Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Problema com SSD no iMac


vladimir

Posts Recomendados

Ola!

 

Eu tenho um iMac de 21,5" que comprei em Junho de 2011, ontem eu coloquei nele um SSD usando a porta SATA que tem sobrando (comprei o kit de cabos direto da OWC nos EUA e o SSD é um Corsair Force GS de 240 Giga).

 

Instalei esse SSD junto com o HD original do iMac, porque preciso do espaço extra do HD e vou usar o SSD para dar boot no sistema e colocar alguns programas que demoram mais para iniciar.

 

Quase tudo ficou perfeito, instalei o OS X e quando ligo o micro ele da boot perfeitamente, a velocidade está ótima!

 

O único detalhe é que o iMac não REINICIA mais... quando mando reiniciar ele fica parado numa tela que tem uma pasta com uma interrogação piscando, essa pasta aparece logo depois do som de inicialização do iMac. Então eu tenho que desligar e ligar o micro para que ele entre no sistema de novo...

 

Eu reiniciei o micro e deixei pressionada a tecla OPTION para entrar naquela tela de seleção de unidade de boot, porem ali não aparece nenhum disco! quando eu fiz a mesma coisa logo apos ligar o micro (fisicamente, pressionando o botão power) o SSD aparece la normalmente.

 

Ja tentei resetar a NVRAM, instalar o OS X de novo, remover perifericos conectados no micro, e nada resolve essa situação.

 

Queria saber se alguém pode me dar uma luz sobre como fazer para que o micro reinicie normalmente de novo.

 

PS: Antes do kit de cabos chegar dos EUA (o que demorou 2 meses) eu usei este mesmo SSD como um drive externo via USB, com o sistema instalado nele (boot via USB) e sempre funcionou perfeitamente, o problema começou quando coloquei o SSD dentro do micro, via SATA.

 

Obrigado!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 11
  • Criado
  • Última resposta

Top Postadores Neste Tópico

Pelo que eu li em fóruns internacionais, esse problema tem a ver com a função hotplug e acontece com SSDs também em PCs com Windows.

Nos PCs tem gente conseguindo resolver desabilitando o hotplug no BIOS, mas no MAC parece não ter jeito.

 

iQuebrou, se você conseguir algo, por favor, poste aqui!

 

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O procedimento do Mr_Phillip é mais ou menos o que eu vou pedir para você fazer. Depois que tentar o que ele disse, caso não surta efeito, tente colocar o SSD no lugar do HD original e o original no lugar do SSD. Alem de possíveis problemas com o SSD, cabos e firmwares eu verifiquei que algumas pessoas estão relatando esse problema e solucionando dessa maneira. Não sei se esse é seu caso.

 

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Em tese o que vou escrever não deveria interferir, mas já resolvi problemas parecidos com vários PCs e Macs Pro com esse procedimento: instala o disco do sistema (no seu caso o SSD) na SATA0 e os outros discos nas outras SATA. Por incrível que possa parecer, esse procedimento resolve vários problemas de inicialização em sistemas com mais de uma unidade de armazenamento.

 

Sistemático como sou, eu faço a instalação do sistema somente com a unidade que será de sistema conectada na SATA0 e só depois instalo as outras unidades de armazenamento. Isso não interfere em nada, é apenas uma mania minha. Na minha parca visão, apenas serve para detectar possíveis problemas em algum hardware: instalação com o menor conjunto possível de equipamentos e depois adiciona-se um por vez, instalando e testando. Facilita bastante no momento do diagnóstico porque se houver algum problema, remove-se apenas o último componente adicionado ao sistema e verifica-se se retorna ao funcionamento normal.

 

Mas testa o SSD na SATA0 e nos diz se há problemas. No meu antigo MBP de 13, onde removi o SuperDrive e coloquei o SSD me dei ao trabalho de colocar o HDD no lugar do SuperDrive e o SSD no lugar do HDD de sistema original. Nunca tive os problemas que vários relataram e perder o boot depois da modificação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quando eu tinha um iMac 2011 fiz o mesmo que você, até comecei um tópico aqui iMac 2011 upgrades, também comprei o kit da owc (que depois foi moh dor de cabeça por causa que veio com defeito  :angry: ) e não tive esse problema da pastinha com interrogação. Tenta fazer a instalação novamente do osx.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



×
×
  • Criar Novo...