Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

MBP 13 polegadas: 128Gb + HD Externo ou 512Gb?


Eduardo Ferraiuolo

Posts Recomendados

Meu MBP early 2011 (13 polegadas, Core i7, ssd + hdd, 8gb RAM) morreu. Levei na assistência e me foi falado que tenho que trocar a logic board.Como estou indo p/ os USA em janeiro, vou comprar outro e depois vejo o que faço com esse.Pretendo pegar o retina de 13 polegadas mesmo, mas minha dúvida é pegar o com 128Gb de SSD e comprar um hd externo thunderbolt ou pegar o com 512Gb. Sei que os processadores são diferentes, mas será que a diferença de velocidade vale a pena?Além de tarefas rotineiras como email, web, etc., uso também o Logic Pro X com alguns plugins (Amplitube 3, Guitar Rig Pro, Vox Jam, etc.) para gravação e produção musical por hobby, nada profissional.Se alguém puder me ajudar nessa escolha eu agradeço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já que vc vai pegar fora, pegue com 512Gb. Não recomendaria nem comprar aqui um de 128Gb, tirando o OS X sobra nada. HDs externos são bons em casa, escritório, mas nada pratico para levar junto com o Macbook.

Abraços e boa sorte..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara depende de quanta grana voce esta disposto a gastar, mas se tiver com uma folga, vai de 512 mesmo

 

Caso nao esteja com muita grana, da pra pega o de 128 mesmo e depois pegar um desse daqui mais pra frente http://www.transcend-info.com/apple/jetdrivelite/

 

Serve com um "hd externo" e nao ocupa nada de espaco . A velocidade de transferencia nao é muito alta mas quebra um galho

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Opa!

Mesmo revivendo o tópico, vou fazer uma pergunta...

Com a oportunidade de pegar 16GB de memoria e 128GB contra 8GB de memória e 512GB de armazenamento, o que pegar?

Tendo em mente que não atualiza mais a memoria, é soldada a placa.

 

Man, na minha opinião  a quantidade de RAM depende dos apps que vc usa. No meu caso peguei o de 16GB por causa do Logic Pro X, não que ele não rode com 8GB, mas como não existe opção de upgrade por ser soldada, fui com 16GB p/ não ter problemas. Por outro lado, 128GB de armazenamento no meu caso é muito pouco...existe a opção de comprar um HD externo se decidir pegar 128 GB de SSD, porém mesmo com a velocidade de transferência sendo bem alta (USB 3 ou Thunderbolt), se for HDD a velocidade de leitura/escrita é bem inferior à do SSD. Vc tem que pesar os pros e contras no seu caso, pois uma vez que vc pegou o computador não terá como mudar o SSD e a RAM. 

No final das contas, peguei um Mac mini em vez do MBP (Core i7, 16GB RAM, 500GB SSD), já que não preciso mais da mobilidade...lembrando que ele tem as mesmas configurações dos MBP Retina de 13 polegadas, exceto pelo fato que ele não tem monitor, teclado e trackpad. Estou 1000% satisfeito com a performance da máquina que eu comprei.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eduardo, Obrigado por responder.

Então, pelo que vi neste site do iFixit o SSD da para trocar, por isso cogitei a possibilidade dos 128gb, assim depois do um upgrade, certo?...

orém a memoria não da para modificar...

link do iFixit https://www.ifixit.com/Guide/MacBook+Pro+13-Inch+Retina+Display+Mid+2014+SSD+Replacement/27849

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O SSD é removível sim, mas só conseguirá usar nos modelos 2013 e 2014 os SSDs originais Apple. Ainda não temos (pelo menos até agora) modelos paralelos para upgrade dessas máquinas.

 

A minha opinião é de que você deve comprar com a quantidade de memória que você necessita hoje multiplicado por 2. Por exemplo, se 4 GB de RAM atende bem para o seu uso, compre com 8 GB, e assim por diante. Dessa forma você tem folga na máquina para futuros upgrades. Já na questão do SSD, se comprar com um pequeno dá para trocar por outro, mas lembrando que até agora somente original Apple nos modelos 2013 e 2014.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eduardo, Obrigado por responder.

Então, pelo que vi neste site do iFixit o SSD da para trocar, por isso cogitei a possibilidade dos 128gb, assim depois do um upgrade, certo?...

orém a memoria não da para modificar...

link do iFixit https://www.ifixit.com/Guide/MacBook+Pro+13-Inch+Retina+Display+Mid+2014+SSD+Replacement/27849

 

 

O SSD é removível sim, mas só conseguirá usar nos modelos 2013 e 2014 os SSDs originais Apple. Ainda não temos (pelo menos até agora) modelos paralelos para upgrade dessas máquinas.

 

A minha opinião é de que você deve comprar com a quantidade de memória que você necessita hoje multiplicado por 2. Por exemplo, se 4 GB de RAM atende bem para o seu uso, compre com 8 GB, e assim por diante. Dessa forma você tem folga na máquina para futuros upgrades. Já na questão do SSD, se comprar com um pequeno dá para trocar por outro, mas lembrando que até agora somente original Apple nos modelos 2013 e 2014.

 

Jeferson, o que eu iria falar o Alan Leitão falou. Uma coisa também a ser considerada no meu ponto de vista é a velocidade do SSD. No meu MBP antigo (early 2011) tinha um SSD da OWC, o Mercury Extreme 6G Pro que chegava a ter 470 MB/s de leitura e 200 MB/s de escrita. Os modelos de SSD que eles produzem para upgrade dos Retina 2012 e 2013 tem a mesma performance. Os SSD's que a Apple usa atualmente tem uma performance bem melhor, veja o teste de velocidade que eu fiz na minha máquina. Dependendo do tipo de trabalho que vc fizer no Mac, esta diferença de velocidade pode ser um diferencial.

 

2015-01-29%2008.56.37%20am.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente não sei a quantidade de memória que preciso, acredito que uns 8 GB esta excelente, atualmente com 4GB no meu DELLzinho não chego a utilizar tudo.

Meu foco principal é programação, pretendo fazer meu mestrado com ele e arriscar aprender novas linguagens de programação e uma pequena virtualização para poder praticar Segurança de Informação, claro que não deixar de lado os hobbys de edições de vídeos e fotos.

Então pensei em priorizar o Processador, Memoria e por fim HD, mas acredito que estou utilizando de "critérios nada corretos" para me decidir por ser meu primeiro MacBook e pretendo não precisar trocar a máquina antes de 2 anos e meio.

 

Vou colocar os modelos que estou na dúvida:

MACBOOK PRO RETINA Z0RA00013 I5-2.8/8/256/13"   U$ 1.675.00 * Segundo modelo de 13", Melhor processador
MACBOOK PRO RETINA Z0R90000B I5-2.8/16/128/13"  U$ 1.685.00 * Primeiro modelo de 13", Melhor processador e Mais RAM
MACBOOK PRO RETINA MGX92LZA  I5-2.8/8/512/13.3" U$ 1.745.00 * Ultimo modelo de 13" Site Apple

 

A diferença de preço não é tão pequena pois há ainda a conversão de dolar para real, como o dolar sobe a cada dia, eu acabo limitando mais. Haha

 

Os SSD da Apple são aqueles de 600$ na Amazon?

Alguém sabe me dizer o que é esses modelos "Z0R90000B", não consigo consulta-los no site da Apple.

Obrigado galera.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente não sei a quantidade de memória que preciso, acredito que uns 8 GB esta excelente, atualmente com 4GB no meu DELLzinho não chego a utilizar tudo.

Meu foco principal é programação, pretendo fazer meu mestrado com ele e arriscar aprender novas linguagens de programação e uma pequena virtualização para poder praticar Segurança de Informação, claro que não deixar de lado os hobbys de edições de vídeos e fotos.

Então pensei em priorizar o Processador, Memoria e por fim HD, mas acredito que estou utilizando de "critérios nada corretos" para me decidir por ser meu primeiro MacBook e pretendo não precisar trocar a máquina antes de 2 anos e meio.

 

Vou colocar os modelos que estou na dúvida:

MACBOOK PRO RETINA Z0RA00013 I5-2.8/8/256/13"   U$ 1.675.00 * Segundo modelo de 13", Melhor processador
MACBOOK PRO RETINA Z0R90000B I5-2.8/16/128/13"  U$ 1.685.00 * Primeiro modelo de 13", Melhor processador e Mais RAM
MACBOOK PRO RETINA MGX92LZA  I5-2.8/8/512/13.3" U$ 1.745.00 * Ultimo modelo de 13" Site Apple

 

A diferença de preço não é tão pequena pois há ainda a conversão de dolar para real, como o dolar sobe a cada dia, eu acabo limitando mais. Haha

 

Os SSD da Apple são aqueles de 600$ na Amazon?

Alguém sabe me dizer o que é esses modelos "Z0R90000B", não consigo consulta-los no site da Apple.

Obrigado galera.

Cara, o processador top é o i7, e não o i5. Ele está disponível apenas em compra configure to order. Não sei se vc pretende comprar aqui ou fora, mas se for fora existem lojas que possuem estas máquinas customizadas a pronta entrega. Comprei a minha na B&H em NYC (dá uma olhada no site), mas vc  também encontra na Amazon. Lembre-se que virtualização come bastante RAM.

Qto aos SSD's da Apple não sei responder.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Andei vendo o TOP que é o i7 de 3.0, porém o preço sobe bastante, então estou me mantendo no i5 de 2.8 ( top dos disponíveis ).

Bom, andei pesquisando mais e relendo algumas coisas.. Acredito que vou ficar com o de 8Gb e SSD de 512Gb, de repente se o dolar subir muito até eu comprar, pego o de 8GB com SSD de 256...

Assim mantenho a maquina por algum tempo...

Obrigado ae

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Jeferson, como você já se decidiu, desejo que seja feliz com a máquina.

 

Porém não poderia deixar de colocar mais uma opinião, muito pessoal, para você.

 

Como comentado, você irá usar a máquina para desenvolvimento e com máquinas virtuais. Observe que devo considerar que você desenvolverá nas duas plataformas, OS X e Windows. Nesse caso eu diria para você o seguinte: não economize na memória RAM. Você vai precisar de bem mais do que 8GB de RAM para rodar os dois sistemas em paralelo.

 

Se você não precisar de mobilidade, sugiro comprar um desktop iMac ou Mac mini. O mini ainda é mais barato e você poderia comprar mais recursos com menos Obamas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Andei vendo o TOP que é o i7 de 3.0, porém o preço sobe bastante, então estou me mantendo no i5 de 2.8 ( top dos disponíveis ).

Bom, andei pesquisando mais e relendo algumas coisas.. Acredito que vou ficar com o de 8Gb e SSD de 512Gb, de repente se o dolar subir muito até eu comprar, pego o de 8GB com SSD de 256...

Assim mantenho a maquina por algum tempo...

Obrigado ae

 

 

Jeferson, como você já se decidiu, desejo que seja feliz com a máquina.

 

Porém não poderia deixar de colocar mais uma opinião, muito pessoal, para você.

 

Como comentado, você irá usar a máquina para desenvolvimento e com máquinas virtuais. Observe que devo considerar que você desenvolverá nas duas plataformas, OS X e Windows. Nesse caso eu diria para você o seguinte: não economize na memória RAM. Você vai precisar de bem mais do que 8GB de RAM para rodar os dois sistemas em paralelo.

 

Se você não precisar de mobilidade, sugiro comprar um desktop iMac ou Mac mini. O mini ainda é mais barato e você poderia comprar mais recursos com menos Obamas.

Mais uma vez concordo 100% com o Alan, e esse foi exatamente o meu caso. Tive 3 MBP's e agora peguei o Mini pois não necessito mais da mobilidade. Com o preço da máquina que eu peguei (i7, 16GB RAM e 500GB SSD) se fosse um MBP seria um intermediário. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Jeferson, o que eu iria falar o Alan Leitão falou. Uma coisa também a ser considerada no meu ponto de vista é a velocidade do SSD. No meu MBP antigo (early 2011) tinha um SSD da OWC, o Mercury Extreme 6G Pro que chegava a ter 470 MB/s de leitura e 200 MB/s de escrita. Os modelos de SSD que eles produzem para upgrade dos Retina 2012 e 2013 tem a mesma performance. Os SSD's que a Apple usa atualmente tem uma performance bem melhor, veja o teste de velocidade que eu fiz na minha máquina. Dependendo do tipo de trabalho que vc fizer no Mac, esta diferença de velocidade pode ser um diferencial.

 

2015-01-29%2008.56.37%20am.png

 

 

 

 

 

 

 

 

Abaixo, é a velocidade no meu retina:

post-69218-0-13538200-1423661843_thumb.j

Editado por Alessandro Saba
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eduardo,

 

A configuração foi customizada: MacBook Pro Retina15" Late 2013 i7 2.6 16GB 1TB SSD (Comprei em NYC tb)

 

A leitura já chegou a 1,05 GB/s. Dei muita sorte com esta máquina, a bateria sempre esteve com saúde superior a 100%. Estou muito feliz com ela já com 14 meses de uso.

Editado por Alessandro Saba
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...