Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Lentidão absurda após trocar HD por SSD no Macbook Pro (meados de 2012)


Mário César Júnior

Posts Recomendados

Fala galera, vou tentar ser breve para facilitar.

 

Eu tinha um Macbook pro de meados de 2012 e comprei um outro, do mesmo ano e modelo, apenas pelo estado de conservação. No meu antigo, eu recém tinha feito um upgrade de HD pra SSD e tudo estava funcionando normalmente (Mavericks 10.9.4) . Meu antigo, tinha 4gb de memória e o novo tem 8gb.

O problema:
Após fazer a troca dos HD x SSD, o novo, com SSD está ridiculamente lento. Todas as ações (cliques para abrir pastas, reinicialização, enfim tudo) levam mais de 30 segundos. O antigo, com o HD normal está funcionando normalmente, sem nenhum problema.

Já tentei todos os tipos de recomendações que encontrei na internet: Formatação, restauração de permissões e etc mas nada adiantou. Simplesmente, parece que o SSD não tá operando.

Meu Macbook é um meados de 2012, com 8gb de memória e o SSD é da Kingston de 120gb.

Alguém pode me ajudar?

Muito Obrigado.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mario muito curioso seu caso nos meus notes eles ficaram muito lentos o Pró de 2008 melhorou absurdamente após a formatação e o Pró novo reinicia com 8 segundos e sua máquina acredito que deva reiniciar sei lá por uns 10 ou 12 segundos no máximo, eu tentaria repetir a formatação da HD novamente mas antes passar alguma ferramenta de verificação e correção (além da nativa) para dar uma olhada no SSD a procura de erros.

 

Só por curiosidade vc olhou se tem algum item iniciando junto com o Sistema ali no usuários e grupos?

 

Outra coisa... se vc tiver algum cartão de memória inserido ele pode vir a demorar aconteceu comigo uma vez, depois removi e inseri novamente nunca mais aconteceu.

 

Tente remover todos os periféricos e zerar a SMC e Pram ( desative o BT caso use algo por ele ) mas se nada resolver, parta para a formatação e reinstalação pois não tem como não resolver voltando do zero... e se não resolver sei lá pode até ser a SSD com algum problema...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fábio, o SSD é novo e estava funcionando normalmente no outro Macbook. Depois de fazer a instalação do zero (que pode sinal levou mais de 2 horas, o que eu já achei bem estranho) eu retirei todo tipo de inicialização de programas e etc em usuários e grupo sim. Já iniciei uma nova instalação também, mas pelos primeiros minutos, vi que ia se repetir o problema e cancelei para procurar outra solução. 

 

Todas as ações no computador, até mesmo aumentar diminuir o brilho, volume e etc, só respondem depois de um certo tempo após pressionado ou seja, tudo está funcionando com um delay ridículo. Apenas para informação, no outro macbook estava iniciando em 5/6s.

Fábio, não tinha feito reset de PRAM e SMC e na verdade nem sabia que existia isso. Fiz, mas não adiantou nada. As infos do SSD estão na imagem.

Valeu por enquanto! Foto%2028-08-14%2011%2051%2002.jpg?dl=0

 

https://www.dropbox.com/s/6r3w28a6b5w89tz/Foto%2028-08-14%2011%2051%2002.jpg?dl=0

 

Mario muito curioso seu caso nos meus notes eles ficaram muito lentos o Pró de 2008 melhorou absurdamente após a formatação e o Pró novo reinicia com 8 segundos e sua máquina acredito que deva reiniciar sei lá por uns 10 ou 12 segundos no máximo, eu tentaria repetir a formatação da HD novamente mas antes passar alguma ferramenta de verificação e correção (além da nativa) para dar uma olhada no SSD a procura de erros.

 

Só por curiosidade vc olhou se tem algum item iniciando junto com o Sistema ali no usuários e grupos?

 

Outra coisa... se vc tiver algum cartão de memória inserido ele pode vir a demorar aconteceu comigo uma vez, depois removi e inseri novamente nunca mais aconteceu.

 

Tente remover todos os periféricos e zerar a SMC e Pram ( desative o BT caso use algo por ele ) mas se nada resolver, parta para a formatação e reinstalação pois não tem como não resolver voltando do zero... e se não resolver sei lá pode até ser a SSD com algum problema...

 

 

E os procedimentos de reset PRAM E SMC??? 

 

vá no resumo do sistema e tira um print das informações do SSD.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fábio, o SSD é novo e estava funcionando normalmente no outro Macbook. Depois de fazer a instalação do zero (que pode sinal levou mais de 2 horas, o que eu já achei bem estranho) eu retirei todo tipo de inicialização de programas e etc em usuários e grupo sim. Já iniciei uma nova instalação também, mas pelos primeiros minutos, vi que ia se repetir o problema e cancelei para procurar outra solução. 

 

Todas as ações no computador, até mesmo aumentar diminuir o brilho, volume e etc, só respondem depois de um certo tempo após pressionado ou seja, tudo está funcionando com um delay ridículo. Apenas para informação, no outro macbook estava iniciando em 5/6s.

Fábio, não tinha feito reset de PRAM e SMC e na verdade nem sabia que existia isso. Fiz, mas não adiantou nada. As infos do SSD estão na imagem.

Valeu por enquanto! Foto%2028-08-14%2011%2051%2002.jpg?dl=0

 

https://www.dropbox.com/s/6r3w28a6b5w89tz/Foto%2028-08-14%2011%2051%2002.jpg?dl=0

 

Po fera meus poucos conhecimentos para tentar te ajudaram terminaram... vamos ver se aparece outra pessoa mais capacitada pra te ajudar, boa sorte, abraços. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse mesmo Adalberto: Kingston SSD 2.5´ 120GB V300 SATA III SV300S37A/120G

 

Qual a bucha dele?

Então, esse modelo foi lançado inicialmente com uma NAND da Toshiba e posteriormente substituída por um modelo da Micron. Os modelos com a NAND da Micron têm uma perda de performance absurda.

 

http://www.anandtech.com/show/7763/an-update-to-kingston-ssdnow-v300-a-switch-to-slower-micron-nand

 

Por isso perguntei se é o mesmo que antes funcionava normalmente ou se havia comprado um igual. Se forem duas unidades do mesmo modelo, pode ser que a primeira tinha NAND Toshiba e a segunda NAND Micron.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então, esse modelo foi lançado inicialmente com uma NAND da Toshiba e posteriormente substituída por um modelo da Micron. Os modelos com a NAND da Micron têm uma perda de performance absurda.

 

http://www.anandtech.com/show/7763/an-update-to-kingston-ssdnow-v300-a-switch-to-slower-micron-nand

 

Por isso perguntei se é o mesmo que antes funcionava normalmente ou se havia comprado um igual. Se forem duas unidades do mesmo modelo, pode ser que a primeira tinha NAND Toshiba e a segunda NAND Micron.

 

Não não, acredito que esse não seja o caso. Este SSD é o mesmo (mesma peça) que eu utilizava no outro Macbook e funcionava perfeitamente e muito bem por sinal. Eu retirei do antigo e coloquei neste novo. Inclusive, o HD de 500Gb que tinha nesse, está no antigo e funcionando perfeitamente e isso é que está me deixando com a pulga atrás da orelha.

Enfim, espero que alguém consiga me ajudar a solucionar este impasse.

Obrigado!

Editado por Mário César Júnior
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não não, acredito que esse não seja o caso. Este SSD é o mesmo (mesma peça) que eu utilizava no outro Macbook e funcionava perfeitamente e muito bem por sinal. Eu retirei do antigo e coloquei neste novo. Inclusive, o HD de 500Gb que tinha nesse, está no antigo e funcionando perfeitamente e isso é que está me deixando com a pulga atrás da orelha.

Enfim, espero que alguém consigo me ajudar a solucionar este impasse.

Obrigado!

Essa era a minha dúvida, como se trata da mesma unidade, realmente há algo de muito estranho nessa perda de desempenho.

 

Já experimentou voltar o SSD no antigo pra ver se ainda tem um bom desempenho?

 

Outra coisa que eu tentaria. Durante o processo de instalação limpa, refaça a tabela de partições. Pode ajudar a corrigir algum possível problema com a tabela. Ou então faça um zero fill nele.

 

Já executou algum exame de superfície (sei que não se trata de um disco magnético, mas é o único nome que conheço pra isso) para verificar se não há nenhum setor defeituoso? Eu recomendaria um teste completo do TechToolPRO nesse SSD.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa era a minha dúvida, como se trata da mesma unidade, realmente há algo de muito estranho nessa perda de desempenho.

 

Já experimentou voltar o SSD no antigo pra ver se ainda tem um bom desempenho?

 

Outra coisa que eu tentaria. Durante o processo de instalação limpa, refaça a tabela de partições. Pode ajudar a corrigir algum possível problema com a tabela. Ou então faça um zero fill nele.

 

Já executou algum exame de superfície (sei que não se trata de um disco magnético, mas é o único nome que conheço pra isso) para verificar se não há nenhum setor defeituoso? Eu recomendaria um teste completo do TechToolPRO nesse SSD.

 

Vou tentar voltar no antigo pra ver se funciona normalmente.

 

Quanto a verificação, executei a verificação de disco do Utilitário e está tudo normal. De fato, é um mistério que está me explodindo a cabeça.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu já tive um MacBook Pro que não foi com a cara desse Kingston não, ele funcionava bem, mas as vezes congelava por cerca de uma dois minutos, depois voltava, mais tarde descobri que ele não era muito compatível com meu Mac. 

 

É meio estranho falar nisso, mas considerando que mesmo em modelos do mesmo ano/série existe diferença em alguns componentes, isso pode estar fazendo a diferença. Já que você tem acesso ao antigo, simplesmente pega o SSD e coloca nele de volta e usa por um tempo, talvez possa haver alguma incompatibilidade mesmo, ai não tem jeito, a solução é trocar de SSD. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então, esse modelo foi lançado inicialmente com uma NAND da Toshiba e posteriormente substituída por um modelo da Micron. Os modelos com a NAND da Micron têm uma perda de performance absurda.

 

http://www.anandtech.com/show/7763/an-update-to-kingston-ssdnow-v300-a-switch-to-slower-micron-nand

 

Por isso perguntei se é o mesmo que antes funcionava normalmente ou se havia comprado um igual. Se forem duas unidades do mesmo modelo, pode ser que a primeira tinha NAND Toshiba e a segunda NAND Micron.

 

Não sabia dessa, por isso só vou/recomendo Samsung 840..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não sabia dessa, por isso só vou/recomendo Samsung 840..

Ridículo né? Lançaram com uma NAND top, esperaram os sites especializados lançarem seus reviews e depois trocaram a NAND por uma mais lenta.

 

Eu iria também de Neutron GTX, Sandisk Extreme, Intel 730, mas jamais iria de Kingston.

 

 

Quanto a verificação, executei a verificação de disco do Utilitário e está tudo normal. De fato, é um mistério que está me explodindo a cabeça.

O utilitário de disco verifica apenas alguns dados como S.M.A.R.T. e consistência de arquivos, para ele encontrar um setor defeituoso precisa haver algum arquivo importante, que ele verifique, nesse setor defeituoso.

 

Esse exame do TechTool é um exame de superfície mesmo, ele vai buscar por setores defeituosos às cegas em toda a unidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, obrigado.

 

Fiz o teste, retornando o SSD ao antigo macbook e funcionou normalmente. Para ter garantia das instalações, fiz uma nova instalação nos dois Macbook, cada um com seu respectivo HD funcionando normalmente para deixar igual e depois só trocar. Resultado: Mesma coisa, com o problema da lentidão. Na verdade não é lentidão, é não aperação mesmo. Cada clique leva em torno de 40s para fazer efeito.

 

Enfim, resolvi então deixar no antigo mesmo e assim vou tocar  a vida.

No mais, agradeço a todos que se disponibilizaram em procurar uma solução.

Muito Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, obrigado.

 

Fiz o teste, retornando o SSD ao antigo macbook e funcionou normalmente. Para ter garantia das instalações, fiz uma nova instalação nos dois Macbook, cada um com seu respectivo HD funcionando normalmente para deixar igual e depois só trocar. Resultado: Mesma coisa, com o problema da lentidão. Na verdade não é lentidão, é não aperação mesmo. Cada clique leva em torno de 40s para fazer efeito.

 

Enfim, resolvi então deixar no antigo mesmo e assim vou tocar  a vida.

No mais, agradeço a todos que se disponibilizaram em procurar uma solução.

Muito Obrigado.

 

Assim como todos falaram vai de Samsung 840 EVO, eu já tive um Kingston e tive problemas de congelamentos, agora tenho um Samsung desses e tá rodando lindo demais. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pode ser uma sugestão idiota, mas já trocou as memórias RAM entre eles?

Pelo que estou entendendo, não é problema de SSD não.

Podendo ser um problema em algum dos pentes de memórias, que ele tente acessar, e ocorre essa lentidão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



×
×
  • Criar Novo...