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Mário César Júnior

Lentidão absurda após trocar HD por SSD no Macbook Pro (meados de 2012)

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Fala galera, vou tentar ser breve para facilitar.

 

Eu tinha um Macbook pro de meados de 2012 e comprei um outro, do mesmo ano e modelo, apenas pelo estado de conservação. No meu antigo, eu recém tinha feito um upgrade de HD pra SSD e tudo estava funcionando normalmente (Mavericks 10.9.4) . Meu antigo, tinha 4gb de memória e o novo tem 8gb.

O problema:
Após fazer a troca dos HD x SSD, o novo, com SSD está ridiculamente lento. Todas as ações (cliques para abrir pastas, reinicialização, enfim tudo) levam mais de 30 segundos. O antigo, com o HD normal está funcionando normalmente, sem nenhum problema.

Já tentei todos os tipos de recomendações que encontrei na internet: Formatação, restauração de permissões e etc mas nada adiantou. Simplesmente, parece que o SSD não tá operando.

Meu Macbook é um meados de 2012, com 8gb de memória e o SSD é da Kingston de 120gb.

Alguém pode me ajudar?

Muito Obrigado.

 

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Mario muito curioso seu caso nos meus notes eles ficaram muito lentos o Pró de 2008 melhorou absurdamente após a formatação e o Pró novo reinicia com 8 segundos e sua máquina acredito que deva reiniciar sei lá por uns 10 ou 12 segundos no máximo, eu tentaria repetir a formatação da HD novamente mas antes passar alguma ferramenta de verificação e correção (além da nativa) para dar uma olhada no SSD a procura de erros.

 

Só por curiosidade vc olhou se tem algum item iniciando junto com o Sistema ali no usuários e grupos?

 

Outra coisa... se vc tiver algum cartão de memória inserido ele pode vir a demorar aconteceu comigo uma vez, depois removi e inseri novamente nunca mais aconteceu.

 

Tente remover todos os periféricos e zerar a SMC e Pram ( desative o BT caso use algo por ele ) mas se nada resolver, parta para a formatação e reinstalação pois não tem como não resolver voltando do zero... e se não resolver sei lá pode até ser a SSD com algum problema...

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Fábio, o SSD é novo e estava funcionando normalmente no outro Macbook. Depois de fazer a instalação do zero (que pode sinal levou mais de 2 horas, o que eu já achei bem estranho) eu retirei todo tipo de inicialização de programas e etc em usuários e grupo sim. Já iniciei uma nova instalação também, mas pelos primeiros minutos, vi que ia se repetir o problema e cancelei para procurar outra solução. 

 

Todas as ações no computador, até mesmo aumentar diminuir o brilho, volume e etc, só respondem depois de um certo tempo após pressionado ou seja, tudo está funcionando com um delay ridículo. Apenas para informação, no outro macbook estava iniciando em 5/6s.

Fábio, não tinha feito reset de PRAM e SMC e na verdade nem sabia que existia isso. Fiz, mas não adiantou nada. As infos do SSD estão na imagem.

Valeu por enquanto! Foto%2028-08-14%2011%2051%2002.jpg?dl=0

 

https://www.dropbox.com/s/6r3w28a6b5w89tz/Foto%2028-08-14%2011%2051%2002.jpg?dl=0

 

Mario muito curioso seu caso nos meus notes eles ficaram muito lentos o Pró de 2008 melhorou absurdamente após a formatação e o Pró novo reinicia com 8 segundos e sua máquina acredito que deva reiniciar sei lá por uns 10 ou 12 segundos no máximo, eu tentaria repetir a formatação da HD novamente mas antes passar alguma ferramenta de verificação e correção (além da nativa) para dar uma olhada no SSD a procura de erros.

 

Só por curiosidade vc olhou se tem algum item iniciando junto com o Sistema ali no usuários e grupos?

 

Outra coisa... se vc tiver algum cartão de memória inserido ele pode vir a demorar aconteceu comigo uma vez, depois removi e inseri novamente nunca mais aconteceu.

 

Tente remover todos os periféricos e zerar a SMC e Pram ( desative o BT caso use algo por ele ) mas se nada resolver, parta para a formatação e reinstalação pois não tem como não resolver voltando do zero... e se não resolver sei lá pode até ser a SSD com algum problema...

 

 

E os procedimentos de reset PRAM E SMC??? 

 

vá no resumo do sistema e tira um print das informações do SSD.

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Fábio, o SSD é novo e estava funcionando normalmente no outro Macbook. Depois de fazer a instalação do zero (que pode sinal levou mais de 2 horas, o que eu já achei bem estranho) eu retirei todo tipo de inicialização de programas e etc em usuários e grupo sim. Já iniciei uma nova instalação também, mas pelos primeiros minutos, vi que ia se repetir o problema e cancelei para procurar outra solução. 

 

Todas as ações no computador, até mesmo aumentar diminuir o brilho, volume e etc, só respondem depois de um certo tempo após pressionado ou seja, tudo está funcionando com um delay ridículo. Apenas para informação, no outro macbook estava iniciando em 5/6s.

Fábio, não tinha feito reset de PRAM e SMC e na verdade nem sabia que existia isso. Fiz, mas não adiantou nada. As infos do SSD estão na imagem.

Valeu por enquanto! Foto%2028-08-14%2011%2051%2002.jpg?dl=0

 

https://www.dropbox.com/s/6r3w28a6b5w89tz/Foto%2028-08-14%2011%2051%2002.jpg?dl=0

 

Po fera meus poucos conhecimentos para tentar te ajudaram terminaram... vamos ver se aparece outra pessoa mais capacitada pra te ajudar, boa sorte, abraços. 

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Esse mesmo Adalberto: Kingston SSD 2.5´ 120GB V300 SATA III SV300S37A/120G

 

Qual a bucha dele?

Então, esse modelo foi lançado inicialmente com uma NAND da Toshiba e posteriormente substituída por um modelo da Micron. Os modelos com a NAND da Micron têm uma perda de performance absurda.

 

http://www.anandtech.com/show/7763/an-update-to-kingston-ssdnow-v300-a-switch-to-slower-micron-nand

 

Por isso perguntei se é o mesmo que antes funcionava normalmente ou se havia comprado um igual. Se forem duas unidades do mesmo modelo, pode ser que a primeira tinha NAND Toshiba e a segunda NAND Micron.

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Então, esse modelo foi lançado inicialmente com uma NAND da Toshiba e posteriormente substituída por um modelo da Micron. Os modelos com a NAND da Micron têm uma perda de performance absurda.

 

http://www.anandtech.com/show/7763/an-update-to-kingston-ssdnow-v300-a-switch-to-slower-micron-nand

 

Por isso perguntei se é o mesmo que antes funcionava normalmente ou se havia comprado um igual. Se forem duas unidades do mesmo modelo, pode ser que a primeira tinha NAND Toshiba e a segunda NAND Micron.

 

Não não, acredito que esse não seja o caso. Este SSD é o mesmo (mesma peça) que eu utilizava no outro Macbook e funcionava perfeitamente e muito bem por sinal. Eu retirei do antigo e coloquei neste novo. Inclusive, o HD de 500Gb que tinha nesse, está no antigo e funcionando perfeitamente e isso é que está me deixando com a pulga atrás da orelha.

Enfim, espero que alguém consiga me ajudar a solucionar este impasse.

Obrigado!

Editado por Mário César Júnior

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Não não, acredito que esse não seja o caso. Este SSD é o mesmo (mesma peça) que eu utilizava no outro Macbook e funcionava perfeitamente e muito bem por sinal. Eu retirei do antigo e coloquei neste novo. Inclusive, o HD de 500Gb que tinha nesse, está no antigo e funcionando perfeitamente e isso é que está me deixando com a pulga atrás da orelha.

Enfim, espero que alguém consigo me ajudar a solucionar este impasse.

Obrigado!

Essa era a minha dúvida, como se trata da mesma unidade, realmente há algo de muito estranho nessa perda de desempenho.

 

Já experimentou voltar o SSD no antigo pra ver se ainda tem um bom desempenho?

 

Outra coisa que eu tentaria. Durante o processo de instalação limpa, refaça a tabela de partições. Pode ajudar a corrigir algum possível problema com a tabela. Ou então faça um zero fill nele.

 

Já executou algum exame de superfície (sei que não se trata de um disco magnético, mas é o único nome que conheço pra isso) para verificar se não há nenhum setor defeituoso? Eu recomendaria um teste completo do TechToolPRO nesse SSD.

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Essa era a minha dúvida, como se trata da mesma unidade, realmente há algo de muito estranho nessa perda de desempenho.

 

Já experimentou voltar o SSD no antigo pra ver se ainda tem um bom desempenho?

 

Outra coisa que eu tentaria. Durante o processo de instalação limpa, refaça a tabela de partições. Pode ajudar a corrigir algum possível problema com a tabela. Ou então faça um zero fill nele.

 

Já executou algum exame de superfície (sei que não se trata de um disco magnético, mas é o único nome que conheço pra isso) para verificar se não há nenhum setor defeituoso? Eu recomendaria um teste completo do TechToolPRO nesse SSD.

 

Vou tentar voltar no antigo pra ver se funciona normalmente.

 

Quanto a verificação, executei a verificação de disco do Utilitário e está tudo normal. De fato, é um mistério que está me explodindo a cabeça.

 

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Eu já tive um MacBook Pro que não foi com a cara desse Kingston não, ele funcionava bem, mas as vezes congelava por cerca de uma dois minutos, depois voltava, mais tarde descobri que ele não era muito compatível com meu Mac. 

 

É meio estranho falar nisso, mas considerando que mesmo em modelos do mesmo ano/série existe diferença em alguns componentes, isso pode estar fazendo a diferença. Já que você tem acesso ao antigo, simplesmente pega o SSD e coloca nele de volta e usa por um tempo, talvez possa haver alguma incompatibilidade mesmo, ai não tem jeito, a solução é trocar de SSD. 

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Então, esse modelo foi lançado inicialmente com uma NAND da Toshiba e posteriormente substituída por um modelo da Micron. Os modelos com a NAND da Micron têm uma perda de performance absurda.

 

http://www.anandtech.com/show/7763/an-update-to-kingston-ssdnow-v300-a-switch-to-slower-micron-nand

 

Por isso perguntei se é o mesmo que antes funcionava normalmente ou se havia comprado um igual. Se forem duas unidades do mesmo modelo, pode ser que a primeira tinha NAND Toshiba e a segunda NAND Micron.

 

Não sabia dessa, por isso só vou/recomendo Samsung 840..

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Não sabia dessa, por isso só vou/recomendo Samsung 840..

Ridículo né? Lançaram com uma NAND top, esperaram os sites especializados lançarem seus reviews e depois trocaram a NAND por uma mais lenta.

 

Eu iria também de Neutron GTX, Sandisk Extreme, Intel 730, mas jamais iria de Kingston.

 

 

Quanto a verificação, executei a verificação de disco do Utilitário e está tudo normal. De fato, é um mistério que está me explodindo a cabeça.

O utilitário de disco verifica apenas alguns dados como S.M.A.R.T. e consistência de arquivos, para ele encontrar um setor defeituoso precisa haver algum arquivo importante, que ele verifique, nesse setor defeituoso.

 

Esse exame do TechTool é um exame de superfície mesmo, ele vai buscar por setores defeituosos às cegas em toda a unidade.

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Pessoal, obrigado.

 

Fiz o teste, retornando o SSD ao antigo macbook e funcionou normalmente. Para ter garantia das instalações, fiz uma nova instalação nos dois Macbook, cada um com seu respectivo HD funcionando normalmente para deixar igual e depois só trocar. Resultado: Mesma coisa, com o problema da lentidão. Na verdade não é lentidão, é não aperação mesmo. Cada clique leva em torno de 40s para fazer efeito.

 

Enfim, resolvi então deixar no antigo mesmo e assim vou tocar  a vida.

No mais, agradeço a todos que se disponibilizaram em procurar uma solução.

Muito Obrigado.

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Pessoal, obrigado.

 

Fiz o teste, retornando o SSD ao antigo macbook e funcionou normalmente. Para ter garantia das instalações, fiz uma nova instalação nos dois Macbook, cada um com seu respectivo HD funcionando normalmente para deixar igual e depois só trocar. Resultado: Mesma coisa, com o problema da lentidão. Na verdade não é lentidão, é não aperação mesmo. Cada clique leva em torno de 40s para fazer efeito.

 

Enfim, resolvi então deixar no antigo mesmo e assim vou tocar  a vida.

No mais, agradeço a todos que se disponibilizaram em procurar uma solução.

Muito Obrigado.

 

Assim como todos falaram vai de Samsung 840 EVO, eu já tive um Kingston e tive problemas de congelamentos, agora tenho um Samsung desses e tá rodando lindo demais. 

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Pode ser uma sugestão idiota, mas já trocou as memórias RAM entre eles?

Pelo que estou entendendo, não é problema de SSD não.

Podendo ser um problema em algum dos pentes de memórias, que ele tente acessar, e ocorre essa lentidão.

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    • Por luanlazz
      Olá, estou vendo meu MacBook Pro, o ano dele é mid 2014, processador i5, 8GB de memoria, 256 GB de SSD e tela de 13.3 polegadas, está muito bem conversado, sem amassados ou aranhões, uso sempre com case. Está completo com caixa e tudo mais, anunciei no mercado livre, link abaixo, qualquer dúvida estou a disposição.
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    • Por kmkztenshi
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    • Por Filippi Araujo
      Boa tarde galera, 
       
      Tenho um Macbook Pro 2012, e atualmente ele está com um HD. Estou pensando em colocar um SSD, e encontrei esse modelo da Kingston, sabem me dizer se ele é um bom SSD e se ele é compatível com a minha máquina? 
       
      SSD: https://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao_ofertas.cgi?codigo=85197&origem=48&utm_source=ZOOM&utm_medium=COMPARADOR&utm_term=SSD KINGSTON A400 240GB SATA LEITURA 500MB S GRAVACAO 350MB S SA400S37 240G&utm_content=SATA&utm_campaign=SSD KINGSTON A400 240GB SATA LEITURA 500MB S GRAVACAO 350MB S SA400S37 240G
       
      Muito obrigado, abraços. 
    • Por jonatassallazar
      Pessoal, estou com um problema, já tentei no Google e nada, procurei tópico aqui e não achei tbm. Meu Mac é o seguinte, eu derrubei uma vez e quebrei o display, devido ao custo inadmissível de reparo, eu fiquei com ele assim mesmo, funciona mas preciso de monitor externo, até aqui tudo bem, depois de um tempo cansei do sistema de dual boot e fiquei só com Windows, coloquei ssd, tirei o drive óptico. Pronto, definido o contexto, semana passada começou a não ligar mais, na verdade ligar liga, faz o som de boot, mas fica na tela cinza e não sai de jeito nenhum, já deixei de um dia para outro e nada muda. Pensei que podia ser bug so Windows, comecei a saga para voltar para o Mac, mas nada, absolutamente nada funciona mesmo, nem USB de boot nem dvd do Mac, retornei o drive para testar, coloquei o HD de volta, nada, botões na inicialização, nenhuma combinação funciona, nenhuma mesmo, nada, nem tente sugerir, nem limpar PRAM, nem SVRAM, nem SMC, nem modo de segurança, NADA. Testei as memórias, coloquei, tirei, limpei, deixe só a original, só a paralela, nada. E para ajudar a bateria tbm está estufada, logo teria que trocar.
      Eu já imagino que seja hardware, mas se alguém já teve uma situação levemente parecida e puder ajudar, agradeço, pq não queria vendê-lo em partes, para comprar um novo com as mesmas configurações vou gastar muito. 
      Valeu por qualquer ajuda!
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      11 98353-1666
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