 510mb/s é papo para vender mais caro isso é só para transferências entre SSDs ligados em uma placa de PC com SATA 3.0 !

 

Raramente a gente precisa do melhor, seja em qualquer área da vida, mas se ter aquilo é uma possibilidade, por que não? rs. 

 

Mas falando sobre a questão de nivelar por baixo, tem que ver uma coisa também, não é porque o USB, conexão ou outra coisa vai te segurar que você não precisa de um SSD rápido. Na maioria do tempo estamos acessando coisas armazenadas em nosso HD, o sistema faz isso o tempo todo e aí é que está a maior diferença. Levando seu exemplo para a questão de carros por exemplo era como dizer que não podemos ter um carro rápido porque nas ruas não passamos de 60 por hora. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ajuda sim, sei onde é o monti maré. Estou pensando em deixar o HD que veio no Mac no lugar do DVD então o SSD não precisa ser tão grande.

430 em um de 250gb acredito que da para pegar um pouco maior com um pouco mais então ja tenho uma base. Qual a data da compra?

Sabe qual a diferença do pró para o não pró?

 

E aí, instalou?

conte pra gente como ficou o desempenho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aproveitando o tópico, entrei na onda de trocar o HD por SSD novamente. Fui de Samsung 840 EVO 120gb, já tive um Kingston no meu antigo MacBook Pro Core2Duo, gostava dele apesar dos congelamentos, mas depois de ler sobre a baixa performance dele aí resolvi comprar da Samsung mesmo. Segue um videozinho rápido que fiz comparando a velocidade de leitura/gravação entre o original e o SSD. 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pra quê 500GB? Eu trabalhei 1 ano com um de 128gb sem maiores problemas. Troquei meu mac e ainda não coloquei um SSD no novo, agora quero um de 256gb.

 

Minha lógica é a seguinte. Calculo quantos GB preciso que estejam sempre comigo no mac, depois disso jogo uns 40% acima como uma folga pra arquivos que eu venha a precisar no futuro.

 

No meu caso, preciso de uns 50gb pro sistema + apps, mais uns 20gb pra arquivos de clientes + 50gb pra bootcamp/vm. Somando isso chego a conclusão de que preciso de no mínimo 120gb, jogo mais 40% em cima pra ter uma folga, caio em 168gb, logo 256gb são suficientes pra mim.

 

Acho absolutamente desnecessário ter filmes, instaladores de programas e afins no mac. Isso tudo pode muito bem ficar em um HDD externo, que pode inclusive ser o HDD que vai retirar do mac.

 

 

Adalberto, quanto sobra de espaço no SSD de 128gigas com a instalação do OS X?

Ainda me dá certa claustrofobia esse espaço... 

Pelo que eu andei vendo os macbooks novos são mais complicados pra fazer Up, até a memoria RAM é soldada, daí além de pagar uma nota no MB ainda tem que pagar mais uma nota pra já vir com UP... tenso...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Adalberto, quanto sobra de espaço no SSD de 128gigas com a instalação do OS X?

Ainda me dá certa claustrofobia esse espaço... 

Pelo que eu andei vendo os macbooks novos são mais complicados pra fazer Up, até a memoria RAM é soldada, daí além de pagar uma nota no MB ainda tem que pagar mais uma nota pra já vir com UP... tenso...

 

 

Aqui no meu ele diz 24gb de aplicativos + 6gb de outros, isso porque tenho instalado o Mavericks, Office 2011, Photoshop CC 2014, toda a suíte iLife e mais uma porrada de app. 

 

Estou mantendo no note somente os arquivos que estou usando/trabalhando no momento, ainda tenho 70gb livre. Se souber utilizar e deixar no HD externo os arquivos menos importantes, 128gb dá pra usar sim, eu pelo menos estou sobrevivendo com ele rs. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



×
×
  • Criar Novo...