Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Vale a pena colocar SSD?


Luis Menezes

Posts Recomendados

Concordo. Mas tem que ser ou la ou na paulista no monte mare. Se quiser ir junto forcamos abaixar o preco pela memoria e pelo hd.

Compre memoria 1600 o mac aceita.

 

 

Agora fiquei na dúvida. Meu MacBook de 2011 tem 8gb 1333mhz e estou querendo colocar 16gb, mas não sei se 1600mhz ou 1333mhz.

Você usou algum software para ver se o computador realmente estava trabalhando com 1600mhz ou apenas estava mostrando e subutilizando a memória, usando-a em 1333mhz?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora fiquei na dúvida. Meu MacBook de 2011 tem 8gb 1333mhz e estou querendo colocar 16gb, mas não sei se 1600mhz ou 1333mhz.

Você usou algum software para ver se o computador realmente estava trabalhando com 1600mhz ou apenas estava mostrando e subutilizando a memória, usando-a em 1333mhz?

Nos processadores da série core ix o controlador de memória fica no processador e não na placa mãe, logo a capacidade máxima e barramento são responsabilidades do processador. Pode verificar essas informações nesse site. http://ark.intel.com

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Levando tudo isso que vocês falaram sobre as vezes não precisar o top dos ssd's e peças, poderiam me responder uma coisa. Tava afim de comprar um ssd de 250gb, mas a grana ta apertada. Pro meu uso que é pacote adobe e coisas bem básicas de C4d, acham que um Evo 120gb + aquele esquema de manter meu hdd já resolveria meus problemas? Tenho um macbook pro mid 12.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Levando tudo isso que vocês falaram sobre as vezes não precisar o top dos ssd's e peças, poderiam me responder uma coisa. Tava afim de comprar um ssd de 250gb, mas a grana ta apertada. Pro meu uso que é pacote adobe e coisas bem básicas de C4d, acham que um Evo 120gb + aquele esquema de manter meu hdd já resolveria meus problemas? Tenho um macbook pro mid 12.

Sobre não precisar do top e tal.

 

Existem duas situações, em uma a máquina é antiga e tem SATA 2, nesse caso não adianta pegar um top de linha com SATA 3 que vai ficar subutilizado.

Em outra situação a máquina é atual e suporta todos os benefícios de um top de linha, nesse caso vale a comparação de valores, um EVO 840 tem uma diferença considerável para o 850 PRO. Comparativo

 

Isso significa que o EVO 840 é ruim? Não. Ele é um excelente SSD e te servirá muito bem. O que vale nesse caso é, vale a diferença de quase R$200,00 para ter uma performance cerca de 38% maior?

 

A capacidade do SSD, em alguns casos, influem muito pouco no desempenho. Eu coloquei um EVO 840 de 256gb no meu mac e até hoje o de 120gb teria me servido muito bem, já que nunca coloquei mais que 80gb no disco.

 

Em resumo à sua pergunta, se não vai precisar de muito espaço para aplicações (veja isso pela analise de disco do teu mac), 120gb é mais do que suficiente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Troquei o meu HDD por um SSD há aproximadamente duas semanas.

Podemos fazer duas comparações: a prática, a melhora de performance que você nota no dia a dia - e a teórica, quando usa um app pra medir a velocidade de escrita e leitura.

 

Na teórica, com HDD: 40 escrita/60 leitura. SSD: 200 escrita/400 leitura.

5x, achei muito pouco, e fiquei um pouco chateado com isso.

 

Porém, na prática, minha máquina virou outra. Nunca mais vi a beach ball. Boot que estava chegando quase a 3 minutos agora está em 9 segundos. Os programas abrem instantaneamente (MySQL Workbench, PHPStorm, Affinity Designer, iTunes). Então deixei de lado a chateação pelos números, e me apeguei à prática.

 

SSD Kingston V300 250GB (paguei R$380), MBP 13" Early 2011, 8GB RAM 1333MHz, i5 2.3GHz. El Capitan Beta 5.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Troquei o meu HDD por um SSD há aproximadamente duas semanas.

Podemos fazer duas comparações: a prática, a melhora de performance que você nota no dia a dia - e a teórica, quando usa um app pra medir a velocidade de escrita e leitura.

 

Na teórica, com HDD: 40 escrita/60 leitura. SSD: 200 escrita/400 leitura.

5x, achei muito pouco, e fiquei um pouco chateado com isso.

 

Porém, na prática, minha máquina virou outra. Nunca mais vi a beach ball. Boot que estava chegando quase a 3 minutos agora está em 9 segundos. Os programas abrem instantaneamente (MySQL Workbench, PHPStorm, Affinity Designer, iTunes). Então deixei de lado a chateação pelos números, e me apeguei à prática.

 

SSD Kingston V300 250GB (paguei R$380), MBP 13" Early 2011, 8GB RAM 1333MHz, i5 2.3GHz. El Capitan Beta 5.

Concordo com a sua comparação. Mas a teóric, no seu caso, foi influenciada pelo modelo de SSD que escolheu.

 

Houve uma grande polêmica envolvendo esse Kingston V300. A Kingston fez uma bela de uma cachorrada e lançou esse modelo com uma NAND bacanuda e depois substituiu por uma NAND mais simples.

Aqui o EVO 840 bate a casa dos 400/500.

bTXSd.png

 

Nem de longe estou dizendo que o V300 não valha a pena, mas se puder gastar 200 a mais e pegar um modelo com desempenho superior, pode valer à pena.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Blackmagic Disk Speed Test

 

https://itunes.apple.com/br/app/blackmagic-disk-speed-test/id425264550?mt=12

 

Posta o resultado do seu aí. Eu queria um desse SSD seu, mas a grana (na época) só deu para o EVO, que estava um pouco mais em conta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Blackmagic Disk Speed Test

 

https://itunes.apple.com/br/app/blackmagic-disk-speed-test/id425264550?mt=12

 

Posta o resultado do seu aí. Eu queria um desse SSD seu, mas a grana (na época) só deu para o EVO, que estava um pouco mais em conta.

 

Qual SSD você pretendia comprar, Adalberto? Ainda estou decidindo qual escolher e tenho muitas dúvidas sobre qual pegar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Blackmagic Disk Speed Test

 

https://itunes.apple.com/br/app/blackmagic-disk-speed-test/id425264550?mt=12

 

Posta o resultado do seu aí. Eu queria um desse SSD seu, mas a grana (na época) só deu para o EVO, que estava um pouco mais em conta.

Valeu, Adalberto. Muito obrigado!

Vou postar o resultado sim. Eu gosto muito desse meu SSD, mas o EVO também é muito bom.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Qual SSD você pretendia comprar, Adalberto? Ainda estou decidindo qual escolher e tenho muitas dúvidas sobre qual pegar.

Eu pretendia pegar o Corsair Neutron XT, mas naquele momento ele estava com uma diferença razoável e acabei ficando com o EVO 840 (que é excelente, por sinal). Mas os 2 são bem próximos, um ganha em x aspectos e perde em y. Era mais por questão de preferência da marca mesmo.

 

Se eu fosse trocar / comprar um SSD hoje, com certeza seria o 850 PRO. Ele já está bem acima dos 2 candidatos que que eu tinha, e o preço não está tão acima. Vai dar no máximo 200 dilmas de diferença.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Blackmagic Disk Speed Test

 

https://itunes.apple.com/br/app/blackmagic-disk-speed-test/id425264550?mt=12

 

Posta o resultado do seu aí. Eu queria um desse SSD seu, mas a grana (na época) só deu para o EVO, que estava um pouco mais em conta.

Não sei se consegui fazer direito. O APP não parava de testar, daí eu escolhi um momento e fiz o print. Existe alguma maneira específica de testar?

 

Segue a tela

post-611-0-34597600-1439609167_thumb.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Concordo com a sua comparação. Mas a teóric, no seu caso, foi influenciada pelo modelo de SSD que escolheu.

 

Houve uma grande polêmica envolvendo esse Kingston V300. A Kingston fez uma bela de uma cachorrada e lançou esse modelo com uma NAND bacanuda e depois substituiu por uma NAND mais simples.

Aqui o EVO 840 bate a casa dos 400/500.

 

Nem de longe estou dizendo que o V300 não valha a pena, mas se puder gastar 200 a mais e pegar um modelo com desempenho superior, pode valer à pena.

 

 

Não sabia dessa da NAND. Mas anyway, tá bem legal e vai durar por uns bons anos. hahaha

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não sei se consegui fazer direito. O APP não parava de testar, daí eu escolhi um momento e fiz o print. Existe alguma maneira específica de testar?

 

Segue a tela

 

É assim mesmo, o teste é tipo um stress test.

 

Não sabia dessa da NAND. Mas anyway, tá bem legal e vai durar por uns bons anos. hahaha

Vai sim, com certeza. Alguns modelos chegaram a apresentar problemas com essa NAND mesmo, mas geralmente já aparecia na instalação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É assim mesmo, o teste é tipo um stress test.

 

Vai sim, com certeza. Alguns modelos chegaram a apresentar problemas com essa NAND mesmo, mas geralmente já aparecia na instalação.

Mas o ruim disso é que o resultado nunca é preciso, não é? Porque cada vez que eu parar o teste para fazer o print, vou ter um resultado diferente da velocidade. Teria algum APP que apresente um resultado mais fiel?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas o ruim disso é que o resultado nunca é preciso, não é? Porque cada vez que eu parar o teste para fazer o print, vou ter um resultado diferente da velocidade. Teria algum APP que apresente um resultado mais fiel?

Resultado fiel é algo relativo. Ele é fiel ao estado atual do sistema. Se por alguma razão o SO resolver fazer um uso mais severo do disco durante o teste, vai apresentar essa diferença também.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Resultado fiel é algo relativo. Ele é fiel ao estado atual do sistema. Se por alguma razão o SO resolver fazer um uso mais severo do disco durante o teste, vai apresentar essa diferença também.

Sim sim, entendi, é que esperava algum APP que determinasse a velocidade máxima de leitura e gravação da unidade SSD.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Revivendo aqui pra tirar uma dúvida. O cady pra por o hd antigo no lugar do leitor de dvd é 9,5mm ou 12,7mm?

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-670161336-adaptador-caddy-sata-95mm-phddssd-25-macbook-e-outros-_JM

 

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-692171457-adaptador-caddy-sata-127mm-para-segundo-hd-ssd-25-_JM

 

Sei que ta escrito macbook ali, mas prefiro ter certeza do que quebrar a cara hehehe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Revivendo aqui pra tirar uma dúvida. O cady pra por o hd antigo no lugar do leitor de dvd é 9,5mm ou 12,7mm?

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-670161336-adaptador-caddy-sata-95mm-phddssd-25-macbook-e-outros-_JM

 

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-692171457-adaptador-caddy-sata-127mm-para-segundo-hd-ssd-25-_JM

 

Sei que ta escrito macbook ali, mas prefiro ter certeza do que quebrar a cara hehehe

Para MacBook Pro é 9,5mm 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho um MacBook Pro 13" mid 2010 (OSX 10.10.5), e estou vendo qual SSD comprar (nos EUA) para fazer a troca do meu HD.

 

Alguém sabe se os Samsung 850 EVO ou PRO apresentariam algum tipo de incompatibilidade? Teria que tomar algum cuidado ou fazer algo na instalação?

 

Pois achei uns tópicos de pessoas que tiveram problemas com o EVO em MBP de 2009/2010:

https://discussions.apple.com/thread/7181010

https://discussions.apple.com/thread/6870897

 

Mas já não sei se é incompatibilidade mesmo ou defeito no SSD.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



×
×
  • Criar Novo...