Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

MBP com problema ao reconhecer HD


Silvio Almeida

Posts Recomendados

Olá, 

 

Possuo um MBP inicio de 2011, à aprox. dois meses atras substitui o HD original dele (Hitachi HTS545032B9A302) por um Western Digital  WD500BPKT. Até ontem td funcionava normalmente até q o MBP travou e tive q forçar seu desligamento, ao ligar novamente ele não inicializou ficando em uma tela cinza com a imagem de uma pasta c/ ponto de interrogação.

 

Aí q começam os fatos estranhos q descreverei abaixo.

 

- O HD WD não é reconhecido pelo conector SATA (utilitário de disco), mas é reconhecido e inicia o sistema normalmente quando conectado via FireWire.

- O antigo HD Hitachi é reconhecido normalmente pelo conector SATA iniciando o sistema normalmente.

- Usei o software de diagnósticos da Western Digital e o mesmo não encontrou nenhum problema com o HD WD.

- Já resetei a SMC e a PRAM do MBP e o problema persiste.

-  Mesmo não havendo nenhuma ligação deste problema c/ partição exclui e criei uma nova partição, consegui instalar e iniciar o sistema pela firewire, mas pela SATA o problema persiste.

 

Alguém teria alguma idéia do que ocorreu para que o MBP simplesmente ignore o HD WD quando conectado via SATA?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 15
  • Criado
  • Última resposta

Top Postadores Neste Tópico

Não gosto da marca desse HD, foi bom faz muito tempo.

De duas uma; ou é falsificado(bem comum no ML) ou está com problemas.

Falsificado não é, pois o serial é validado normalmente no site da WD. Hoje testei em um PC e foi reconhecido normalmente via SATA rodei novamente o software de diagnóstico e não houve erro, aproveitei e instalei o windows (td normal).

O problema só está acontecendo ao conectar via SATA no MBP.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rapaz, muito estranho isso. Comparando os HDDs em termos de performance (taxa de dados transferidos por segundo) esse WD é muito mais rápido que o Hitachi?

Alan, não encontrei informações sobre a tx de transf. interna do Hitachi, mas o cache é metade do WD, que possui 16MB. Quando instalei O hd WD houve um ganho de performance na inicialização.

Olá Silvio Almeida.

Não parece ser um problema físico. Você já tentou upgrade a bios?

No aguardo.

Como o Tião disse as atualizações de EFI não são feitas automaticamente? Ultimamente não foi feita nenhuma.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só para ver se eu entendi bem o seu cenário:

 

1- O HD original (Hitachi) funciona normalmente

2- O HD "novo" (WD) parou de funcionar de uma hora para outra

3- Conectando o HD "novo" através de uma controladora FireWire ele funciona normalmente

4- Usando um software de diagnóstico do fabricante (WD) nada é identificado de errado

 

Já tentou instalar esse HD WD em outra máquina para avaliar o funcionamento dele durante alguns dias?

 

Presenciei recentemente um problema semelhante ao seu aqui no fórum, mas o usuário em questão tinha esse problema quando usava um SSD no lugar do HDD original e o defeito era o cabo SATA. Dá uma olhada nesse tópico aqui: http://macmagazine.com.br/forum/index.php?/topic/130714-lentidão-absurda-após-trocar-hd-por-ssd-no-macbook-pro-meados-de-2012/

 

É um tanto longo, mas vale como experimento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, já passei por um problema muuuuuito similar, acho que vale a pena você tentar substituir o Cabo Flat do HD, comigo deu certo. Tenta isso e depois avisa se deu tudo certo.

 

Abraço

Bom, acredito que não deva ser isso pois está reconhecendo o antigo HD perfeitamente, mas caso ele queira tentar, tenho esta peça para venda.  :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, acredito que não deva ser isso pois está reconhecendo o antigo HD perfeitamente, mas caso ele queira tentar, tenho esta peça para venda.  :)

A dica do biomateusmedeiros faz sentido. O tópico que coloquei no meu post anterior trata exatamente disso. Lá tem a explicação do porque uma unidade funcionar em um flat defeituoso e outra unidade não funcionar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, 

 

Possuo um MBP inicio de 2011, à aprox. dois meses atras substitui o HD original dele (Hitachi HTS545032B9A302) por um Western Digital  WD500BPKT. Até ontem td funcionava normalmente até q o MBP travou e tive q forçar seu desligamento, ao ligar novamente ele não inicializou ficando em uma tela cinza com a imagem de uma pasta c/ ponto de interrogação.

 

Aí q começam os fatos estranhos q descreverei abaixo.

 

- O HD WD não é reconhecido pelo conector SATA (utilitário de disco), mas é reconhecido e inicia o sistema normalmente quando conectado via FireWire.

- O antigo HD Hitachi é reconhecido normalmente pelo conector SATA iniciando o sistema normalmente.

- Usei o software de diagnósticos da Western Digital e o mesmo não encontrou nenhum problema com o HD WD.

- Já resetei a SMC e a PRAM do MBP e o problema persiste.

-  Mesmo não havendo nenhuma ligação deste problema c/ partição exclui e criei uma nova partição, consegui instalar e iniciar o sistema pela firewire, mas pela SATA o problema persiste.

 

Alguém teria alguma idéia do que ocorreu para que o MBP simplesmente ignore o HD WD quando conectado via SATA?

Já resolveu o problema Silvio?

 

Aconteceu a mesma coisa com meu Macbook pro 13, 2011. Eu estava usando SSD Corsair Neutron GTX 240gb mais de 1 ano. Deixei o mac em modo de espera e depois não voltou a ligar, ao invés da pasta com o ponto de interrogação, o meu estava aparecendo um circulo com um traço no meio (como se fosse a placa de proibido estacionar).

 

Coloquei meu antigo HD (Seagate Hibrido Momentus XT 720gb + 8gb SSD)  na máquina e tudo funcionou normalmente. Voltei colocar o SSD e nada! Coloquei o SSD em uma gaveta e consegui copiar meus arquivo e depois inicializei o mac através do SSD na gaveta.

 

Ainda testei com outro HD (original do mac) e funcionou normalmente. Só não está funcionando com o SSD no sata. Ainda não tentei formatar o SSD.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



  • Estatísticas do Fórum

    • Total de Tópicos
      56.8k
    • Total de Posts
      465.7k
×
×
  • Criar Novo...