Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Qual o melhor formato para formatar um HD Externo?


Posts Recomendados

Só reforçando as indicações do pessoal, a solução que menos trará dor de cabeça é instalar o Tuxera e formatar seu HD/Pendrive em NTFS.

 

Fiz esse vídeo ensinando o passo a passo:

Funciona bem, mas tem custo além de adicionar mais um kext ao sistema que pode ser mais uma fonte de problemas, principalmente quando há atualizações do OS X que mudam a forma de tratar as kexts (o que é bem comum acontecer). O Paragon (também pago) tem performance melhor que o Tuxera, mas também cai na situação de adicionar kexts ao sistema.

Ainda acho melhor as soluções com suporte oficial dos sistemas, mas em casos de drives externos de outras pessoas que não se atentam para interoperabilidade ou que fazem questão dos recursos presentes nos sistemas de arquivos default dos sistemas operacionais, o Paragon e o Tuxera cumprem o que prometem. Há ainda a opção de usar o MacDrive no Windows que diga-se, é muito mais robusto que o Paragon ou o Tuxera no OS X devido ao suporte à arquitetura unificada de desenvolvimento de drivers da Microsoft que garante a compatibilidade com diversas versões do Windows a partir do Vista.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O exFat ganha em desempenho se comparado com o NTFS, o NTFS possui algumas rotinas de segurança que o tornam ligeiramente mais lento, mas consideravelmente mais seguro.

 

Eu usaria o NTFS nesses casos. Já tive problemas de perda de dados em exFat, é questão de tempo. Para habilitar a escrita em NTFS no Mac eu utilizo o Paragon (http://www.paragon-software.com/pt/home/ntfs-mac/), funciona muito bem, mas é pago.

 

No Windows existem soluções para habilitar suporte à HFS, mas nesse caso não posso indicar, por nunca ter utilizado.

Olá Adalberto, 

 

Usava o windows desde 95 e em 2008 finalmente troquei e fui pro mac, mas tinha muito, muito HDs e tive problema com NTFS, então comprei o Paragon, tudo tranquilo no inicio... mas depois todos os meus arquivos começaram a pedir permissão ao administrador para fazer transferencia se um HD para outro e muitas vezes ele avisava que não poderia pois NÃO tinha autorização. Atualizei uma duas vezes pensando que poderia ser o paragon desatualizado e nada. Sempre continuou assim. HJ não sei se felizmente ou infelizmente todos os meus HDs esta com formatação do MAC. Alguém tem alguma solução de permissão?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Adalberto, 

 

Usava o windows desde 95 e em 2008 finalmente troquei e fui pro mac, mas tinha muito, muito HDs e tive problema com NTFS, então comprei o Paragon, tudo tranquilo no inicio... mas depois todos os meus arquivos começaram a pedir permissão ao administrador para fazer transferencia se um HD para outro e muitas vezes ele avisava que não poderia pois NÃO tinha autorização. Atualizei uma duas vezes pensando que poderia ser o paragon desatualizado e nada. Sempre continuou assim. HJ não sei se felizmente ou infelizmente todos os meus HDs esta com formatação do MAC. Alguém tem alguma solução de permissão?

Aboli o uso de NTFS aqui devido a problemas como esse de permissões. Ou dava problema de permissão onde o Mac não conseguia escrever no disco, ou então era no Windows. Cansei de tentar solucionar e migrei tudo pro HFS mesmo, caso precise passar algo pra um sistema Windows, jogo em um pendrive e boa.

 

Como o Alan mencionou acima, se você realmente precisar desse tipo de suporte, creio que a melhor opção seja o MacDrive no Windows, pelos motivos também mencionados por ele.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Vou resgatar esse tópico em função de outras coisas que pretendo fazer.

 

Agora estou com 3 HDs (todos de 1T), e antes que a coisa piore,vou tentar me organizar.

 

1 - pretendo colocar todas as fotos/videos que fiz e tenho espalhado por tudo que é lugar

sabe como é, quero ver isso, quero ver aquilo e nas mãos de outros é fogo

vou conectar no MAC e Win

 

2 - backup do iMac e docs/fotos

pensei em particionar em duas partes, até tenho um já particionado assim (650G + 350G), em Mac OS Expandido (Seagate)

até acho que essa proporção meio desparelha, poderia ser 500/500

uma partição para backup do iMac e outra para documentos diversos/fotos

esse vai ficar só nos Macs (iMac/MBA)

Nunca usei o TM, sempre acabo salvando as fotos/docs em separado, mas o uso do HD iMac (500G) é pouco, por isso que é fácil fazer o backup manual.

Sem contar que nunca fui a fundo em ver como é o TM...rsrs

entendo que esse seria o HD de segurança, para tudo (fotos/docs)

 

3 - videos, que um dia pretendo ver

Esse HD seria o de transporte para tudo que é lado.

Aqui tem a questão de plugar na TV (ou no próprio Mac) para ver esses vídeos

E na maioria dos casos esses vídeos estão num PC (Win)

Então do PC para o HD e depois para o iMac ou TV

Pelo que li as TVs leem Fat32 é isso?

E com Fat32 só até 4G...

 

Meu computador principal é iMac, mas me obrigo a usar o Win no trabalho ou em outros locais

 

Notei com um desses HDs (tá cheio de tudo lá, videos/fotos/docs e muita bobagem), que quando comprei e nem tinha Mac não consigo colocar videos grandes (tá formatado em FAT32 - Verbatim)

 

E um deles ainda está na caixa, sem mexer nada (WD)

 

Bom, quero ver qual a melhor forma de formatar esses HDs

Como podem ver estou numa fase de organizar um pouco esta zona

 

Já atualizei o iMac para o Capitan...

 

E o problema principal é que aqui em casa começam, cade a foto tal, da viagem tal do ano tal...então, por isso do HD exclusivo para essas fotos de todas as viagens e com um backup de segurança.

 

[]'s

 

Set

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou resgatar esse tópico em função de outras coisas que pretendo fazer.

 

Agora estou com 3 HDs (todos de 1T), e antes que a coisa piore,vou tentar me organizar.

 

1 - pretendo colocar todas as fotos/videos que fiz e tenho espalhado por tudo que é lugar

sabe como é, quero ver isso, quero ver aquilo e nas mãos de outros é fogo

vou conectar no MAC e Win

 

2 - backup do iMac e docs/fotos

pensei em particionar em duas partes, até tenho um já particionado assim (650G + 350G), em Mac OS Expandido (Seagate)

até acho que essa proporção meio desparelha, poderia ser 500/500

uma partição para backup do iMac e outra para documentos diversos/fotos

esse vai ficar só nos Macs (iMac/MBA)

Nunca usei o TM, sempre acabo salvando as fotos/docs em separado, mas o uso do HD iMac (500G) é pouco, por isso que é fácil fazer o backup manual.

Sem contar que nunca fui a fundo em ver como é o TM...rsrs

entendo que esse seria o HD de segurança, para tudo (fotos/docs)

 

3 - videos, que um dia pretendo ver

Esse HD seria o de transporte para tudo que é lado.

Aqui tem a questão de plugar na TV (ou no próprio Mac) para ver esses vídeos

E na maioria dos casos esses vídeos estão num PC (Win)

Então do PC para o HD e depois para o iMac ou TV

Pelo que li as TVs leem Fat32 é isso?

E com Fat32 só até 4G...

 

Meu computador principal é iMac, mas me obrigo a usar o Win no trabalho ou em outros locais

 

Notei com um desses HDs (tá cheio de tudo lá, videos/fotos/docs e muita bobagem), que quando comprei e nem tinha Mac não consigo colocar videos grandes (tá formatado em FAT32 - Verbatim)

 

E um deles ainda está na caixa, sem mexer nada (WD)

 

Bom, quero ver qual a melhor forma de formatar esses HDs

Como podem ver estou numa fase de organizar um pouco esta zona

 

Já atualizei o iMac para o Capitan...

 

E o problema principal é que aqui em casa começam, cade a foto tal, da viagem tal do ano tal...então, por isso do HD exclusivo para essas fotos de todas as viagens e com um backup de segurança.

 

[]'s

 

Set

 

Vamos por HDD.

 

HDD 1. Esse HDD será acessado via Windows, ok? Mas esse acesso será feito nos seus computadores pessoais, ou em um número indeterminado de PCs?

HDD 2. Esse HDD será exclusivo para Macs, ok? Deixe-o em HFS+ e não vejo por que de particionar ele, já que seu processo de backup é manual, pode ter apenas uma partição e duas pastas organizando o que é backup do que não é. 

Manter duas partições, além de ser desnecessário, pode te trazer à situação em que precise de mais espaço, para backup ou dados, e estar limitado ao tamanho da partição.

HDD 3. Esse HDD será conectado em praticamente qualquer coisa, ok? Nesse caso, tente o exFAT. Além de funcionar em praticamente tudo, não tem a limitação de tamanho de arquivo. Só recomendo que não deixe nada de importante nesse HDD, esse formato é um pouco mais propenso a falhas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu não confio meus arquivos importantes a HDs e Dvds, deixo TUDO no meu Dropbox, desde fotos de família, biblioteca de música do Itunes aos arquivos dos meus clientes. Sempre fazendo Time Machine.

 

Mas voltando à sua dúvida.

Não seria o caso de usar um roteador com entrada usb?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vamos por HDD.

 

HDD 1. Esse HDD será acessado via Windows, ok? Mas esse acesso será feito nos seus computadores pessoais, ou em um número indeterminado de PCs?

HDD 2. Esse HDD será exclusivo para Macs, ok? Deixe-o em HFS+ e não vejo por que de particionar ele, já que seu processo de backup é manual, pode ter apenas uma partição e duas pastas organizando o que é backup do que não é. 

Manter duas partições, além de ser desnecessário, pode te trazer à situação em que precise de mais espaço, para backup ou dados, e estar limitado ao tamanho da partição.

HDD 3. Esse HDD será conectado em praticamente qualquer coisa, ok? Nesse caso, tente o exFAT. Além de funcionar em praticamente tudo, não tem a limitação de tamanho de arquivo. Só recomendo que não deixe nada de importante nesse HDD, esse formato é um pouco mais propenso a falhas.

 

HDD1: Em alguns casos será acessado via Win mesmo para visualização (espero que cada vez menos). Somente em PCs pessoais. Sabe a história de mostrar para alguém as fotos, daquela viagem, daquele dia de sol..

Mas o computador principal será o próprio Mac.

Posso formatar em Mac OS Expandido, que será lido na boa num PC?

 

HDD2: Somente Mac. Pensei no TM, por estar salvando tudo, mas nesse tempo todo, apesar de usar o TM acabo pegando manualmente os docs/fotos

Apesar de deixar as fotos na nuvem, acabo salvando em HD tb

Também acho prático o "Fotos" no iMac, pois da última vez que fiz a instalação limpa...foi só conectar e estava lá todas as fotos novamente.

E as minhas instalações limpas são limpas mesmo, faço dowloads dos apps novamente sem problema, e sempre instalo o que estou precisando e sempre tem uns que nem sei porque estavam no Mac.

 

HDD3: Será conectado na TV e no Mac/PC (para ver os videos/séries e tb)

Esse realmente não é para backup, mas para deixar as bobagens..se perder algo, sem problemas.

 

Estava lendo sobre o Paragon tb para yer uma ideia de como funciona.

 

Eu não confio meus arquivos importantes a HDs e Dvds, deixo TUDO no meu Dropbox, desde fotos de família, biblioteca de música do Itunes aos arquivos dos meus clientes. Sempre fazendo Time Machine.

 

Mas voltando à sua dúvida.

Não seria o caso de usar um roteador com entrada usb?

 

O presente/futuro também tenho feito isso de deixar na nuvem

Mas meu passado é o complicador, pois tenho CDs/DVDs e agora HD com milhares de fotos

Se juntar todas com certeza da mas que um HD rsrs

A ideia é deixar tudo em um só para facilitar o acesso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vamos lá, com base nos seus relatos.

 

HDD 1. O Windows não tem suporte nativo ao HFS+, mas tem o Mac Drive, que é superior ao Paragorn e Tuxera por motivos citados pelo Allan aqui

HDD 2. HFS+ sem dúvidas. Só não vejo a necessidade de se particionar, como você havia pensado anteriormente e pelos motivos que eu citei anteriormente. Se está habituado a fazer backups manualmente e não tem o desejo de ter um registro cronológico do seu sistema, não vejo motivos para migrar para o TM.

HDD 3. exFAT sem dúvidas, a menos que algum dos dispositivos não tenha suporte a exFAT.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vamos lá, com base nos seus relatos.

 

HDD 1. O Windows não tem suporte nativo ao HFS+, mas tem o Mac Drive, que é superior ao Paragorn e Tuxera por motivos citados pelo Allan aqui

HDD 2. HFS+ sem dúvidas. Só não vejo a necessidade de se particionar, como você havia pensado anteriormente e pelos motivos que eu citei anteriormente. Se está habituado a fazer backups manualmente e não tem o desejo de ter um registro cronológico do seu sistema, não vejo motivos para migrar para o TM.

HDD 3. exFAT sem dúvidas, a menos que algum dos dispositivos não tenha suporte a exFAT.

Adalberto

Vlw pelas dicas

Agora só cabe eu fazer uma limpa no que tem nesses HDD e realocar cada coisa no seu lugar.

Uma outra dúvida: quando conectado na TV a usb/HDD pode ser desconectado na boa sem dar problema?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma outra dúvida: quando conectado na TV a usb/HDD pode ser desconectado na boa sem dar problema?

Varia de TV para TV. Existem TVs que possuem a opção "Remover com segurança", outras basta que não esteja sendo executado qualquer conteúdo do HDD.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Varia de TV para TV. Existem TVs que possuem a opção "Remover com segurança", outras basta que não esteja sendo executado qualquer conteúdo do HDD.

Caso a TV não tenha a opção de retirar o HDD de modo seguro, eu sugeriria fazer isso só com a TV desligada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caso a TV não tenha a opção de retirar o HDD de modo seguro, eu sugeriria fazer isso só com a TV desligada.

Boa. rsrsrs Seguro morreu de velho.

 

O manual da minha antiga Bravia dizia que, ao trocar o input o próprio sistema da TV fazia o processo de remoção segura. Acredito que falavam a verdade, porque sempre que trocava o input e tentava voltar para o HDD (mesmo sem desconecta-lo) demorava um bocado pra reconhecer.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa. rsrsrs Seguro morreu de velho.

 

O manual da minha antiga Bravia dizia que, ao trocar o input o próprio sistema da TV fazia o processo de remoção segura. Acredito que falavam a verdade, porque sempre que trocava o input e tentava voltar para o HDD (mesmo sem desconecta-lo) demorava um bocado pra reconhecer.

Sorte que essa ainda dizia isso no manual. Tem umas TVs por aí que nem manual tem. No máximo um guia rápido para ligar dispositvos, ligar e desligar o aparelho...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Aquela pergunta noob..

Como faço para formatar para uma formatação que o Airport Extreme ou o Time Capsule possa reconhecer e compartilhar o HD na rede?
 
Meu HD é um Samsung no formato Mac OS Expandido (Distinção entre maiús./min., Reg. Cron.)

 

 

Para o compartilhamento de arquivos na rede o sistema de arquivos do HDD é irrelevante. Como os airport devem reconhecer o formato padrão do Mac, basta espetar o HDD no dispositivo e compartilhar.

 

Os dispositivos que forem acessar o HDD por compartilhamento utilizarão um protocolo de compartilhamento de arquivos, isso existe para facilitar o compartilhamento de arquivos entre diferentes sistemas operacionais. Por exemplo, na minha rede tenho um servidor Linux com um HDD em EXT4 compartilhado, todas as máquinas da rede (windows ou osx) acessam esse compartilhamento sem qualquer problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meu HD não foi reconhecido pelo Airport Extreme.

Embora somente o Mac tenha o acessado, não consigo acessa-lo pela rede.

Nem HD nem Impressora :(

O HDD para ser reconhecido pelo AirPort Extreme (e Time Capsule também) deve ser formatado em HFS+ com registro cronológico (não precisa diferenciar maiúsculas e minúsculas - essa opção inclusive traz mais problemas do que soluções para quem não necessita dela).

Basta ligar na porta USB, alimentar o HDD e ele vai aparecer no seu Finder dentro do seu Airport Extreme na barra da esquerda como uma pasta, mais ou menos como a imagem em anexo.

timecapsule.tiff

Editado por Alan Leitão
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Boa tarde, pessoal.

 

Voltando um pouco ao assunto do tópico, tenho um HD Externo de 1 TB e atualmente está em ExFat, porém não consigo utilizar no Windows, dá erro de permissão (se não estou enganado). Conforme dicas de vocês gostaria de formatar em HFS, poderiam me ajudar? 

 

É formatado pelo próprio Mac? É aquele formato OS X Expandido? 

 

No aguardo e obrigado,

Micael

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde, pessoal.

 

Voltando um pouco ao assunto do tópico, tenho um HD Externo de 1 TB e atualmente está em ExFat, porém não consigo utilizar no Windows, dá erro de permissão (se não estou enganado). Conforme dicas de vocês gostaria de formatar em HFS, poderiam me ajudar? 

 

É formatado pelo próprio Mac? É aquele formato OS X Expandido? 

 

No aguardo e obrigado,

Micael

Isso mesmo, o HFS é o OS X Expandido. Formata pelo próprio utilitário de disco.

 

O HFS é um formato proprietário do Mac, mas existem ferramentas como o Mac Drive, que adicionam o suporte ao HFS ao Windows. O único porém dessa solução é que TODOS os computadores Windows que precisar usar esse HDD, vão precisar ter o Mac Drive instalado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



×
×
  • Criar Novo...