Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

4G no Brasil para iPhones americanos - leilão do lote de 700MHz


Posts Recomendados

Olá pessoal, boa noite.

 

Vocês viram essa notícia? Alguém saberia dizer se os iPhones americanos como o 5S modelo A1533 passariam a funcionar com o 3G aqui?

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/mercado/2014/08/1503900-leilao-do-4g-sera-em-setembro-e-rendera-ao-menos-r-77-bi-ao-governo.shtml

 

Leilão do 4G será em setembro e renderá ao menos R$ 7,7 bi ao governo

 

A Anatel publicou nesta quinta-feira (21) o edital para o leilão do 4G, que será realizado no dia 30 de setembro.

 

No total, serão disponibilizados seis lotes da faixa de 700 MHz às operadas, que juntos garantirão pelo menos R$ 7,7 bilhões ao governo.

As empresas interessadas terão de apresentar suas propostas no dia 23 de setembro. Elas poderão pagar à vista ou de forma parcelada, quintando 10% do lance à vista e o restante em seis vezes.

 

Os lotes 1, 2 e 3, que têm lance mínimo de R$ 1,928 bilhão cada um, garantirão cobertura em todo o território nacional.

 

Já o lote 4, cujo lance mínimo é de R$ 1,893 bilhão, deixará de fora 89 municípios nos Estados de Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Paraná.

 

A cobertura de 4G nestas cidades será feita por quem vencer os lotes 5 (R$ 29,6 milhões de lance mínimo) e 6 (R$ 5,3 milhões).

 

VANTAGENS

A telefonia móvel de 4G, mais veloz do que a de 3G e mais eficaz na transmissão de dados e vídeos, já está implantada nas principais regiões metropolitanas do país na frequência de 2,5 giga-hertz (GHz), leiloadas visando à instalação do serviço na Copa.

 

A diferença entre a frequência de 2,5 GHz e 700 MHz é que esta última tem maior alcance, demanda menos antenas e é mais apropriada para regiões menos populosas.

 

Para ficar com a faixa, além do lance mínimo, as operadoras vencedoras terão de desembolsar R$ 3,6 bilhões para arcar com os custos de redistribuição dos canais de televisão que utilizam a faixa atualmente e mitigar a interferência.

 

Empresas estrangeiras que ainda não atuam no Brasil também poderão participar. "Acho que há vantagens também para novos entrantes, mas dificilmente se consegue fazer um prognóstico sobre isso", afirmou João Rezende, presidente da Anatel. 

 

Caso não haja interesse por algum lote, haverá uma segunda rodada, na qual serão disponibilizados os lotes de 7 a 18. Rezende não quis comentar o efeito fiscal que o leilão do 4G terá. Os valores levantados ajudarão o governo a fechar as contas num ano em que vem enfrentando dificuldades para cumprir a meta de economia de gastos, o chamado superávit primário.

 

"É uma faixa importantíssima para banda larga móvel. Não fazemos conta de chegada. Nosso trabalho é técnico. Sobre arrecadação, a pergunta tem de ser feita ao Tesouro", afirmou. 

 

LIMINAR

O TCU (Tribunal de Contas da União) suspendeu na quarta-feira (20) liminar que estava interrompendo o processo de licitação da 4G da telefonia móvel, permitindo a publicação do edital.

 

As teles trabalhavam para que ele fosse feito apenas em 2015 de olho numa redução do preço.

 

A pressa do governo em fazer o leilão deve-se às dificuldades para cumprir a meta de economia de gastos neste ano, de 1,9% do PIB (Produto Interno Bruto), por causa da retração na economia. 

 

Editado por Leo Rezende
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 7
  • Criado
  • Última resposta

Top Postadores Neste Tópico

Quem está fazendo um Lobby para impedir esse leilão é a Rede Globo e os canais religiosos, pois estes, em primeiro lugar, seriam os primeiros "prejudicados", já que seriam forçados a passar na marra para a TV Digital. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quem está fazendo um Lobby para impedir esse leilão é a Rede Globo e os canais religiosos, pois estes, em primeiro lugar, seriam os primeiros "prejudicados", já que seriam forçados a passar na marra para a TV Digital. 

Ainda bem que a Anatel parece não estar ouvindo muito esse blá blá blá das emissoras. Porque se for ficar adiando, como o amigo falou acima, só com o iPhone 8 mesmo a rede vai tá liberada.

 

Já deviam era ter se adequado a um bom tempo para a TV Digital.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

off-topic!

 

Semana passada eu estive de férias nos EUA, meu destino era San Diego mas por força de conexão eu passei uma noite em Miami, e lá comprei um chip da T-Mobile para o meu iPhone4s, e esse 4s, eu comprei em Boston em 2012, na hora de ativar o chip o "4G" apareceu e a internet rodou melhor que meu speedy aqui em SP!

 

Eu fiquei muito feliz, mas isso é uma realidade ainda distante em nosso país, e com os custos ainda para milionários, isso porque o plano que comprei, era de um chip "pré-pago" válido por 3 meses, com chamadas para fixo ilimitado para qualquer lugar do globo, e ilimitado para celular apenas dentro dos EUA, e internet também ilimitado em 4G ou 3G (dependendo do local se teria ou não suporte nos EUA) ficou tudo por U$80, feito em 15 min, bastou apenas mostrar meu RG do Brasil, e eu já estava surfando na boa.... Ao voltar coloquei meu chip da Claro e voltei a minha realidade de "vaca de presépio" snif.....

 

[]´

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A rede 4G LTE na faixa dos 700Mhz vai ser um marco na Banda Larga Móvel. O que eu espero é que ela seja arrematada o quanto antes e que as operadoras gastem o que devem gastar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A rede 4G LTE na faixa dos 700Mhz vai ser um marco na Banda Larga Móvel. O que eu espero é que ela seja arrematada o quanto antes e que as operadoras gastem o que devem gastar.

... e que não hajam empecilhos, diga-se "tv globinho", para que as mesmas possam colocar a rede em funcionamento o mais breve possível.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



×
×
  • Criar Novo...