Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

[Futuro] USB Type-C e Thunderbolt


Posts Recomendados

Amigos,

 

Posso estar equivocado, mas aqui vai. Uma das propostas da Intel, quando do lançamento do Thunderbolt, era a possibilidade de transferência de dados em até 10gb/s, o que agora está em 20gb/s em sua segunda versão. Até então o USB 3.0 sequer estava no mercado, apesar de já existir o seu padrão. Agora é anunciada a disponibilidade comercial do USB 3.1 Type C, que pode fornecer uma transferência de dados equivalente ao Thunderbolt I e ainda fornecer 100W para devices a ele conectados.

 

Fora outras vantagens, como a semelhança com a interface Lightning, vejo que haverá diversas vantagens ao "consumidor comum" e ao "consumidor profissional".

 

O que vocês pensam?

 

Abs.

 

Gustavo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A Apple "mergulhou de cabeça" na solução da Intel, assim como outras mergulharam também no WiMax e se deram mal pela ansiedade. No entanto acho que a Intel ofereceu esse diferencial em algum acordo e a Apple pode ter achado uma boa, afinal o lightning também é uma solução proprietária não padronizada. No entanto a Intel prometeu dispositivos com o essa conexão e não chegaram. Claro que a maior vantagem para o consumidor será a compatibilidade PC-Mac-Etc(Micro-USB) por ser um padrão.

nexusae0_usb-port-type-c.jpg

No entanto prevejo que a maioria dos consumidores utilizará o cabo majoritariamente para o carregamento dos dispositivos, sendo que quando for para sincronização qualquer cabo atual já é o suficiente. A tendência são as conexões e carregamentos sem fio e aposto que a Apple não está mais focada em melhorias de cabos. Mas isso não significa que ela não adotará, mas simplesmente que não quer mais tomar a dianteira em cabos não padronizados. Por exemplo, há um rumor de que o iPhone 6 utilizará essa nova conexão USB.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, eu vi o Rumor.

 

Da mesma forma achei interessante a tua abordagem: A Apple "mergulhou de cabeça"... mas os riscos eram bem menores que o WiMax, mesmo assim o Thunderbolt, que era uma tendência, agora pode deixar de sê-lo. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

a intel podia liberar placas de vídeo externas via thunderbolt...... parece que ela nunca aceitou homologar cases externos para placas de vídeo (a silverstone chegou até a apresentar um modelo muito legal, mas não lançou).

 

Eu vi alguns testes que sites estrangeiros fizeram com thunderbolt 1 e há uma perda de desempenho, mas nada muito drástico dentro do uso normal que alguém faria (jogos, por exemplo).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

sirisy,

A Intel guardou demais o "ouro" para si, mas ela não é a "dona do campinho" em todos os quesitos. Lembro em 2011, quando o CEO da Intel anunciou que a meta da linha Sandy Bridge e seguintes seria tomar conta de um mercado restrito de fabricantes como Nvidia, AMD... até agora viu-se que mesmo o Iris Pro não é suficiente, logo as GPU dedicadas evoluem cada vez mais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quem sabe a Apple já não resolveu isso, de um jeito bem Apple like:

 

http://macmagazine.com.br/2014/08/18/apple-podera-lancar-um-novo-cabo-usb-reversivel/

 

Se é que isso é possível tecnicamente.

Porque pelo que eu sei, a parte branca é bem menor que parte oca, o que tornaria impossível fazer funcionar esse negócio aí.  :wacko:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

P.S. Dúvido que a Apple adote outro padrão depois do Lightning.

 

Acredito que a hora em que o Lightning sair de cena será para dar lugar para um gadget totalmente sem fio.

 

Por mais que o novo padrão USB reversível seja legal e poderia ser adotado no iPhone, acredito que ele acabe ficando como o Blu-Ray que nem chegou aos Macs...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

P.S. Dúvido que a Apple adote outro padrão depois do Lightning.

 

Acredito que a hora em que o Lightning sair de cena será para dar lugar para um gadget totalmente sem fio.

 

Por mais que o novo padrão USB reversível seja legal e poderia ser adotado no iPhone, acredito que ele acabe ficando como o Blu-Ray que nem chegou aos Macs...

tbm acho,a apple ja demorou tanto tempo pra passar pro lightning,proximo passo deve ser sem fio mesmo,mas ja estamos falando de alguns anos né haha

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salvo engano, a Microsoft não patenteou essa tecnologia? Li essa notícia já faz um bom tempo: http://www.tecmundo.com.br/usb/3715-upad-conheca-o-carregador-sem-fio-da-microsoft.htm  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

quem sabe se a apple não esta testando um acelerômetro que produz energia haha sei la,da apple não duvido nada,mas sempre está a frente da microsoft

 

Tudo é possível, mas como os rumores são fortes de que a Apple vá adotar a nova interface USB, quem sabe o acelerômetro não fique para depois. E mesmo se estivesse testando, fico pensando de que forma ele seria aplicado, pois imagina o quanto tomaria de espaço nos Devices. Talvez num Device grande isto não seria problema, mas num iPhone, bem, é um problema e grande. Não é à toa que recorremos, mais do que deveríamos, a baterias externas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tudo é possível, mas como os rumores são fortes de que a Apple vá adotar a nova interface USB, quem sabe o acelerômetro não fique para depois. E mesmo se estivesse testando, fico pensando de que forma ele seria aplicado, pois imagina o quanto tomaria de espaço nos Devices. Talvez num Device grande isto não seria problema, mas num iPhone, bem, é um problema e grande. Não é à toa que recorremos, mais do que deveríamos, a baterias externas.

ultimamente tenho visto em varios sites mostrando que a apple quer diminuir os produtos toxicos e tem varios servidores que ja usam energia solar

 

http://macmagazine.com.br/2014/08/14/apple-deixa-de-utilizar-duas-substancias-quimicas-perigosas-no-fim-da-producao-de-iproducts/

 

quem sabe isso não é um sinal de quer possa existir um carregador 100% de energia renovável para idevices? ia ser mais um ponto pra apple

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ultimamente tenho visto em varios sites mostrando que a apple quer diminuir os produtos toxicos e tem varios servidores que ja usam energia solar

 

http://macmagazine.com.br/2014/08/14/apple-deixa-de-utilizar-duas-substancias-quimicas-perigosas-no-fim-da-producao-de-iproducts/

 

quem sabe isso não é um sinal de quer possa existir um carregador 100% de energia renovável para idevices? ia ser mais um ponto pra apple

 

É possível, mas mesmo assim não dá para abandonar o lítio da noite para o dia. Realmente existe um compromisso em reduzir o uso de metais pesados, especialmente no que diz respeito à política de descarte e reciclagem, algo que não existe em todos os países, mas funciona muito bem no Japão e em alguns países da Europa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É possível, mas mesmo assim não dá para abandonar o lítio da noite para o dia. Realmente existe um compromisso em reduzir o uso de metais pesados, especialmente no que diz respeito à política de descarte e reciclagem, algo que não existe em todos os países, mas funciona muito bem no Japão e em alguns países da Europa.

acho que se fizer um carregador com energia solar,todo mundo vai usar nos devices antigos até nos mais novos,e continuaria com as baterias de lítio normal,mas deixas totalmente sem fio e 100% energia renovável,pode ser um realidade daqui 10/15 anos talvez

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

acho que se fizer um carregador com energia solar,todo mundo vai usar nos devices antigos até nos mais novos,e continuaria com as baterias de lítio normal,mas deixas totalmente sem fio e 100% energia renovável,pode ser um realidade daqui 10/15 anos talvez

 

Talvez menos... quem sabe daqui a uns 5 anos já tenhamos algo realmente novo. O aproveitamento da energia resultante dos movimentos do corpo, como se usa em relógios e foi o percursor dos motores de Recuperação de Energia Cinética, a fim de carregar uma bateria, bem, isso poderia ser uma boa novidade num carregador externo. Eu fico com ele em movimento dentro da pasta, ele acumula uma determina quantidade de energia e converte essa energia para o carregamento de um Device.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Blu-Ray é algo muito mais restrito que o padrão USB.

Ficou restrito por ter passado a sua vez. O CD e DVD eram usados para muitas coisas, (vídeos, fotos, músicas, arquivos, backup, transporte de dados, etc). O Blu-ray seguiria o mesmo caminho, mas seu tempo passou.

E na verdade usei ele apenas de exemplo. Sei que uma coisa não tem a ver com outra.

 

 

É preciso separar os assuntos.

Nos Macs acredito que se o padrão pegar (espero que sim!) a Apple irá adotar. E não vejo problema em ela manter o Thunderbolt e o USB 3.1 nos macs. E, num futuro mais distante, se tudo virar USB 3.1 Type-C (seria o senário ideal) a Apple pode descatar o Thunderbolt. Para quem usa Macs desde a época em que o SCSI era o padrão, essas transições são naturais e de forma geral bem indolores.

 

Já nos iDevices é que comentei que acredito que a Apple não irá adotar tão cedo. E como hoje, praticamente só se usa a porta dos iDevices para carregar a bateria, penso que não falta muito para o cabo se tornar dispensável. Dai ela abandonaria o cabo ainda no Lightning

 

Salvo engano, a Microsoft não patenteou essa tecnologia? Li essa notícia já faz um bom tempo: http://www.tecmundo.com.br/usb/3715-upad-conheca-o-carregador-sem-fio-da-microsoft.htm  

A MS ter uma patente a respeito disso não impede a Apple de desenvolver sua própria patente.

Edison patenteou a lâmpada de filamento, e Tesla a fluorescente. Mas ambas fazem a mesma coisa  ;)

 

Ademais, assim como a MS licenciou partes do iOS para fazer o seu Windows Phone, a Apple poderia licenciar patentes da MS em carregamento sem fio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Claro, posso usar o mesmo argumento do Blu-Ray e HD-DVD, VHS e Betamax... e por aí vai. A questão é que essa patente da MS já tem quase 4 anos e ainda não foi utilizada. Talvez o futuro não esteja num "carregador sem fio", mas num dispositivo que acumule energia cinética ou até mesmo solar, que seja eficiente, barato e possa garantir um uso tranquilo dos Devices.

 

Sobre o uso do Type-C junto da Thunderbolt, também concordo contigo. Até hoje a porta Firewire está aí. Não sei se ainda é usada, mas o meu MBP 2012 tinha essa interface. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



×
×
  • Criar Novo...