Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

TUTORIAL: Transforme seu DreamHost em um iDisk ilimitado.


LedStyle

Posts Recomendados

Salve galera,

iDisk for the rest of us!

O iDisk é um disco virtual que você pode acessar direto no Finder para guardar seus arquivos. Ele está disponível em qualquer mac contanto que você assine o Mobile Me.

Neste post iremos aprender a criar um iDisk gratuito (genérico) usando a sua hospedagem (supondo que você tenha uma). Nós iremos usar o recurso WebDAV para criar um diretório com senha e montá-lo usando o Finder.

Bom, depois de muito tentar outras formas (obtive sucesso inclusive usando o MacFUSE, sshfs e login via SSH, mas é um método bem mais complicado), acabei descobrindo um método simples pacas de transformar seu DreamHost em um iDisk enorme. Bom, quem achou o recurso no DreamHost foi o Lucas Galete, amigo meu. Eu estava usando SSH até o momento. Vamos lá:

Prá começar, este tutorial usa o DreamHost, que é um host que fornece atualmente espaço ilimitado prá novas contas, e também é o host que eu uso, afinal! Se alguém quiser conhecer, o link é esse: http://www.dreamhost.com (MOMENTO JABÁ: Se alguém for assinar, pode usar o código "LEDSTYLE" qdo for fechar, que eu ganho uns trocados, e vc ganha 50$ de desconto + 1 domínio grátis - E vc precisa saber ISSO AQUI antes de assinar). Tenho certeza que dá prá fazer esse tutorial com OUTROS hosts, mas não sei como. Se alguém achar essas opções no cpanel e puder compartilhar com a galera, posta abaixo por favor. E sei que dá prá fazer isso editando direto o .htaccess, se alguém souber, tbm aproveite os comentários. Vlw!

---

Primeiramente precisamos criar um diretório WebDAV no dreamhost. Acesse o endereço http://panel.dreamhost.com e entre com seu usuário e senha.

Vá em Goodies > Htaccess/WebDAV. Caso você tenha mais de 1 domínio na sua conta, você deve escolhê-lo. Em seguida clique em "Set Up A New Directory". Coloque o diretório que será usado para armazenar os arquivos (Directory name), ative a opção "password-protect this dir" e ative também a opção "enable WebDAV on this dir". Coloque um nome para seu compartilhamento em "Directory name" (tenha certeza de ter conectado via SSH ou FTP e criado o diretório antes... claro).

Em "User accounts for this area" coloque os usuários e senhas que irão acessar (1 por linha), seguindo os exemplos. Ao terminar, clique em "Configure This Directory".

Veja na imagem como deve ficar:

imagem1hp5.png

Pronto, você criou seu diretório online protegido por senha. Pode levar até 10 minutos para as alterações entrarem em vigor (geralmente elas acontecem em menos de 1 minutos). Espere 1 minuto e depois, para testar, acesse o endereço do seu compartilhamento usando o Safari (ex: http://www.seudominio.com.br/diretorio-criado). Se o Safari pedir um usuário e senha, é porque já está funcionando. Agora vamos montar no Finder:

Abra o Finder e vá no menu "Ir > Conectar ao servidor" (CMD + K). Entre com o endereço do seu compartilhamento completo, com http e tudo (ex: http://www.seudominio.com.br/diretorio-criado). Você deve receber uma tela pedindo usuário e senha, entre com os dados que você cadastrou no DreamHost, e não se esqueça de marcar a caixa para SALVAR SUA SENHA. Isso é importante para que o diretório possa ser montado no Boot.

Se tudo der certo até aqui, o Finder irá montar o servidor. Agora vamos configurar o Finder para exibir o servidor montado no Desktop (isso é necessário para o próximo passo. Se não quiser o servidor montado no desktop, você pode tirar depois). Abra novamente o Finder e vá no menu Finder > Preferências. Na aba "Geral", em "Mostrar estes itens na Mesa", ative a caixa "Servidores conectados". Imediatamente, seu disco virutal deve aparecer no Desktop e pode ser acessado a qualquer momento.

Agora vamos fazer com que o disco seja montado no momento do Login. Abra as Preferências de Sistema > Contas. Selecione seu usuário do lado esquerdo e clique na aba "Itens de Login. Você verá uma lista de aplicativos que estão sendo carregados no momento do seu login. Clique no seu diretório montado na área de trabalho, segure e arraste para a área com a lista de aplicativos a abrirem no login. O volume deverá ser adicionado ao login como um software qualquer.

Deve ficar como na imagem abaixo:

imagem2kq0.png

E pronto, você agora tem um disco virtual imenso para guardar seus arquivos. Lembrando que você pode acessar seus arquivos de qualquer lugar e qualquer computador acessando o link pelo navegador e usando sua senha. No entanto, para gravar conteúdo, será necessário usar seu Mac e o Finder. Agora se quiser, faça como eu, e mude o ícone do seu volume para o ícone do iDisk.

Salve o ícone abaixo no seu computador:

idiskti0.png

Abra o ícone no aplicativo padrão (Pré-visualização), dando 2 cliques sobre ele. Selecione tudo (CMD + A) e copie (CMD + C).

Agora vá no desktop, no ícone do seu disco virtual, clique com o botão direito sobre ele (Ctrl + clique) e vá em "Obter Informações". Na janela que aparecer, no topo esquerdo, você vai ver o ícone dele pequenininho. Clique sobre ele e você verá que ele ascende com um brilho azul, mostrando que está selecionado. Agora cole (CMD + V). Vejam como fica:

imagem3lg2.png

imagem1cp4.png

Editado por LedStyle
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 2
  • Criado
  • Última resposta

Top Postadores Neste Tópico

Top Postadores Neste Tópico

Não quero ser estraga-prazeres e desmerecer este bem-feito tutorial, mas devo lembrar que o DreamHost, assim como vários outros provedores de hospedagem, só permite o uso de seu "espaço ilimitado" para armazenamento de material ligado diretamente ao site hospedado. Dessa forma, é proibida a utilização do espaço em disco para becape pessoal.

"Ah, mas eles não têm como saber se o que estou arquivando faz parte ou não do meu site".

Pode ser que tenham, pode ser que não. Mas, se concluírem que o material não é relativo ao site hospedado, vão deletar tudo sem cerimônias (ou pode ser que avisem antes, não sei). Seja como for, o precioso becape vai pro espaço.

Para armazenamento de arquivos pessoais, a DreamHost oferece gratuitamente ao usuário um espaço de 50 GB no servidor backup.dreamhost.com. É um belo volume, suficiente para a necessidade da maioria das pessoas. O único porém é que não permite acesso via WebDAV.

Editado por jonst52
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



  • Estatísticas do Fórum

    • Total de Tópicos
      56k
    • Total de Posts
      465.6k
×
×
  • Criar Novo...