Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Desempenho SSD no Mac e no Windows


Franciscojunior

Posts Recomendados

Comprei dois SSD's da samsung e troquei o do meu mac(120gb) e do meu Dell Windows(250gb). Adorei o desempenho do windows no boot, ele liga em 12 segundos aproximadamente, o Mac o desempenho do boot foi abaixo do esperado, ele liga em 23 segundos mais ou menos. Os dois foram clonados, sendo que o Mac depois fiz a instalação limpa nele e mesmo assim o desempenho foi o mesmo. Esse tempo com o Yosemite, mesmo no beta 1, no Mavericks eram de 28 segundos. Já ouvir falando em TRIM, mais nem sei o que é isso e já vi falando que estava dando problema no Yosemite.

Editado por Franciscojunior
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não cronometrei o boot do meu, mas também não mudou muito, aparentemente. O que mudou foi no uso mesmo, como eu raramente desligo e ele quase não trava, fiquei satisfeito com o resultado.

 

Pelo pouco que conheço dos dois sistemas, o Windows é bastante fundamentado no registro, e o Mac parece "dar uma olhada geral" cada vez que inicia, então o boot do Windows será mais rápido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Windows tem os processos com atraso de inicialização, isso faz com que o boot fique mais rápido mesmo.

 

No SSD não dá pra perceber com facilidade, mas sempre que o Windows te mostra a área de trabalho, ainda tem uma caralhada de coisa que ainda não está rodando.

 

O Windows usa muito o registro, mas o Mac tem o Kernel Cache, que faz basicamente a mesma coisa. O osx tem um consumo maior de recursos, haja vista a quantidade de RAM que ele mantém em uso, esse espaço da RAM não foi preenchido com dados aleatórios, algum dado precisou ser carregado do HDD/SSD, isso faz com que o tempo de boot aumente mesmo.

 

Quando instalei o SSD no meu Mac, notei pouco ganho de desempenho. Subi em verbose mode e notei que por alguma razão ele estava realizando uma verificação de disco a cada inicialização. Reparei as permissões do disco inteiro e melhorou bastante. Não sei dizer exatamente quanto tempo meu Mac está levando pra subir, mas certamente está abaixo dos 20 segundos.

 

Sobre a sua dúvida do TRIM, existe muita coisa na interwebs explicando o que é e como funciona. Mas vou resumir aqui, o TRIM é uma rotina interna do SSD, essa rotina visa limpar setores que não estão mais armazenando nada, assim quando o setor precisar ser usado novamente ele estará pronto para a escrita. O uso do TRIM faz com que seu SSD mantenha a performance ao longo do tempo, engana-se quem acha que o TRIM deixará seu SSD mais rápido do que é, ele apenas trabalhará para que a performance não caia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha, o OSX é lento, isso é um fato. E a minha percepção é que o OSX é mais lento que o Windows (o meu é o 7) e o Ubuntu 14.04.

 

Mas eu coloquei um SSD no meu MacBook Pro Late 2011, um Samsung 840 PRO, e o boot dele fica por volta de 10 segundos.

Eu costumo dizer que o osx é mais pesado, consome mais recursos, mas em contrapartida é mais estável do que o Windows. Botar Linux na brincadeira é covardia... -.-

 

Mas 10 segundos é um recorde por aqui man...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Windows tem os processos com atraso de inicialização, isso faz com que o boot fique mais rápido mesmo.

 

No SSD não dá pra perceber com facilidade, mas sempre que o Windows te mostra a área de trabalho, ainda tem uma caralhada de coisa que ainda não está rodando.

 

O Windows usa muito o registro, mas o Mac tem o Kernel Cache, que faz basicamente a mesma coisa. O osx tem um consumo maior de recursos, haja vista a quantidade de RAM que ele mantém em uso, esse espaço da RAM não foi preenchido com dados aleatórios, algum dado precisou ser carregado do HDD/SSD, isso faz com que o tempo de boot aumente mesmo.

 

Quando instalei o SSD no meu Mac, notei pouco ganho de desempenho. Subi em verbose mode e notei que por alguma razão ele estava realizando uma verificação de disco a cada inicialização. Reparei as permissões do disco inteiro e melhorou bastante. Não sei dizer exatamente quanto tempo meu Mac está levando pra subir, mas certamente está abaixo dos 20 segundos.

 

Sobre a sua dúvida do TRIM, existe muita coisa na interwebs explicando o que é e como funciona. Mas vou resumir aqui, o TRIM é uma rotina interna do SSD, essa rotina visa limpar setores que não estão mais armazenando nada, assim quando o setor precisar ser usado novamente ele estará pronto para a escrita. O uso do TRIM faz com que seu SSD mantenha a performance ao longo do tempo, engana-se quem acha que o TRIM deixará seu SSD mais rápido do que é, ele apenas trabalhará para que a performance não caia.

todos responderam bem, mais sua resposta tirou todas as milhas dúvidas mesmo, vlw mesmo pela ajuda de todos, principalmente a sua, que me tirou todas as duvidas!
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

não levo muito em conta o tempo de inicialização,o importante é para abrir algum programa,arquivo,video ou qualquer coisa do tipo,já usei ssd em mac e windows,eu sempre achei muito mais rapido usando no mac,não adianta o windows ser rapido para iniciar e demorar para abrir cada programa

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

não levo muito em conta o tempo de inicialização,o importante é para abrir algum programa,arquivo,video ou qualquer coisa do tipo,já usei ssd em mac e windows,eu sempre achei muito mais rapido usando no mac,não adianta o windows ser rapido para iniciar e demorar para abrir cada programa

eu também, eu quase não desligo o computador.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Depois que atualizei para o Yosemite o tempo de boot aqui subiu o dobro, antes iniciava em 13 segundos, agora com mais de 20 segundos certeza.

 

Mas o desempenho no desktop está o mesmo ou talvez até melhor, por isso, não ligo muito para o Boot, até porque, raramente preciso reiniciar a máquina.

 

Falow

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Depois que atualizei para o Yosemite o tempo de boot aqui subiu o dobro, antes iniciava em 13 segundos, agora com mais de 20 segundos certeza.

Mas o desempenho no desktop está o mesmo ou talvez até melhor, por isso, não ligo muito para o Boot, até porque, raramente preciso reiniciar a máquina.

Falow

no beta 1 do Yosemite ligava mais rápido do que no Mavericks mais atualizado Editado por Franciscojunior
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Instalei um ssd samsung 850 pro no meu iMac 2009 late e tanto o boot quando o desempenho geral melhoraram notavelmente. Tirei o Hd 500gb 7200rpm e coloquei numa case externa. Nem vou trocar meu mac agora. So achei que os valores ficaram menores do que imaginei para a leitura e escrita sequencial( 260mb/s e 220 mb/s, respectvamente). Pensei que voce ficar proximos dos 300mb/s, ja que o gargalo seria a minha sata 2, que teoricamente chega a 300mb/s. Mas mesmo assim, revitalizou minha maquina ate os proximos lancamentos do ano q vem, q serah quando vou ter grana p trocar. Abs.

Editado por Fabio_RJ
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Instalei um ssd samsung 850 pro no meu iMac 2009 late e tanto o boot quando o desempenho geral melhoraram notavelmente. Tirei o Hd 500gb 7200rpm e coloquei numa case externa. Nem vou trocar meu mac agora. So achei que os valores ficaram menores do que imaginei para a leitura e escrita sequencial( 260mb/s e 220 mb/s, respectvamente). Pensei que voce ficar proximos dos 300mb/s, ja que o gargalo seria a minha sata 2, que teoricamente chega a 300mb/s. Mas mesmo assim, revitalizou minha maquina ate os proximos lancamentos do ano q vem, q serah quando vou ter grana p trocar. Abs.

é bem isso mesmo que você falou, o gargalo é a porta sata2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



×
×
  • Criar Novo...