Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Dúvida Antivírus


gabiaquino

Posts Recomendados

O Trouxa aqui usa, porque no mínimo o trouxa aqui quer se prevenir e até porque mesmo que não tenha vírus na minha máquina para o meu SO não me acho no direito de enviar e-mail para meus contatos que usam outro SO com anexos que possam conter vírus e prejudicar a máquina deles só porque estes vírus não afetam a minha máquina...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu já peguei virus no Mac (faz tempo) e ainda era na época do PPC. Eu uso mac desde 1995 e o virus (por incrível que pareça) veio no cd de instalação do Corel Draw versão pra Mac. Na época quem pegou o vírus foi o Norton, logo após o cd ser inserido.

Já tem um bom tempo que não uso mais antivirus. Eu uso o Little Snitch e se algum vírus tentar executar algo no meu sistema eu vou ser avisado. Além do que eu monitoro outras coisas de forma rápida com Little Snitch.  

Editado por OuVerRos
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ele não isolou automaticamente? Pq ele faz isso... mas de qualquer forma, não fará mal excluir.

 

Falou que tipo de virus era?

Consegui achar aqui. Os nomes dos arquivos infectados eram: JS:Agent-DCN [Trj]

Ele isolou os arquivos automaticamente sim.

Eu fui em "Relatórios" e os arquivos estavam lá. Agora aparecem como excluídos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Trouxa aqui usa, porque no mínimo o trouxa aqui quer se prevenir e até porque mesmo que não tenha vírus na minha máquina para o meu SO não me acho no direito de enviar e-mail para meus contatos que usam outro SO com anexos que possam conter vírus e prejudicar a máquina deles só porque estes vírus não afetam a minha máquina...

Editado por gabiaquino
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Trouxa aqui usa, porque no mínimo o trouxa aqui quer se prevenir e até porque mesmo que não tenha vírus na minha máquina para o meu SO não me acho no direito de enviar e-mail para meus contatos que usam outro SO com anexos que possam conter vírus e prejudicar a máquina deles só porque estes vírus não afetam a minha máquina...

Eu concordo. Eu acho que vale a pena ter o Antivirus, porque por exemplo, se eu emprestar meu HD para uma pessoa que tem Windows, ela pode acabar pegando esse virus. Acho melhor prevenir.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quando espero um pendrive no OS X acho bem fácil identificar vírus: geralmente são arquivos na raiz, com nomes estranhos, com extensão .com ou .cpl e com um autorun apontado para ele. Se vejo esse panorama, apago os arquivos e livro o pendrive do problema. Acho muito mais eficiente essa abordagem de verificação que o uso de antivirus.

Quanto a virus para OS X, jamais peguei e nunca vi.

 

PS: Aqui em Vitória, há um colunista da rádio CBN que fala de tecnologia, que jura de pés juntos que em um iPhone sem JB é possível pegar vírus. Corro o risco de estar errado mas afirmo: não, não há.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quando espero um pendrive no OS X acho bem fácil identificar vírus: geralmente são arquivos na raiz, com nomes estranhos, com extensão .com ou .cpl e com um autorun apontado para ele. Se vejo esse panorama, apago os arquivos e livro o pendrive do problema. Acho muito mais eficiente essa abordagem de verificação que o uso de antivirus.

Quanto a virus para OS X, jamais peguei e nunca vi.

 

PS: Aqui em Vitória, há um colunista da rádio CBN que fala de tecnologia, que jura de pés juntos que em um iPhone sem JB é possível pegar vírus. Corro o risco de estar errado mas afirmo: não, não há.

 

Existem dois perfis de usuários quando se trata de arquivos maliciosos o primeiro são os que possuem um conhecimento diferenciado do sistema, ou seja que se aprofundam e tendem a entender melhor o funcionamento dele, bem como entendem ou tem noção de outros conceitos sobre TI como vc demonstra entender e por isto tem melhor embasamento para identificar ameaças ou no mínimos coisas suspeitas.

 

O Segundo perfil que é maioria em massa são os usuários que apenas usam o sistema, ou seja trabalham com as planilhas, documentos de texto, e-mail, fotos, algum programa específico, usam a internet e que não se ligam e nem entendem nada destes conceitos ou seja apenas usam as maquinas e pronto.

 

Mas enfim este assunto é polêmico sempre, seja aqui, em fóruns de celular, de windows, de iphone sempre gera polêmica que é saudável desde que tratada com respeito como foi no seu caso.

 

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Existem dois perfis de usuários quando se trata de arquivos maliciosos o primeiro são os que possuem um conhecimento diferenciado do sistema, ou seja que se aprofundam e tendem a entender melhor o funcionamento dele, bem como entendem ou tem noção de outros conceitos sobre TI como vc demonstra entender e por isto tem melhor embasamento para identificar ameaças ou no mínimos coisas suspeitas.

 

O Segundo perfil que é maioria em massa são os usuários que apenas usam o sistema, ou seja trabalham com as planilhas, documentos de texto, e-mail, fotos, algum programa específico, usam a internet e que não se ligam e nem entendem nada destes conceitos ou seja apenas usam as maquinas e pronto.

 

Mas enfim este assunto é polêmico sempre, seja aqui, em fóruns de celular, de windows, de iphone sempre gera polêmica que é saudável desde que tratada com respeito como foi no seu caso.

 

Abraços.

 

 

"Apenas usar máquinas" deveria subentender um conhecimento mínimo de segurança, infelizmente não é o que ocorre. Deveria incluir também saber instalar aplicativos de forma correta (me refiro ao Windows), algo que deveria ser básico. Dão próximo-próximo-fim sem ler nada, instalam um monte de tranqueiras agregadas e depois reclamam que o sistema está um lixo. Desculpem o off, foi só um desabafo.

 

Sobre os anti vírus, não é assunto polêmico, é uma questão de escolha pessoal. Se acha que deve, instala; senão, não, simples. O assunto fica com cara de polêmica por causa de pessoas egocêntricas que o JoeD mencionou, que teimam em achar que a opinião própria é parâmetro pro mundo. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

"Apenas usar máquinas" deveria subentender um conhecimento mínimo de segurança, infelizmente não é o que ocorre. Deveria incluir também saber instalar aplicativos de forma correta (me refiro ao Windows), algo que deveria ser básico. Dão próximo-próximo-fim sem ler nada, instalam um monte de tranqueiras agregadas e depois reclamam que o sistema está um lixo. Desculpem o off, foi só um desabafo.

 

Sobre os anti vírus, não é assunto polêmico, é uma questão de escolha pessoal. Se acha que deve, instala; senão, não, simples. O assunto fica com cara de polêmica por causa de pessoas egocêntricas que o JoeD mencionou, que teimam em achar que a opinião própria é parâmetro pro mundo. 

 

Concordo mas vamos adiante e bola pra frente...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu uso Norton, usava no Windows e uso no Mac..

Além de virus, vale lembrar que o antivirus hoje tem mais funcoes, como por exemplo verificar se uma pagina é maliciosa (se, por exemplo, quando voce acessa seu banco nao é site falso, ), entre outras

 

Ainda uso ele pra trabalhar e frequentemente estou em redes com windows... entao nao custa previnir

Mesmo que um virus de windows nao va atingir um mac, fico mais seguro assim.

Editado por alvaroguatura
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vivo o mesmo problema. Não usei anti-virus no MBP por anos. Recentemente tive meu cartão de crédito fraudado por duas vezes e uma tentativa de acesso à minha conta. No banco eles insistem que os dados foram obtidos a partir do meu computador, já que uso o internet banking no computador e no celular (iphone). Mesmo não abrindo e-mails e nem entrando em páginas suspeitas eu instalei o Sophos, mas nunca encontrei nada.  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigos, gostaria de dar minha humilde contribuição.

Primeiro eu sou um novato no mundo Mac. Meu primeiro macbook tem 3 meses, e usado. Porém uso Windows e Linux há 30 anos.

Então, como diz o ditado, "pato novo não mergulha fundo", vou abordar o tema conceitualmente.

De uma forma geral os "vírus", e suas variações de nomes, fazem as seguintes funções

1) Fazer um estado no seu computador (leia - se sistema operscional)

2) Fazer o seu computador de zumbi. Ou seja, parte de uma trilha de computadores para atacar órgãos e servidores mundo afora.

3) Careca o seu "lixo" em busca de informações preciosas, como cartão de crédito em compra de sites, login/senha de sites, etc.

Quaisquer novas funções sintam - se a vontade de incluir na lista. Mas como o objetivo é conceitual não precisa de maiores delongas.

Então, essas funções podem ser executadas de qualquer micro e em qualquer SÓ. Porém alguns estão mais imunes que outros. Mac e Linux são mais imunes, Windows menos.

Então eu diria que:

1) usuários de Windows obrigatoriamente tem que usar o tal antivírus ou algo mais forte

2) usuários de Mac ou Linux fica a gosto do freguês a necessidade de prevenção.

E por fim, se me permitem, gostaria de sugerir uma pequena ação que já adoto há muitos anos no meu desktop Windows, isso no Linux e após estou usando também no Mac.

Eu simplesmente crio 1 ou mais contas de usuários comuns (padrão), com ou sem senha (fica a critério) e uma conta de administrador (necessariamente com senha).

Nunca faço login com a conta de perfil administrador, só se for fazer alguma manutenção específica. 99,9% eu faço login com o usuário padrão.

Caso vc esteja fazendo uma ação, por ex. Instalar app, automaticamente ele pedirá uma conta de perfil administrador e sua respectiva senha para completar a ação.

O que este processo que expliquei ajuda, Afinal?

É que praticamente todas as funções descritas que o vírus deseja fazer, necessita de entrar no sistema operacional para instalar ou executar algo. Se seu usuário (padrão) não tem essa permissão, ou ele abrirá para vc permitir ou simplesmente não fará.

Evidentemente que este é um procedimento preventivo, prático e muito funcional. O uso há anos e o índice de vírus no meu Windows é praticamente zero. Detalhe, uso antivírus gratuito tb.

Abs e espero ter contribuído.

Marcelo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...