Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Qual é o nível de bloqueio do "Find My Mac"?


Rique Camargo

Posts Recomendados

Estava pensando aqui comigo hoje como o roubo de iProducts ficou insustentável e ai lembrei que a opção também existe nos macs.

 

A dúvida que fica é a que nível é esse bloqueio? HD? Hardware? 

 

Até porque se for só pelo HD os macs com HD sem solda se tornam vulneráveis não concordam? Alguém tem mais informações ?

 

Se houver algum tópico que eu não tenha visto sobre esse assunto favor passar :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Macs nao têm hd soldado. Nem mesmo ssd. Ambos podem ser substituidos. Acontece porém que o ssd é um modelo muito específico e difícil de ser encontrado no br - pci express. O que é soldado na verdade são as memórias RAM. O que é uma pena, preferiria que fosse ao contrário.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Macs nao têm hd soldado. Nem mesmo ssd. Ambos podem ser substituidos. Acontece porém que o ssd é um modelo muito específico e difícil de ser encontrado no br - pci express. O que é soldado na verdade são as memórias RAM. O que é uma pena, preferiria que fosse ao contrário.

 

Pois confundi mesmo, lembro que o Air da minha esposa eu consegui trocar o ssd por um de outro air fudido, resumindo, piorou mais ainda eficiência desse bloqueio se ele for apenas por HD/SSD, é trocar pra acabar os problemas :(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara eu coloquei senha que no caso de troca de hd se não tiver a senha o Mac nem liga (pelo menos em tese). Pelo menos se você nao recuperar o Mac dificulta a vida de quem te roubou.

Agora estou na rua e esqueci o nome dessa senha e onde coloca. Chegando em casa dou uma olhada e posto aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O bloqueio de Macs pelo "Find my Mac" nada mais é do que bloquear a conta de usuário com senha, permitir o rastreio do aparelho e apagar seus dados remotamente e só funciona se a máquina perdida/furtada for conectada à internet. Se o FileVault não estiver habilitado não é necessário nem mesmo trocar a unidade para ter acesso completo à máquina, mas somente formatar ela pelo Recovery ou Internet Recovery e reinstalar o sistema. Pelo que lembro o FileVault pede a senha de criptografia para formatar a unidade.

 

É um recurso muito mais voltado para a proteção dos dados do usuário do que para impedir a utilização de uma máquina perdida/roubada por outras pessoas. E é uma proteção bem falha porque só funciona se o ladrão conectar a máquina à internet para usar. E para conectar à internet a conta de usuário deve estar sem senha (o que não é recomendado) ou ter dois usuários configurados na máquina, um com senha de uso do proprietário e outro sem senha para acesso do salafrário. Ou deixar a conta de convidado habilitada.

 

Enfim, o melhor para quem tem MacBooks e precisa transitar com eles é fazer um seguro, manter a unidade principal criptografada, a conta de usuário com senha forte e pelo menos um backup completo do computador em casa atualizado regularmente.

Editado por Alan Leitão
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O bloqueio de Macs pelo "Find my Mac" nada mais é do que bloquear a conta de usuário com senha, permitir o rastreio do aparelho e apagar seus dados remotamente e só funciona se a máquina perdida/furtada for conectada à internet. Se o FileVault não estiver habilitado não é necessário nem mesmo trocar a unidade para ter acesso completo à máquina, mas somente formatar ela pelo Recovery ou Internet Recovery e reinstalar o sistema. Pelo que lembro o FileVault pede a senha de criptografia para formatar a unidade.

 

É um recurso muito mais voltado para a proteção dos dados do usuário do que para impedir a utilização de uma máquina perdida/roubada por outras pessoas. E é uma proteção bem falha porque só funciona se o ladrão conectar a máquina à internet para usar. E para conectar à internet a conta de usuário deve estar sem senha (o que não é recomendado) ou ter dois usuários configurados na máquina, um com senha de uso do proprietário e outro sem senha para acesso do salafrário. Ou deixar a conta de convidado habilitada.

 

Enfim, o melhor para quem tem MacBooks e precisa transitar com eles é fazer um seguro, manter a unidade principal criptografada, a conta de usuário com senha forte e pelo menos um backup completo do computador em casa atualizado regularmente.

 

Olá Alan tranquilo?  ao roubarem um macbook e comprar um disco ssd novo, trocando-o disco do mac por este  é possível ter acesso a maquina a 100%??  no meu caso tenho o filevault ativado, conta de convidado e tenho a minha conta protegida por palavra pass, ou isso tudo que tenho ativado só serve para proteger o meu conteúdo do disco e a possibilidade de encontrar pelo findmymac? quando este se conecta a internet? 

ou ao retirar o disco e instalar um novo sempre será pedido a minha palavra pass evitando assim a instalação de um novo disco?

Brigadão :)

Editado por Anderson_Silva
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Adalberto, o "Find my Mac" não tem um "Activation Lock" como nos dispositvos iOS. Na maioria dos casos é possível, mesmo usando o recurso para "bloquear" o computador o usuário não autorizado pode iniciar esse computador com uma unidade externa ou com o Internet Recovery, formatar a unidade interna e usar o computador normalmente.

 

Há alguns passos que podemos adotar para diminuir a possibilidade desse computador voltar a ser usado:

 

1- Ativar a senha do firmware - esse recurso impede que o computador seja iniciado com unidades externas ou usando as teclas de atalho para o Internet Recovery. O computador somente inicia com a unidade interna. Para iniciar com outras unidades é necessário inserir a senha do firmware. Observação: não sei se o ladrão pode remover a unidade, formatar em outra máquina, instalar o sistema e depois retornar para a máquina original e muito menos se ele pode trocar a unidade interna e o sistema continuar iniciando. De qualquer forma, é uma excelente prática manter esse recurso de senha no firmware ativado, com senha forte e que não seja esquecida.

 

2- FileVault - este recurso criptografa a unidade de forma que seria virtualmente impossível acessar os dados armazenados. É possível remover a criptografia apagando todo o conteúdo (não há recuperação de dados) e reinstalar o sistema.

 

3- Senha de usuário - é a senha que bloqueia o acesso de outros usuários do sistema aos seus arquivos. Também é uma boa conduta que a sua conta não seja de administração. Ter uma conta para administração e outra limitada para uso é uma boa política. Desativar o logon automático e ativar a senha na proteção de tela e no bloqueio do computador também é recomendável.

 

4- Find my Mac - permitirá bloquear a máquina (mas não permitirá apagar os dados remotamente se o bloqueio for ativado) ou permite apagar os dados remotamente, porém não permitirá localizar novamente a máquina após esse processo. Este recurso somente funciona se a máquina estiver conectada à internet e para que isso aconteça é necessário que o ladrão tenha como entrar no sistema operacional por isso é interessante deixar a conta de convidado ativada.

 

Enfim, dá pra dificultar a vida do indivíduo, mas não dá para garantir que a máquina nunca mais será usada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...