Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Ajuda: Criar dois pontos de WiFi em casa


Posts Recomendados

Bom dia, gente...

 

Uso um mofem-Wi-Fi que fica no meu quarto. 

Minha casa não é muito grande, mas na sala o sinal Wi-Fi não chega tão forte... 

 

Já testei esses repetidores de 300Mbps do Mercado Livre e não achei muita vantagem.

 

Gostaria de saber se tenho como configurar um outro mofem-Wi-Fi na sala, conectado à linha telefônica também, recebendo o sinal 100% da operadora.

 

Minha operadora é a GVT, mas eu uso um mofem-Wi-Fi da Oi, aqueles basicões. Se eu comprar um outro deste mesmo modelo e conectar na linha telefônica da sala, tem como configurar pra ser um segundo ponto de Wi-Fi na casa?

 

Caso não, o que sugerem?

 

 

Eu tenho (ou tinha) um roteador Linksys WRT54G2 que, creio eu, matei ele.

Tentei fazer dele um repetidor, mas como ele originalmente não é repetidor, ao tentar modificar o bonitão e instalar o tal firmware DD-WRT, ele morreu...

 

Não quero mais arriscar gambiarras ou arriscar perder dinheiro.

Quero algo certo que seja praticamente plugar e dar umas ajustadas nas configurações, sem ter que instalar/alterar firmwares.

 

Aguardo help!
Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Veja como neste artigo: http://goo.gl/pnxkx1

Aqui em casa uso essa solução a anos e funciona perfeitamente, isto é, sinal 100% em qq. lugar da casa.

 

Basicamente precisará de 2 roteadores quaisquer configurados conforme abaixo:

- O roteador primário é ligado ao roteador secundário que fica no outro extremo da casa via cabo usando os conectores LAN e não WAN (amarelo).

- Somente o roteador primário está com servidor DHCP ativo, isto é, o secundário fica desligado.

- Os dois serão configurados com o mesmo SSID mas canais diferentes. Ex. primário canal = 2 e secundário canal = 11

- O primário deve ter IP 192.168.1.1 (default) e o secundário 192.168.1.100 para evitar conflitos.

- E finalmente a cereja do bolo, para ficar extremamente rápido, configure os roteadores para acesso por mac address e não WEP, WPA2 e etc.

 

Boa sorte !!!

Editado por Willy
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Complementando o post acima...

 

Tentei várias formas para melhorar o sinal de wifi aqui em casa:

 

1. tentei várias marcas/modelos de roteadores -> SEM SUCESSO.

2. Usei firmware alternativo DD-WRT num TP-LINK -> SEM SUCESSO

3. troca de antena por uma de maior ganho -> SEM SUCESSO

4. Usar um dos roteadores como repetidor -> SEM SUCESSO

5. Finalmente usei 2 roteadores da NETGEAR modelo WNR-1000 v3 de R$ 79,00 conforme o post acima -> COM SUCESSO.

 

Resumindo:

 

- Não existe mágica, cada parede cai 30% do sinal, ou seja, 3 paredes praticamente matam o sinal.

- Banda N tem alcance menor que banda G.

- Não precisa de um roteador caro se usar a solução do post acima !!!

Editado por Willy
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Basicamente precisará de 2 roteadores quaisquer configurados conforme abaixo:

- O roteador primário é ligado ao roteador secundário que fica no outro extremo da casa via cabo usando os conectores LAN e não WAN (amarelo).

 

 

Opa!!

Valeu, Willy!

 

Cara, pelo que você falou, eu irei precisar conectar os roteadores via cabo....?

Mas aí que é meu problema... Atravessar um cabo pela casa me complica...rs.

 

Não teria como eu conectar um segundo roteador na linha telefônica e configurar como uma espécie de segundo ponto (como as TV's a cabo)?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aqui eu utilizo um Apple Airport Express, que tem o chamado WDS (funcionalidade de ampliar uma rede), é só liga-lo na tomada e configurar para ampliar sua rede, você terá o mesmo SSID (nome da rede) e seu sinal será ampliado no cômodo em questão. Não precisa ligar cabo de rede nada, ele pega o sinal fraco de seu roteador e amplifica.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aqui eu utilizo um Apple Airport Express, que tem o chamado WDS (funcionalidade de ampliar uma rede), é só liga-lo na tomada e configurar para ampliar sua rede, você terá o mesmo SSID (nome da rede) e seu sinal será ampliado no cômodo em questão. Não precisa ligar cabo de rede nada, ele pega o sinal fraco de seu roteador e amplifica.

 

Fala, cara!

Pois é... Mas custa quase 500 pratas esse Airport.............

Ele aumenta o sinal fraco mesmo, ou só aumenta a área do sinal que recebe?

 

 

 

Acho que a melhor (fácil) solução nesse caso é utilizar a rede elétrica para enviar o sinal da rede.

 

Tipo esse: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-608004897-adaptador-rede-eletrica-wireless-powerline-tl-wpa2220-par-_JM

 

Obrigado!!

Vou verificar depois.

Aqui no trabalho o Mercado Livre é bloqueado...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Veja como neste artigo: http://goo.gl/pnxkx1

Aqui em casa uso essa solução a anos e funciona perfeitamente, isto é, sinal 100% em qq. lugar da casa.

 

Basicamente precisará de 2 roteadores quaisquer configurados conforme abaixo:

- O roteador primário é ligado ao roteador secundário que fica no outro extremo da casa via cabo usando os conectores LAN e não WAN (amarelo).

- Somente o roteador primário está com servidor DHCP ativo, isto é, o secundário fica desligado.

- Os dois serão configurados com o mesmo SSID mas canais diferentes. Ex. primário canal = 2 e secundário canal = 11

- O primário deve ter IP 192.168.1.1 (default) e o secundário 192.168.1.100 para evitar conflitos.

- E finalmente a cereja do bolo, para ficar extremamente rápido, configure os roteadores para acesso por mac address e não WEP, WPA2 e etc.

 

Boa sorte !!!

Opa! Eu fiz isso na minha rede também, mas não entendi muito pra que serve. Pq eu tinha meus roteadores conectados pelo WAn mesmo, com mesmo IP, DHCP ativado etc etc. Mas fiz esse procedimento pq vi muitas pessoas fazendo hehe 

 

Mas quando vc faz esse procedimento, vc deixa as redes dos roteadores com o mesmo nome e senha? Pq o que eu queria era deixar uma rede só em casa, ou seja, não precisar entrar na rede da parte de cima da casa. Ficar numa rede única e não precisar entrar no roteador de baixo qdo eu for pra parte de baixo da casa. Entendeu? hahah

 

Muito obrigado! Abraço. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Del Rei.
 
Passei por um problema parecido com o seu aqui em casa. Minha casa é grande e meu roteador fica lá na frente. Na parte de trás não dava nem sinal do WiFi. O roteador que eu tenho é um TP-LINK MR3220 V1 com uma antena de 5DBi (custou uns R$140,00, pelo fato de ser um roteador 3G):
 
TL-MR3220-01-old.jpg

 

A solução que encontrei foi colocar um extensor de alcance, um TP-LINK WA830RE (custou uns R$80,00):

 

TL-WA830RE(UN)2.0-02.jpg
Mas... Não funcionou bem como eu imaginava...
 
Problema...
 
Assim que eu configurei tudo, percebi que para quem ia se conectar pelo extensor a conexão demorada de mais para ser realizada, e quando alguém se conectava todos os outros que estavam conectados a ele na mesma hora ficavam sem conexão. O extensor simplesmente morria, travava tudo e tinha que desligar e ligar ele pelo botão traseiro.
 
O mesmo acontecia quando ele passava muito tempo ligado, chegava em um momento que ele morria e não deixava ninguém se conectar a ele.
 
Já estava pensando que o extensor era uma porcaria e que só fiz gastar dinheiro. Daí eu tive uma ideia...
 
Solução
 
Fui olhar no site da TP-LINK para ver se tinha alguma atualização de firmware. Notei que o firmware que estava instalado era de outubro de 2012 e que tinha uma atualização recente de setembro de 2014, resolvi atualizar.
 
PROBLEMA RESOLVIDO! Depois que atualizei o firmware, digamos que a performance subiu de uns 40% para uns 100%. Aproveitei e atualizei o firmware do roteador e estou feliz com a minha rede.
 
Tem 15 dias que fiz isso e desde então que ele está ligado sem sequer travar por uns segundos. Recomendo fortemente ele. Caso você compre um, eu te dou umas dicas de como configurar ele e o seu roteador para garantir que não vai haver conflitos ;)

Editado por danielborges93
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Del Rei.

 

A solução que encontrei foi colocar um extensor de alcance, um TP-LINK WA830RE (custou uns R$80,00):

 

 

 

Valeu, Daniel!

Cara, há uns 2 dias acabei comprando o TP-Link TL-WR841ND... Não sei se é o melhor pra isso, mas tem modo bridge, que deve me atender.

 

Interessante... Não conhecia esse tipo de aparelho extensor. Bom saber!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não sei bem se é a função bridge que você precisa, mas esse deve ter a função wds que é justamente para isso que você quer. Nunca testei algo do tipo, mas se eu não me engano ele meio que "cria uma outra rede", ou seja, quem está conectado no roteador principal não enxerga quem está no roteador secundário. Não sei se é assim que funciona o wds, mas você vê se atende as suas necessidades ;)

 

Se for assim que o wds funciona, o extensor leva vantagem nisso, independente de onde o usuário está conectado, todos estão na mesma rede e todos se enxergam.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala, cara!

Pois é... Mas custa quase 500 pratas esse Airport.............

Ele aumenta o sinal fraco mesmo, ou só aumenta a área do sinal que recebe?

 

 

 

 

Obrigado!!

Vou verificar depois.

Aqui no trabalho o Mercado Livre é bloqueado...

Ele vai ampliar o sinal e a área de cobertura, será como se você tivesse uma única rede na casa toda com um bom sinal. Sei que custa caro (aqui no Brasil), como eu havia voltado de viagem aproveitei para trazer um aqui pra casa, lá fora custa em torno de $89 daí sim vale muito a compra. Veja se a compra que você fez lhe atende. Depois posta aqui os resultados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aqui uso só um Time Capsule 4ª geração como router é pra expandir a rede um AP baratinho, o meu é da Oiwtech (nunca ouvi falar antes) e custou uns 50 reais. Mas funciona q é uma beleza.

Só precisa configurar como já falaram lá em cima. Diferenciar os ips pra não haver conflito. E desligar o DHCP no AP.

Tenho até acesso aos discos do time capsule. De boa. Aqui como são dois andares não tinha como ligar via cabo. Mas já tive Tb essa solução via cabo e é sem dúvida a melhor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Pra complementar a minha resposta anterior... Instalei no roteador e no extensor o firmware OpenWRT (na wiki do OpenWRT dá pra encontrar os firmwares específicos) e consegui fazer a extensão da rede seguindo esses passos. Cara, a rede é praticamente outra. Sem travamentos, sem delays, sem lags. Foi a melhor coisa que fiz na rede daqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



×
×
  • Criar Novo...