Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Macbook Pro 2011 - Problema no GPU - Quem teve, entra aqui!


Vicente Cancella

Posts Recomendados

Em 15/08/2018 at 10:23, leandroborges disse:

Minha placa de vídeo pifou novamente. Como o recall acabou, desativei a placa dedicada e estou utilizando exclusivamente a Intel Graphics 3000.

Está funcionando perfeitamente há 1 ano dessa forma. A única intervenção que tenho que fazer é ao atualizar o sistema operacional, pois devo remover manualmente o driver para que ele não seja carregado no boot. 

Tenho o passo a passo salvo para consultas futuras, deixo abaixo para vocês, caso tenham interesse:

 

1. Inicie com tudo limpo: resete o SMC e PRAM/NVRAM:

Desligue o computador, remova todos os periféricos e cabos, menos o de força e pressione ao mesmo tempo:


<ShiftEsquerdo>+<Ctrl>+<Alt>+<Power>

Solte ao mesmo tempo.

2. Agora ligue novamente e pressione ao mesmo tempo:


<Command>+<Alt>+<p>+<r>

Você vai ouvir o som de inicialização tocar 2 vezes. Assim que tocar a segunda vez, solte os botões e pressione:


<Command>+<r>+<s>

Você será direcionado para o modo de recuperação em linha de comando. Siga os passos abaixo para desabilitar a dGPU:

3. Desabilitar dGPU na inicialização (AMD Radeon 6770m):

digite:


nvram fa4ce28d-b62f-4c99-9cc3-6815686e30f9:gpu-power-prefs=%01%00%00%00

(pressione ‘Enter')

4. Ative o Verbose Boot e reinicie o computador:

digite:


nvram boot-args="-v"

(pressione ‘Enter')

Digite


reboot

(pressione ‘Enter’), logo depois segure:


<Cmd>+<s>

para reiniciar no modo Single User Mode 

Novamente você vai ser levado a uma interface de linha de comando.

5. Faça com que a sua partição root seja Leitura/Escrita:

digite:


/sbin/mount -uw /

(pressione ‘Enter')

6. Faça um backup dos seus drivers (kexts):

digite:


mkdir -p /System/Library/Extensions-off 

(pressione ‘Enter'). Uma pasta será criada em /System/Library para mover os drivers que vamos mexer.

7. Mova apenas UM kext que "quebra o nosso computador":

digite:


sudo mv /System/Library/Extensions/AMDRadeonX3000.kext /System/Library/Extensions-off/ 

(pressione ‘Enter')

8. Bote o sistema para fazer uma atualização no cache dos drivers (kextcache):

digite:


sudo kextcache -v 1 -m /System/Library/Caches/com.apple.kext.caches/Startup/Extensions.mkext /System/Library/Extensions/ 

(pressione 'Enter’). [Esse passo parou de funcionar a partir do High Sierra, mas não interferiu no resultado final]

Esse processo pode levar algum tempo para completar. Em seguida:

9. Desligue o modo Verbose no boot e reinicie o computador:

digite:


nvram boot-args="" 

(pressione ‘Enter’) [Esse passo é opcional, prefiro deixar com o verbose ativado para ver erros e warnings quando ligo e desligo o computador]

digite:


sudo reboot 

(pressione ‘Enter’)

Se tudo der certo, seu computador vai dar o boot e entrar no sistema operacional.

Agora devemos seguir alguns passos para deixar o sistema estável. Em primeiro lugar, para manter o computador ligado nesse primeiro boot, siga os passos abaixo rapidamente para que o computador não desligue:

10. Carregue manualmente o driver do dGPU (é necessário carregar porque ele é responsavel pelo gerenciamento de energia. Esse passo NÃO vai reativar a placa de vídeo externa):

Abra o terminal (Applications -> Utilities -> Terminal) e digite:


sudo kextload /System/Library/Extensions-off/AMDRadeonX3000.kext 

(pressione ‘Enter’)

11. Agora siga os passos abaixo para criar um script que faça automaticamente esse carregamento toda vez que reiniciar o computador. Criaremos um serviço que será rodado na inicialização:

No terminal, siga os passos abaixo:


sudo mkdir -p /Library/LoginHook

sudo nano /Library/LoginHook/LoadX3000.sh

Digite o código abaixo no editor de texto:
 

Quando digitar o conteúdo acima, pressione Control-X. Vai aparecer um texto na parte de baixo, perguntando se deseja salvar o arquivo. Digite Y para salvar.

De volta ao terminal, vamos transformar o arquivo em um script executável com o comando:


sudo chmod a+x /Library/LoginHook/LoadX3000.sh

Agora vamos fazer com que esse executável rode toda vez que seu computador seja inicializado:


sudo defaults write com.apple.loginwindow LoginHook /Library/LoginHook/LoadX3000.sh

 

Medidas preventivas para o futuro:

Existem duas circunstâncias que devem ser citadas: esse guia é reversível quando o SMC/PRAM/NVRAM for resetado. Se isso acontecer, o itemGPU-power-pref que criamos no NVRAM será removido e deverá ser reinserido para forçar o uso da placa de vídeo integrada no momento do boot.

Já que isso pode acontecer com certa frequência, recomendo que se prepare para este cenário criando um script simples para rodar pelo Single User Mode (dando boot segurando Command+S) quando tiver problemas: 


sudo nano /force-iGPU-boot.sh

– Coloque o seguinte código nesse arquivo:
 

– Pressione Control-X e depois pressione Y para salvar.

- Agora faça esse script executável:


sudo chmod a+x /force-iGPU-boot.sh

No futuro, quando resetar o SMC/PRAM/NVRAM, é possível corrigir o problema seguindo os passos abaixo:

Ligue o computador no Single User Mode, segurando Command+S ao ligar.

Deixe sua partição root como Leitura/Escrita:


/sbin/mount -uw /

– Depois disso, execute o comando abaixo:


sh /force-iGPU-boot.sh

 

Estou utilizando os passos acima há 1 ano no computador que uso para trabalho diariamente com desenvolvimento web, incluindo a utilização de ferramentas gráficas como Photoshop. É claro que a performance gráfica não fica a mesma, mas utilizei um script para colocar mais memoria RAM na Intel 3000, que tinha 512mb de RAM com 16gb de RAM no MacBook (acho que ela fica com 256mb de RAM quando você tem até 4gb de RAM no MacBook). Rodei o script e botei ela com 1gb de RAM. O ganho de desempenho não é gritante, mas ajuda. Se tiverem interesse, posso buscar os arquivos que fazem a modificação e posto aqui.

 

Pretendo ficar com esse MacBook Pro 17" late 2011 por mais alguns anos, me recuso pagar 14 mil em um MacBook Pro 15" nos importadores, não vou nem citar o valor cobrado pela Apple Brasil, porque aquilo ali é uma falta de respeito com o consumidor.

Boa sorte e abraços!

 

 

 

Sou mais um pra estatísticas de pau na GPU......

 

Amigão, faço esse procedimento mas quando chega na parte do /sbin/mount -uw  /   ele fala que nao tenho permissões pra isso. Existe algo que eu possa fazer? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Victor Hugo Garysnail disse:

 

 

Sou mais um pra estatísticas de pau na GPU......

 

Amigão, faço esse procedimento mas quando chega na parte do /sbin/mount -uw  /   ele fala que nao tenho permissões pra isso. Existe algo que eu possa fazer? 

 

Tenta colocar:

 

sudo /sbin/mount -uw /

 

O sudo tenta executar o comando como root. Caso não consiga avisa pra gente procurar outra solução!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 27/09/2018 at 13:55, leandroborges disse:

 

Tenta colocar:

 

sudo /sbin/mount -uw /

 

O sudo tenta executar o comando como root. Caso não consiga avisa pra gente procurar outra solução!

Mesmo com o sudo não funcionou, fala que a operação não é permitida.

O que mais me é estranho é que fica como "localhost:/ root#"  sempre como na imagem abaixo

 

ab54c8cc-1161-4568-9f89-e08611a0e482.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigos consegui solucionar meu problema de falta de permissão. Analisando outro post aqui do fórum que inclusive funcionou no meu no link " tutorial-macbook-pro-2011-15-desabilitando-gpu-amd-e-usar-somente-intel-hd-graphics " mostra que logo no inicio temos que DESABILITAR o. SIP para poder fazer alterações nos arquivos do sistema e tal alteração so era permitida em modo de RECUPERACAO por linha de comando, sendo assim era apenas isso que me impossibilitava de realizar as alterações, depois disso com 5 minutos consegui realizar todo o procedimento e agora meu MacBook Pro esta como novo, nem tou notando diferença ate então. Fica a dica ai para os demais que estiverem na mesma situação que eu estava.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
Em 15/08/2018 at 10:23, leandroborges disse:

sudo chmod a+x /Library/LoginHook/LoadX3000.sh

Quando eu faço essa etapa, ele retorna a seguinte mensagem:

Macbook-de-Vivian:~ vivialthoff$ sudo chmod a+x /Library/LoginHook/LoadX3000.sh
chmod: /Library/LoginHook/LoadX3000.sh: No such file or directory

Captura de Tela 2018-10-18 às 16.48.15.png

E acrescentando ao tópico: ontem, conversando com um técnico, o mesmo me disse que o problema desse macbook não é o chip gráfico, mas sim o controlador térmico que fica ao lado do mesmo. E faz todo sentido, já que na linha de comando que colocaram aqui precisa ativar o driver para controlar a temperatura.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá amigos, pra voltar 100% a funcionar esses Macbooks pro 15 ou 17, iMac 21.5 ou 27 com defeito de GPU, tem que fazer o reparo da forma profissional e eletronicamente falando, não se trata de apenas fazer Reballing ou Reflow na GPU, porem tem que ver o causador do defeito, nós fazemos o reparo e damos 1 ano de garantia......Confiram no Google alguns comentários de cliente que trouxeram equipamentos desse modelo para reparo.

www.higashiassistencia.com.br

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

Boa noite!

Estou com problemas no meu MacBook Pro 2011. Já fiz a resolda e durou alguns meses e voltou a dar problema, agora deixo ele pegar no tranco e não desligo mais. Trabalho com ele e ando com ele aberto na bolsa e isso vai desgastar a bateria... Gostaria de saber se eu fizer essa tentativa de desativar a placa dedicada e der algum problema teria como reverter (tipo, se resetar a NRAM volta como era?). Vi também que há algumas mudanças pra quem usa High Sierra, essa sequência acima é pro Sierra ou HS? Já troquei minha placa inteira no programa de extensão da Apple (faltando 1 mês par acabar, isso foi em nov/2016, se não me engano, e acabava em dezembro), mas essa nova durou 1 ano e meio... Fiz um upgrade colocando um SSD e aumentando a memória, o mac ta novinho, tirando esse problema da GPU.. E, depois que fizer isso, eu posso atualizar o meu SO?

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, é bem simples de reverter, basta resetar o PRAM/NVRAM e colocar o KEXT original na pasta /System/Library/Extensions

É possível atualizar o sistema também, só que as atualizações colocam os drivers novamente na pasta e é necessário seguir o tutorial toda vez que fizer um update. Como o MacBook Pro 2011 não tem suporte ao Metal, não temos mais atualizações do macOS. Recebemos apenas os security updates do High Sierra. Após a instalação do security update talvez seja necessário desativar o system integrity protection. A última atualização que fiz ativou ele.

Também fiz a troca da placa mãe no final do recall, inclusive me deram uma placa mãe com processador melhor (2.5ghz, era 2.4ghz). Coloquei SSD, 16gb de RAM e um HD de 1tb no lugar do Superdrive. Coloquei um patch para aumentar a placa integrada da intel para 1gb de RAM (esse patch também preciso executar após cada update do sistema).

Esse pessoal que fala que faz "resolda" aqui no Brasil é 99% mentira... Eles fazem reflow. Colocam uma pistola de ar quente no GPU durante alguns minutos e ele volta a funcionar por algum tempo. Já vi gente que colocou a placa lógica no forno. Esses métodos deixam a placa funcionando por algum tempo, mas sempre vai quebrar novamente. A série Radeon 6770M nos MacBook possuem problema de engenharia, mesmo trocando o GPU por um novo ele vai acabar quebrando porque não aguenta o constante aumento/diminuição de temperatura. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 horas atrás, leandroborges disse:

Sim, é bem simples de reverter, basta resetar o PRAM/NVRAM e colocar o KEXT original na pasta /System/Library/Extensions

É possível atualizar o sistema também, só que as atualizações colocam os drivers novamente na pasta e é necessário seguir o tutorial toda vez que fizer um update. Como o MacBook Pro 2011 não tem suporte ao Metal, não temos mais atualizações do macOS. Recebemos apenas os security updates do High Sierra. Após a instalação do security update talvez seja necessário desativar o system integrity protection. A última atualização que fiz ativou ele.

Também fiz a troca da placa mãe no final do recall, inclusive me deram uma placa mãe com processador melhor (2.5ghz, era 2.4ghz). Coloquei SSD, 16gb de RAM e um HD de 1tb no lugar do Superdrive. Coloquei um patch para aumentar a placa integrada da intel para 1gb de RAM (esse patch também preciso executar após cada update do sistema).

Esse pessoal que fala que faz "resolda" aqui no Brasil é 99% mentira... Eles fazem reflow. Colocam uma pistola de ar quente no GPU durante alguns minutos e ele volta a funcionar por algum tempo. Já vi gente que colocou a placa lógica no forno. Esses métodos deixam a placa funcionando por algum tempo, mas sempre vai quebrar novamente. A série Radeon 6770M nos MacBook possuem problema de engenharia, mesmo trocando o GPU por um novo ele vai acabar quebrando porque não aguenta o constante aumento/diminuição de temperatura. 

Leandro, fui fazer o a sequencia dos comandos e tem uma hora que precisa usar “dois pontos” e ele está queimado no meu teclado! Como posso resolver essa questão, um teclado via USB ou algum atalho no teclado que digite o sinal?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 11/02/2019 at 22:11, Siri-O disse:

Leandro, fui fazer o a sequencia dos comandos e tem uma hora que precisa usar “dois pontos” e ele está queimado no meu teclado! Como posso resolver essa questão, um teclado via USB ou algum atalho no teclado que digite o sinal?

Acredito que apenas com um teclado USB mesmo.. Acho que o single user mode não dá suporte ao mouse pra você copiar e colar algum "dois pontos" do processo de boot.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

44 minutos atrás, leandroborges disse:

Acredito que apenas com um teclado USB mesmo.. Acho que o single user mode não dá suporte ao mouse pra você copiar e colar algum "dois pontos" do processo de boot.

É, não dá... vou tentar com um teclado USB. Meu receio é ele não ser reconhecido, vou colocar ele antes e usá-lo pra ter maior garantia, ou ele já funciona direto, mesmo no single user mode?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Siri-O disse:

É, não dá... vou tentar com um teclado USB. Meu receio é ele não ser reconhecido, vou colocar ele antes e usá-lo pra ter maior garantia, ou ele já funciona direto, mesmo no single user mode?

O USB funciona normalmente. Já precisei montar um pen drive para copiar uns arquivos via single user mode em um iMac que não estava dando boot.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 14/02/2019 at 16:27, leandroborges disse:

O USB funciona normalmente. Já precisei montar um pen drive para copiar uns arquivos via single user mode em um iMac que não estava dando boot.

Cara, usei um teclado de PC mas não deu certo pq o Mac não reconhece ele direito, as teclas ficam diferentes qdo digitadas... procurei os “dois pontos” de todas as maneiras mas não achei.. será que só com teclado da Apple?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 15/08/2018 at 10:23, leandroborges disse:

Minha placa de vídeo pifou novamente. Como o recall acabou, desativei a placa dedicada e estou utilizando exclusivamente a Intel Graphics 3000.

Está funcionando perfeitamente há 1 ano dessa forma. A única intervenção que tenho que fazer é ao atualizar o sistema operacional, pois devo remover manualmente o driver para que ele não seja carregado no boot. 

Tenho o passo a passo salvo para consultas futuras, deixo abaixo para vocês, caso tenham interesse:

 

1. Inicie com tudo limpo: resete o SMC e PRAM/NVRAM:

Desligue o computador, remova todos os periféricos e cabos, menos o de força e pressione ao mesmo tempo:


<ShiftEsquerdo>+<Ctrl>+<Alt>+<Power>

Solte ao mesmo tempo.

2. Agora ligue novamente e pressione ao mesmo tempo:


<Command>+<Alt>+<p>+<r>

Você vai ouvir o som de inicialização tocar 2 vezes. Assim que tocar a segunda vez, solte os botões e pressione:


<Command>+<r>+<s>

Você será direcionado para o modo de recuperação em linha de comando. Siga os passos abaixo para desabilitar a dGPU:

3. Desabilitar dGPU na inicialização (AMD Radeon 6770m):

digite:


nvram fa4ce28d-b62f-4c99-9cc3-6815686e30f9:gpu-power-prefs=%01%00%00%00

(pressione ‘Enter')

4. Ative o Verbose Boot e reinicie o computador:

digite:


nvram boot-args="-v"

(pressione ‘Enter')

Digite


reboot

(pressione ‘Enter’), logo depois segure:


<Cmd>+<s>

para reiniciar no modo Single User Mode 

Novamente você vai ser levado a uma interface de linha de comando.

5. Faça com que a sua partição root seja Leitura/Escrita:

digite:


/sbin/mount -uw /

(pressione ‘Enter')

6. Faça um backup dos seus drivers (kexts):

digite:


mkdir -p /System/Library/Extensions-off 

(pressione ‘Enter'). Uma pasta será criada em /System/Library para mover os drivers que vamos mexer.

7. Mova apenas UM kext que "quebra o nosso computador":

digite:


sudo mv /System/Library/Extensions/AMDRadeonX3000.kext /System/Library/Extensions-off/ 

(pressione ‘Enter')

8. Bote o sistema para fazer uma atualização no cache dos drivers (kextcache):

digite:


sudo kextcache -v 1 -m /System/Library/Caches/com.apple.kext.caches/Startup/Extensions.mkext /System/Library/Extensions/ 

(pressione 'Enter’). [Esse passo parou de funcionar a partir do High Sierra, mas não interferiu no resultado final]

Esse processo pode levar algum tempo para completar. Em seguida:

9. Desligue o modo Verbose no boot e reinicie o computador:

digite:


nvram boot-args="" 

(pressione ‘Enter’) [Esse passo é opcional, prefiro deixar com o verbose ativado para ver erros e warnings quando ligo e desligo o computador]

digite:


sudo reboot 

(pressione ‘Enter’)

Se tudo der certo, seu computador vai dar o boot e entrar no sistema operacional.

Agora devemos seguir alguns passos para deixar o sistema estável. Em primeiro lugar, para manter o computador ligado nesse primeiro boot, siga os passos abaixo rapidamente para que o computador não desligue:

10. Carregue manualmente o driver do dGPU (é necessário carregar porque ele é responsavel pelo gerenciamento de energia. Esse passo NÃO vai reativar a placa de vídeo externa):

Abra o terminal (Applications -> Utilities -> Terminal) e digite:


sudo kextload /System/Library/Extensions-off/AMDRadeonX3000.kext 

(pressione ‘Enter’)

11. Agora siga os passos abaixo para criar um script que faça automaticamente esse carregamento toda vez que reiniciar o computador. Criaremos um serviço que será rodado na inicialização:

No terminal, siga os passos abaixo:


sudo mkdir -p /Library/LoginHook

sudo nano /Library/LoginHook/LoadX3000.sh

Digite o código abaixo no editor de texto:
 

Quando digitar o conteúdo acima, pressione Control-X. Vai aparecer um texto na parte de baixo, perguntando se deseja salvar o arquivo. Digite Y para salvar.

De volta ao terminal, vamos transformar o arquivo em um script executável com o comando:


sudo chmod a+x /Library/LoginHook/LoadX3000.sh

Agora vamos fazer com que esse executável rode toda vez que seu computador seja inicializado:


sudo defaults write com.apple.loginwindow LoginHook /Library/LoginHook/LoadX3000.sh

 

Medidas preventivas para o futuro:

Existem duas circunstâncias que devem ser citadas: esse guia é reversível quando o SMC/PRAM/NVRAM for resetado. Se isso acontecer, o itemGPU-power-pref que criamos no NVRAM será removido e deverá ser reinserido para forçar o uso da placa de vídeo integrada no momento do boot.

Já que isso pode acontecer com certa frequência, recomendo que se prepare para este cenário criando um script simples para rodar pelo Single User Mode (dando boot segurando Command+S) quando tiver problemas: 


sudo nano /force-iGPU-boot.sh

– Coloque o seguinte código nesse arquivo:
 

– Pressione Control-X e depois pressione Y para salvar.

- Agora faça esse script executável:


sudo chmod a+x /force-iGPU-boot.sh

No futuro, quando resetar o SMC/PRAM/NVRAM, é possível corrigir o problema seguindo os passos abaixo:

Ligue o computador no Single User Mode, segurando Command+S ao ligar.

Deixe sua partição root como Leitura/Escrita:


/sbin/mount -uw /

– Depois disso, execute o comando abaixo:


sh /force-iGPU-boot.sh

 

Estou utilizando os passos acima há 1 ano no computador que uso para trabalho diariamente com desenvolvimento web, incluindo a utilização de ferramentas gráficas como Photoshop. É claro que a performance gráfica não fica a mesma, mas utilizei um script para colocar mais memoria RAM na Intel 3000, que tinha 512mb de RAM com 16gb de RAM no MacBook (acho que ela fica com 256mb de RAM quando você tem até 4gb de RAM no MacBook). Rodei o script e botei ela com 1gb de RAM. O ganho de desempenho não é gritante, mas ajuda. Se tiverem interesse, posso buscar os arquivos que fazem a modificação e posto aqui.

 

Pretendo ficar com esse MacBook Pro 17" late 2011 por mais alguns anos, me recuso pagar 14 mil em um MacBook Pro 15" nos importadores, não vou nem citar o valor cobrado pela Apple Brasil, porque aquilo ali é uma falta de respeito com o consumidor.

Boa sorte e abraços!

Screen-Shot-2018-08-15-at-10.22.18.png

Será que você consegue esse script por favor? Eu tentei procurar, mas não consegui achar.

Estou tentando reviver meu macbook pro de 17" com seu procedimento. Porém tenho um macbook pro de 13" que uso pesado pra edição de vídeo e imagens. Acho que esse script pode me ajudar com isso também. :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



×
×
  • Criar Novo...