Ir para conteúdo
  • Cadastre-se
Endy

Preciso ter cuidados especiais com a bateria do meu iPhone?

Posts Recomendados

Olá pessoal, tudo bem?

 

Desde que eu comprei o meu primeiro iPhone, lá em 2009, eu percebo que muita gente ainda tem várias dúvidas acerca da bateria do iPhone. Parece que esse é um assunto recheado de mitos e suposições, e que pouca gente sabe realmente o que é verdade.

 

Recentemente eu me deparei com uma página de internet que falava sobre os erros mais cometidos pelos usuários de iPhones com os seus aparelhos. Eu fiquei realmente surpreso com a quantidade de mitos e bobagens em uma página que tem o intuito de informar, e de como essas informações incorretas se alastram com facilidade.

 

Com o intuito de ajudar a desmistificar o assunto e a tentar informar os usuários com informações embasadas, eu criei este tópico. Esclareço desde já que eu não sou um especialista em eletrônica e que eu não quero mostrar que sei mais do que ninguém. Eu participo da comunidade do MacMagazine já faz um tempo, e recebo ajuda sempre que preciso, e de vez em quando eu tento retribuir essa ajuda da melhor forma que posso. Todas as informações escritas aqui são baseadas nos meus 5 anos de uso de vários modelos de iPhone e em artigos de suporte disponibilizados pela própria Apple. Aqui eu estou expressando a minha opinião, e ninguém é obrigado a concordar comigo.

 

Vamos lá:

 

- Devo usar somente os cabos e carregadores da Apple? Posso usar de outras marcas?

Todos sabemos que os cabos e carregadores originais da Apple possuem um preço relativamente salgado. Eu particularmente, gosto de ter cabos em casa, no trabalho, no carro e etc. E com a necessidade de adquirir vários cabos, acabamos esbarrando nos preços poucos convidativos da Apple. Porém, pagamos um preço elevado por eles mas temos a certeza de que eles jamais irão danificar os nossos aparelhos. Existem outras marcas já conhecidas e bastante utilizadas, que fabricam cabos e carregadores com excelente qualidade e preços mais convidativos, além de oferecerem uma variedade maior do que os cabos e carregadores brancos originais. Ao procurar acessórios de outras marcas, eu recomendo procurar pelo selo "Made for iPhone". Este selo indica que o produto foi fabricado utilizando diretrizes fornecidas pela própria Apple, e que não irão danificar os nossos dispositivos.

 

- E os chineses? Devo usar?

Eu já comprei diversos cabos, carregadores e docks chineses e sem marca, e utilizei eles por um tempo. A maior vantagem deles é o seu preço, é realmente muito barato. Mas pelo que eu pude perceber, eles carregam o aparelho de uma forma muito lenta e param de funcionar do nada. No caso dos adaptadores de parede, eles esquentam com mais facilidade. Com medo de danificar o meu iPhone e as instalações elétricas do local, eu parei de utilizar esses produtos de origem duvidosa. Pra mim, o preço não compensa o risco.

 

- A temperatura realmente influencia na eficiência da bateria?

Sim. De acordo com esse artigo, a Apple recomenda que você não utilize o seu aparelho em temperaturas extremas. Levando isso em conta, eu não deixo o meu iPhone no painel do carro trancado e no sol, mas eu também não deixo de utilizar ele quando estou ao ar livre no sol, ele não vai superaquecer por isso.

 

- Minha bateria acaba relativamente rápido. Devo utilizar todas as dicas que falam por aí para maximizar o seu desempenho?

Depende. A própria Apple possui dicas para melhorar o seu desempenho, como reduzir o brilho da tela e desabilitar o push, por exemplo. É uma regra simples, quanto menos você utilizar, menos bateria vai gastar. Mas no meu caso por exemplo, eu gosto de entrar no carro e já ter o meu aparelho conectado no rádio via bluetooth automaticamente, gosto de saber na hora que eu recebi um e-mail e gosto da minha tela o mais brilhante possível. Logo, eu não vou me privar dos recursos que o iPhone me oferece só para ter algum tempo a mais de bateria. Eu sempre tenho meios de carregar o meu aparelho na maioria dos lugares em que eu estou. Mas isso é uma questão de gosto pessoal, cabe a cada um decidir o que é mais vantajoso para si. Porém, se sua bateria dura poucas horas ou se o seu iPhone desliga do nada enquanto ainda há carga, ele está com problemas. Entre em contato com o suporte da Apple.

 

- Uso meu iPhone 24 horas por dia. Minha bateria vai estragar por causa disso?

O iPhone e sua bateria foram feitos para serem utilizados. Use o aparelho o tempo que precisar, e se a bateria estiver acabando, carregue. Simples assim. As baterias de íon de lítio da Apple possuem uma vida útil de muitos ciclos de carga e descarga. Logo, se você utiliza bastante, a vida útil dela tende a ser menor do que alguém que mal utiliza o aparelho. Em contrapartida, as baterias foram feitas para serem utilizadas. Se você praticamente nunca utiliza a bateria do aparelho, a vida útil dela também será reduzida. Concluindo: use a bateria do seu iPhone da melhor forma que te atender, evitando os extremos. Provavelmente sua bateria ainda estará boa quando você quiser fazer um upgrade de iPhone.

 

- Deixo o iPhone carregando a noite inteira. Vou estragar a minha bateria fazendo isso?

A bateria do iPhone demora cerca de duas horas para carregar completamente. Se você dorme oito horas por noite, o iPhone ficará conectado na energia por seis horas estando completamente carregado. Esse é um comportamento comum, feito pela grande maioria dos usuários de iPhone, e eu me incluo nessa. Quando o aparelho é completamente carregado, a sua bateria para de receber energia. Ela não fica carregando infinitamente até você desconectá-la da tomada. Portanto, durma tranquilo, a bateria do seu iPhone não está estragando enquanto você descansa. Claro, devemos evitar os extremos. Deixar o aparelho na tomada por dias vai fazer com que a bateria seja sub-utilizada, e isso não é bom.

 

- Devo carregar o iPhone somente quando a bateria estiver acabando para a bateria não viciar?

Não. As baterias de íon de lítio do iPhone não viciam. Você pode conectá-lo a energia sempre que achar conveniente. Não há a necessidade de esperar a bateria ficar com pouca ou nenhuma carga para carregá-la. Ela não possui o "efeito memória" que aquele seu antigo telefone sem-fio comprado em 2001 tinha. Você também não precisa esperar a carga chegar a 100% para interromper o carregamento. Portanto nada se atrasar para aquele seu compromisso porque a carga do seu iPhone está em 98% e você não quer tirá-lo da tomada.

 

Bom pessoal, eu acho que essas são as principais dúvidas que os usuários de iPhone possuem sobre o uso da bateria do mesmo. Tentei explicar da melhor forma possível, me baseando em testes e artigos da Apple. Se você tem mais informações sobre o assunto, por favor compartilhe com a comunidade para que possamos enriquecer cada vez mais o nosso conhecimento sobre o assunto. Dúvidas também são sempre bem vindas, pois sempre aprendo bastante com as discussões que rolam por aqui.

 

Abraços!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.


  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



  • Conteúdo Similar

    • Por claudinhoo
      Olá pessoal. 
      Estou criando este tópico para que possamos trocar informações sobre troca da baterias nos MacBooks. Toda informação é útil, como por exemplo: De qual fabricante é a bateria que veio original no seu MacBook? A autonomia foi boa? Com quantos ciclos notou baixa autonomia? Estufou ja? E sobre baterias compradas em não autorizadas também.
      Meu caso é o seguinte, tenho um MBP 13" late 2011, a bateria está com quase 900 ciclos, ha uns 200 ciclos atras ficou com aviso de verificação da bateria, ignorei e continuei usando; recentemente abri ele e notei um leve estufamento da bateria, ai vi que não dava pra adiar mais. 
      O problema, não encontro bateria pra esse modelo nas autorizadas do interior de São Paulo; pensei em comprar no iFixit mas infelizmente não enviam baterias pra fora dos EUA; procurei no Aliexpress e fiquei com pé atras porque alguns anúncios com reclamações que a bateria veio sem segurar carga, ou pouquíssima autonomia, mesmo sendo muito barata, não compensando a compra. Resolvi ir de Mercado Livre, peguei essa aqui gostei das respostas e das avaliações do produto, a bateria vai chegar no meio dessa semana, após a troca e um dia ou dois de uso, compartilho com vocês os resultados.
      Aqui tem um print da minha bateria original, com nome do fabricante e numero de serie dela.

    • Por emiagah
      Estou vendendo esse iPhone 8 bem novo e sem nenhum detalhe de uso.
      O aparelho ainda se encontra na garantia da apple que vai até dezembro de 2019.
      A saúde da bateria está em 100%
      Sempre foi usado com película e capinha.
      Estou pedindo R$ 2.100 nele e caso alguém queira comprar via mercadolivre estarei aumentando o preço devido as taxas.
       
      Para dúvidas ou qualquer maior informação estarei respondendo pelo meu whatsapp: (21) 98196-1345







    • Por telmocb
      iPhone super bem cuidado e sem marcas de uso. Modelo brasileiro - ANATEL.

      Estou vendendo meu iPhone 5S, o aparelho está sem nenhum detalhe. Sempre usado com capa traseira e película de vidro balístico na tela, desde o primeiro dia.
      Nunca caiu no chão! Aparelho sempre muito bem cuidado e nunca foi trocada nenhuma peça. (Aparelho foi comprado aqui pelo fórum também!)

      A película da tela eu comprei na Amazon antes do aparelho chegar para colocar antes de começar a usar o aparelho, uma Tech Armor Ballistic Glass.
      A capinha da traseira é da Elago, também comprada nos EUA.
      Tudo está funcionando e é original! Nenhuma peça foi trocada.

      Touch ID em perfeitas condições
      iCloud vai sem problema, pronto para colocar a sua conta e usar

      Acompanham o iPhone: a caixa original, carregador original, cabo original, fone original, chave para o SIM e manuais.
      Sempre atualizado!

      Ainda acompanham mais duas capinhas traseiras genéricas.
       
      VALOR: 650,00
      Tenho anúncio do iPhone no ML também.
       
       
       
       
           
         
    • Por beminfo
      SOMENTE VENDA. NÃO ACEITO TROCAS. ÓTIMO PREÇO.
      Aparelho praticamente novo. Desbloqueado para qualquer operadora. Marcas de uso na lateral (impossível evitar ... vide fotos).
      Acessórios originais nunca usados. Ainda tenho a caixa original do aparelho.
      Dúvidas? WhatsApp +1 (407) 844-5035
      O número do WhatsApp é americano, porém o aparelho situa-se já no Brasil!
      Se alguém se interessar e quiser pagar via Mercado Livre, posso criar o anúncio. Juro de parcelamento por conta do comprador.









    • Por arthurfdc
      Vendo Iphone 7 Plus, com 128gb de armazenamento, na cor preto fosco, com todos os acessórios: fone de ouvido, carregador, caixa intacta, cabo adaptador para entrada P2. Além disso, acompanha nota fiscal, e películas protetoras na parte dianteira e traseira, de gel e vidro, respectivamente. Por último, o produto está em perfeito estado de conservação e apresenta somente algumas marcas de uso. 
      Preço: R$ 2.500. 
      Não aceito trocas. 












    • Por Mattfaria
      Me ajudem, tenho um MBA15 comprado em abril de 2017, ou seja, fora da garantia.
      Eu não sei o motivo mas o meu MacBook está desligando sozinho toda vez que a bateria chega em torno de 45%, 44%, eu não consigo reiniciar sem conectar na tomada e se eu tirar da tomada ele continua desligando. Um detalhe é que depois que ele desliga o relógio do meu Mac fica desconfigurado. Já fiz o tal do SMC Reset e não obtive nenhum resultado, meu computador já está fora da garantia então não consigo falar com a Apple. Alguém sabe o que está acontecendo e tem alguma solução? 
      Obs: O print do Coconut Battery foi tirado quando a bateria estava em 49%, segundo a porcentagem oficial.


    • Por Gian Santos
      Olá a todos, tenho um iphone 5s que está me deixando curiosos pois parou de carregar no cabo/carregador original, porém os mesmos estão funcionando. O carregador funciona  até porque consigo carregar minha capinha recarregável e é desse modo que eu ainda consigo usar o celular. Alguém pode me ajudar a entender o que está acontecendo?
      Agradeço.
    • Por GTKRB
      Boa tarde!
       
      Segue a descrição do produto a venda:
      - Produto: Apple Carregador USB-C Power Adapter 29W;
      -Modelo: MJ262BZ/A;
      - Nota fiscal: Sim;
      - Garantia: 11/2019;
      - Compatibilidade: MacBooks 12 (2015 e 2016), iPhones e iPads.
      - Valor (Lacrado): R$ 200,00;
      - Valor (Usado por uma semana, mas em perfeitas condições): R$ 150,00;
       
      Se for de São José dos Campos-SP posso entregar pessoalmente.
      Contatos: (12) 99138-7482
      E-mail: guilhermetkrb@outlook.com
       
      Grato.
    • Por Philip Borges
      Não sei se está no local correto, mas eu esqueci a senha do tempo de uso, já errei 32 vezes,  eu ativei para poder estudar, mas agora me irrita completamente por sempre aparecer aquela lupinha. alguém sabe como prosseguir...?
    • Por Cláudio Cesar De Mello Xavier Filho
      Tenho um iPhone 5 recentemente qualquer aplicativo que vou baixar da essa mensagem, tentei reinicar o modem de internet, o aparelho/ recadastrar dados da minha conta e trocar por uma outra e fica sempre na mesma mensagem, memória também vi e tenho suficiente, pesquisando em grupos de tecnologia no Facebook e relatos no Twitter, maioria dos iPhone 5 e 5c estão com esse problema ao entrar em contato com a apple um usuario relatou que ela falou que era problema no sistema isso na sexta, e ate agora esta nisso, como resolvir isso? Tenho um iPhone 5 recentemente qualquer aplicativo que vou baixar da essa mensagem, tentei reinicar o modem de internet, o aparelho/ recadastrar dados da minha conta e trocar por uma outra e fica sempre na mesma mensagem, memória também vi e tenho suficiente, pesquisando em grupos de tecnologia no Facebook e relatos no Twitter, maioria dos iPhone 5 e 5c estão com esse problema ao entrar em contato com a apple um usuario relatou que ela falou que era problema no sistema isso na sexta, e ate agora esta nisso, como resolvir isso?

  • Estatísticas do Fórum

    • Total de Tópicos
      47.653
    • Total de Posts
      408.875
×
×
  • Criar Novo...