Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

To Trim or not to Trim? Quais cuidados com o SSD?


leomkt

Posts Recomendados

Diogo pq vai tirar o drive ótico??? Por coincidência amanhã vou abrir meu iMac 21,5 de 2011 e vou colocar o SSD que comprei da OWC como principal, o Drive de 1 TB como segundo HD e vou manter o drive ótico. Tudo isso seguindo o tutorial em vídeo da própria OWC.

A não ser q queira tirar mesmo o drive ótico.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi, Porque pelo que li não cabe isso tudo no iMac de 21,5. Isso tudo só cabe no de 27, que vem com uma baia dupla para HD de 3.5. E só usei o drive 3 vezes, uma não funcionou, desde de quando comprei em 2010. Aliás, a primeira foi por pura emoção de encaixar o CD de instalação que veio... rs Não serviu pra nada na verdade!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alan acho que me expressei mal. Eu quis dizer, se eu seguir o que o fabricante disse que não precisa do TRIM e se depois de um tempo eu perceber uma degradação na performance, basta baixar a ferramenta e usar ou teria que formatar novamente ? 

Além disso como eu poderia medir de tempos em tempos se o disco está degradando a performance ?

 

Abs

Então, foi o que respondi. Não é necessário fazer uma nova formatação, basta instalar a ferramenta, ativar o TRIM e aguardar algumas horas para que a "limpeza" seja executada.

 

Para testar a performance a melhor forma é instalar o app "Blackmagic Disk Speed Test" (disponível na Mac App Store). Um método para fazer a avaliação é fazer um teste logo após a instalação do sistema e outros testes seguidos, mês após mês. A perda de performance quando o TRIM está desativado (e se o controlador realmente não for eficiente) será percebida somente após um fluxo de dados que seja maior que a capacidade do SSD. Por exemplo, um SSD de 128 GiB somente sofrerá desse problema após um fluxo de 128 GiB de dados passar por essa unidade. Dependendo do tamanho do SSD isso pode demorar alguns meses para acontecer.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi Alan,

 

Eu pretendo fazer a troca do Drive ótico pelo SSD amanhã no meu iMac 2010 21,5.

 

Só fiquei com duas dúvidas:

-  porque recomenda que o Trim esteja ativado e não só uma vez por semana ou por mês para uma limpeza?

- Depois de instalar o SSD, como faço para ativar o FusionDrive? Na verdade, não entendi até hoje como o FusionDRive funciona, mas isso eu dou uma pesquisada na internet...

 

Abs

Diogo, vamos por partes:

 

O TRIM é um comando essencial para a manutenção da performance do SSD. A Apple ativa esse recurso por padrão nos Macs que saem de fábrica com SSDs, mesmo os que usam controladores top como as da Samsung. Deixar ele ativado o tempo todo garante que todas as células de armazenamento de dados estarão no estado lógico 1, estado onde é mais rápido o funcionamento da célula. Leia o meu post gigante da pagina 2 desse tópico e entenderá os motivos pelos quais isso acontece.

 

O Fusion Drive é um "core volume", ou seja, é um volume lógico e nesse caso um tipo especial de volume onde uma unidade é um SSD e a outra é um HDD. Ele funciona, à grosso modo, somando as capacidades das duas unidades e mantém o sistema OS X, os apps e arquivos que você mais usa na porção SSD e o restante menos usado na porção HDD. Para que a percepção de performance seja sempre a melhor possível toda a manipulação de entrada de dados (cópia de arquivos para dentro do computador ou gravação de dados de programas) sempre acontece no SSD e só é acessado o HDD quando o espaço na unidade rápida acaba. É nesse momento que se percebe a perda de performance no Fusion Drive. Depois de terminadas todas as operações, o próprio OS X se encarrega de realocar os arquivos entre o SSD e o HDD para manter sempre algum espaço livre no SSD para melhorar a performance.

 

Para ativar o Fusion Drive, leia completamente este tópico aqui que apesar de tratar de um Macbook Pro, serve também conceitualmente para o iMac. Observe que há relatos onde pessoas dizem que o OS X Yosemite ativa um Fusion Drive automaticamente se na instalação ele perceber que há um SSD e um HDD no sistema. Nunca testei se isso é verdade. Continuo recomendando o processo via terminal.

 

Observe somente que as interfaces SATA do HDD e do drive óptico do seu iMac podem não ter a mesma largura de banda (um pode ser SATA3 e o outro SATA2, por exemplo). Verifique se é o caso e prefira instalar o SSD na SATA mais rápida.

 

Há mais uma coisa: quando se instala um SSD no lugar de um HDD nos iMacs pode ocorrer dos ventiladores do sistema passarem a funcionar na velocidade máxima. Isso gera ruído e diminuição da vida útil desse componente. Nesse caso você precisará desse acessório aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi, muito obrigado pela explicação. Eu tinha lido o tópico gigante, aliás, parabéns pelaexcelente explicação.

Minha ideia é usar o HDD para guardar filmes e fotos, pelo que falou do fusion drive eu não poderia acessá-lo?

Sobre o acessório, eu comprei esse com o kit de ferramentas.

Muito obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi, Porque pelo que li não cabe isso tudo no iMac de 21,5. Isso tudo só cabe no de 27, que vem com uma baia dupla para HD de 3.5. E só usei o drive 3 vezes, uma não funcionou, desde de quando comprei em 2010. Aliás, a primeira foi por pura emoção de encaixar o CD de instalação que veio... rs Não serviu pra nada na verdade!

Então Diogo o kit que comprei da OWC, além do SSD, vem diversas ferramentas (ventosas, chaves diversas...). No meu caso basta abrir o tutorial em vídeo deles num outro micro e ir seguindo bem devagar que não tem erro pois é bem detalhado.

E quanto a caber, sim cabe se olhar o vídeo verá onde é colocado o SSD. No final fica com o HDD original, o meu é de 1TB, com o SSD e o Drive ótico. Quanto ao sensor de temperatura, nesse caso não é necessário pois eu não estou instalando o SSD na baia principal que é onde está o HDD de fábrica e por esse motivo não se faz necessário o sensor, que a própria OWC tbem vende. Depois de tudo instalado, basta bootar com o dvd ou oen drive e escolher o SSD como o hd principal.

O link da página é esse e tem o vídeo de instalação:

http://eshop.macsales.com/item/OWC/DIYIM21SSD11

ABsss

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É... Então deve dar. Comprei o kit errado. Não tem o caddy, só percebi depois que abri, eu tinha entendido pelo iFixit que poderia usar o do SuperDrive, mas não rola.

Alguém sabe se esse caddy serve pro iMac? http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-620132570-adaptador-caddy-gaveta-para-hd-sata-ou-ssd-para-notebook--_JM#questionText

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acredito que todos os SSD atuais não precisam mais a ativação do TRIM, visto que os controladores estão vindo com a função GARBAGE COLLECTOR, que fez exatamente o que o TRIM faz, mas apenas quando o computador está OCIOSO.

 

Marcas como Crucial que usam controladores Marvell, já tem essa função, assim como as marcas que utilizam o Sandforce.

 

Então, acho que essa parada de TRIM ficou apenas para os primeiros modelos de SSD.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acredito que todos os SSD atuais não precisam mais a ativação do TRIM, visto que os controladores estão vindo com a função GARBAGE COLLECTOR, que fez exatamente o que o TRIM faz, mas apenas quando o computador está OCIOSO.

 

Marcas como Crucial que usam controladores Marvell, já tem essa função, assim como as marcas que utilizam o Sandforce.

 

Então, acho que essa parada de TRIM ficou apenas para os primeiros modelos de SSD.

O Garbage Collector é uma implementação à nível de hardware que copia dados de um bloco A para outro bloco B, com o objetivo de "limpar" o bloco A porque ele não é capaz de limpar somente as células dentro do bloco (já que o GC não conhece como funciona o sistema de arquivos) e após a cópia, ele apaga totalmente o conteúdo do bloco A. Já o TRIM, que é uma implementação à nível de software, permite marcar como inválidas as células que devem ser "limpas" e isso diminui a quantidade de cópias de blocos totais necessárias para o funcionamento do SSD além de aumentar a performance. O Garbace Collector é um recurso intimamente ligado ao Wear Leveling e é muito mais eficiente com o TRIM ativado porque o TRIM diminui a necessidade de cópias/apagamentos de dados entre os blocos do SSD. o TRIM é um recurso essencial para quem usa SSDs. Não à toa todos os fabricantes de sistemas operacionais (inclui-se a Apple com os SSD embarcados originalmente nos computadores dela) ativarem esse recurso quando detectam a presença de um SSD.

Eu tenho um crucial de 960gb, acho que o modelo é o m50, então não preciso do trim?

Todo e qualquer computador com qualquer SSD deve ter o TRIM ativado.

Editado por Alan Leitão
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vanilton desculpe a pergunta, mas quanto pagou por esse SSD. Comprou fora?

Abs

Cara, pedi a um Brother pra trazer de fora, custou uns 400 e poucos dólares., pedi na verdade pra trazer o Samsung de 1tb mas estava em falta, o mesmo Samsung estava sendo vendido pelo Mônaco um dia desses de 1500 reais aproximadamente, antes do dólar dar essa subida.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Senhores,

 

TRIM não é a mesma coisa que "Idle Time Garbage Collection" : http://goo.gl/rL1kkP

 

Ex.:

1. O meu OCZ Vertex 450 que usa uma controladora OCZ Barefoot 3 M10 necessita de suporte a TRIM pelo SO conforme a especificação: http://goo.gl/Zblvjf

2. O meu Samsung EVO 850 que usa a controladora MGX também necessita suporte a TRIM via SO: http://goo.gl/gJh5ec

 

No Windows 7 em diante tudo funciona maravilhosamente.

 

Portanto, observe as especificações do seu SSD para saber se realmente precisa de TRIM via SO ou não !!!

 

Enfim, para variar a Apple nos ferrou mais uma vez...

Editado por Willy
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Senhores,

 

TRIM não é a mesma coisa que "Idle Time Garbage Collection" : http://goo.gl/rL1kkP

 

Ex.:

1. O meu OCZ Vertex 450 que usa uma controladora OCZ Barefoot 3 M10 necessita de suporte a TRIM pelo SO conforme a especificação: http://goo.gl/Zblvjf

2. O meu Samsung EVO 850 que usa a controladora MGX também necessita suporte a TRIM via SO: http://goo.gl/gJh5ec

 

No Windows 7 em diante tudo funciona maravilhosamente.

 

Portanto, observe as especificações do seu SSD para saber se realmente precisa de TRIM via SO ou não !!!

 

Enfim, para variar a Apple nos ferrou mais uma vez...

Willy, ativar o TRIM é sempre necessário. O Garbace Collector é um recurso do hardware e não otimiza de forma tão eficiente as células usadas porque ele atua em nível de blocos (conjunto de células) ao contrario do TRIM.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Marcas como a OWC, que fabrica componentes para os computadores já disseram em suas paginas que não precisa de TRIM quando há Garbage Collector em seu hardware.

 

Inclusive, eles falam que esse é o grande diferencial dos componentes deles. Por serem Third Party, o OSX não habilita o TRIM, mas, que isso não é necessário para os drives da OWC.

 

Falow

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Willy, ativar o TRIM é sempre necessário. O Garbace Collector é um recurso do hardware e não otimiza de forma tão eficiente as células usadas porque ele atua em nível de blocos (conjunto de células) ao contrario do TRIM.

 

Isso mesmo Alan, neste link ( http://goo.gl/A2aw5h ) existe uma tabela dos vários modos para tentar contornar o problema e eles falam do idle garbage collector que fabricantes como OCZ adotam indicando que é menos eficiente que o TRIM.

 

Background garbage collection

The process of garbage collection involves reading and rewriting data to the flash memory. This means that a new write from the host will first require a read of the whole block, a write of the parts of the block which still include valid data, and then a write of the new data. This can significantly reduce the performance of the system. Some SSD controllers implementbackground garbage collection (BGC), sometimes called idle garbage collection or idle-time garbage collection (ITGC), where the controller uses idle time to consolidate blocks of flash memory before the host needs to write new data. This enables the performance of the device to remain high.

If the controller were to background garbage collect all of the spare blocks before it was absolutely necessary, new data written from the host could be written without having to move any data in advance, letting the performance operate at its peak speed. The trade-off is that some of those blocks of data are actually not needed by the host and will eventually be deleted, but the OS did not tell the controller this information. The result is that the soon-to-be-deleted data is rewritten to another location in the flash memory, increasing the write amplification. In some of the SSDs from OCZ the background garbage collection only clears up a small number of blocks then stops, thereby limiting the amount of excessive writes. Another solution is to have an efficient garbage collection system which can perform the necessary moves in parallel with the host writes. This solution is more effective in high write environments where the SSD is rarely idle. The SandForce SSD controllers and the systems from Violin Memory have this capability.

Editado por Willy
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Marcas como a OWC, que fabrica componentes para os computadores já disseram em suas paginas que não precisa de TRIM quando há Garbage Collector em seu hardware.

 

Inclusive, eles falam que esse é o grande diferencial dos componentes deles. Por serem Third Party, o OSX não habilita o TRIM, mas, que isso não é necessário para os drives da OWC.

 

Falow

Uma lida nesse artigo aqui pode ajudar a explicar o que eu afirmei. Até mesmo os controladores SandForce (usados pela OWC) que tem a tecnologia DuraWrite (que traz um alto nível de Garbage Collection) tem benefícios quando usado em conjunto com o TRIM. As controladoras SandForce apenas tem um método de escrita diferente nos blocos do SSD, otimizando assim o Garbace Collection. Esse método de escrita em conjunto como TRIM assegura mais espaço livre para a operação do SSD, aumentando a vida útil e mantendo a performance no topo. Ainda assim o TRIM faz diferença nesse cenário.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É irei usar então o Trim mesmo sendo o SSD da OWC. Quais cuidados que devo ter que vcs mencionaram?

Se você usa o Yosemite e precisar por algum motivo fizer o reset da NVRAM (que alguns chamam erroneamente de PRAM - inclusive eu na maioria das vezes) com o TRIM ativado em um SSD não Apple o sistema não irá iniciar novamente, precisando fazer alguns procedimentos para restaurar o funcionamento normal. Caso você precise fazer um reset de NVRAM por qualquer motivo que seja, primeiro você terá que desativar o TRIM, fazer o procedimento e depois reativar o TRIM. O aplicativo TRIM Enabler (aqui), na sua versão gratuita, cuida disso para você.

Editado por Alan Leitão
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...