Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Alerta de golpe no Mercado Livre!


Luiz Falk

Posts Recomendados

Olá, tudo bem com vocês?

Estou criando esse tópico porque vejo muitos usuários de iPhone caindo num golpe antiquíssimo no Mercado Livre, a muitas gerações, pra ser mais específico vejo o mesmo usuário dando golpes em várias pessoas desde o lançamento do iPhone 5, passando pelo iPhone 5S e agora com o iPhone  6/6+ não está sendo diferente. Bem, é um perfil que utiliza de vários nomes e que inclusive não tem reputação alguma, mas que é de fácil identificação, pois o vendedor diz que é de campos dos goytacazes/RJ. Ele diz que tem uma loja e que aceita retirada em mãos, justamente para conquistar o cliente e ainda dá o endereço da loja e telefones fixos/celulares fazendo você realmente acreditar que é verídico, porém quando o cliente chega em campos, cadê a loja? Já vi vários relatos de pessoas que voltaram nos anúncios do indivíduo dizendo que foram lesadas, aqui está o link de um dos seus diversos anúncios:

 

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-590835789-iphone-6-plus-128gb-4g-desbloqueado-original-apple-_JM

Vejam os comentários!

 

Fica aí um alerta, pois mesmo estando na cara que é golpe pode ocorrer de alguém ficar curioso, ou estiver de passagem pelo RJ e querer ir lá conferir, aí já viu né?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Acredito sempre que tenha bons vendedores no ML, pois já comprei bons produtos lá. Agora, com tanto picareta na praça, iPhone e outros produtos com altos valores assim, pra mim é opção fora de cogitação sempre.

 

Mas, se for fechar sempre pesquise sobre o vendedor, sempre.

Editado por Igor Santorsula
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nunca confiei muito no MercadoLivre justamente por esses golpes constantes.

 

O ML basicamente te apresenta inúmeras "Lojas" (pois cada vendedor pode ser considerado uma "loja"), sem nenhuma garantia de que o produto realmente existe. Comprei cerca de 4x coisas apenas no ML, e de valores ínfimos, assumindo previamente que eu poderia perder o dinheiro.

 

Prefiro mil vezes pagar o dobro do valor em uma loja física, que eu possa pegar o produto na mão, do que comprar em alguns anúncios do ML.

 

Ah, e isso pq trabalho com TI... rs. Já no OLX já fiz inúmeras negociações, com valores relativamente altos, sem nenhum tipo de problema.

 

Sobre o lance do golpe na Nigéria, isso tem aos MONTES, e em TODOS os sites de compra (OLX, BomNegocio, ML, e por ai vai). Uma vez procurando bicicletas no OLX, tinha um camarada vendendo uma bike que vale R$8k por R$2k, dizendo que comprou a bike pra andar nas férias aqui no Brasil, aí agora voltou pra Londres (não usam só a Nigéria) e a bike estava guardada aqui, pois não dava pra levar pra Londres.

 

Infelizmente, esse é o nosso cenário atual de compras online.

 

Valeu de mais uma denúncia.

 

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nunca confiei muito no MercadoLivre justamente por esses golpes constantes.

 

O ML basicamente te apresenta inúmeras "Lojas" (pois cada vendedor pode ser considerado uma "loja"), sem nenhuma garantia de que o produto realmente existe. Comprei cerca de 4x coisas apenas no ML, e de valores ínfimos, assumindo previamente que eu poderia perder o dinheiro.

 

Prefiro mil vezes pagar o dobro do valor em uma loja física, que eu possa pegar o produto na mão, do que comprar em alguns anúncios do ML.

 

Ah, e isso pq trabalho com TI... rs. Já no OLX já fiz inúmeras negociações, com valores relativamente altos, sem nenhum tipo de problema.

 

Sobre o lance do golpe na Nigéria, isso tem aos MONTES, e em TODOS os sites de compra (OLX, BomNegocio, ML, e por ai vai). Uma vez procurando bicicletas no OLX, tinha um camarada vendendo uma bike que vale R$8k por R$2k, dizendo que comprou a bike pra andar nas férias aqui no Brasil, aí agora voltou pra Londres (não usam só a Nigéria) e a bike estava guardada aqui, pois não dava pra levar pra Londres.

 

Infelizmente, esse é o nosso cenário atual de compras online.

 

Valeu de mais uma denúncia.

 

Abraços!

 

 

Depende muito.

 

Eu vendo no Mercado Livre e faço questão de colocar fotos detalhadas dos meus produtos e digo na descrição dos mesmos tudo que eles apresentam. Mas tem gente que alopra mesmo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sempre haverá, em qualquer forma de comercio estes indivíduos que tentam passar os demais para trás. A coisa é ficar esperto, e utilizar meios que coíbam a prática. Um exemplo do próprio Mercado Livre é o Mercado Pago, que somente é liberado o valor quando você comprador indica que recebeu o produto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu costumo comprar de tudo no mercado livre, dando itens de valor como exemplo, lá comprei minha guitarra e o MacBook da assinatura, afinal, eram bem mais baratos do que em outras lojas, tanto é que comprei o MacBook Air por 3100 reais a vista ( como teve um atraso no envio, pois tinha acabado o produto na loja, o vendedor ainda me mandou uma capa pra guardar o mesmo )

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sou usuário do ML há 14 anos e já comprei muuuuita coisa por lá. Nunca tomei um golpe. Basta ficar atento a alguns detalhes.

 

- Nunca compre de usuários sem qualificação (usuários novos).

- Prefira paramento por Mercado Pago com a liberação do dinheiro após a chegada do produto (a menos que o vendedor possua ótimas referências) Se o vendedor tiver 100% de qualificações positivas e tiver vendido bastante, pode até depositar na conta dele, a chance de "tomar um perdeu" será muito pequena.

- Procure comprar com vendedor que tenha de 90% de qualificações positivas pra cima.

- Verifique também se o produto a venda possui pelo menos umas 3 ou 4 fotos, isso não é garantia, mas ajuda. Ah veja também se não são aquelas fotos super produzidas, é melhor que sejam fotos amadoras, isso aumenta e possibilidade de ser um anúncio real. Fotos produzidas geralmente são usadas para a divulgação do produto pelo fabricante e são pegas na internet para anúncios falsos. Eu disse geralmente, isso não é regra. 

- Troque algumas perguntas com o vendedor (pelo menos 3) e tente sacar se as respostas são coerentes.

- Se você estiver vendendo, não envie seu produto se te passarem um comprovante de depósito feito em caixa eletrônico, o envelope usado para o depósito pode estar vazio e mesmo assim o comprovante vai estar com o valor que o cara quiser colocar. Espere o dinheiro compensar na sua conta, só aí envie o produto.

 

Bom, é isso. Espero ter ajudado.

Editado por iDesign
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Sou usuário do ML há 14 anos e já comprei muuuuita coisa por lá. Nunca tomei um golpe. Basta ficar atento a alguns detalhes.

 

- Nunca compre de usuários sem qualificação (usuários novos).

- Prefira paramento por Mercado Pago com a liberação do dinheiro após a chegada do produto (a menos que o vendedor possua ótimas referências) Se o vendedor tiver 100% de qualificações positivas e tiver vendido bastante, pode até depositar na conta dele, a chance de "tomar um perdeu" será muito pequena.

- Procure comprar com vendedor que tenha de 90% de qualificações positivas pra cima.

- Verifique também se o produto a venda possui pelo menos umas 3 ou 4 fotos, isso não é garantia, mas ajuda. Ah veja também se não são aquelas fotos super produzidas, é melhor que sejam fotos amadoras, isso aumenta e possibilidade de ser um anúncio real. Fotos produzidas geralmente são usadas para a divulgação do produto pelo fabricante e são pegas na internet para anúncios falsos. Eu disse geralmente, isso não é regra. 

- Troque algumas perguntas com o vendedor (pelo menos 3) e tente sacar se as respostas são coerentes.

- Se você estiver vendendo, não envie seu produto se te passarem um comprovante de depósito feito em caixa eletrônico, o envelope usado para o depósito pode estar vazio e mesmo assim o comprovante vai estar com o valor que o cara quiser colocar. Espere o dinheiro compensar na sua conta, só aí envie o produto.

 

Bom, é isso. Espero ter ajudado.

só compro lá com qualificação de 98% para cima!
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é, Francisco. Mas como pode observar, eu coloquei um conjunto de dicas e é a soma delas que dará um respaldo maior na hora da compra, não apenas uma isolada. ;)

o resto faço tudo igual, só a qualificação que não! Nunca comprei sem antes fazer qualquer pergunta e ver o tempo de resposta! Não conpraria se o vendedor levar dois três dias para responder. Prefiro também produto com foto original, e não aquelas de internet Editado por Franciscojunior
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...