Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

O que é "kernel_task" e por que consome muita memória?


mactulio

Posts Recomendados

Não sei se é porque instalei o Yosemite (Beta 6) mas tenho reparado que apareceu um tal de kernel_task no Monitor de Atividade e consome muita memória. Já chegou até 4GB.
 
Encontrei várias tutoriais na Internet de como acabar com ele. Um deles, é de encontrar o modelo do Macbook Pro no IOPlataformPluginFamily.kext, mas não encontrei o meu modelo na lista.
 
Alguém sabe o que pode ser isso?

Captura%20de%20Tela%202014-08-23%20a%CC%
Tutorial (que não funcionou aqui):

 

:excl: Bônus: Se alguém souber porque o Google Chrome Helper não responde, eu agradeço também  :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

"The kernel in OS X is the software architecture that is responsible for handling resources that processes and programs need. These include the management of multitasking scheduling, virtual memory, system input and output, and various communication routines between processes. In addition, the kernel can be modified and given enhanced functionality by loading kernel extensions (kexts) to supply system-level management of features like Bluetooth and Wi-Fi, graphics processors, third-party hardware, access to peripheral devices, and special filesystem support. In essence, the kernel is responsible for running your hardware and making the hardware resources available to applications and system services."

 

Resumindo o texto acima, o KERNEL é o responsável por lidar com todos os RECURSOS das sua máquina. Se você reparar bem, a quantidade de RAM que o KERNEL usa é proporcional a quantidade de recursos que você está usando naquele momento. Perceba também que, no BOOT inicial, se você inicializar o Monitor de Atividades, verá que o KERNEL TASK tem um tamanho menor do que se você começar a usar os aplicativos (safari, keynote, finder) e periféricos da máquina (câmera e wifi por exemplo).

 

O fato do KERNEL_TASK estar utilizando muita RAM e muito processamento da CPU, é porque tem algum programa que está sendo utilizado no Background (pode também ser um PLUGIN, como um Plugin de monitoramento de temperaturas e rotação da Fan).

 

Veja se não existe nenhum programa inicializando junto com o sistema e tente desabilita-lo. Desinstale programas que você não usa mais, pois eles podem ter plugins rodando em background, piorando assim a performance do sistema sem você estar sabendo.

 

Falow

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uso o Mavericks e ele sempre apareceu lá, perguntei para um atendente da Apple e ele me falou que era normal pois se trata de um programa do OSX... agora fiquei intrigado... 

 

No meu equipamento da assinatura a alta demanda do KernelTaks foi resolvido da seguinte forma:

 

Backup

Instalação limpa

E voltei do backup apenas os aplicativos, não trouxe nenhuma configuração ou ajuste, apenas meus aplicativos e os dados de trabalho, fotos e musicas.

 

Além da absurda melhora de performance os gasto de gpu e ram diminuíram drasticamente.

 

Antes eu tinha feito vários procedimentos como verificar partições, verificar disco, verificar permissões, desabilitar programas de inicialização incluindo os da Dock, zerar SMC, Pram, limpar arquivos duplicados e etc...

 

Seja lá o que tinha de errado afirmo que minha máquina virou outra máquina infinitamente melhor.

 

Instalei o CUDA hj para minha Gforce e tudo ficou melhor ainda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 meses depois...

Ou melhor , para saber a quantidade de memoria gasta e outras coisas mais , faça o procedimento abaixo 

 

Abra o terminal e crie o script abaixo , da um vi memory.py e cole a informaçao abaixo.

 

#!/usr/bin/python

import subprocess
import re


# Get process info
ps = subprocess.Popen(['ps', '-caxm', '-orss,comm'], stdout=subprocess.PIPE).communicate()[0]
vm = subprocess.Popen(['vm_stat'], stdout=subprocess.PIPE).communicate()[0]

# Iterate processes
processLines = ps.split('\n')
sep = re.compile('[\s]+')
rssTotal = 0 # kB
for row in range(1,len(processLines)):
rowText = processLines[row].strip()
rowElements = sep.split(rowText)
try:
rss = float(rowElements[0]) * 1024
except:
rss = 0 # ignore...
rssTotal += rss

# Process vm_stat
vmLines = vm.split('\n')
sep = re.compile(':[\s]+')
vmStats = {}
for row in range(1,len(vmLines)-2):
rowText = vmLines[row].strip()
rowElements = sep.split(rowText)
vmStats[(rowElements[0])] = int(rowElements[1].strip('\.')) * 4096

print 'Wired Memory:\t\t%d MB' % ( vmStats["Pages wired down"]/1024/1024 )
print 'Active Memory:\t\t%d MB' % ( vmStats["Pages active"]/1024/1024 )
print 'Inactive Memory:\t%d MB' % ( vmStats["Pages inactive"]/1024/1024 )
print 'Free Memory:\t\t%d MB' % ( vmStats["Pages free"]/1024/1024 )
print 'Real Mem Total (ps):\t%.3f MB' % ( rssTotal/1024/1024 )

 

 

Salva e saia e depois da permissao para a execuçao do script chmod 777 memory.py 

Depois so executar , sudo python memory.py , vai aparecer mais ou menos a mensagem abaixo

 

Wired Memory: 1415 MB

Active Memory: 3456 MB

Inactive Memory: 725 MB

Free Memory: 2354 MB

Real Mem Total (ps): 4372.781 MB

 

Qualquer duvida da um alo ai )

 

Abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 anos depois...

Bom dia, é normal o uso do Kernel, se você usar o visualizar>Todos os Processos, Hieraquicamente ou somente Todos os Processos, vai aparecer isso. 

Acredito ser desnecessário ver todos os processos, uso apenas visualizar> meus processos.

Sem neurose com o que o sistema roda. 

 

 

image.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



×
×
  • Criar Novo...