Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

OSX vs Ubuntu LTS


Psycopata

Posts Recomendados

É, definitivamente a minha lua-de-mel com a Apple se foi. E exite data para a instabilidade desse relacionamento: o lançamente do OSX 10.7, mais conhecido como Lion.

 

Nos computadores, eu comecei no mundo Apple em 2008 quando comprei o meu primeirio MacBook, um MacBook Preto core2duo de 2,4GHz. Ele vinha com o Leopard (10.5). Logo, eu atualizei para o 10.6, Snow Leopard - o sistema da Apple que considero o Estado da Arte. Depois disso, a Apple veio ladeira abaixo.

 

A Empresa mudou a política de release. Agora, com lançamentos anuais, nem o sistema e nem os softwares tem tempo para amaduresser. Oras, quem desenvolve sabe que um programa não chega em sua plenitude em 2 meses. Nem App de celular consegue essa façanha. Softwares grandes então, nem se fala. E o próprio OSX entra na categoria de softeware grande: um ano é pouco, muito pouco.

 

Existe um fato que hardware envelhece. Mas os computadores estão numa fase muito estável. Fora a velocidade de BUS e as placas de vídeos, o hardware não muda muito. Os processadores, o coração de qualquer computador, não consegue evoluir a ponto de termos uma diferença perceptível de um ano para o outro. Logo, um computador core2duo ainda tem muito poder de fogo. Lógico, hoje se desperdiça poder de processamento e por esse motivo erronemante achamos que o um i5 de primeira geração é fraco. Não é. E nem o core2duo do meu MacBook Preto é fraco.

 

Eu acredito que infraestrutura deve usar o minimo possível de recursos e deixar o  máximo de poder para o que realmente interessa: necessidades do usuário.

 

Hoje eu estou no meu 3º MacBook, um MBP Late 2011 com i5 SandyBridge 8G de RAM e SSD 512G. É uma máquina respeitável, apesar que a Apple insiste na idiotia de não colocar placas de vídeo descente nos MBP (se tem PRO no nome, tem que ter uma placa foda, alias, se cobra mais de 900 dolares,tem que ter uma GPU foda). Esse SSD eu fui obrigado a comprar para deixar o computador minimamente utilizável. Ele sempre foi incrivelmente lento. E o motivo dele ser lento é a bosta do OSX. Desde do Lion, o OSX é uma carroça de luxo. Hoje, o Yosemite utiliza a força bruta de um SSD ligado via pci-e chumbado na placa mãe formando um circuito integrado. Oras, com esse hardware até Windows 3.11 roda rápido. O Yosemite precisa disso para parecer rápido. É um absurdo.

 

Voltando ao meu velho MacBook Preto, hoje resolvi testar o Ubuntu 14.04 LTS nele. Não instalei porque a minha mãe está usando o computador, mas deu vontade. Rodei via pendrive. O ubuntu rodou incrivelmente bem nesse MacBook. Incrivelmente suave. Extramamente rápido e sem a enganação de um SSD. Ai a minha dúvida é: se o Ubuntu, que não tem fama de ser um Linux rápido, roda lisinho e até melhor que o OSX 10.6 - versão que está instalada no computador - COMO É QUE A APPLE NÃO CONSEGUE FAZER UM SISTEMA MINIMAMENTE DESCENTE PARA O SEU HARDWARE? A ultima versão LTS do Ubuntu rodou mais rápido e mais suave que o OSX 10.6 num Apple de 2008! Tem alguma coisa muito errada na Apple.

 

Ah, e o ubuntu tem transparências, notificações, aceleração por GPU, ou seja, exatamente os mesmos recursos que a Apple coloca no OSX.

 

Eu só sei que já tomei uma decisão: ou a Apple reveja as suas políticas, ou não compro mais produtos Apple. Hoje, eu já não indico Apple para ninguém.

 

O Ubuntu pode ter os seus problemas, mas é mais honesto do que o OSX.

 

Da forma que está, eu me sinto sendo lesado pela Empresa. Ela não entrega mais o que entragava antes.

 

 

PS.: deu vontade de tirar o Yosemite do meu MBP e colocar o Ubuntu... Talvez eu faça isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Que a Apple não entrega mais a qualidade de software que entregava antes, é fato. Mas ainda estou feliz com os seus serviços. Você está no OS X há muito tempo, por isso se sente assim (e com razão).

 

Adquiri no final do ano passado um MacBook Air Mid 2011 com i5, 2GB e 64GB SSD. Não é um Mac poderoso como os mais novos, mas para quem vem do Windows, a diferença é absurda. Antes estava em um Ultrabook Dell com Intel Core i7 com SSD e 8 GB de RAM, uma configuração muito boa, mas ainda assim um i7 + 8GB com Windows não é tão fluido quanto um i5 + 2GB com OS X.

 

Infelizmente, vejo que a Apple relaxou por estar na frente. Mas os concorrentes estão correndo atrás, melhor a dona maçã começar a se preocupar com suas políticas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Há uns dias atrás estava mexendo num Yosemite num Mac mais simples com Intel HD e o Yosemite picotava nas animações em geral, achava que era culpa do hardware. Foi quando usei um com Intel Iris e outro com GeForce dedicada de 1gb, mesmo problema, foi então que percebi que o problema não é no hardware, mas sim no software. 

 

Apesar de tudo isso, a performance "bruta" do sistema pra mim é boa mesmo em máquinas antigas, só que as transições e animações dão a sensação de ter uma máquina lenta, isso me faz lembrar o lag que o Android tinha nas animações no tempo das versões 2.1, 2.2. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uso um macboock pro late 2011 8g, SSD 120gb. Usava o mavericks até algum tempo atrás, resolvi instalar o mountain lion( CD original), fiz um verdadeiro hard reset no mac. E criei um pendrive com o Yosemite. Roda Liso, muito fluido, edito videos, gerencio sites e edito áudio profissional, de maneira extremamente fluída. O Yosemite, se mostrou o mais leve de todos...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A primeira versão o Yosemite final, veio realmente muito bugada e com desempenho meio aquém...

 

Mas com essa ultima versão agora melhorou bastante, inclusive as transições de janela e animações...

 

Acredito que aos poucos tudo melhora, lembrando que o Yosemite marcou tbm a mudança de visual do sistema, então creio que esse visual se manterá por um bom tempo, logo, a partir de agora poderá haver melhoras no desempenho a cada versão.

 

Acho que tudo tem seu período de altos e baixos, e estamos num período de baixa, mas logo estará acima novamente. Só ter paciência, nada consegue ser bom durante muito tempo, e é preciso passar por dificuldades para poder melhorar. A Apple sabe que não tem um sistema tão bom quanto o 10.6.8, assim como o iOS 8... Então, bastemos espera.

 

Falow

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho só 25 anos mas já estou cansado do mesmo discurso. Todo mundo reclamando do caos que é a tecnologia, de como os SOs estão ultrapassados e blah blah blah. As pessoas parecem que só se satisfazem com um SO durante seus 6 primeiros meses e depois ele está ultrapassado. Hardware nem se fala.

O OSX ser pesado em máquinas mais antigas nunca foi novidade. Quem nunca viu um 10.3 rodando num iMac G3 com 32gb de RAM, sugiro vocês procurarem algum video no YouTube. É lag de vc não conseguir arrastar as janelas. Dar resize nela, e o sistema ficava todo lento. O uso em repouso da CPU era mais de 50%

Acho que na visão da Apple HDD já é obsoleto, SSD já deixou de ser o futuro. Eles mantém compatibilidade com ele pelo simples fato de não exigir algum esforço. E isso é algo que a Apple sempre fez. Ela foi deveras criticada quando abandonou o disquete e as portas SCSI, as pessoas achavam um absurdo o que ela fez.

E novamente a história se repetindo. As pessoas reclamando que o Yosemite tá lento nas maquinas antigas, que o SSD passou ser uma "exigência" para se ter um sistema decente.

E sobre os releases anuais. A Apple de antigamente não era tão bilhonária quanto é hoje, as tecnologias de desenvolvimento de software não eram tão boas, um mach kernel era algo absurdamente complexo e preemptive multitasking trazia muitos desafios pros CPUs antigos. O cenário atual é outro, não é mais o hardware que se inova absurdamente a cada ano, mas sim o software. Então nada mais sensato do que acompanhar as mudanças e lançarem OSs anuais. E se vc acha que está mais bugado que antes, ouve o que o ferrari disse sobre a transição dos OSs. O Quicktime não funcionava no OS X pra muita gente, apenas duas maquinas conseguiam gravar CDs pelo OSX 10 e 10.1 e por aí vai.

 

Alías, me desculpa, mas é DECENTE, sem o s.

Editado por Guilherme Torresini
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom Dia. Estou no mundo Apple desde os anos 80, usando Win,  Linux, OS/2 e Unix. Vários aplicativos com o desenrolar do tempo não tem conseguido acompanhar a troca de base, como 4/8/16/32 e agora 64. Hoje temos aplicativos com base adaptada para 64 no MAC porem sua origem é 8/16. A Evolução necessária a cada ano por questões de Marketing e obrigatoriedade perante a concorrência de lançar a cada ano uma nova versão tem forçado a ocorrência de incompatibilidade e instabilidade nos sistemas, é a Intel querendo vender sempre mais e novos ano/ano, o consumidor querendo sempre novidade. O que podemos observar é que os que utilizam o equipamento realmente para trabalho com aplicativos produtivos deve ter uma cautela nas atualizações de SO, já que o SO não produz o trabalho sem os aplicativos. Antes de qualquer atualização de SO ou Aplicativo para uma nova versão é muito importante além de Backup(becape) verificar a usabilidade dos aplicativos e pesquisar se a atualização realmente pode ser interessante.

Hoje tenho em meu escritório base MAC, com servidor Linux e maquinas com Win 7 e 8 e Unbutu rodando sem garga-los. Porem nunca atualizamos todas as maquinas juntas. 90% das maquinas são MAC hoje com Yosemite rodando redondo, com exceção de um inconveniente em um MAc mini sobre a porta de vídeo, que mesmo funcionando pede atualização sempre como se não fosse atualizada.

Os demais tudo sem nenhum tranco, e niquem quer outra vida sem os MAC, é os mais estáveis e comportam todo o trabalho sem apresentar cansaço. As outras maquinas ficam apenas para alguns aplicativos específicos que não existem no mundo MAC.

Testamos todos os periféricos antes de atualizar, tudo roda redondo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu pagaria para ver esse povo tentando rodar o MacOS X nos G3/G4 na época da transição do MacOS 9. 

 

Opa, eu já fiz isso! rs. Usei o Panther durante muito tempo em um iMac G3 dos primeiros, aqueles com CD bandeja, sem ser o "slot-loading" ainda. Era um sacrifício usar, mas eu sabia que estava sobrecarregando ele. Agora ter lag num MacBook Pro com placa de vídeo dedicada tentando usar o "Mission control" e uns 5 ou 6 apps abertos eu acho que é um pouco demais. Algo simples assim deveria rodar liso. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na realidade comparar o osx com linux é heresia ou ate blasphemia , entenda que o mac é um unix , voce pode fazer personalizar varias coisas via linha de comando , mais sei que muita gente aqui mal sabe que existe um terminal no mac. 

 

Entao antes de criticar o s.o em si acho melhor estudar mais a fundo , para ter uma opiniao mais embasada.

 

Obs: Nao fui grosseiro , apenas direto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na realidade comparar o osx com linux é heresia ou ate blasphemia , entenda que o mac é um unix , voce pode fazer personalizar varias coisas via linha de comando , mais sei que muita gente aqui mal sabe que existe um terminal no mac. 

 

Entao antes de criticar o s.o em si acho melhor estudar mais a fundo , para ter uma opiniao mais embasada.

 

Obs: Nao fui grosseiro , apenas direto.

 

Não vejo uma comparação dessas como algo absurdo, ambos são sistemas operacionais, portanto passíveis de comparação. Tem certas coisas que não é "só usar o terminal", você tem uma margem pra ajustes lá, mas mesmo que você saiba até fuçar no kernel dele não tem como otimizar tudo, o Darwin é aberto mas a maior parte do OS X é proprietária e fechada. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

yoshi 

 

Eu discordo , ambos sao sistemas operacionais diferentes . unix/linux tem suas particularidades , pode ser igual nos seus comandos de navegaçao e algumas coisas , mais a estrutura em si é completamente diferente.

 

Ubuntu é um sistema totalmente camaleao , toda versao nova tem alguma porcaria nova incorporada , se fosse usar linux novamente optaria em slack , gentoo,ou ate o proprio debian,mais a comparaçao entre o osx e linux é completamente equivocada. 

 

E sim, posso fazer tudo pelo terminal , nao preciso so sistema grafico para nada , otimizaçoes podem ser feitas , modificadas por la , muita gente usa MacOS mais nao sabe que usa um unix por tras.

 

Caso queria saber mais da infra , recomendo ler a materia abaixo 

 

[1] https://macmagazine.com.br/2012/03/01/seguranca-no-mundo-apple-infraestrutura-unix/ 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

yoshi 

 

Eu discordo , ambos sao sistemas operacionais diferentes . unix/linux tem suas particularidades , pode ser igual nos seus comandos de navegaçao e algumas coisas , mais a estrutura em si é completamente diferente.

 

Ubuntu é um sistema totalmente camaleao , toda versao nova tem alguma porcaria nova incorporada , se fosse usar linux novamente optaria em slack , gentoo,ou ate o proprio debian,mais a comparaçao entre o osx e linux é completamente equivocada. 

 

E sim, posso fazer tudo pelo terminal , nao preciso so sistema grafico para nada , otimizaçoes podem ser feitas , modificadas por la , muita gente usa MacOS mais nao sabe que usa um unix por tras.

 

Caso queria saber mais da infra , recomendo ler a materia abaixo 

 

[1] https://macmagazine.com.br/2012/03/01/seguranca-no-mundo-apple-infraestrutura-unix/ 

 

A questão levantada por você é que dá pra fazer "tudo" via terminal, mas muitos nem sabem disso. O OS X é um sistema operacional voltado pro usuário comum, ele não sabe e nem deveria precisar saber que existe um terminal, o sistema tem que funcionar perfeitamente sem a intervenção dele, é o mesmo que um motorista precisar saber de mecânica pra ter um carro. Usei durante muito tempo o Slackware, aprendi mais ou menos na época das versões 10.x, a primeira vez que tentei instalar levei um dia inteiro pra rodar liso, esse é o tipo de coisa que um usuário comum não deve precisar fazer ao usar o OS X. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amanhã devo adquirir um MBP de 2012, sou novato no Mac OS X (nunca mexi, na verdade rsrsrs) mas já utilizei bastante tempo Ubuntu e Fedora. É muito difícil a instalação do zero? O meu vai vir com SSD de 256gb, porém pretendo colocar um HD de 1tb no lugar do Super Drive com o caddy. O MBP se comporta bem com dual Boot?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Voce comprou sem instalar o s.o ??? Mais de qualquer forma a instalaçao é tranquila , se tiver algum problema sugiro que abra outro topico para ajudar,pois por aqui vai ficar muito poluido , diversos temas e afins. 

 

Qualquer duvida estou a disposiçao 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



  • Estatísticas do Fórum

    • Total de Tópicos
      56.5k
    • Total de Posts
      466.1k
×
×
  • Criar Novo...