Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Vale a pena colocar SSD?


Luis Menezes

Posts Recomendados

Este SSD que citaram, Samsung Evo é realmente muito bom, o Pro é ligeiramente melhor, sempre 850 tanto 850 Evo como 850 Pro, quanto ao tamanho 250 para cima, 128 logo logo fica apertado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 31 de outubro de 2016 at 10:49, Molina disse:

Este SSD que citaram, Samsung Evo é realmente muito bom, o Pro é ligeiramente melhor, sempre 850 tanto 850 Evo como 850 Pro, quanto ao tamanho 250 para cima, 128 logo logo fica apertado

Molina,

o que muda do 750 para o 850 850pro???

 

outra dúvida,

se caso eu optar em comprar aquela gavetaHD que vende no ML para transformar o disco em gaveta de HD, apos a instacao do hdgaveta no mac, eu preciso instalar algo para reconhecimento?

pois uso um hdgaveta usb, e nunca exigiu nada para reconhecimento 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi Danyllo,

Parece que o 750 é uma opção de SSD mais barata em relação ao 850, o tipo de memoria usada é diferente e é levemente inferior, quase imperceptível ao usuário comum, agora eu acredito que só valha a pena ser comprado se o preço for bem mais barato, caso contrário ir de 850 mesmo! Quanto as gavetas, nenhum software é necessário para reconhecimento, basta plugar na porta Usb e pronto

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, danyllorosa disse:

Molina,

o que muda do 750 para o 850 850pro???

 

outra dúvida,

se caso eu optar em comprar aquela gavetaHD que vende no ML para transformar o disco em gaveta de HD, apos a instacao do hdgaveta no mac, eu preciso instalar algo para reconhecimento?

pois uso um hdgaveta usb, e nunca exigiu nada para reconhecimento 

A diferença entre ambos é a performance. O 850 Pro tem performance significativamente superior à do 750. Veja o comparativo abaixo. Se a diferença de preço não for muito grande, vá de 850.

http://ssd.userbenchmark.com/Compare/Samsung-750-EVO-500GB-vs-Samsung-850-Pro-512GB/m143302vs3478

Com relação ao Data Doubler / Caddy / Gaveta, basta instalar e utilizar. Só precisará de algum procedimento caso utilize um HDD/SSD que não esteja formatado para o padrão do Mac. Embora o Mac reconheça normalmente FAT e exFAT, nessa gaveta o ideal seria ter o disco formatado para o padrão do Mac.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 01/11/2016 at 16:34, Adalberto Taylor disse:

A diferença entre ambos é a performance. O 850 Pro tem performance significativamente superior à do 750. Veja o comparativo abaixo. Se a diferença de preço não for muito grande, vá de 850.

http://ssd.userbenchmark.com/Compare/Samsung-750-EVO-500GB-vs-Samsung-850-Pro-512GB/m143302vs3478

Com relação ao Data Doubler / Caddy / Gaveta, basta instalar e utilizar. Só precisará de algum procedimento caso utilize um HDD/SSD que não esteja formatado para o padrão do Mac. Embora o Mac reconheça normalmente FAT e exFAT, nessa gaveta o ideal seria ter o disco formatado para o padrão do Mac.

Blz, farei isso.

Optei pelo 750, esperar chegar eu compartilho com voces. Obrigado 

Em 31/10/2016 at 09:42, Molina disse:

Desculpe então, qual é seu Macbook? modelo, ano e processador? eu tenho um Macbook Unibody White 2009 e instalei nele o MacOS Sierra sem problemas! não acredito que o seu seja anterior ao meu Macalhanbeque

Molina, o meu tbm é um Pro 2009; meados; não sei ao certo o que muda para o seu, mais gostaria de saber se com a execução do ssd vai melhorar a temperatura???

Fica de 65• a 78• em programas mais pesados, acho que aquece muito...

No colo ele esquenta bastante.

Proximo passo é dar up nas ram. Está com 4 de ram, mas diz que o hd tbm tem memorias que ajuda no desempenho ....

 

O que me diz?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

26 minutos atrás, danyllorosa disse:

Blz, farei isso.

Optei pelo 750, esperar chegar eu compartilho com voces. Obrigado 

Molina, o meu tbm é um Pro 2009; meados; não sei ao certo o que muda para o seu, mais gostaria de saber se com a execução do ssd vai melhorar a temperatura???

Fica de 65• a 78• em programas mais pesados, acho que aquece muito...

No colo ele esquenta bastante.

Proximo passo é dar up nas ram. Está com 4 de ram, mas diz que o hd tbm tem memorias que ajuda no desempenho ....

 

O que me diz?

As temperaturas tem muito pouco a ver com o disco. Geralmente elas estão mais ligadas a processos que estão rodando na máquina, em primeiro ou segundo plano.

Quando troquei o HDD do meu antigo Mac por um SSD, a diferença foi mínima. Houve uma redução inicial porque as tarefas que antes levavam um bom tempo para serem executadas, passaram a ser executadas quase que instantaneamente. Mas pouco tempo depois eu notei que as temperaturas passaram a aumentar, devido ao fato de que eu iniciava alguns programas, que antes eu só usaria quando tivesse realmente precisando, a toa.

Você está obtendo essas temperaturas de que forma, smcfancontrol? Geralmente esses programas monitoram a temperatura do processador e gpu, outros são mais detalhados, mas ainda costuma ser preciso garimpar um pouco mais.

Você pode, e deve, resetar SMC e NVRAM para tentar melhorar as temperaturas do seu Mac. Você também pode aproveitar a oportunidade para fazer uma instalação limpa no seu Mac, eliminando assim quaisquer softwares problemáticos que estejam instalados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu não uso programas pesados como edição de vídeo por exemplo, uso apenas para estudar e poder fazer manutenção, é fato que um ssd esquenta menos que um hd, mas no seu caso o que deve estar gerando mais calor, indiretamente, é a quantidade limitada de memoria que tem, por causa do arquivo de memoria virtual ou swap file, vou explicar: conforme o mac (windows também) vai trabalhando ele vai colocando dados na memoria, após uma dada operação quando precisa de mais espaço na memoria ele pega algo menos recente dela e põe na memoria virtual que fica no hd ai sobra espaço na memoria para mais informação com isto ele "simula" ter mais memoria do que realmente tem, vai jogando da memoria para o disco e do disco para a memoria, se você tem pouca memoria ele tem que acessar muito mais a memoria virtual no hd o que acaba sobrecarregando o hd e gerando mais calor por causa de muitos acessos, quanto menor a memoria mais ele vai acessar o hd, quanto mais memoria ele tiver menos terá esta necessidade, não sei se fui claro, se houver dúvidas fiquem a vontade

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

uma boa analogia seria a de um escritório (computador) aonde exista uma mesa (memoria) e uma estante (hd ou ssd), seu trabalho consiste de buscar livros na estante conforme a necessidade e colocá-los na mesa para trabalhar, se sua mesa for muito pequena sua necessidade de ir até a estante devolver e pegar novos livros será maior, se sua mesa for grande poderia deixar alguns livros nela para ir menos até a estante, como você não irá muito até a estante ficará com menos calor e poderá inclusive tomar um café na cozinha, opa agora me perdi! não existe cozinha

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

outra coisa que pode estar gerando calor seria ventoinhas com muita poeira, se você, como eu, tem gatos persas ou cachorros com o tempo eles transferem toda a pelagem para dentro dos computadores, uma limpeza com ar comprimido poderia ajudar

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 horas atrás, Adalberto Taylor disse:

As temperaturas tem muito pouco a ver com o disco. Geralmente elas estão mais ligadas a processos que estão rodando na máquina, em primeiro ou segundo plano.

Quando troquei o HDD do meu antigo Mac por um SSD, a diferença foi mínima. Houve uma redução inicial porque as tarefas que antes levavam um bom tempo para serem executadas, passaram a ser executadas quase que instantaneamente. Mas pouco tempo depois eu notei que as temperaturas passaram a aumentar, devido ao fato de que eu iniciava alguns programas, que antes eu só usaria quando tivesse realmente precisando, a toa.

Você está obtendo essas temperaturas de que forma, smcfancontrol? Geralmente esses programas monitoram a temperatura do processador e gpu, outros são mais detalhados, mas ainda costuma ser preciso garimpar um pouco mais.

Você pode, e deve, resetar SMC e NVRAM para tentar melhorar as temperaturas do seu Mac. Você também pode aproveitar a oportunidade para fazer uma instalação limpa no seu Mac, eliminando assim quaisquer softwares problemáticos que estejam instalados.

 

Entendi, eu uso o smcfancontrol. Ele permite o controle do cooler.

farei isso, mas as temperaturas estão melhor depois que eu formatei com sistema limpo....

estava pensando em instalar no ssd o ElCapitan, será que vai ficar muito lerdo?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora, danyllorosa disse:

 

Entendi, eu uso o smcfancontrol. Ele permite o controle do cooler.

farei isso, mas as temperaturas estão melhor depois que eu formatei com sistema limpo....

estava pensando em instalar no ssd o ElCapitan, será que vai ficar muito lerdo?

 

Salvo engano, ele também não obtém temperaturas de outros sensores, como o do HDD, por exemplo.

Sobre instalar o El Cap no SSD, não entendi a dúvida. O sistema operacional, geralmente, vai no SSD mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 horas atrás, Molina disse:

outra coisa que pode estar gerando calor seria ventoinhas com muita poeira, se você, como eu, tem gatos persas ou cachorros com o tempo eles transferem toda a pelagem para dentro dos computadores, uma limpeza com ar comprimido poderia ajudar

Molina,

obrigado pela atenção e paciência. Consegui compreender muito bem suas analogias. Entendi perfeitamente,mem breve estarei upando as 4ram para 8.

verdade, em relação a limpeza.... Ja tem um bom tempo que está precisando. Na semana que vem, estarei instalando o ssd quando chegar e farei uma limpeza.

eu sempre fiz formataçoes limpa....

sempre copiei Meus arquivos a um HD e formatei. Formatação limpa é outra vida.

voce está utilizando qual versao? Acha que com o ssd eu passarei bem com ElCapitan? Estou no Yosemite.

3 minutos atrás, Adalberto Taylor disse:

Salvo engano, ele também não obtém temperaturas de outros sensores, como o do HDD, por exemplo.

Sobre instalar o El Cap no SSD, não entendi a dúvida. O sistema operacional, geralmente, vai no SSD mesmo.

Desculpe,

quiz dizer se usar o elcapitan vai ficar muito lerdo o mac, pois estou no Yosemite, nunca utilizei o ElCapitan....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, danyllorosa disse:

Desculpe,

quiz dizer se usar o elcapitan vai ficar muito lerdo o mac, pois estou no Yosemite, nunca utilizei o ElCapitan....

Agora eu entendi.

Não é exatamente uma receita de bolo, nem sempre o comportamento será o mesmo e tal. Mas quando eu atualizei do Yosemite para o El Cap, notei um sistema mais estável. Mas vale lembrar que estamos falando de um Mac quase 4 anos mais recente com 16gb de RAM e SSD.

Acho que vale tentar, qualquer coisa você volta para o Yosemite. Mas eu já arriscaria direto no Sierra.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, boa tarde!

Essa gaveta de HD que vcs se referem é aquelas para que vire um Hd externo ou tipo um "HD central"?

Ja ouvi falar dessa de por o HDD no lugar onde fica o DVD do computador. Contudo, ouvi dizer que nao é uma boa fazer, da muitos problemas e etc.  Vou usar meu antigo HD como externo mesmo.

To usando o El capitan no meu HD normal e ta de boas, funcionando bem. Pessoal ai acha que o Yosimite funciona melhor que o El Capitan? Meu computador nao atualiza para o sierra, aparece a msg abaixo.

Abs

Captura de Tela 2016-10-31 às 11.06.26.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

23 minutos atrás, Dree disse:

Pessoal, boa tarde!

Essa gaveta de HD que vcs se referem é aquelas para que vire um Hd externo ou tipo um "HD central"?

Ja ouvi falar dessa de por o HDD no lugar onde fica o DVD do computador. Contudo, ouvi dizer que nao é uma boa fazer, da muitos problemas e etc.  Vou usar meu antigo HD como externo mesmo.

To usando o El capitan no meu HD normal e ta de boas, funcionando bem. Pessoal ai acha que o Yosimite funciona melhor que o El Capitan? Meu computador nao atualiza para o sierra, aparece a msg abaixo.

Abs

Captura de Tela 2016-10-31 às 11.06.26.png

Nao informa... clico nela e não abre nada

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, Dree disse:

Pessoal, boa tarde!

Essa gaveta de HD que vcs se referem é aquelas para que vire um Hd externo ou tipo um "HD central"?

Ja ouvi falar dessa de por o HDD no lugar onde fica o DVD do computador. Contudo, ouvi dizer que nao é uma boa fazer, da muitos problemas e etc.  Vou usar meu antigo HD como externo mesmo.

To usando o El capitan no meu HD normal e ta de boas, funcionando bem. Pessoal ai acha que o Yosimite funciona melhor que o El Capitan? Meu computador nao atualiza para o sierra, aparece a msg abaixo.

Abs

Captura de Tela 2016-10-31 às 11.06.26.png

Essa gaveta é um adaptador que tem o formato do drive óptico e um "espaço" para o HDD dentro dele.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-719832970-adaptador-dvd-para-hd-ou-ssd-notebook-drive-caddy-95mm-sata-_JM

Esse erro que apareceu é porque, provavelmente, seu Mac não é compatível com o Sierra. Confira a compatibilidade do seu Mac no link abaixo.

https://www.apple.com/br/macos/how-to-upgrade/#hardware-requirements

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde,

Já coloquei muitos HDs no lugar do CD e o SSD no lugar do HD e nunca tive problemas em nenhuma manutenção que fiz, nunca ninguém relatou problemas.

Se você usar HD em case externo você irá perder algo na velocidade por estar usando conexão Usb ao invés da Sata.

Danyllo, eu estou usando o Sierra num Macbook 2009 Branco, inferior ao Pro 2009, parece que existe alguns remendos ou patches que permitem instalar no Pro 2009, precisaria fazer um para testar, se quiserem me passar fiquem a vontade.

Abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



×
×
  • Criar Novo...