Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

MBP 13 polegadas: 128Gb + HD Externo ou 512Gb?


Eduardo Ferraiuolo

Posts Recomendados

Eduardo,

 

A configuração foi customizada: MacBook Pro Retina15" Late 2013 i7 2.6 16GB 1TB SSD (Comprei em NYC tb)

 

A leitura já chegou a 1,05 GB/s. Dei muita sorte com esta máquina, a bateria sempre esteve com saúde superior a 100%. Estou muito feliz com ela já com 14 meses de uso.

 

Que máquina você tem Alessandro, parabéns!

 

Pagou quanto lá em NYC?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eduardo,

 

A configuração foi customizada: MacBook Pro Retina15" Late 2013 i7 2.6 16GB 1TB SSD (Comprei em NYC tb)

 

A leitura já chegou a 1,05 GB/s. Dei muita sorte com esta máquina, a bateria sempre esteve com saúde superior a 100%. Estou muito feliz com ela já com 14 meses de uso.

Sensacional Alessandro! Bela máquina, processador quad core é outro nível. Mas estou feliz da vida com o meu Mini novo, mesmo sendo dual core atende as minhas necessidades e expectativas com sobra. Vc tem máquina de sobra para bons anos pela frente!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Abaixo, é a velocidade no meu retina:

 

Esse SSD de 1TB usado pela Apple tem controlador e memórias da Samsung, enquanto os menores podem não ter essa configuração. Isso explica bastante a diferença de performance entre eles. O meu retina é o modelo top, mas sem personalizar o SSD (com padrão de 512 GiB) e a velocidade de escrita e leitura gira em torno de 750 MiB/s.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Que máquina você tem Alessandro, parabéns!

 

Pagou quanto lá em NYC?

 

Fale Jonatan,

 

Obrigado. Eu paguei US$ 3.454,00 já incluso o imposto de Nova York e na promoção daquele dia eu ganhei o Apple Care de 3 anos grátis. O preço original era 3.199,00

Sensacional Alessandro! Bela máquina, processador quad core é outro nível. Mas estou feliz da vida com o meu Mini novo, mesmo sendo dual core atende as minhas necessidades e expectativas com sobra. Vc tem máquina de sobra para bons anos pela frente!

 

Obrigado Eduardo. Quando eu comprei tinha exatamente o pensamento em ter uma máquina produtiva para 5 anos ou mais. Não pretendo trocar de máquina nos próximos anos, já que esta me atende mais do que minha necessidades atuais. Não tenho passado por nenhum dos problemas que são frequentemente relatos aqui no fórum. Cheguei a pensar que tinha algum lag de UI, mas depois de me informar melhor, percebi que não tenho este problema também.

Esse SSD de 1TB usado pela Apple tem controlador e memórias da Samsung, enquanto os menores podem não ter essa configuração. Isso explica bastante a diferença de performance entre eles. O meu retina é o modelo top, mas sem personalizar o SSD (com padrão de 512 GiB) e a velocidade de escrita e leitura gira em torno de 750 MiB/s.

 

Eu não sabia sobre isto quando comprei o mac, então considero um bônus a mais sobre o valor investido. Obrigado Alan por esta informação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Jeferson, como você já se decidiu, desejo que seja feliz com a máquina.

 

Porém não poderia deixar de colocar mais uma opinião, muito pessoal, para você.

 

Como comentado, você irá usar a máquina para desenvolvimento e com máquinas virtuais. Observe que devo considerar que você desenvolverá nas duas plataformas, OS X e Windows. Nesse caso eu diria para você o seguinte: não economize na memória RAM. Você vai precisar de bem mais do que 8GB de RAM para rodar os dois sistemas em paralelo.

 

Se você não precisar de mobilidade, sugiro comprar um desktop iMac ou Mac mini. O mini ainda é mais barato e você poderia comprar mais recursos com menos Obamas.

 

Alan, Obrigado, mas ainda não me decidi!

Como disse, meus usos serão bem diversificados, assim é bem pior escolher, mas gostaria de equilibrar mobilidade e processamento, por isso não estou escolhendo entre o Air ou Desktops. Acabei preferindo a mobilidade do MBP 13" pois vou ficar grande parte no Lab. da Faculdade para terminar minhas atividades do mestrado e focar no projeto e nos períodos de lazer quero praticar novamente a programação para Mobile e Desktop, e como trabalho com servidores Linux e Windows vou usar para praticar algo, nada muito pesado, que também posso usar meu atual DellZinho.

Um ponto a observar é que algumas das ferramentas utilizadas para o mestrado só roda no Windows, ou seja, vou precisar usar o Parallels ou virtualizar, o que me leva a dúvida de "será que vai da conta"?

Assim volto a questão, economizo no SSD e pego os 16GB de memória? Complicado é que não vou poder já investir em um HD externo logo de inicio, vou ter de esperar mais, além do fato de que se eu quiser da um UP no SSD só original, que complica bastante hehe..

 

Mais uma vez concordo 100% com o Alan, e esse foi exatamente o meu caso. Tive 3 MBP's e agora peguei o Mini pois não necessito mais da mobilidade. Com o preço da máquina que eu peguei (i7, 16GB RAM e 500GB SSD) se fosse um MBP seria um intermediário. 

Eduardo, Obrigado! Realmente não acompanho os valores dos Desk e fiquei surpreso, mas acredito que a mobilidade ainda é um fator importante para mim.

Editado por jefersonfs
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alan, Obrigado, mas ainda não me decidi!

Como disse, meus usos serão bem diversificados, assim é bem pior escolher, mas gostaria de equilibrar mobilidade e processamento, por isso não estou escolhendo entre o Air ou Desktops. Acabei preferindo a mobilidade do MBP 13" pois vou ficar grande parte no Lab. da Faculdade para terminar minhas atividades do mestrado e focar no projeto e nos períodos de lazer quero praticar novamente a programação para Mobile e Desktop, e como trabalho com servidores Linux e Windows vou usar para praticar algo, nada muito pesado, que também posso usar meu atual DellZinho.

Um ponto a observar é que algumas das ferramentas utilizadas para o mestrado só roda no Windows, ou seja, vou precisar usar o Parallels ou virtualizar, o que me leva a dúvida de "será que vai da conta"?

Assim volto a questão, economizo no SSD e pego os 16GB de memória? Complicado é que não vou poder já investir em um HD externo logo de inicio, vou ter de esperar mais, além do fato de que se eu quiser da um UP no SSD só original, que complica bastante hehe..

 

Eduardo, Obrigado! Realmente não acompanho os valores dos Desk e fiquei surpreso, mas acredito que a mobilidade ainda é um fator importante para mim.

Será então que no seu caso não seria melhor pegar uma máquina Windows? Há também a possiblidade de você comprar um pendrive de 64gb USB 3.0 e usar ele como unidade exclusiva para a máquina virtual do Windows no Mac. É uma boa solução para máquinas com SSD pequeno.

 

No seu caso eu considero que quanto mais RAM maior será a vida útil da sua máquina.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Será então que no seu caso não seria melhor pegar uma máquina Windows? Há também a possiblidade de você comprar um pendrive de 64gb USB 3.0 e usar ele como unidade exclusiva para a máquina virtual do Windows no Mac. É uma boa solução para máquinas com SSD pequeno.

 

No seu caso eu considero que quanto mais RAM maior será a vida útil da sua máquina.

Olha, já pensei na possibilidade de comprar uma máquina Windows sim, quem sabe até um outro Dell, porém pensei em mudar de vida, correr para as colinas e levar um MBP hahaha.

É, a questão toda é que 128GB é exageradamente pequeno, mas pelo visto parece ser a melhor tacada.

Estima que a vida útil de 8GB é de quanto tempo? uns 2 anos? Provavelmente o preço de revenda vai la embaixo, o que seria um ponto positivo se torna negativo... Mas 128gb para revenda é um pessimo ponto... Não?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha, já pensei na possibilidade de comprar uma máquina Windows sim, quem sabe até um outro Dell, porém pensei em mudar de vida, correr para as colinas e levar um MBP hahaha.

É, a questão toda é que 128GB é exageradamente pequeno, mas pelo visto parece ser a melhor tacada.

Estima que a vida útil de 8GB é de quanto tempo? uns 2 anos? Provavelmente o preço de revenda vai la embaixo, o que seria um ponto positivo se torna negativo... Mas 128gb para revenda é um pessimo ponto... Não?

Rapaz, nem estou pensando em revenda. Estou pensando na sua utilização da máquina, se 8 GB atenderia ou não e se continuaria atendendo por, talvez, dois a três anos futuros. É um investimento muito alto para não ser bem pensado.

 

Observe que se você rodar o Windows virtualizado para desenvolver, você terá o consumo de RAM do OS X, o consumo de RAM do Windows e o consumo de RAM do compilador que usará.

 

Se você configurar sua máquina virtual Windows para usar 4 GB de RAM e isso for suficiente para programar, debugar, compilar e executar os programas, vá em frente. Eu considero pouco.

 

Se for usar o Windows por Boot Camp (método em que se inicia o Mac com o Windows, sem rodar o OS X, ou seja, em modo nativo, sem virtualização) o sistema acessará toda a RAM, mas a partição com o Windows diminuirá o espaço que sobra para o OS X, ou seja, um SSD de 256 GiB nesse caso tornar-se-ia pequeno demais. Uma partição Windows decente para ter os programas teria no mínimo 100 GiB. Sobrariam 156 GiB para o OS X. Eu considero pouco. Para ambos os sistemas.

 

No fim, o que temos é um cenário de "cobertor curto".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rapaz, nem estou pensando em revenda. Estou pensando na sua utilização da máquina, se 8 GB atenderia ou não e se continuaria atendendo por, talvez, dois a três anos futuros. É um investimento muito alto para não ser bem pensado.

 

Observe que se você rodar o Windows virtualizado para desenvolver, você terá o consumo de RAM do OS X, o consumo de RAM do Windows e o consumo de RAM do compilador que usará.

 

Se você configurar sua máquina virtual Windows para usar 4 GB de RAM e isso for suficiente para programar, debugar, compilar e executar os programas, vá em frente. Eu considero pouco.

 

Se for usar o Windows por Boot Camp (método em que se inicia o Mac com o Windows, sem rodar o OS X, ou seja, em modo nativo, sem virtualização) o sistema acessará toda a RAM, mas a partição com o Windows diminuirá o espaço que sobra para o OS X, ou seja, um SSD de 256 GiB nesse caso tornar-se-ia pequeno demais. Uma partição Windows decente para ter os programas teria no mínimo 100 GiB. Sobrariam 156 GiB para o OS X. Eu considero pouco. Para ambos os sistemas.

 

No fim, o que temos é um cenário de "cobertor curto".

Achei que você se referia a revenda, mas pensando em 2 a 3 anos, acho realmente que 8Gb é pouco.

Não sei ao certo, se os compiladores vão usar tanta memoria assim, afinal de contas eu não estou programando para empresas, projetos grandes ou algo do tipo, é algo mais simples, além de que temos compiladores para o Mac, assim tenho 4GB do que eu tenho hoje, para um sistema que gerencia muito melhor o uso do que o Windows.

Com relação ao Boot Camp, não sei se seria uma boa, só queria ter mesmo a "chance" de caso precise colocar algo no virtual eu consiga rodar o minimo necessário, como o Proteus, o FPGA studio (acho que não é esse o nome  :blink: ) ou o Atmel Studio, por enquanto não tenho outros em mente.

Pensei em pegar o de 256GB/8GB mas pelo visto o menos pior seria 512GB/8GB, assim caso precise rodar, rodo usando BootCamp, certo?

 

Outra possibilidade seria o 128GB/16GB, porém é como falei, 128GB é muito pouco, mas tem a possibilidade de upgrade, que é até um ponto positivo e os JetDrive que a principio tem boa leitura/escrita, por um precinho "joia" ( uhum, joinha, haha ).

 

Assim, seria mais sensato por uns 150 dolares a mais, pegar o 15"/i7 2.2(quad-core)/16GB/256GB, preço de U$1885,00 ( R$5600, aproximadamente ) ? São 500 gramas a mais e uns 400 reais a mais do que o de 13"/i5 2.8(dual-core)/8GB/512GB, preço de U$ 1745,00 ( R$ 5235, aproximadamente ), talvez uma vida mais longa...

 

Realmente, o investimento é bem alto, como estava pensando, é um investimento sem perspectiva de retorno, pelo menos por enquanto.

Obrigado

Editado por jefersonfs
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...