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Mário César Júnior

Lentidão absurda após trocar HD por SSD no Macbook Pro (meados de 2012)

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Rapaz, na minha opinião, a única coisa que pode explicar essa lentidão quando usando o SSD, depois de ler todos os testes que você fez, é que pode haver um problema com o cabo flat que conecta a unidade à logic board. Explico minha desconfiança: com o HDD a taxa de dados passando por ele é muito mais baixa devido ao acesso de disco ser mais lento. Talvez um defeito no isolamento entre as trilhas ou alguma parte "aberta" permitindo a interferência externa pode estar causando uma grande perda de dados na comunicação da interface e forçando o sistema a tentar várias vezes, até mesmo baixando a velocidade da SATA para conseguir fazer a leitura/gravação no SSD. A forma de confirmar isso é trocar o flat também da máquina onde tudo funciona normalmente para o que está apresentando problemas e verificar se o problema continua ou para de vez. Se continuar o problema, a tese do flat cai, se parar se confirma. Aí você precisará trocar esse flat em alguma AT caso seja confirmado.

 

Como li que você já comprou outro SSD, também é possível testar com esse SSD novo no cabo original. Se funcionar lindamente, era "apenas" uma incompatibilidade bizarra que ficará sem explicação. Eu gostaria muito de ter essas duas máquinas em mãos para tentar descobrir o que causa esse problema.

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Rapaz, na minha opinião, a única coisa que pode explicar essa lentidão quando usando o SSD, depois de ler todos os testes que você fez, é que pode haver um problema com o cabo flat que conecta a unidade à logic board. Explico minha desconfiança: com o HDD a taxa de dados passando por ele é muito mais baixa devido ao acesso de disco ser mais lento. Talvez um defeito no isolamento entre as trilhas ou alguma parte "aberta" permitindo a interferência externa pode estar causando uma grande perda de dados na comunicação da interface e forçando o sistema a tentar várias vezes, até mesmo baixando a velocidade da SATA para conseguir fazer a leitura/gravação no SSD. A forma de confirmar isso é trocar o flat também da máquina onde tudo funciona normalmente para o que está apresentando problemas e verificar se o problema continua ou para de vez. Se continuar o problema, a tese do flat cai, se parar se confirma. Aí você precisará trocar esse flat em alguma AT caso seja confirmado.

 

Como li que você já comprou outro SSD, também é possível testar com esse SSD novo no cabo original. Se funcionar lindamente, era "apenas" uma incompatibilidade bizarra que ficará sem explicação. Eu gostaria muito de ter essas duas máquinas em mãos para tentar descobrir o que causa esse problema.

Kingston V300 é que é bucha mesmo. Vários relatos semelhantes.

 

Um problema no cabo, mesmo no HDD, provocaria outros problemas de inconsistência de dados.

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Kingston V300 é que é bucha mesmo. Vários relatos semelhantes.

 

Um problema no cabo, mesmo no HDD, provocaria outros problemas de inconsistência de dados.

Rapaz, não vou excluir a possibilidade do SSD, mas já tive exatamente esse tipo de problema em outros computadores. Devido à um problema no isolamento do cabo SATA (cabos de baixa qualidade ou danificados por algum motivo) ocorria sintomas parecidos com funcionamento normal em unidades lentas e quando fazia upgrade para unidades rápidas acontecia problemas de lentidão porque quando o sistema detectava inconsistências diminuía a performance para poder funcionar. Mas é só uma conjectura, não gosto de condenar nada sem testes específicos.

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Rapaz, não vou excluir a possibilidade do SSD, mas já tive exatamente esse tipo de problema em outros computadores. Devido à um problema no isolamento do cabo SATA (cabos de baixa qualidade ou danificados por algum motivo) ocorria sintomas parecidos com funcionamento normal em unidades lentas e quando fazia upgrade para unidades rápidas acontecia problemas de lentidão porque quando o sistema detectava inconsistências diminuía a performance para poder funcionar. Mas é só uma conjectura, não gosto de condenar nada sem testes específicos.

Concordo em não condenar sem testar. Mas no caso do Kingston V300, a mudança na NAND foi uma cachorrada das grandes.

 

http://www.anandtech.com/show/7763/an-update-to-kingston-ssdnow-v300-a-switch-to-slower-micron-nand

 

Sobre o problema no cabo, há que se observar que com o HDD ele não apresenta nenhum problema de lentidão, funciona bem dentro do esperado para um disco magnético.

 

Agora é aguardar o chapa instalar esse Evo pra ver qualé que é.

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Concordo em não condenar sem testar. Mas no caso do Kingston V300, a mudança na NAND foi uma cachorrada das grandes.

 

http://www.anandtech.com/show/7763/an-update-to-kingston-ssdnow-v300-a-switch-to-slower-micron-nand

 

Sobre o problema no cabo, há que se observar que com o HDD ele não apresenta nenhum problema de lentidão, funciona bem dentro do esperado para um disco magnético.

 

Agora é aguardar o chapa instalar esse Evo pra ver qualé que é.

Mas se o SSD funcionava normalmente em um computador não há porque não funcionar no outro, concorda? E como o HDD é bem mais lento, a freqüência no cabo SATA é muito menor porque fluxo de dados é mais lento. Ainda assim testaria esse cabo, só por precaução. Vai que no futuro ele apresenta outros problemas?

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É galera, instalei o EVO no macbook que estava dando o problema e não acorreu exatamente a mesma coisa, mas não funcionou como deveria. A instalação do Mavericks demorou mais que o normal, tive que fazer duas vezes pois na primeira deu um erro desconhecido. Na segunda, completou a instalação, mas não iniciou a tela de configuração do Macbook. Ficou com a Logo e o Loader, sem sair dali.

Coloquei o SSD no outro Macbook, zerei, fiz a instalação sem problema nenhum e tudo está funcionando normalmente no outro. Acredito que seja problema com o cabo SATA mesmo. Enfim, no momento frustração é a palavra. haha!

valeu!

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É galera, instalei o EVO no macbook que estava dando o problema e não acorreu exatamente a mesma coisa, mas não funcionou como deveria. A instalação do Mavericks demorou mais que o normal, tive que fazer duas vezes pois na primeira deu um erro desconhecido. Na segunda, completou a instalação, mas não iniciou a tela de configuração do Macbook. Ficou com a Logo e o Loader, sem sair dali.

Coloquei o SSD no outro Macbook, zerei, fiz a instalação sem problema nenhum e tudo está funcionando normalmente no outro. Acredito que seja problema com o cabo SATA mesmo. Enfim, no momento frustração é a palavra. haha!

valeu!

Teste o cabo sata, remova o cabo do Mac que funciona e use ele no Mac que está apresentando o problema.

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Teste o cabo sata, remova o cabo do Mac que funciona e use ele no Mac que está apresentando o problema.

Era exatamente o que eu iria sugerir.

 

Agora podemos ter duas vertentes de resultados: 1- trocar o cabo e tudo funcionar e 2- continuar o problema.

 

Se funcionar com o cabo do computador antigo (já que são do mesmo modelo, devem ser compatíveis) terá que comprar um cabo novo para manter os dois computadores funcionando. Se ao trocar o problema continuar, aí a logic board pode estar com algum problema.

 

Nos casos que presenciei de problemas semelhantes era apenas o cabo. Acredito que a troca dele resolverá o seu problema. Teste aí e nos retorne o resultado!

Editado por Alan Leitão

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O estranho é que no caso de ser o cabo, por que o HD normal funciona? rs. Isso pra mim cheira ser coisa do tinhoso. 

O cabo com todas as vias operando mas com problema de isolamento entre elas tem um efeito de interferência por indução eletromagnética. Essa indução pode causar inversão nos valores dos bits que trafegam nas vias e esses erros podem ser interpretados pelo sistema e tratados, baixando a performance, porém não é perfeito então não resolverá todos os problemas. Esse efeito é muito maior quando o fluxo de dados no cabo aumenta, por exemplo, quando usamos unidades muito rápidas. Os HDDs tem tempo de acesso muito baixo comparados com os SSDs então a freqüência no cabo SATA é menor, talvez ao ponto de não haver interferência eletromagnética ou que a mesma seja tão pouca que o sistema consegue se recuperar da falha com um simples retry. Foi baseado nisso que desconfiei do cabo, mas ainda há a dúvida de ser um problema na logic board (mais especificamente na solda da interface onde se conecta o cabo SATA). Então o ideal no caso seria testar o conjunto SSD + cabo SATA que funcionam normalmente em um computador no que está apresentando problemas.

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TENHO 100% DE CERTEZA QUE O PROBLEMA É NO CABO.

 

Estava com o mesmo problema, o Alan acertou em cheio a causa.

O SSD do meu MBP 2012 estava extremamente lento, mas com o HD funcionava normal. Então retirei o SSD e coloquei em uma máquina com windows e funcionou perfeitamente. Rodei uma ferramenta chamada HDTUNE PRO, na leitura do SMART, apareceram mais de 4000 erros "(C7) Ultra DMA CRC Error Count". Verifiquei que esse defeito é referente ao cabo.

 

A partir disso examinei o cabo flex e vi que havia partes descascadas, então examinei a tampa do MBP e bem na parte que fica em cima do cabo flex do HD, estava com arranhados, como se poeira ou algo do tipo, tivesse feito atrito entre a tampa e o cabo. Peguei uma fita isolante e cobri a parte descascada do cabo e o SSD funcionou melhor, porém retirei a fita para colocar ela em uma área maior e após isso nem o SSD e nem o HD eram reconhecidos, acredito que quando puxei a fita, o cabo descascou ainda mais.

 

Mandei meu MBP para assistência, pois está coberto pelo AppleCare e o técnico já diagnosticou defeito no HD (não mandei com o SSD), disse que iria trocá-lo, porém pedi para ele verificar o cabo flex. No dia seguinte ele me ligou dizendo que o problema era realmente no cabo flex. Meu MBP chegou hoje e está funcionando perfeitamente.

 

Aproveitei quando abri para trocar o HD e as memórias e passei um pouco de fita isolante 3M no cabo, assim quando a tampa atritar com o cabo, ele estará protegido.

Editado por lucca79sp

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TENHO 100% DE CERTEZA QUE O PROBLEMA É NO CABO.

 

Estava com o mesmo problema, o Alan acertou em cheio a causa.

O SSD do meu MBP 2012 estava extremamente lento, mas com o HD funcionava normal. Então retirei o SSD e coloquei em uma máquina com windows e funcionou perfeitamente. Rodei uma ferramenta chamada HDTUNE PRO, na leitura do SMART, apareceram mais de 4000 erros "(C7) Ultra DMA CRC Error Count". Verifiquei que esse defeito é referente ao cabo.

 

A partir disso examinei o cabo flex e vi que havia partes descascadas, então examinei a tampa do MBP e bem na parte que fica em cima do cabo flex do HD, estava com arranhados, como se poeira ou algo do tipo, tivesse feito atrito entre a tampa e o cabo. Peguei uma fita isolante e cobri a parte descascada do cabo e o SSD funcionou melhor, porém retirei a fita para colocar ela em uma área maior e após isso nem o SSD e nem o HD eram reconhecidos, acredito que quando puxei a fita, o cabo descascou ainda mais.

 

Mandei meu MBP para assistência, pois está coberto pelo AppleCare e o técnico já diagnosticou defeito no HD (não mandei com o SSD), disse que iria trocá-lo, porém pedi para ele verificar o cabo flex. No dia seguinte ele me ligou dizendo que o problema era realmente no cabo flex. Meu MBP chegou hoje e está funcionando perfeitamente.

 

Aproveitei quando abri para trocar o HD e as memórias e passei um pouco de fita isolante 3M no cabo, assim quando a tampa atritar com o cabo, ele estará protegido.

 

Lucca79sp,

 

Obrigado por compartilhar a sua experiência. Ainda estamos curiosos com a situação do Mario César Júnior.

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Estou com o mesmo problema com meu MBP 2012 não retina. Tenho o SSD EVO 500gb da Samsung. O desempenho era bom mas depois das últimas atualizações achei lento e fui fazer um teste na velocidade e deu 50mb/s de escrita e 100mb/s de leitura! Acho que mais lento que um HD normal. A última atualização desativou o Trim mas consegui reativar mas o desempenho continua lento. Tava achando estranho e lendo o fórum vi que estou com o mesmo problema. Como tenho AppleCare vou levar na assistência p trocarem esse cabo.

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Estou com o mesmo problema com meu MBP 2012 não retina. Tenho o SSD EVO 500gb da Samsung. O desempenho era bom mas depois das últimas atualizações achei lento e fui fazer um teste na velocidade e deu 50mb/s de escrita e 100mb/s de leitura! Acho que mais lento que um HD normal. A última atualização desativou o Trim mas consegui reativar mas o desempenho continua lento. Tava achando estranho e lendo o fórum vi que estou com o mesmo problema. Como tenho AppleCare vou levar na assistência p trocarem esse cabo.

Neilton,

 

Como você operou com o sistema durante algum tempo sem o TRIM e após ativar o recurso leva algum tempo para fazer a "limpeza" das células do SSD, sugiro deixar o seu Mac ligado por uma noite inteira (sem entrar em stand by) para que a "limpeza" seja executada. Depois disso faça o teste novamente. O problema do cabo discutido nesse tópico era muito específico e foi uma extrapolação que veio a partir dos testes que foram realizados. Trocar o cabo no seu caso seria prematuro demais, ainda mais que não há testes específicos para o seu sistema.

 

Para manter o Mac ligado direto basta instalar o "Caffeine", disponível na Mac App Store.

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Neilton,

Como você operou com o sistema durante algum tempo sem o TRIM e após ativar o recurso leva algum tempo para fazer a "limpeza" das células do SSD, sugiro deixar o seu Mac ligado por uma noite inteira (sem entrar em stand by) para que a "limpeza" seja executada. Depois disso faça o teste novamente. O problema do cabo discutido nesse tópico era muito específico e foi uma extrapolação que veio a partir dos testes que foram realizados. Trocar o cabo no seu caso seria prematuro demais, ainda mais que não há testes específicos para o seu sistema.

Para manter o Mac ligado direto basta instalar o "Caffeine", disponível na Mac App Store.

Obrigado pela dica Alan Leitão! Vou tentar isso que disse!

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      Segue link no ML
      https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1277477312-macbook-pro-2017-13-i7-25ghz-16gb-ssd-500gb-apple-care-2021-_JM?quantity=1&variation=40682481258
       
       

       
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