Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Como proteger o iMac


Shagahod

Posts Recomendados

Boa tarde pessoal.

 

Bom, como o nome do tópico não ajuda a elucidar minha dúvida, vou tecer uma breve explicação.

 

Finalmente realizei o sonho de comprar um imac. Porém sempre tive macbook e nunca prestei muita atenção no sentindo de proteger o mac contra quedas de luz, picos de energia, entre outros problemas elétricos,

 

até porque pouco usava na tomada, somente carregava e já tirava da mesma. Entretanto agora com o iMac a história é outra. Ele, obviamente, ficará o tempo todo plugado na tomada, e não pretendo ficar desligando 

 

todo o tempo a máquina, por isso me surgiu uma dúvida... Como proteger o iMac em relação a esse problemas de energia elétrica? Como vocês fazem para proteger suas máquinas? No-breaks? Um bom filtro de

 

linha? Estabilizadores? Aproveito o ensejo para perguntar quais seriam as melhores marcas desses produtos? 

 

Agradeço desde já a ajuda de cada um de vocês, será de grande importância.

 

Um abraço para todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Minha sugestão é, use um estabilizador de linha ou um nobreak. Oscilação na energia elétrica no brasil é coisa que vem dando dor de cabeça em muitos usuários, pois se queimar um eleitor seu a concessionária vai enrolar até dizer chega, sem falar nas leis que são coniventes com elas. Um colega meu perdeu um pc devido a oscilação de energia elétrica, colocou um estabilizador e pronto , não teve mais problemas. Seguro morreu de velho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Minha sugestão é, use um estabilizador de linha ou um nobreak. Oscilação na energia elétrica no brasil é coisa que vem dando dor de cabeça em muitos usuários, pois se queimar um eleitor seu a concessionária vai enrolar até dizer chega, sem falar nas leis que são coniventes com elas. Um colega meu perdeu um pc devido a oscilação de energia elétrica, colocou um estabilizador e pronto , não teve mais problemas. Seguro morreu de velho.

 

Brigado pela dica amigo. Eu estava lendo muito bem sobre os filtros de linha, nos casos os bons que filtram mesmo! rs Estou com um pouco de receio de estabilizador...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não use Estabilizador, os iMacs têm fonte FULL-RANGE que trabalha numa tensão desde 90V a 250V, fazendo com que não precise de elemento estabilizador de Tensão.

 

Compre apenas um FILTRO DE LINHA, de uma marca boa e que tenha as devidas proteções e já era.

 

Falow

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não use Estabilizador, os iMacs têm fonte FULL-RANGE que trabalha numa tensão desde 90V a 250V, fazendo com que não precise de elemento estabilizador de Tensão.

 

Compre apenas um FILTRO DE LINHA, de uma marca boa e que tenha as devidas proteções e já era.

 

Falow

Boa dica, não encontrei agora, mas tem uma matéria gigante do Clube do Hardware explicando 1000 motivos pelos quais o estabilizador atrapalha mais do que ajuda. Principalmente esses estabilizadores vendidos no nosso Huezil.

 

Uma boa nesse caso seria um no-break.

Lembrando que o filtro de linha protegerá apenas em casos de descargas elétricas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não use Estabilizador, os iMacs têm fonte FULL-RANGE que trabalha numa tensão desde 90V a 250V, fazendo com que não precise de elemento estabilizador de Tensão.

 

Compre apenas um FILTRO DE LINHA, de uma marca boa e que tenha as devidas proteções e já era.

 

Falow

 

Poderia me indicar um bom filtro de linha amigo Mr_Phillip ? Agradeço pela ajuda meu camarada.

 

 

Boa dica, não encontrei agora, mas tem uma matéria gigante do Clube do Hardware explicando 1000 motivos pelos quais o estabilizador atrapalha mais do que ajuda. Principalmente esses estabilizadores vendidos no nosso Huezil.

 

Uma boa nesse caso seria um no-break.

Lembrando que o filtro de linha protegerá apenas em casos de descargas elétricas.

 

 

Vou procurar saber qual seria o no break ideal para os watts do imac. Saberia dizer uma boa marca? Brigado pela dica meu camarada. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou procurar saber qual seria o no break ideal para os watts do imac. Saberia dizer uma boa marca? Brigado pela dica meu camarada. 

Eu nunca tive no-break, mas nas minhas épocas de manutenção, indiquei os da APC pra alguns clientes e até onde eu sei, cumpriram muito bem a sua função.

 

Recomendo que procure um modelo de linha interativa, esses usam menos a bateria do que os modelos Stand By, isso faz com que a bateria tenha uma vida útil muito maior. O ideal seria um on-line, mas esses são extremamente caros.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu nunca tive no-break, mas nas minhas épocas de manutenção, indiquei os da APC pra alguns clientes e até onde eu sei, cumpriram muito bem a sua função.

 

Recomendo que procure um modelo de linha interativa, esses usam menos a bateria do que os modelos Stand By, isso faz com que a bateria tenha uma vida útil muito maior. O ideal seria um on-line, mas esses são extremamente caros.

 

Adalberto amigo, o que acha desse modelo ?

 

http://www.kabum.com.br/produto/34874/apc-no-break-back-ups-600va-115v-bz600-br-

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Me parece bom. Confesso que estou um pouco por fora de hardware, 4 anos só em desenvolvimento...

 

Mas lembro que os APC de linha interativa que indiquei nunca deram dor de cabeça.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Me parece bom. Confesso que estou um pouco por fora de hardware, 4 anos só em desenvolvimento...

 

Mas lembro que os APC de linha interativa que indiquei nunca deram dor de cabeça.

 

Opa, beleza então, acho que vou nesse modelo mesmo! hehe 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então cara, já ouvi falar bem dos SMS, mas quando eu comprei um não deu muito certo. Bateria arriou em pouco tempo e tal.

 

 

eu sempre usei estabilizador ,e até hoje nunca tive problema (obs: meus estabilizadores tem data de fabricação de 1996)

 

Talvez esses estabilizadores mais antigos cumpram melhor o seu papel.

 

Fontes full-range dispensam o uso de estabilizadores de energia, o filtro de linha é interessante pois ele protege contra descargas elétricas, aquelas acima da faixa de operação da fonte.

 

Encontrei alguns links sobre os malefícios do estabilizador.

http://canaltech.com.br/materia/hardware/Afinal-de-contas-para-que-servem-os-estabilizadores/

http://www.oficinadanet.com.br/post/10701-porque-parar-de-usar-o-estabilizador

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então cara, já ouvi falar bem dos SMS, mas quando eu comprei um não deu muito certo. Bateria arriou em pouco tempo e tal.

 

 

 

Talvez esses estabilizadores mais antigos cumpram melhor o seu papel.

 

Fontes full-range dispensam o uso de estabilizadores de energia, o filtro de linha é interessante pois ele protege contra descargas elétricas, aquelas acima da faixa de operação da fonte.

 

Encontrei alguns links sobre os malefícios do estabilizador.

http://canaltech.com.br/materia/hardware/Afinal-de-contas-para-que-servem-os-estabilizadores/

http://www.oficinadanet.com.br/post/10701-porque-parar-de-usar-o-estabilizador

por enquanto utilizo ligado em um estabilizador de 1000va ,meu mbp da assinatura e um monitor,você sabe me dizer se a fonte do mbp é full range?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

por enquanto utilizo ligado em um estabilizador de 1000va ,meu mbp da assinatura e um monitor,você sabe me dizer se a fonte do mbp é full range?

Teoricamente não, a definição de full-range prevê que a fonte tolere tensão de 90 a 264, a minha mostra apenas 100 a 240.

 

De qualquer forma, eu utilizo o meu sem qualquer mecanismo de estabilização de tensão, apenas o filtro de linha.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu estive por esses dias lendo muito sobre esse assunto, dos caras mais experientes que eu vi falando sobre esse assunto comentou que o Nobreak, fora os online, nada mais é que um estabilizador com uma bateria interna... Ele muito

 

defendeu que o ideal é uso de um DPS (dispositivo de proteção contra surtos). Procurei e achei uma loja especializada, com este produtos http://www.clamper.com.br/produtos-detalhes.aspx?produto=77. Todos falando muito bem desse

 

modelo. Admito que estou tendendo a compra-lo, parece ser bem acabado e proteger legal! meu único receio é nos casos de quedas súbitas de energia... 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu estive por esses dias lendo muito sobre esse assunto, dos caras mais experientes que eu vi falando sobre esse assunto comentou que o Nobreak, fora os online, nada mais é que um estabilizador com uma bateria interna... Ele muito

 

defendeu que o ideal é uso de um DPS (dispositivo de proteção contra surtos). Procurei e achei uma loja especializada, com este produtos http://www.clamper.com.br/produtos-detalhes.aspx?produto=77. Todos falando muito bem desse

 

modelo. Admito que estou tendendo a compra-lo, parece ser bem acabado e proteger legal! meu único receio é nos casos de quedas súbitas de energia... 

Já vi alguns entendidos da área dizendo que acham que os no-breaks são estabilizadores com a bateria, mas confesso que não achei muito fundamento.

 

O filtro de linha é um DPS, alias, esse que postou é muito bom.

 

Os casos de falta de energia serão um problema do ponto de vista dos trabalhos perdidos e tal. A menos que a energia caia com muita frequência por aí, duvido que vá danificar seu iMac.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já vi alguns entendidos da área dizendo que acham que os no-breaks são estabilizadores com a bateria, mas confesso que não achei muito fundamento.

 

O filtro de linha é um DPS, alias, esse que postou é muito bom.

 

Os casos de falta de energia serão um problema do ponto de vista dos trabalhos perdidos e tal. A menos que a energia caia com muita frequência por aí, duvido que vá danificar seu iMac.

 

Então, estou bem atraído por esse DPS! hehe Mas realmente fico com receio de quedas súbitas de energia... Eu na verdade não entendo bem, essas quedas podem danificar o hardware? Esses cortes de energia bruscos?

 

Porque se fosse só por causa das perdas dos trabalhos não salvos não esquentaria muito... Até porque aqui na minha cidade não falta taaaaantas vezes energia. É bem esporádico. 

Editado por Shagahod
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então, estou bem atraído por esse DPS! hehe Mas realmente fico com receio de quedas súbitas de energia... Eu na verdade não entendo bem, essas quedas podem danificar o hardware? Esses cortes de energia bruscos?

 

Porque se fosse só por causa das perdas dos trabalhos não salvos não esquentaria muito... Até porque aqui na minha cidade não falta taaaaantas vezes energia. É bem esporádico. 

As quedas de energia não tendem a danificar o hardware. O que eu ACHO que pode dar azia é a famosa meia fase, você costuma deixar o mac ligado quando não está por perto?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

As quedas de energia não tendem a danificar o hardware. O que eu ACHO que pode dar azia é a famosa meia fase, você costuma deixar o mac ligado quando não está por perto?

 

Rapaz, te dizer que tinha um Mac Air antes, não costumava deixar ligado, mas estava querendo deixar esse ligado sempre "/ Somente em caso de longas ausências iria desliga-lo 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...