Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Upgrade em Macbook Pro, SSD ou RAM?


lucasfogacadj

Posts Recomendados

Olá pessoal!

Tenho uma duvida, tenho um Macbook Pro Mid 2012 com 4GB de RAM e 500GB de HD.

Gostaria de fazer um upgrade, mas como minha mascada tem limites, gostaria de saber,

qual aumentaria mais do desemprenho, tendo em vista que gastaria a mesma quantia para ambos,

em torno de 300R$.

 

1- Colocar 8GB de RAM

 

2- Colocar SSD de 120GB no lugar do drive de dvd.

 

 

Gostaria da opinião de vocês!

 

Muito, muito obrigado!!  :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu ficaria com SSD, descartaria o Super Drive usando um Caddy: http://goo.gl/cbgaao e depois um clean install ativando o Fusion.

Fiz isso no iMac Late 2009 e economizei aproximadamente R$ 9.000,00 num iMac novo !!!

Editado por Willy
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Concordo com tudo o que o Willy comentou acima. Inclusive no Fusion Drive.

 

Complementaria apenas sugerindo que o melhor para a sua máquina seria colocar o SSD no lugar do HDD e o HDD no lugar do SuperDrive usando o caddy que ele linkou.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aproveitando o topico referente ao Fusion Drive, seria possível o mesmo usar 2 SSDS ??

 

Att.

Rapaz, tecnicamente seria possível sim uma vez que o Fusion Drive é um core volume, mas a única vantagem seria tratar duas unidades físicas como um único volume lógico nesse caso, sem a exigência das duas unidades serem do mesmo tamanho. Quase um JBOD.

 

Para unidades do mesmo tamanho - e de preferência do mesmo fabricante e modelo - seria mais interessante montar um RAID 0 onde além de tratar como um único volume lógico você terá a aplicação do algoritmo de aumento de performance repartindo os arquivos entre as duas unidades. Vale observar que em testes que vi na internet com RAID 0 de SSDs, dependendo do SSD - se for de alta performance - o ganho não vale o investimento porque o limite da interface SATA já é atingido com uma única unidade. Para SSDs de baixa performance (aqueles em que a escrita fica em torno de 250 MB por segundo) o ganho de performance de escrita é bem vantajoso.

 

Bom, nesse cenário eu investiria o dinheiro de duas unidades SSD em uma única com a capacidade das duas somadas ou de menor capacidade mas top como as Samsung 850 Pro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Pessoal, vou trocar meu HD por um SSD e colocar meu HD no lugar SuperDrive, e fazer uma instalação limpa, existe algum processo que preciso fazer para instalar o Yosemite no SSD, algo diferente do HDD normal? E se é preciso ativar algo para usar meu HDD que vai estar no lugar do SuperDrive ou ele já reconhece normal.

Obs: Vai ser no meu Macbook Pro Meados 2012

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rapaz, quanto ao projeto que pretende por em prática, dê uma lida neste tópico aqui.

 

Já com relação à configurações posteriores, leia este tópico aqui sobre o TRIM.

 

Muito obrigado Alan, sobre o TRIM, já até comprei o software TRIM Enabler,

 

Porém sobre o Fusion Drive fiquei com algumas duvidas, como eu não tinha ouvido falar dele, eu ia passar meus 150GB de músicas e toda a pasta Pessoal pro HDD, qual você acha mais vantajoso? 

 

Fazendo o Drive Fusion trás alguma complicação para fazer Boot Camp? 

 

Muito Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito obrigado Alan, sobre o TRIM, já até comprei o software TRIM Enabler,

 

Porém sobre o Fusion Drive fiquei com algumas duvidas, como eu não tinha ouvido falar dele, eu ia passar meus 150GB de músicas e toda a pasta Pessoal pro HDD, qual você acha mais vantajoso? 

 

Fazendo o Drive Fusion trás alguma complicação para fazer Boot Camp? 

 

Muito Obrigado.

 

Cara, só precisava ter utilizado o Chameleon SSD Optimizer que é gratuito e ativa o TRIM da mesma forma.

 

http://tinyurl.com/ku9gg29

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito obrigado Alan, sobre o TRIM, já até comprei o software TRIM Enabler,

 

Porém sobre o Fusion Drive fiquei com algumas duvidas, como eu não tinha ouvido falar dele, eu ia passar meus 150GB de músicas e toda a pasta Pessoal pro HDD, qual você acha mais vantajoso? 

 

Fazendo o Drive Fusion trás alguma complicação para fazer Boot Camp? 

 

Muito Obrigado.

Não era necessário comprar o TRIM Enabler. Para a funcionalidade básica de ativar o TRIM e monitorar sua ativação ele é gratuito. A porção paga somente ativa a função de benchmark e ajustes finos no OS X.

 

O Fusion Drive é o melhor balanço entre performance e confiabilidade. Além de manter os dados mais usados na porção SSD da unidade ele ainda protege os dados do HDD impedindo formatação acidental.

 

O Boot Camp funcionará perfeitamente no Fusion Drive, mas a partição com o Windows será colocada somente no HDD, portanto o sistema da Microsoft não se beneficiará da performance do SSD.

 

Observe que como você removerá o seu SuperDrive interno para colocar o HDD no lugar dele você precisará de uma unidade de DVD externa (ou uma imagem do instalado do Windows em pendrive) para instalar esse sistema no seu computador.

Cara, só precisava ter utilizado o Chameleon SSD Optimizer que é gratuito e ativa o TRIM da mesma forma.

 

http://tinyurl.com/ku9gg29

Pelo que li em alguns tópicos aqui do fórum o Chameleon tem sérios problemas com o Yosemite. Há vários relatos de usuários que tiveram problemas de inicialização depois de usar essa ferramenta. O TRIM Enabler ainda é a melhor e mais segura opção para ativar o TRIM no Yosemite.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Será que é possível realizar o Fusion Drive num MacBook (13 polegadas, Final de 2009)?

 

Se sim, vai consumir mais bateria?

 

Obrigado!

Se você retirar o SuperDrive que é pouco usado para colocar no lugar um HDD que estará sempre ligado o consumo de bateria irá realmente aumentar, mas na minha máquina anterior o impacto foi pouco significativo.

 

A possibilidade de usar o Fusion Drive no seu Macbook será a capacidade dele de rodar o OS X da versão 10.7 em diante e de encontrar os adaptadores necessários para o seu modelo específico.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pelo que li em alguns tópicos aqui do fórum o Chameleon tem sérios problemas com o Yosemite. Há vários relatos de usuários que tiveram problemas de inicialização depois de usar essa ferramenta. O TRIM Enabler ainda é a melhor e mais segura opção para ativar o TRIM no Yosemite.

 

Nunca tive problemas e nenhum dos meus amigos e familiares que utilizam, também. Todos no Yosemite. Da mesma forma já li vários comentários de usuários com problemas após a utilização do TRIM Enabler mas também nunca entendi o motivo já que fazem a mesma coisa.

 

Existe até a ativação através do Terminal que faz exatamente o que ambas as ferramentas fazem.

 

É impossível dizer com certeza qual deles é o melhor. Acho que se cavar bem as informações dos usuários, veremos que a maioria dos problemas está relacionado ao hardware e não ao aplicativo.

 

De qualquer forma, fica mais uma alternativa à escolha.

Editado por joaquimn
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nunca tive problemas e nenhum dos meus amigos e familiares que utilizam, também. Todos no Yosemite. Da mesma forma já li vários comentários de usuários com problemas após a utilização do TRIM Enabler mas também nunca entendi o motivo já que fazem a mesma coisa.

 

Existe até a ativação através do Terminal que faz exatamente o que ambas as ferramentas fazem.

 

É impossível dizer com certeza qual deles é o melhor. Acho que se cavar bem as informações dos usuários, veremos que a maioria dos problemas está relacionado ao hardware e não ao aplicativo.

 

De qualquer forma, fica mais uma alternativa à escolha.

Bom, concordo que isso é relativo, mas estou usando os relatos do fórum e minhas experiências pessoais de suporte em Macs. Em 100% dos casos de uso do Chameleon em máquinas com o Yosemite tive problemas de inicialização que só foram resolvidos usando o tutorial da Cindori. Além disso, nunca tive problemas com o TRIM Enabler, mesmo na versão gratuita. Portanto, eu posso afirmar, usando a minha experiência com as ferramentas que o TRIM Enabler é a melhor e mais segura opção para ativar o TRIM no Yosemite.

 

Mas é só a minha experiência, devo alertar. Cada um tem a sua experiência e melhor forma de resolver os problemas.

Editado por Alan Leitão
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, concordo que isso é relativo, mas estou usando os relatos do fórum e minhas experiências pessoais de suporte em Macs. Em 100% dos casos de uso do Chameleon em máquinas com o Yosemite tive problemas de inicialização que só foram resolvidos usando o tutorial da Cindori. Além disso, nunca tive problemas com o TRIM Enabler, mesmo na versão gratuita. Portanto, eu posso afirmar, usando a minha experiência com as ferramentas que o TRIM Enabler é a melhor e mais segura opção para ativar o TRIM no Yosemite.

 

Mas é só a minha experiência, devo alertar. Cada um tem a sua experiência e melhor forma de resolver os problemas.

 

Cara, então a única coisa que podemos fazer é relatar nossas experiências sem condenar alguma das ferramentas, como foi escrito aqui. É algo bem diferente.

 

Entenda que todo o tempo eu me demonstrei imparcial justamente porque ambas as ferramentas funcionam e presenciei reclamações sobre as duas. Porém, nunca tive problemas em todos os Macs que utilizei o Chameleon, assim como quando utilizava o Trim Enabler, há anos atrás quando no site só havia a foto do desenvolvedor, o link pra download e uma penca de reclamações, que ainda estão lá, por sinal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, amanhã chega a memória o SSD e o adaptador, aproveitando que vou abrir meu trackpad parece que ele perdeu o CLICK quando eu aperto, tem alguma dica para ele voltar, apenas vi alguns videos no youtube.. 

Como não vi nenhum video em português sobre estes processos, acho que vou fazer um quando trocar os hds, fazer o fusion e ativar o trim =)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



×
×
  • Criar Novo...