Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Verificando memória RAM


MiguelTB

Posts Recomendados

Bom dia pessoal,

 

Comprei a alguns meses um macbook pro 13" mid 2010, meu primeiro macbook e nem preciso dizer que estou fascinado, trabalho com edição e criação de imagem e pra mim está sendo incrível.

 

Veio a necessidade de acrescentar mais memória, atualmente estou com 4gb sendo 2x2 1066mhz ddr3, a questão é:

 

Eu coloquei

1 pente de 1066mhz ddr3 de 2gb
1 pente de 1333mhz ddr3 de 4gb

Totalizando 6gb, o macbook identifica mas como eu posso saber se ele realmente está usando os 6gb?

Outro teste que fiz
1 pente de 1333mhz ddr3 de 4gb
1 pente de 1666mhz ddr3 de 4gb

Totalizando 8gb que o macbook também identificou porém não sei se é uma identificação apenas estética ou se ele realmente está usando esses 8gb.

 

Tendo em vista que onde li, o macbook mid 2010 só trabalha com memória ddr3 de 1066mhz.

 

Agradeço a ajuda do pessoal desde já.
Um grande abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rapaz, a combinação que você fez eu não recomendo. O ideal seria usar módulos iguais nos dois slots. Memórias mais rápidas irão funcionar, ele indicará que são mais rápidas mas serão acessadas na velocidade máxima do controlador, que no seu caso é 1066 MHz. A quantidade identificada é a realmente disponível para uso do sistema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigadão Alan,

 

Pois é, fiquei um pouco preocupado, a verdade é que vou voltar os 4gb de 1066mhz que vieram com o mac, pretendo neste ano que está por vir fazer um upgrade pra um novo macbook, e se não for possível comprar 8gb de memória 1066mhz que é o indicado para esta versão do meu mac.

 

Grato pela ajuda!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Se ele está identificando os 8gb, é porque está tudo OK.

 

Já usei apenas 1 pente de memoria no meu macbook, e depois que acrescentei o segundo, igual ao primeiro, o desempenho mudou nada. Essa questão de usar memórias de tamanhos diferentes, é balela. Se tiver uma queda de desempenho, este, é irrisório.

 

Falow

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se ele está identificando os 8gb, é porque está tudo OK.

 

Já usei apenas 1 pente de memoria no meu macbook, e depois que acrescentei o segundo, igual ao primeiro, o desempenho mudou nada. Essa questão de usar memórias de tamanhos diferentes, é balela. Se tiver uma queda de desempenho, este, é irrisório.

 

Falow

Discordo. O Dual Channel em sua concepção exige memórias com os mesmos timings (latência e frequência) e tamanhos para efetivamente funcionar transferindo duas palavras completas por pulso de clock do sistema. Isso quer dizer que a performance de transferência de dados entre CPU e memória dobra usando esse esquema. Usar memórias de tamanhos e/ou timings diferentes faz as memórias trabalharem em single channel, transferindo apenas uma palavra completa. O sistema funciona, mas com uma performance 50% menor do que seria possível no canal de comunicação entre memória e processador. É um impacto gigantesco.

Editado por Alan Leitão
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O ganho real do Dual Channel passa muito longe do máximo teórico, que seria o dobro do desempenho. 

Mando, o ganho do dual channel dobra o desempenho da transferência de dados entre a CPU e a memória, aumentando o barramento de 64 bits para 128 bits.

 

O ganho de performance geral na máquina, esse sim pode ser pouco perceptível para tarefas não críticas. Como o amigo que criou o tópico está trabalhando com edição de imagens, o ganho será muito mais perceptível do que para um usuário comum. É muito perceptível a perda e performance quando se usa um esquema de single channel em um Avid Media Composer ou Adobe Premiere Pro. Não à toa as memórias de alta performance são vendidas em pares.

 

Para ter uma idéia a Apple monta os Retina com memórias soldadas na placa mãe, mas respeita o esquema dual channel.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O lance é esse, a influência de um componente no desempenho geral. No caso do dual channel, se a tarefa exigir muita memória, o ganho em ter mais RAM em single pode ser maior do que ter menos em dual. Entre um módulo de 8GB e 2x4GB em DC, claro que prefiro o segundo caso, mas entre um de 8GB e 2x2GB, sem dúvida prefiro maior quantidade.

Editado por Maddo Garan
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O lance é esse, a influência de um componente no desempenho geral. No caso do dual channel, se a tarefa exigir muita memória, o ganho em ter mais RAM em single pode ser maior do que ter menos em dual. Entre um módulo de 8GB e 2x4GB em DC, claro que prefiro o segundo caso, mas entre um de 8GB e 2x2GB, sem dúvida prefiro maior quantidade.

Sim, claro. Como a tarefa a ser executada pelo colega que iniciou o post exige da máquina e seus recursos é muito aconselhável usar um esquema de dual channel.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...