Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

To Trim or not to Trim? Quais cuidados com o SSD?


leomkt

Posts Recomendados

Faça a instalação do sistema e dos apps como bem entender, o TRIM pode ser ativado a qualquer momento... Claro que a instalação limpa é sempre a melhor opção.

 

Sobre quando desabilitar o TRIM, as atualizações não redefinem a NVRAM, portanto não devem provocar problemas com relação ao TRIM. Eu atualizei do 10.10 para o 10.10.1 sem desativar o TRIM e nada de anormal ocorreu, apenas precisei reativar o TRIM. Claro que, se por precaução, preferir desativar antes de qualquer atualização, não vai matar ninguém.

 

Ah, beleza. Acredito que instalar o TRIMENABLER é tranquilo, e ativar e desativar o TRIM seja algo do tipo selecionar e deselecionar um checkbox, correto?

 

Valeu mais uma vez.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ah, beleza. Acredito que instalar o TRIMENABLER é tranquilo, e ativar e desativar o TRIM seja algo do tipo selecionar e deselecionar um checkbox, correto?

 

Valeu mais uma vez.

Sim, piece of cake. Só clicar pra ativar/desativar e reiniciar a bagaça.

 

dHh9u.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigos eu comprei um SSD da OWC e quando perguntei a respeito do TRIM eles me responderam o seguinte:

"Thank you for choosing Other World Computing! Regarding the installation process, there should be no difference between the various operating systems. OWC SSDs intelligently manage data thorough the use of the SandForce processor and its built-in DuraClass technologies, eliminating the need for TRIM."

Faz sentido a resposta do suporte da OWC?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É parece que quando o SSD usa o Controlador/Processado SandForce realmente não precisa do Trim Enabler instalado: http://goo.gl/gdvh10

Isso é muito bom porque está ficando perigoso usar o Trim Enabler no Yosemite...

Editado por Willy
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal,

 

Ótimo tópico, perguntas e respostas...

 

Agora surgiu uma dúvida...Eu tinha um Macbook Pro 2011 com um SSD Sandisk e tive todos os problemas citados aqui na atualização para o Yosemite. O Trim estava habilitado antes da migração :(

Troquei meu MBP para um retina, que já vem com um SSD da Apple. Porque no SSD da Apple já vem o Trim habilitado e não é preciso fazer nenhuma modificação para as atualizações do MacOS?

Qual a diferença? É só uma 'sacada' da Apple para os hardwares dela?

 

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha, eu tenho um MacBook Pro com SSD Samsung que eu instalei desde a época do Mountain Lion. Instalei o Mavericks sem fazer clean install, e depois o Yosemite igualmente sem fazer clean install.

O Mac sempre ligou em 5 segundos, e desligou no tempo igual ou menor. Acessava APPS em tempo recorde. Eu nem sabia da existência do tal do TRIM.

Descobri isso aqui no fórum e fiz então o clean install do Yosemite, e habilitei o TRIM.

Até agora tudo ok, não notei nada de diferente em performance, nada.

Na boa, mas eu ainda não entendi o xis da questão do problema entre Yosemite X SSD. Muitos instalaram e estão tranquilos, já alguns encontraram problemas. Tá confuso!

Abs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alguns SSDs vem de fábrica com uma estratégia de "limpeza" via controlador. Não tenho opinião formada sobre esse tipo de recurso porque eu sempre ativo o suporte nativo do sistema operacional para "limpeza" com o TRIM.

 

Pelo que entendi sobre essa limpeza via controlador, ela foi criada quando os sistemas operacionais ainda não possuíam uma estratégia para tal. Após a adoção do TRIM pelos sistemas operacionais mais modernos, essa função caiu em desuso uma vez que ninguém melhor que o sistema operacional, através da sua tabela de alocação de arquivos do sistema de arquivos para definir o que pode ou não ser limpo. Avaliando por esse ponto de vista, o TRIM seria mais eficiente que o recurso embutido na controladora do SSD.

 

Respondendo ao amigo que citou que os SSD Apple são mais lentos que o OWC, o original que veio no meu retina bate 700 MB/s em escrita e leitura. Muito mais rápido que os OWC que já vi funcionando.

 

Quanto ao fato do SSD Apple ter o TRIM ativado, é uma opção a empresa em somente fornecer suporte nativo no hardware homologado. Nos SSDs não originais é necessária a modificação da kext específica para ativar o suporte.

Editado por Alan Leitão
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alan, o limite de escrita e leitura do sata 3 não é uns 600. Mb/s

 

O limite teórico é de uns 750MB/s (convertido 6 gigabits para megabytes), mas o máximo que já vi em um SSD sata 3 foi mais ou menos 540/470 MB/s (leitura/escrita).

Editado por Maddo Garan
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...