Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Macbook para Producao musical


Tiago Fonseca

Posts Recomendados

Boa tarde galera do macmagazine, se alguém ai puder me ajudar.

 

Estou na duvida de especificacoes para um macbook retina pra mexer com logic e ableton live.

 

Memória nem me preocupa tanto assim pq sei que vou ter de usar um hdd externo mesmo. A minha duvida mesmo é quanto ao i5 ou i7 e a ram, se 8gb é o suficiente...

 

Quanto a tela estou tendendo mais para a de 15' o que vcs acham? A de 13' é o suficiente?

 

 

Qualquer ajuda é bem vinda galera, nao entendo muito de specs. Vlw

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 5
  • Criado
  • Última resposta

Top Postadores Neste Tópico

Dias Populares

Top Postadores Neste Tópico

amigo eu produzo e toco com o ableton live/logic em um Air com i5 e 8gm de ram e até hoje nunca enfrentei problema algum com travamentos/engasgos e sinceramente não vejo a necessidade de um upgrade tão cedo. Quanto a tela, ai é questão de pessoal mesmo, eu utilizo monitor externo durante a produçao e pra tocar 13 polegadas é mais do que suficiente

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

amigo eu produzo e toco com o ableton live/logic em um Air com i5 e 8gm de ram e até hoje nunca enfrentei problema algum com travamentos/engasgos e sinceramente não vejo a necessidade de um upgrade tão cedo. Quanto a tela, ai é questão de pessoal mesmo, eu utilizo monitor externo durante a produçao e pra tocar 13 polegadas é mais do que suficiente

 

Pô legal, me despreocupou um pouco vc!

 

Vc grava instrumento e mic? E usa vst?

Vou usar bastante vst...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, eu uso o Macbook Pro da assinatura. Macbook Pro, Late 2012, 8GB Ram, 13 pol.

 

Eu uso o Reason 7Logic Pro XMainstage 3Ableton Live 9.1.4 (em alguns shows com a banda, uso ao vivo o Ableton Live (instrumentos) + Mainstage (loops)). Na época que usava um notebook Samsung de 8GB de Ram, com Windows 8 e usando apenas o Ableton Live, ele dava uma travada, sendo que eu precisava esperar destravar.

Com VSTs eu uso KontaktToontrack EZKeysToontrack EZdrummersApplied Acoustic SystemsXLN KeysFM8MassiveMonark... tudo ao mesmo tempo e não trava nos shows.

 

No sistema Mac, eu aconselho você usar AU (extensão Audio Unit) ao invés de VST (Virtual InSTruments). É bem mais ágil e estável.

 

Sobre a produção musical, o Mac, assim como Windows, pode travar, mas é muito difícil. Depende de como você usa os VSTs.

No meu mesmo nunca travou (e olha que eu não uso SSD e gravo instrumentos, mic e rodo várias AU)

Logic Pro X pode travar porque o próprio aplicativo contém bugs. Mas o Logic 9, o mais antigo, é bem melhor e nunca trava.

Ableton, com 4 instrumentos reais gravados, 3 vozes e 18 AU de instrumentos e 10 VST de efeito nunca deu uma travada sequer.

Existem também o Reaper, que já usei em um projeto que tinha mais de 30 tracks e não deu uma engasgada.

E outros apps ótimos são o Studio One e Pro Tools. São mais pesados, mas mesmo assim, não travam.

 

O Mac não é perfeito, mas está a um ano-luz do Windows. Invista em o que seu dinheiro pode comprar. Se puder comprar um i7 com 16GB de Ram, mande bala. Se não, o i5 com 8GB de Ram está de ótimo tamanho. Tanto o Macbook Pro como o Macbook Air pode trabalhar numa boa, pode ter certeza! E 13 polegadas está de ótimo tamanho. Dá pra ter uma ótima workflow sem precisar de monitor, e usar em shows é ótimo! O de 11 polegadas é pequeno demais e compromete a workflow (caso você não tenha um monitor extra). O de 15 é perfeito pra trabalhar em casa, mas usar em show fica um trambolho, alem de ser mais pesado.

 

Enfim, o Macbook é sempre uma boa pedida.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, eu uso o Macbook Pro da assinatura. Macbook Pro, Late 2012, 8GB Ram, 13 pol.

 

Eu uso o Reason 7Logic Pro XMainstage 3Ableton Live 9.1.4 (em alguns shows com a banda, uso ao vivo o Ableton Live (instrumentos) + Mainstage (loops)). Na época que usava um notebook Samsung de 8GB de Ram, com Windows 8 e usando apenas o Ableton Live, ele dava uma travada, sendo que eu precisava esperar destravar.

Com VSTs eu uso KontaktToontrack EZKeysToontrack EZdrummersApplied Acoustic SystemsXLN KeysFM8MassiveMonark... tudo ao mesmo tempo e não trava nos shows.

 

No sistema Mac, eu aconselho você usar AU (extensão Audio Unit) ao invés de VST (Virtual InSTruments). É bem mais ágil e estável.

 

Sobre a produção musical, o Mac, assim como Windows, pode travar, mas é muito difícil. Depende de como você usa os VSTs.

No meu mesmo nunca travou (e olha que eu não uso SSD e gravo instrumentos, mic e rodo várias AU)

Logic Pro X pode travar porque o próprio aplicativo contém bugs. Mas o Logic 9, o mais antigo, é bem melhor e nunca trava.

Ableton, com 4 instrumentos reais gravados, 3 vozes e 18 AU de instrumentos e 10 VST de efeito nunca deu uma travada sequer.

Existem também o Reaper, que já usei em um projeto que tinha mais de 30 tracks e não deu uma engasgada.

E outros apps ótimos são o Studio One e Pro Tools. São mais pesados, mas mesmo assim, não travam.

 

O Mac não é perfeito, mas está a um ano-luz do Windows. Invista em o que seu dinheiro pode comprar. Se puder comprar um i7 com 16GB de Ram, mande bala. Se não, o i5 com 8GB de Ram está de ótimo tamanho. Tanto o Macbook Pro como o Macbook Air pode trabalhar numa boa, pode ter certeza! E 13 polegadas está de ótimo tamanho. Dá pra ter uma ótima workflow sem precisar de monitor, e usar em shows é ótimo! O de 11 polegadas é pequeno demais e compromete a workflow (caso você não tenha um monitor extra). O de 15 é perfeito pra trabalhar em casa, mas usar em show fica um trambolho, alem de ser mais pesado.

 

Enfim, o Macbook é sempre uma boa pedida.

 

Vlw pelos toques, ajudou muito!

 

Mas estava pensando aqui, mesmo usando HD externo, 128gb é poco né? A maquina vai ficar meio pesada, mesmo que eu coloque só app no ssd e bibliotecas e tudo no HD externo né?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vlw pelos toques, ajudou muito!

 

Mas estava pensando aqui, mesmo usando HD externo, 128gb é poco né? A maquina vai ficar meio pesada, mesmo que eu coloque só app no ssd e bibliotecas e tudo no HD externo né?

 

Cara, vou ser bem sincero contigo: 128GB é pouco.

Obs: mesmo com pouco espaço, o Mac não fica pesado. Apenas fica sem espaço. O modo de como o Mac gerencia a memória é diferente do Windows. Explicando: a medida que você enche o HD no Windows, realmente o sistema fica pesado. Ao contrário no OSX, que a medida que você lota o HD no Mac, você apenas fica sem espaço e o sistema não fica lento.

 

Se você colocar as bibliotecas, gravações e outras coisas em um HD externo, então não irá ter ganho algum de velocidade que uma máquina com SSD pode te proporcionar, até porque, o que faz o aplicativo funcionar legal são as bibliotecas.

 

No meu caso, por exemplo, eu uso uma biblioteca de metais do Kontakt chamado "Session Horns Pro". Ele demora a carregar por completo porque o sampler dele é 29GB. Ou seja, leva 3 minutos pra carregar no Kontakt. Se eu tivesse um SSD, carregaria em segundos.

 

Se você quer trabalhar sempre de modo veloz, deixe tudo no SSD. Assim não terá dor de cabeça com alguns VST pesados que demoram a abrir.

 

Minha sugestão é: se puder, aumente seu SSD. Assim, pode trabalhar bem mais tranquilamente.

 

Mês que vem, eu irei comprar um SSD de 500GB. Assim, posso deixar os aplicativos musicais, as bibliotecas e as gravações da sessão no SSD do Mac. Quando eu terminasse de gravar uma sessão, mandaria pro HD Externo.

 

Abraços. [ ]

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



  • Estatísticas do Fórum

    • Total de Tópicos
      56.5k
    • Total de Posts
      466.1k
×
×
  • Criar Novo...