Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Macbook Travando


crepaldi

Posts Recomendados

Fala galera, blz?

Estou tendo um problema com meu Macbook White 6,1 e gostaria que vocês me ajudassem.

Bom, pra começar vou relatar os "sintomas": 

- O note está travando bastante e está relativamente bem lento mas isso não acontece o tempo todo. Por exemplo, vou abrir uma aba no safari e fica aquela bolinha colorida rodando (carregando) por bastante tempo. E isso só pra abrir uma aba no navegador!

- Vou abrir um app e o note simplesmente trava. O cursor do mouse até funciona mas nada acontece, parece que estou apenas passando o mouse sobre uma foto da tela e depois de um tempo volta ao normal.

- Também assisto muitas séries em qualidade HD (arquivo MKV) e nunca tive problemas, sempre rodava suave. Agora chega em momentos que a imagem começa a embaralhar e trava! E volta depois de uns minutos.

- Outro coisa muita estranha são as músicas que estão trocando sozinha no iTunes. Algumas tocam inteiras mas as vezes troca sozinha no meio de uma música. Bem aleatório!

 

Lembrando que todos esses problemas começaram juntos e do nada. Nunca tive problema com esse note antes.

Este MBW está com 8GB de RAM (Corsair), já coloquei os pentes originais pra ver se era problema com a memória, mas o problema persiste.
Já verifiquei HD com o utilitário de disco e pediu para eu reiniciar o note pra rodar o utilitário no boot. Foi encontrado um erro e "reparado". Achei que esse era o problema e tinha resolvido, mas não, nada adiantou.

 

Não sei se isso pode ser um problema relacionado com a CPU, placa mãe ou outro componente pois não tenho como testar, e gostaria de levar em uma AT em último caso ($$$$$).

Estou sem verba pra trocar de note agora. Levei em consideração colocar um SSD só pra dar uma melhorada mas tenho medo de o problema não ser o HD e colocar um componente caro numa máquina com problema.

Se alguém puder me ajudar, eu agradeço. E desculpe pelo longo texto, quis deixar tudo bem explicado.

Valeu!
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pode ser algo relacionado com o HD sim. Ainda mais por vc já ter visto que ele teve um problema.

O que vc pode tentar fazer é formatar o HD e reinstalar o sistema. Isso pode te ajudar a melhorar esse problema de "travamento" por enquanto. Mas se o HD estiver com algum problema físico, ai não tem jeito. Pelo tempo de vida dessa máquina é bem provável que o HD já esteva apresentando algum defeito. É preciso entender que o HD comum tem peças móveis e que vão sofrer com ação do tempo e uso.

Considere um SSD sim. Dá vida nova ao Mac e vc vai ter um ganho de velocidade significativo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não podemos descartar que o HDD seja a fonte do problema, mas às vezes um clean install resolve o problema. 

Tente realizar um backup dos seus arquivos e instalar o OS X novamente, do zero - Isso pode ajudar.

 

 

Pode ser algo relacionado com o HD sim. Ainda mais por vc já ter visto que ele teve um problema.

O que vc pode tentar fazer é formatar o HD e reinstalar o sistema. Isso pode te ajudar a melhorar esse problema de "travamento" por enquanto. Mas se o HD estiver com algum problema físico, ai não tem jeito. Pelo tempo de vida dessa máquina é bem provável que o HD já esteva apresentando algum defeito. É preciso entender que o HD comum tem peças móveis e que vão sofrer com ação do tempo e uso.

Considere um SSD sim. Dá vida nova ao Mac e vc vai ter um ganho de velocidade significativo.

 

Obrigado pela ajuda!

 

Eu faço backup pela Time Machine. Será que após eu formatar e eu usar o TM pra repor meus arquivos o problema poderá voltar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crepaldi, boa tarde. Fazendo a instalação limpa e retornando o BK pelo TM é a melhor solução. O sistema de BK da Apple sempre mantém os arquivos do sistema baseado em algumas informações como versão, data de criação, entre outros. Então é bem seguro que algum arquivo com defeito não retorne a nova configuração.

O que você pode fazer é transferir somente seus usuários e arquivos para a instalação nova. E instalar novamente os aplicativos que usa, assim como configurar as redes que utiliza. Terá mais trabalho e poderá perder informações que nem lembra mais que tem guardadas (redes sem fio que usou, senhas, sites, emails...), por isso não aconselho a não ser que queira recomeçar a utilização praticamente do zero.

Tenho certeza que a instalação limpa e o retorno do BK via TM vai ser o suficiente.

 

Caso tenha alguma dúvida estamos a disposição.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crepaldi, boa tarde. Fazendo a instalação limpa e retornando o BK pelo TM é a melhor solução. O sistema de BK da Apple sempre mantém os arquivos do sistema baseado em algumas informações como versão, data de criação, entre outros. Então é bem seguro que algum arquivo com defeito não retorne a nova configuração.

O que você pode fazer é transferir somente seus usuários e arquivos para a instalação nova. E instalar novamente os aplicativos que usa, assim como configurar as redes que utiliza. Terá mais trabalho e poderá perder informações que nem lembra mais que tem guardadas (redes sem fio que usou, senhas, sites, emails...), por isso não aconselho a não ser que queira recomeçar a utilização praticamente do zero.

Tenho certeza que a instalação limpa e o retorno do BK via TM vai ser o suficiente.

 

Caso tenha alguma dúvida estamos a disposição.

 

 

Continuo com a mesma dica, anos de experiência ;)

Hoje eu formatei o MBW mas coloquei o backup do TM. E os problemas persistem!

 

Durante a semana vou formatar de novo e colocar só alguns arquivos essenciais manualmente mesmo e ver como que fica.

Se continuar provavelmente vou ter que investir em um SSD.

Aliás, vocês conhecem algum programa pra testar todos os componentes do note?

Já utilizei o Memtest pras memórias e o Disk Utility do OS X pro HD (rodei hoje depois de formatado e deu ok). Tentei usar o Apple Hardware Test mas pelo que vi meu note não "suporta" esse programa. Queria algo que pudesse testar o processador também.

 

Obrigado à todos pela ajuda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hoje eu formatei o MBW mas coloquei o backup do TM. E os problemas persistem!

 

Durante a semana vou formatar de novo e colocar só alguns arquivos essenciais manualmente mesmo e ver como que fica.

Se continuar provavelmente vou ter que investir em um SSD.

Aliás, vocês conhecem algum programa pra testar todos os componentes do note?

Já utilizei o Memtest pras memórias e o Disk Utility do OS X pro HD (rodei hoje depois de formatado e deu ok). Tentei usar o Apple Hardware Test mas pelo que vi meu note não "suporta" esse programa. Queria algo que pudesse testar o processador também.

 

Obrigado à todos pela ajuda.

 

Nunca testei e nem precisei usar em Mac mas aqui vai minha contribuição nessa sua jornada.

 

http://www.baixaki.com.br/download/hiren-s-bootcd.htm

 

Uso a anos e ainda me ajuda muito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O tipo de problema relatado pode e muito bem estar relacionado ao HDD. Note que em todos os momentos em que ocorrem os travamentos seu mac está realizando alguma operação de leitura do disco. Mesmo esse problema de trocar as músicas do iTunes pode ser ocasionado por problemas com o HDD, caso o arquivo de música esteja armazenado sobre um setor defeituoso, vai apresentar um problema de leitura, nesse caso o iTunes pode simplesmente parar de executar aquela faixa e pular para a próxima.

 

Para verificar seu HDD eu recomendo fortemente o TechTool Pro, faça um exame de superfície e veja se não retornará nenhum badblock. Os testes da Apple fazem um exame bem superficial e rápido, um bom exame de superfície leva algumas horas para ser concluído.

 

https://www.micromat.com/products/techtool-pro

 

Sobre restaurar o Backup do TimeMachine, estou com o Tião. O TM restaura todos os arquivos para o seu sistema. Então imagine que exista algum arquivo de configuração com erro na sua pasta "Library", esse arquivo será restaurado pois a sua versão (problemática ou não) é mais recente do que a versão gerada na instalação do sistema.

 

O mais recomendável, na minha opinião, é fazer uma clean install e tentar usar o sistema sem recuperar nada do backup por algumas horas, se o problema persistir, pode eliminar o fator sistema. Se o problema desaparecer, restaure o seu backup manualmente. É uma boa hora para rever o senso de utilização dos apps que tem instalado em seu mac.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nunca testei e nem precisei usar em Mac mas aqui vai minha contribuição nessa sua jornada.

 

http://www.baixaki.com.br/download/hiren-s-bootcd.htm

 

Uso a anos e ainda me ajuda muito.

 

Esse já me salvou de muitas no passado  ;)

Aprovado = "Selo TiãoGavião de Qualidade" rsssss :lol:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nunca testei e nem precisei usar em Mac mas aqui vai minha contribuição nessa sua jornada.

 

http://www.baixaki.com.br/download/hiren-s-bootcd.htm

 

Uso a anos e ainda me ajuda muit

 

Nunca testei e nem precisei usar em Mac mas aqui vai minha contribuição nessa sua jornada.

 

http://www.baixaki.com.br/download/hiren-s-bootcd.htm

 

Uso a anos e ainda me ajuda muito.

 

 

O tipo de problema relatado pode e muito bem estar relacionado ao HDD. Note que em todos os momentos em que ocorrem os travamentos seu mac está realizando alguma operação de leitura do disco. Mesmo esse problema de trocar as músicas do iTunes pode ser ocasionado por problemas com o HDD, caso o arquivo de música esteja armazenado sobre um setor defeituoso, vai apresentar um problema de leitura, nesse caso o iTunes pode simplesmente parar de executar aquela faixa e pular para a próxima.

 

Para verificar seu HDD eu recomendo fortemente o TechTool Pro, faça um exame de superfície e veja se não retornará nenhum badblock. Os testes da Apple fazem um exame bem superficial e rápido, um bom exame de superfície leva algumas horas para ser concluído.

 

https://www.micromat.com/products/techtool-pro

 

Sobre restaurar o Backup do TimeMachine, estou com o Tião. O TM restaura todos os arquivos para o seu sistema. Então imagine que exista algum arquivo de configuração com erro na sua pasta "Library", esse arquivo será restaurado pois a sua versão (problemática ou não) é mais recente do que a versão gerada na instalação do sistema.

 

O mais recomendável, na minha opinião, é fazer uma clean install e tentar usar o sistema sem recuperar nada do backup por algumas horas, se o problema persistir, pode eliminar o fator sistema. Se o problema desaparecer, restaure o seu backup manualmente. É uma boa hora para rever o senso de utilização dos apps que tem instalado em seu mac.

 

 

Se fizer o backup pelo TM volte só os programas.

 

Olá pessoal!

 

Ando meio sem tempo mas já consegui fazer o backup manual e formatei.

Agora vou passar todos os arquivos manualmente, fazer testes com esse programas que vocês me recomendaram e usar um pouco pra ver o que acontece!

 

Depois volto para relatar o resultado.

E de novo, obrigado pela ajuda de todos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



×
×
  • Criar Novo...