Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Habilitar o TRIM no SSD no novo OS X Yosemite


GabrielMelo

Posts Recomendados

Eu continuo usando o TRIM Enabler que está funcionando sem problemas.

 

O ponto aí é que para poder habilitar o TRIM, ele desabilita um processo de inicialização do Yosemite que verifica se houve mudança em alguns pontos chave do sistema.

 

Aí fica a questão, garantir uma vida útil maior ao SSD ou deixar uma brecha de segurança no sistema?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu continuo usando o TRIM Enabler que está funcionando sem problemas.

 

O ponto aí é que para poder habilitar o TRIM, ele desabilita um processo de inicialização do Yosemite que verifica se houve mudança em alguns pontos chave do sistema.

 

Aí fica a questão, garantir uma vida útil maior ao SSD ou deixar uma brecha de segurança no sistema?

 

Fala chefe, onde posso ler sobre essa brecha? Estou usando o TRIM Enabler também, e tudo ok no Yosemite...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu continuo usando o TRIM Enabler que está funcionando sem problemas.

 

O ponto aí é que para poder habilitar o TRIM, ele desabilita um processo de inicialização do Yosemite que verifica se houve mudança em alguns pontos chave do sistema.

 

Aí fica a questão, garantir uma vida útil maior ao SSD ou deixar uma brecha de segurança no sistema?

O TRIM não aumenta a vida útil do SSD. Esse comando serve para manter a performance de gravação do mesmo inalterada com o tempo. A função que garante a vida útil do SSD é o "wear leveling".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O TRIM não aumenta a vida útil do SSD. Esse comando serve para manter a performance de gravação do mesmo inalterada com o tempo. A função que garante a vida útil do SSD é o "wear leveling".

 

Claro que aumenta a vida útil pois ele diz ao sistema qual setor está livre e pode ser escrito, não escrevendo no mesmo setor toda vez que vir uma informação nova. Por isso ele é recomendado. Outra coisa que o Chamaleon SSD Optimizer oferece e sempre deixo ativo é o noatime que faz com que apenas escreva informações novas no disco, se não houver alteração ele não reescreve a memória, mantendo ainda mais seguro o SSD e sua vida útil.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Claro que aumenta a vida útil pois ele diz ao sistema qual setor está livre e pode ser escrito, não escrevendo no mesmo setor toda vez que vir uma informação nova. Por isso ele é recomendado. Outra coisa que o Chamaleon SSD Optimizer oferece e sempre deixo ativo é o noatime que faz com que apenas escreva informações novas no disco, se não houver alteração ele não reescreve a memória, mantendo ainda mais seguro o SSD e sua vida útil.

O que você descreveu é o "wear leveling" que não grava uma célula do SSD antes de todas as outras serem usadas, garantindo que todas tem a mesma quantidade de usos ao longo da vida útil do SSD. O TRIM tem a função de apagar as células do SSD de dados que não serão mais usados (apagados pelo usuário) para que no momento da gravação a célula já esteja livre, aumentando a taxa de escrita.

 

As descrições mais simples para cada um dos recursos, em português, que encontrei estão aqui (TRIM) e aqui (Wear Leveling).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara eu tive um problema enorme com o TRIM no SSD instalado Yosemite, tive que deletar a partição, mas pode ter sido caso isolado então não consigo te dar uma posição sólida. De qualquer forma a melhor maneira é sempre estar com o seu backup em dia para não haver problemas maiores.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala chefe, onde posso ler sobre essa brecha? Estou usando o TRIM Enabler também, e tudo ok no Yosemite...

O Yosemite verifica, na inicialização, se kexts chave do sistema estão integras para evitar que programas maliciosos as modifiquem e carreguem códigos no sistema sem a permissão/conhecimento do usuário. Como o patch que ativa o TRIM em SSDs não originais modifica uma dessas kexts, caso esse serviço não seja desligado o sistema não inicia corretamente. É um recurso novo do SO e não existia até o Mavericks isso quer dizer que é uma camada de proteção nova. Se você usava programas de fontes confiáveis antes do Yosemite e não pretende mudar esse comportamento, não há com o que se preocupar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dúvida bem boba, 

 

Como que faço para verificar se o TRIM está ativado ?

 

Instalei ontem o Yosemite, e não sei se habilitado ou não, o meu é um MBPr.

 

Valeu!

 

Como verifico se o TRIM está ativado? E como ativar/desativar?

 

menu da maçã, sobre este mac, relatório do sistema, SATA, suporte do TRIM.

 

pra desativar pode ser pelo próprio software de ativação ou pelo terminal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

menu da maçã, sobre este mac, relatório do sistema, SATA, suporte do TRIM.

 

pra desativar pode ser pelo próprio software de ativação ou pelo terminal.

ah blz, 

 

Vem ativado por padrão então, o meu já está ativado

 

Valeu mesmo!!

 

Captura%20de%20Tela%202014-10-28%20%C3%A

Editado por gpngiovani
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

O Yosemite verifica, na inicialização, se kexts chave do sistema estão integras para evitar que programas maliciosos as modifiquem e carreguem códigos no sistema sem a permissão/conhecimento do usuário. Como o patch que ativa o TRIM em SSDs não originais modifica uma dessas kexts, caso esse serviço não seja desligado o sistema não inicia corretamente. É um recurso novo do SO e não existia até o Mavericks isso quer dizer que é uma camada de proteção nova. Se você usava programas de fontes confiáveis antes do Yosemite e não pretende mudar esse comportamento, não há com o que se preocupar.

Alan, tentei ativar o trim manualmente pelo comando "exec". Ao reiniciar a máquina, deu problema. Apareceu o círculo de "proibido." O que devo fazer agora?

Grato pela atenção.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alan, tentei ativar o trim manualmente pelo comando "exec". Ao reiniciar a máquina, deu problema. Apareceu o círculo de "proibido." O que devo fazer agora?

Grato pela atenção.

Tenta usar esse passo-a-passo aqui. Lembre-se de usar exatamente os comandos. Após a utilização desse tutorial você terá o sistema iniciando normalmente e com o TRIM ativado.

 

Há também a possibilidade de reinstalar o sistema para corrigir o problema.

 

Recomendo usar o TRIM Enabler para evitar problemas como esse.

Editado por Alan Leitão
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenta usar esse passo-a-passo aqui. Lembre-se de usar exatamente os comandos. Após a utilização desse tutorial você terá o sistema iniciando normalmente e com o TRIM ativado.

 

Há também a possibilidade de reinstalar o sistema para corrigir o problema.

 

Recomendo usar o TRIM Enabler para evitar problemas como esse.

Obrigado pela Atenção Alan, reinstalei o sistema pelo TIME MACHINE.

Alan, pelo relatório de sistema o meu SSD aparece dessa forma:

Suporte do TRIM:    Não

Vc me indicaria deixar desta forma ou tentar mais uma vez ativa-lo???

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...