Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Macbook fica lento sem o carregador!


Igor Souza

Posts Recomendados

Até onde eu sei a máquina fica realmente um pouco mais lenta quando está só na bateria. E quando está sem a bateria também, percebi isso num MacBook Air da minha esposa, quando a bateria dele não pegava mais carga alguma, ficava bem lento quando comprei uma bateria nova, melhorou o desempenho do Air. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O interessante é que ontem a noite ele ficou normal usando a Bateria. Uso um programa de gravação que da pra ver bem detalhado o uso da cpu e do hd, quando tiro o cabo do carregador ele diminui o desempenho, só que ontem ele ficou normal por um bom tempo mais depois voltou, é muito intrigante..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Suspeito de temperatura. Esses notebooks tinham uma pasta térmica (na verdade não era pasta, mas divago) muito xexelenta. O fato de usar a bateria e piorar a performance pode estar relacionado com o gerenciamento de energia que diminui a velocidade do ventilador para economizar energia e só o acelera nesse caso se for realmente necessário proteger os componentes. Na bateria o sistema primeiro diminui a velocidade da CPU para resfriar e só acelera o ventilador se esse procedimento não der resultado. Com a fonte o sistema mantém a CPU com clock alto e acelera o ventilador para resfriar o sistema e nesse caso só diminui a velocidade da CPU se o resfriamento via ventilador não surtir efeito. Some essa lógica de funcionamento à baixa qualidade da pasta térmica e poeira acumulada no ventilador (prejudicando o fluxo de ar) e pronto: notebook lento na bateria.

 

Performance do HDD deteriorada também pode ser sinal que que está prestes a uma falha. O motor dele pode não estar girando com a mesma disposição de quando novo.

 

Como a pasta térmica tem validade (principalmente a ruim usada de fábrica) e a limpeza do sistema tem que acontecer anualmente, sugiro levar seu note em uma AT ou técnico de confiança para avaliação. Sugiro também manter um backup dos dados do seu computador, só por precaução quando ao HDD.

Editado por Alan Leitão
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alan Leitão agradeço por sua atenção a o meu problema!!  O desempenho dele cai instantâneo quando tiro o carregador, acho que se foce problema de temperatura levaria algum tempo para cair, e sobre o HDD eu coloquei um SSD melhorou bastante principalmente com o carregado ligado. Mais quando estou usando o Programa de Audio e deixo só na Bateria ele fica quase no limite da CPU ,será que pode ser a Bateria Ruim ela esta durando em média umas 3 a 4 horas acredito. 

 

É muito doido..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alan Leitão agradeço por sua atenção a o meu problema!!  O desempenho dele cai instantâneo quando tiro o carregador, acho que se foce problema de temperatura levaria algum tempo para cair, e sobre o HDD eu coloquei um SSD melhorou bastante principalmente com o carregado ligado. Mais quando estou usando o Programa de Audio e deixo só na Bateria ele fica quase no limite da CPU ,será que pode ser a Bateria Ruim ela esta durando em média umas 3 a 4 horas acredito. 

 

É muito doido..

E quem garante que ele já não está trabalhando acima da temperatura recomendada e quando você tira o carregador ele já baixa o clock da CPU usando a lógica de funcionamento que descrevi?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O código indica que há um problema em um sensor de temperatura. Pode ser defeito no sensor (ele não responde) ou está indicando que a temperatura está alta demais para o sistema.

 

Um reset de SMC pode resolver o seu problema. Você pode ver como fazer isso aqui.

 

Caso o problema continue, use o smcFanControl, que pode ser baixado aqui, para manter o ventilador na máxima velocidade e ver se a lentidão para de ocorrer. Se com o reset do SMC não resolver e o smcFanControl resolver isso demonstra duas vertentes:

 

1- Algum dos vários sensores de temperatura da logic board está ruim e a troca da placa será necessária ou;

2- A pasta térmica da CPU está ruim e deverá ser substituída.

 

Faça os dois testes propostos e nos retorne.

Editado por Alan Leitão
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na verdade, também acaba de me ocorrer mais uma vertente:

 

3- O ventilador do sistema pode estar com problema seja defeito ou muita poeira acumulada impedindo o fluxo de ar ou a rotação dele. Nessa hipótese pode ser que o smcFanControl não dê conta de manter a rotação máxima ou o fluxo de ar para refrigerar o sistema e ele não funcionaria normalmente.

 

Portanto sugiro a limpeza do ventilador antes de qualquer desses testes.

 

Ah, mais uma coisa: depois de instalar o smcFanControl, abra ele, entre em preferences, ajuste a velocidade do ventilador para o máximo no perfil Higher RPM e clique em save. Ele vai entrar nesse modo automaticamente e acelerar o ventilador para o ajuste máximo. Se não me engano na sua máquina o máximo é próximo de 6000 RPM. Se não atingir, pode ser um sintoma de problema no ventilador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Reset de SMC já fiz varias vezes, instalei o smcFanControl o RPM vai até 6200 coloquei no máximo, também não deu certo só falta mandar fazer uma limpeza e trocar a pasta térmica .

 

Quando fiz o teste com o apple hardware test percebi que a voltarem com o carregador ligado era 12.55 e quando tirava o carregador ele diminuía para 12.25 + ou - tem alguma coisa a ver ?

Editado por Igor Souza
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Reset de SMC já fiz varias vezes, instalei o smcFanControl o RPM vai até 6200 coloquei no máximo, também não deu certo só falta mandar fazer uma limpeza e trocar a pasta térmica .

 

Quando fiz o teste com o apple hardware test percebi que a voltarem com o carregador ligado era 12.55 e quando tirava o carregador ele diminuía para 12.25 + ou - tem alguma coisa a ver ?

 

Normal. Quando você retira o carregador vários dos componentes passam a trabalhar com tensão (voltagem não existe, o termo é incorreto) mais baixa para poupar bateria.

Editado por Alan Leitão
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Olá amigos!!

Vim compartilhar com vocês o desfecho do problema: 

Segui as orientações do amigo Alan Leitão e fiz uma limpeza na placa mãe, no ventilador e troquei a pasta térmica do processador, com isso consegui resolver o problema.

 

Quero agradecer a iDesign e principalmente a Alan Leitão por suas dicas certeiras rsrsrsr    valeuuuuu!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Legal mesmo Igor! (coloquei o mesmo só para diferenciar do iDesign! kkkkkkkk)

Mais um final feliz em uma máquina que ainda tem muito para rodar!

 

Só ficou uma dúvida agora: já executou o Apple Hardware Test para ver se o erro que era apresentado sumiu?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
  • 3 anos depois...

Boa tarde, galera. Como vão?

Acompanhei este tópico pois enfrento o mesmo problema com meu MacBook Pro 2011 A1278. Suas configurações são:
- i5 dual core
- SSD 120gb
- 8GB de ram

Peguei este macbook a pouco tempo, antes eu só tive mac mini. Meu problema tem sido a lentidão quando eu o removo da tomada e utilizo apenas na bateria. Li diversos tópicos sobre este problema e em alguns casos obtiveram sucesso. Eu ainda não.

- A bateria deste macbook é nova, trocada a 3 dias justamente por achar que o problema seria resolvido aí.
- Formatei o ssd e instalei seu OS de fábrica pelo cd, o snow leopard. Quando eu removi da bateria, a lentidão persistia.
- Apaguei o arquivo PLIST do sistema, e resolveu até eu atualizar o sistema para o High Sierra (último disponível par ele)
- Fiz todos os passos citado pelo nosso amigo Alan Leitão, usando o smcFanControl (ventoinha funcionando normal e sem sujeira)
- Rodei o Apple Hardware Test e gerou o erro 4SNS/40000001:VP0R-0.001 (não tenho certeza se era VPOR ou YPOR)
- Única coisa que ainda não fiz foi trocar a pasta térmica do processador.


Eu já não sei mais o que fazer. Mesmo tendo deletado o arquivo PLIST no High Sierra ele continua devagar.
O macbook nunca terá o mesmo desempenho maravilhoso de quando ele esta plugado na tomada; usando somente na bateria? Quanto ao erro que obtive no Apple Hardware Test, o que significa? 

Por favor, alguém teria uma luz?

@Alan Leitão @iDesign @Igor Souza

Editado por bringmethegu
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pelo código de erro que você colocou eu pesquisei aqui rapidamente (no Google mesmo) e a esmagadora maioria dos resultados está relacionado com problema na logic board. Em alguns casos a troca de alguns resistores, em outros até solda BGA. Pelo que li aqui, esse erro está relacionado à alimentação e geralmente causa o sintoma que você observa.

Um teste: execute nessa máquina o Snow Leopard durante alguns dias/semanas para ver se o problema ocorre. Talvez você tenha caído em um cenário onde o problema não se manifestou porque ele pode ser intermitente.

Acredito que no seu caso, o ideal, é procurar uma assistência técnica de confiança para uma avaliação, sem mexer em mais nada (de hardware), de forma a facilitar o diagnóstico.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...