Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Relato: 2 anos no ecossistema Apple, de um ex-usuário do Windows


Posts Recomendados

Gostaria de aproveitar o gancho de seu relato pra fazer o meu.

Em 1999 tive meu primeiro contato com os aparelhos da Apple: um iMac lime (daqueles que pareciam um capacete, verde). Comprei numa promoção, não lembro quanto paguei, mas lembro que foi equivalente ao preço de um PC) e era novo. Serviu-me bem durante a época da faculdade, rodava softwares pesados para a época (Corel e Adobe) de maneira exemplar, sem travar. O problema, para mim, era que também com orçamento reduzido e sem a possibilidade de comprar softwares fora do Brasil como temos hoje, optei por vendê-lo e comprar um PC. Diga-se de passagem vendendo-o por um preço superior ao que paguei na época e de forma rápida. Nesse aspecto a liquidez dos Mac é imbatível.

Mantive-me fiel ao Windows, mas possuindo outros iDevices (iPhone, iPod, iPad,...). Sempre recordando com muita nostalgia do meu antigo Mac.

Neste ano, resolvi comprar um novo notebook, afinal meu antigo Sony Vaio (apesar de muito robusto e competente dentro de suas limitações), já começava a abrir o bico: bateria não segurava mais carga, travava frequentemente, etc. Foi então que comecei a cogitar a compra de um MacBook como PC pessoal, já que no trabalho uso um Dell. Mas, novamente, orçamento limitado e até mesmo uma certa precipitação em comprar a máquina logo, acabei comprando um ASUS com uma configuração até legal pelo preço (i5, 500Gb, 4Mb de RAM, placa gráfica Nvidia, tela de 15", etc. )

Mas... Windows 8.1 é horrível. O HD é dividido em 2 (ou são 2HDs separados) de 250 Gb cada, não sei bem, só sei que tenho que dividir minha coleção de fotos, música e vídeos em partes diferentes, além da dificuldade na hora do backup no HD externo.

Enfim, tive a chance de comprar um Mac e acabei optando por um PC. Me arrependi.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tudo que foi dito ate agora assino embaixo... No meu caso, não foi diferente. Nos anos de 2004, estive numa viagem em Seattle/Wa, onde tive a oportunidade de ver pela 1 vez um apple numa loja... olhei olhei e não entendi direito como funcionava essa maquininha com uma maça colorida como logotipo. O vendedor me disse na ocasião, que era um computador diferenciado da família PC... fiquei na mesma????. Resultado: comprei um PC Toshiba s150 satélite Pentium 4, pois esse me parecia ser mais simpático e amistoso quanto ao entendimento do seu funcionamento e procedência.

fora o fato de todo mundo no Brasil só falar e comprar PC.

 

Resultado: fiquei com ele, por anos a fio. Aliás ainda possuo ele, e confesso que nunca me deu problemas. Porém, em 2010 a imagem da maça ja me rondava a mente novamente, uma verdadeira perseguição, de artigos de revista e outros comentários de amigos que haviam comprado isso ou aquilo...que o computador fazia isso ou aquilo.

 

Nao tive dúvida comprei meu 1apple...um iphone4 | depois comprei outros apples. Como diz: tenho o ipad/ipod/ e ate o ipude comprar tudo isso.... e a lista aumenta não pelo fato de te-los, mais pelo fato da qualidade aliada a funcionalidade de comunicação entre eles. E a cada dia o sistema esta mais interligado... vejamos o Yosemite... e tudo que ele ira nos trazer de comunicação entre os vários apple.

 

Steve jobs, ja havia dito numa entrevista, que seria de bom tamanho e as pessoas possuírem os vários sistemas da apple, pois cada um serviria pra um momento da vida... hoje estamos caminhando pra isso... , ou seja, ha momentos que usamos o ipad na cama/// o iphone no transito/// o ipod shuffle quando caminhamos/// o Mac Pro no trabalho... etc etc e todos eles de uma certa maneira se comunicando e se entendendo. Assim so podemos desejar a essa empresa:  AUGURI AUGURI AUGURI ... é como a gente se fala em italiano quando nos desejamos vida longa a pessoa... VIDA LONGA A APPLE.    

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nossa parece q foi ontem quando ganhei meu primeiro iCoisa... Um iPod Nano 2nd G. de incríveis 2GB. Um lindo pedacinho de alumínio anodizado maravilhosamente entregue numa caixa de acrílico, que tenho guardado até hoje - o iPod foi roubado, infelizmente. Depois veio um Shuffle 2nd G; o pequeno valente encarou a máquina de lavar e ainda continuou funcionando por um tempo até a bateria dar curto. 2010 foi o ano de ouro, um lindo elefante de alumínio e vidro de 27" veio viver comigo, mudou minha vida (mais sobre isso adiante). Mais recentemente um iPad 3th 32GB e um Nano 7th que também enfrentou o monstro da máquina de lavar da minha mãe e saiu quase ileso, somente a tela não funciona, problema resolvido pelo Voice Over; engraçado o touch permanecer funcionamento enquanto a tela não. Tentei trocar a tela mas a assistência disse que alguma parte da placa lógica foi danificada então não ficaria só na tela a "brincadeira".

Voltando ao elefante prata. Que perfeição de design industrial a turma de Ive consegue alcançar. É simplesmnete magnífico! Não existe outro fabricante de computador cujos produtos, mesmo com anos de uso (quase 4, logo mais), conseguem permanecer com um ar tão contemporâneo (ok, thinkpads são um caso diferente os modelos atuais parecerem com os modelos de anos atrás, não q isso seja ruim, eu gosto deles também!). Mesmo sem as bordas super finas das gerações mais recentes, parece que acabei de tirá-lo da caixa. Sem exageros, toda vez que chego da faculdade e vejo aquela masterpiece na minha mesa com a tela levemente inclinada como se me chamasse para sentar em frente dele, observo-o com um olhar terno e tenho certeza que fiz (melhor, meu pai fez na época) o melhor investimento possível. Na minha opinião, das marcas não-de-nicho-de-alto-padrão-e-de-luxo-extremo - porque de massas não acho muito adequado devido à infeliz etiqueta de preço que essas máquinas recebem ao entrarem em nossas terras, além de que não encontrei forma melhor de descrever, desculpe-, só a Apple consegue criar essa conexão sentimental entre (praticamente) todos seus produtos e seus usuários. Isso é evidência dum design bem executado, na minha visão de leigo no assunto. A Sony conseguia despertar isso em alguns produtos a alguns anos atrás (sou relativamente jovem então não presenciei a nipônica em seus áureos tempos), hoje acho que ela perdeu grande parte dessa magia e muito dessa perda, pelo que percebi, deve-se a softwares mal desenvolvidos (opinião de leigo novamente, sou um simples usuário comum).

Em quase 4 anos, meus maiores "problemas" com meu iMac foram 2: o primeiro foi uma situação chata, não realmente um problema mas fica o aviso, dentre muitos e recorrentes, quanto ao uso de estabilizadores. Nada de grave mas foi um susto tremendo quando o computador não ligava mais. O outro foi mais um inconveniente devido a uma substituição que a Apple fez nos HDs de alguns iMacs e na minha cidade da época não havia assistências. Transportar um computador enorme de 13kg é meio complicado... Detalhe que já estava fora da garantia e mesmo assim não paguei nada por isso. Em suma, os dois "problemas", se é que podem ser chamados assim, nem se comparam às infernais dores de cabeça que meu PC windows anterior me dava, vale notar q não chegou a 4 anos de uso até conquistar o lugar que ocupa hoje no quartinho de despejo.

Quanto ao software. Sem comentários. Tudo funciona perfeitamente integrado. Realmente um relógio suíço. Não sou fanático pela Maçã, muito menos sou evangelista, apenas admiro muito a empresa, seus produtos, sua administração. Perceba que só falta um iPhone aí pro "ecossistema principal" se consolidar Hahaha porém não é algo que considero atualmente. Tenho um LG G2 e estou satisfeito com ele, me atende muito bem o android no celular assim como o iOS me atende no iPad. Quem sabe no futuro... Mas de momento minha atenção está voltada para o TC e a Apple TV. Aguardo por novidades desta ultima a tempos, quem sabe esse ano não chegam :) Acho que isso acabou virando quase uma carta de amor à minha jamanta de alumínio. Já pensei em vendê-lo para investir num MacBook Pro Retina e tudo mais porque seria conveniente pra vida na faculdade, mas não tenho coragem. Até estou ensaiando de por Windows por bootcamp a tempos, já que o software de desenho que usamos não tem versão pra Mac - mancada da Siemens, o software é o Solid Edge, se alguém tiver algumas dicas pra um perdido, agradeço hahaha - enquanto isso vou usando um vaio antigo com i3 e uma Nvidia modesta e com a tela quebrada ligado na TV por falta de coragem de instalar win (e preguiça...).

Aos recém chegados: bem-vindos ao pomar! Estejam cientes de que realmente não tem mais volta que não seja indolor :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu prefiro o Windows, pra jogar, os programas que eu uso, fora que com o preço de um macbook pro por exemplo eu monto um pc monstruoso 10x mais potente. Mas gosto é gosto. Em relação ao iPad, realmente nao existe concorrente a altura pra ele (ainda) apesar de existirem tablets Android chegando bem perto. 

 

Esse é um erro comum. Números de configuração não chegam nem perto do benefício da experiência do usuário.

 

Meu Macbook Pro, lá de 2011, tem um Core 2 Duo 2.4GHz: um processador obsoleto, se você comparar com os tais i5, i7 de hoje em dia. Míseros 8GB de memória (na época nenhum computador tinha mais que isso) e um SSD de 240GB (tecnologia de ponta, na época).

 

Como pode-se ver, ele tem uma configuração bem simples e consigo fazer absolutamente tudo que preciso. E olha que eu exploro ele! Chego a rodar 4 máquinas virtuais sem ter problemas.

 

 

Não adianta você montar um super-computador com os melhores componentes e o sistema operacional não te fornecer produtividade, segurança e conforto para executar suas tarefas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Olá a todos, esta é minha primeira postagem no Forum.

 

Também deixei há poucos meses o Windows e adquiri um MacBook Pro 13 polegadas Core i5 de 2.4GHz, 4GB de RAM e 500GB de HD. A diferença de desempenho é muito grande, e eu tinha um PC com números "superiores" aos do MBP. Comprei de um amigo, que quase não usava, está como novo.

 

Sou usuário de iPhone quando comprei um 4 de 32GB em 2011 e em dezembro passado, comprei um 5s. Ainda possuo um iPad Mini (sem retina) e um 3GS de 8GB que uso como iPod.  B)

 

Ter um "ecossistema" da Apple realmente tem me ajudado bastante, e não tenho tido problemas com travamentos, congelamentos, etc. Não preciso desligar o computador e tenho tudo integrado.

 

Espero aprender bastante com todos vocês, veteranos do fórum.

 

Abraços e até breve.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu estou em duvida quanto a qual modelo adiquirir, se compro o de 13 polegadas ou de 15.4, acontece que o modelo de 15.4 vem com uma placa de video dedicada e 16gb de ram contra 8 do de 13 polegadas... acontece que pesa muito mais e é bem maior

tudo depende do uso,mas o de 13.3 com 8gb ja da pra fazer muita coisa

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou iniciando hoje meu primeiro ecosistema.

Sou usuário de iPhone desde 2007. Porém nunca tive um Mac.

Com relação ao iPhone, serviços, qualidade, orgulho e satisfação total ao possuir tal produto.

Não tenho dúvidas de que agora com a interatividade que terei com o mac irei ficar mais fã ainda dessa maça mordida.

Grande abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Olá pessoal :)

 

Hoje gostaria de compartilhar minha experiência de 2 anos com o ecossistema Apple. (...)

 

O que eu mais gosto do seu depoimento todo é como você ilustra um ponto que eu sempre falo pras pessoas: o custo/benefício é muito maior com um Mac mesmo quando você monta uma máquina ou compra um laptop com especificações semelhantes. Dentre meus produtos ainda tenho um MBP de 2007. Até hoje ele me serve como elementos de uma estação que criei em meu escritório. É lento comparado com outras coisas, mas está tinindo. Lembro de como era difícil, nos anos 90, quando eu ainda usava Windows. Era sempre problema de vírus, lentidão de sistema, necessidade de formatar (coisa que sempre odiei), além do mais chato: comprar 23942394239849 programas extras para fazer coisas estúpidas como criar PDFs e etc. O Mac vem com tudo prontinho. Quem aqui não usou Mac na era pre-Itunes (e até um pouco durante a era iTunes quando iTunes Store/App Store não vendiam apps) não sabem da alegria que era procurar apps no próprio site da Apple e encontrar muitas apps de graça que atendiam todas as necessidades do usuário. Acho que o aspecto que mais amo refente aos Macs é, fora a liberdade imensa para criar, o fator de que com ele vem muitas vantagens e coisas ótimas de graça. É sempre uma caixa de surpresas.

 

No entanto devo dizer que compreendo pessoas - principalmente brasileiros - criticando a marca e valores praticados. Mas no Brasil é difícil comprar qualquer coisa importada. Isso dificulta que a maioria da população possa usar e quebrar todos os mitos e reconhecer todas as vantagens. Porém, que todos se alegrem e reconheçam que hoje em dia é muiiiiiito mais fácil adquirir Apple no Brasil. Algumas ofertas da Apple Store BR são até interessantes mesmo pra quem pode buscar fora.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Estou iniciando hoje meu primeiro ecosistema.

Sou usuário de iPhone desde 2007. Porém nunca tive um Mac.

Com relação ao iPhone, serviços, qualidade, orgulho e satisfação total ao possuir tal produto.

Não tenho dúvidas de que agora com a interatividade que terei com o mac irei ficar mais fã ainda dessa maça mordida.

Grande abraço.

 

boa fb!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Pessoal, meu primeiro episódio mais "grave" com a Apple pode ser verificado neste outro tópico: http://macmagazine.com.br/forum/index.php?/topic/142574-apple-care-cobre-defeito-no-cabo-do-macbook-air/ 

(pra complementar minha experiência)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



×
×
  • Criar Novo...