Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Tutorial passo a passo--Yosemite em MacBook antigo


Sergio Kores

Posts Recomendados

Em 06/04/2020 at 07:18, Ricardo H Duarte disse:

Oi Raul!!!! Também tenho um MacBook 4.1 (2008) e não estou conseguindo de forma alguma instalar o Yosemite, pois todos os links que tenho encontrado ou estão desatualizados ou dão erro na hora de instalar.

Consegue disponibilizar os links ou os arquivos que usou na sua instalação?

Até o Yosemite que tenho baixado do site da apple não é reconhecido pelo sistema.
Passei o FDS inteiro na frente do computador e nada... rsrsrs

Abs!!!!

Boa noite, Ricardo! Desculpe pela demora. Acabei me ausentando do fórum um pouco. Instalei o Yosemite utilizando os links disponibilizados nesse tópico mesmo. Na página 1, um pouco abaixo nos comentários, o criador do tópico deixou um link atualizado, com os arquivos. De qualquer forma, se não estiver disponível, postarei os arquivos que tenho aqui. 

De antemão, não recomendo a instalação do Yosemite nesse modelo de Mac. Fiz o procedimento no meu mas não consegui fazer o áudio funcionar de maneira alguma. O sistema também apresentou engasgos e apps como o Mapas não funcionam. Existe um programa para impedir que o computador entre em repouso ao abaixar a tela, mas ele faz com que ela fique ligada o tempo inteiro, tornando o uso na bateria inviável, sem contar que reduz consideravelmente a vida útil dela e da tela.

O que fiz foi instalar o Max OS X Mountain Lion 10.8.4 via patch, que funciona perfeitamente bem nesse Mac e até mais fluido que o 10.7.x Lion. O Mac OS X 10.9.x Mavericks já necessita de uma placa de vídeo com mais memória, bem como os MacOS mais recentes. O último sistema viável de instalar nele é realmente o Mountain Lion. 

Uma outra saída, que apesar de funcional não me agrada muito, é instalar Windows nele. Instalei o Windows 7 no meu e parece que o sistema nasceu para ele. Roda extremamente fluido. Cheguei a atualizar para o Windows 10, mas recomendo fazer isso se vc possuir um ssd. 

Para instalar o Mountain Lion 10.8.4, baixe uma imagem (.dmg) do sistema e faça um pendrive bootavel, com o patch, utilizando o MacPostFactory. Não há erros.

Peço desculpa pela demora. Estarei mais atento agora. Boa noite!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 28/05/2020 at 11:42, marcelo.passos disse:

Alguém que tenha feito este processo recentemente, sabe qual versão do OS X é mais recomendada? 

Boa noite, Marcelo!

Por testes que fiz, recomendo o Mountain Lion 10.8.4, utilizando o MacPostFactory. No entanto, o Mountain Lion já é bem antigo e muitos programas já não funcionam nele. O Chrome não recebe mais atualizações, bem como Firefox, Opera e safari. Muitos sites que utilizam HTML 5 tbm não são exibidos corretamente. Uma saída é utilizar o Waterfox, baseado no Firefox. Mas, se quiser mesmo utilizar o notebook no dia-a-dia para utilizar o navegador, ver vídeo/filmes ou algo que necessite de programas mais atualizados, o ideal é instalar o Windows 7 no Mac. Cheguei a fazer isso, particionando o HD, mas deixei só o MacOS mesmo.

Em 12/06/2020 at 09:52, Emmanuel disse:

Bom dia a todos sou novo aqui tô seguindo o tuto ai mais na hora de apagar o arquivo platfomSupport.plist não consigo apagar alguém tem alguma luz ???

 

Desde já obrigado

Boa noite, Emmanuel. Se vc está tentando apagar o arquivo na pasta raiz, não conseguirá. Recomendo que faça uma cópia do arquivo original e salve-o num local seguro. Após, arraste o arquivo "platformSupport.plist" da pasta "Extras Yosemite" direto para a pasta raiz onde está o platformSupport. Assim, o sistema irá substituir o arquivo, ao invés de excluir.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 horas atrás, Raul Duelis disse:

Boa noite, Marcelo!

Por testes que fiz, recomendo o Mountain Lion 10.8.4, utilizando o MacPostFactory. No entanto, o Mountain Lion já é bem antigo e muitos programas já não funcionam nele. O Chrome não recebe mais atualizações, bem como Firefox, Opera e safari. Muitos sites que utilizam HTML 5 tbm não são exibidos corretamente. Uma saída é utilizar o Waterfox, baseado no Firefox. Mas, se quiser mesmo utilizar o notebook no dia-a-dia para utilizar o navegador, ver vídeo/filmes ou algo que necessite de programas mais atualizados, o ideal é instalar o Windows 7 no Mac. Cheguei a fazer isso, particionando o HD, mas deixei só o MacOS mesmo.

Boa noite, Emmanuel. Se vc está tentando apagar o arquivo na pasta raiz, não conseguirá. Recomendo que faça uma cópia do arquivo original e salve-o num local seguro. Após, arraste o arquivo "platformSupport.plist" da pasta "Extras Yosemite" direto para a pasta raiz onde está o platformSupport. Assim, o sistema irá substituir o arquivo, ao invés de excluir.

Bom dia obrigado pela informação mais quando baixo os arquivos do patch ele já aparece com o círculo e faixa no meio kkk nada vai tô na versão 10.7 se desse pelomenos até o 10.10 eu tava feliz vi um cara falando alguma coisa sobre fazer um clone de HD que já roda esses patch eu gostaria de ter o Sierra high

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, Emmanuel disse:

Bom dia obrigado pela informação mais quando baixo os arquivos do patch ele já aparece com o círculo e faixa no meio kkk nada vai tô na versão 10.7 se desse pelomenos até o 10.10 eu tava feliz vi um cara falando alguma coisa sobre fazer um clone de HD que já roda esses patch eu gostaria de ter o Sierra high

Entendi. Bom, quando instalei o Yosemite, fiz o procedimento deste tutorial. Não encontrei um patch pra isso. Vc pode tentar pelo Dosdude, mas não sei se vai funcionar. 

De qualquer forma, segue os arquivos que falei 

https://mega.nz/folder/acFmAS6Q#lY95GK-UPvLOPY-thsIUhw

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • 4 meses depois...

Oi Sergio, primeiro queria agradecer pelo tutorial, muito bem explicado. 

Queria saber se pode me ajudar... Consegui fazer o pen drive bootavel com o yosemite, essa parte deu certo.

No entanto, eu acabei pulando um passo no começo, acho q me distraí, e não fiz uma partição no HD como você instruiu... 

Acabei instalando o Yosemite no HD que tava o OS X Snow Leopard.. Quando a instalação foi concluída apareceu aquela tela de proibido que você avisou.. Porém só aí eu fui ver que eu precisaria da partição pra acessar o outro OS X... Enfim, já tentei vários comandos mas não consigo sair dessa tela .. Já tentei restaurar, acabei apagando tudo do HD e ta só com o yosemite instalado mas não consigo acessar por causa da tela de PROIBIDO...

Você tem alguma dica do que posso fazer pra sair dessa tela sem ter a partição com o os x antigo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
Em 14/11/2020 at 12:09, thaisvianaf disse:

Oi Sergio, primeiro queria agradecer pelo tutorial, muito bem explicado. 

Queria saber se pode me ajudar... Consegui fazer o pen drive bootavel com o yosemite, essa parte deu certo.

No entanto, eu acabei pulando um passo no começo, acho q me distraí, e não fiz uma partição no HD como você instruiu... 

Acabei instalando o Yosemite no HD que tava o OS X Snow Leopard.. Quando a instalação foi concluída apareceu aquela tela de proibido que você avisou.. Porém só aí eu fui ver que eu precisaria da partição pra acessar o outro OS X... Enfim, já tentei vários comandos mas não consigo sair dessa tela .. Já tentei restaurar, acabei apagando tudo do HD e ta só com o yosemite instalado mas não consigo acessar por causa da tela de PROIBIDO...

Você tem alguma dica do que posso fazer pra sair dessa tela sem ter a partição com o os x antigo?

Você pode colocar o Lion em um pendrive e realizar a instalação. Atualizei um antigo MacBook White que tive desta forma. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Fala galera, achei esse forum por acaso. Estou com macbook a1181 white, quero fazer upgrade. Estou tentando seguir este tutorial, porém, o diskmaker não ta abrindo quando clico em yosemite. Ja tentei colocar ao menos para o Mountain Lion, mas o MLPostFactor não abre também, ele pede que o OS seja baixado na extensão .app. Alguém pode me da uma luz do que fazer?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Luan Cardoso disse:

Fala galera, achei esse forum por acaso. Estou com macbook a1181 white, quero fazer upgrade. Estou tentando seguir este tutorial, porém, o diskmaker não ta abrindo quando clico em yosemite. Ja tentei colocar ao menos para o Mountain Lion, mas o MLPostFactor não abre também, ele pede que o OS seja baixado na extensão .app. Alguém pode me da uma luz do que fazer?

cara, pelo que eu me lembre tinha que ser o OS "app" mesmo, na versão da AppStore. Eu lembro que tive que baixar vários torre* até acertar a versão correta. Voce quer o Mountain Lion mesmo? Já olhou na pagina do Dosdude? Talvez role o Sierra de boas nesse teu macbook. Dá uma olhada: http://dosdude1.com/software.html

E pra baixar o sistema tenta aqui: http://macinstallers.tech/#downloads

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 horas atrás, Luan Cardoso disse:

Fala galera, achei esse forum por acaso. Estou com macbook a1181 white, quero fazer upgrade. Estou tentando seguir este tutorial, porém, o diskmaker não ta abrindo quando clico em yosemite. Ja tentei colocar ao menos para o Mountain Lion, mas o MLPostFactor não abre também, ele pede que o OS seja baixado na extensão .app. Alguém pode me da uma luz do que fazer?

Se vc for instalar o Lion, da pra criar o pendrive de boot se não me engano abrindo a DMG e restaurando um arquivo que tem lá, não me lembro pq faz tempo que fiz isso mas é só pesquisar no google, se quiser o app do mountains lion pra instalar com o macpostfactor, da uma olhada nesse tópico

que eu coloquei um link de um torrent que é o app dele e da certo pq instalei no meu.

Só uma observação que te adianto, se for instalar tanto o lion quanto o mountain lion vc n~åo conseguirá fazer muita coisa com o note, pelo menos na parte de internet já que não tem browser atualizado pra ele, vai ficar muito limitado, se for pra utilizar bem a máquina, faz como eu fiz no meu black, instala o linux mint 20 xfce que é fácil e funciona tudo, e vc terá uma máquina razoável e navegando normalmente, é claro que terá de instalar um SSD e se possível deixar com 4 gb de ram , aí fica boa ... se ja for assim blz, se não for, tem que pesar se vale a pena investir grana nele ! abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
Em 10/12/2014 at 00:40, Sergio Kores disse:

Baixem o tutorial Em pdf para ve-lo com imagens... fica mais fácil... na sequencia assim que alguém instalar, vai notar que os gráficos não estão com um bom aceleramento e o audio tbm... vamos resolvendo isso por aqui mesmo... mas os arquivos estão no zip baixado e se vc conseguiu seguir o tutorial, vai conseguir habilitar o video e o audio com os arquivos da pasta Extra Yosemite sem problemas... 

Amigo, eu não tô sabendo ativar o vídeo e o áudio. Dê uma ajuda aí kkk já instalei o Yosemite

Em 18/12/2020 at 12:18, ricardoviniciusbr disse:

Se vc for instalar o Lion, da pra criar o pendrive de boot se não me engano abrindo a DMG e restaurando um arquivo que tem lá, não me lembro pq faz tempo que fiz isso mas é só pesquisar no google, se quiser o app do mountains lion pra instalar com o macpostfactor, da uma olhada nesse tópico

que eu coloquei um link de um torrent que é o app dele e da certo pq instalei no meu.

Só uma observação que te adianto, se for instalar tanto o lion quanto o mountain lion vc n~åo conseguirá fazer muita coisa com o note, pelo menos na parte de internet já que não tem browser atualizado pra ele, vai ficar muito limitado, se for pra utilizar bem a máquina, faz como eu fiz no meu black, instala o linux mint 20 xfce que é fácil e funciona tudo, e vc terá uma máquina razoável e navegando normalmente, é claro que terá de instalar um SSD e se possível deixar com 4 gb de ram , aí fica boa ... se ja for assim blz, se não for, tem que pesar se vale a pena investir grana nele ! abs

Amigo eu já instalei o Yosemite mesmo. Agora o áudio e vídeo, sabe como faço pra ativar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Luan Cardoso disse:

Amigo, eu não tô sabendo ativar o vídeo e o áudio. Dê uma ajuda aí kkk já instalei o Yosemite

Amigo eu já instalei o Yosemite mesmo. Agora o áudio e vídeo, sabe como faço pra ativar?

Cara, não faço a mínima idéia, eu lembro que a muito tempo eu tinha conseguido mas não tinha aceleração, então acabei abandonando a causa, por acaso vc ja deu uma procurada no mac rumors ? ou então lá no começo do tópico ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • 2 meses depois...

Boa tarde pessoal.

Estou com um macbook 4.1 a1181.

Pelo que li por aqui, o Yosemite não roda bem mesmo com os drivers instalados (audio e video) correto?

estou com o lion nele...

Então, o que seria melhor pra esse modelo de mac, tem como colocar o mojave por exemplo? ou só funciona bem mesmo o lion?

No caso do Linux, alguém aqui usa e recomenda uma distro com viual legal e funcionalidade? abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 15/05/2021 at 15:53, Carlos Siqueira Junior disse:

Boa tarde pessoal.

Estou com um macbook 4.1 a1181.

Pelo que li por aqui, o Yosemite não roda bem mesmo com os drivers instalados (audio e video) correto?

estou com o lion nele...

Então, o que seria melhor pra esse modelo de mac, tem como colocar o mojave por exemplo? ou só funciona bem mesmo o lion?

No caso do Linux, alguém aqui usa e recomenda uma distro com viual legal e funcionalidade? abraço

Eu cheguei a instalar o Mojave, mas não recomendo, e olha que o meu está com SSD e 4 gb de ram … eu tinha instalado o Linux mint e agora está com xubuntu, ambos na versão xfce, gostei mais do xubuntu e funciona tudo, inclusive a webcam tb, mas tem que configurar depois. O que eu senti é que ele esquenta um pouco e ventoinha liga, mas ressuscitou a máquina e ainda da um fôlego ….

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 9 meses depois...
2 horas atrás, paulo lopes disse:

Boa noite, parabéns pelo empenho, eu tenho um imac 2006 esta com lion 10.7 que nao instala quase nada mais nem mesmo navegadores, me disseram que existe como atualizar mas nao achei nada na internet, alguem poderia me ajudar meu e-mail e paulollopeskva@gmail.com 

tem certeza que seu iMac é 2006? porque se não estou enganado os iMacs 2006 são todos 32 bits e em teoria não rodariam o Lion.  Se voce tem o Lion instalado deve ter um iMac 2007 já, 64 bits. Ou ainda ele pode ter um processador 64 bits mas a EFI ser 32 bits. Isso é importante, porque se a EFI for 32 bits (mesmo o processador sendo 64) ele não vai dar boot em nenhuma versão do Mac OS além do snow leopard (10.6).

então primeiro, qual modelo exato do seu mac? joga o número de série dele aqui: https://everymac.com/ultimate-mac-lookup/. e informa pra gente o que sair.

o que voce pretende hoje em dia com esse iMac? a grande limitação dele vai ser internet.

o que EU faria:

deixaria o snow leopard (10.6). é um sistema muito, mas muito melhor que o Lion;

instalaria iWork 09 e Office 2011

e para internet o Firefox Legacy https://parrotgeek.com/fxlegacy.html funciona tudo perfeito? não, mas funciona quase tudo. inclusive youtube vai funcionar (não em 4K).

 

outra opção, se teu mac for 64 bits e voce não fizer questão do Mac OS é usar Linux. há várias distribuições bem leves que vão rodar razoavelmente bem no teu iMac. pesquisa por Linux Mint, Ubuntu ou Debian com interface gráfica XFCE.

 

então o principal é voce saber exatamente que mac voce tem. ah, e independente de qual sistema voce vai instalar, tem que colocar um ssd no lugar do drive convencional e maximizar a memória (se for 64 bits deve aceitar até 4GB). sem SSD vc não vai conseguir nada satisfatório nesse iMac, independente do sistema.

 

abraço

caso teu iMac seja 32 bits mesmo, há versões modificadas de sistemas 64 bits pra botar em máquinas 32 bits. dá uma olhada aqui: https://mattgadient.com/linux-dvd-images-and-how-to-for-32-bit-efi-macs-late-2006-models/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...