Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Duvida: Fusion Drive ou SSD?


andcorreia2

Posts Recomendados

Ah, é um adaptador que coloca? Achei que trocasse o cabo todo.

Mas qual o nome? Pelo menos tento pesquisar em algum site tipo ebay...

Bom... o link da terra do Obama é este.

 

Aqui no Brasil talvez somente a TechIT tenha esse adaptador. O site deles é aqui. Você pode tentar contato no e-mail info@techitbrasil.com . Já comprei coisas com eles e não tive problemas. Aceitam pagamento por PayPal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom... o link da terra do Obama é este.

Aqui no Brasil talvez somente a TechIT tenha esse adaptador. O site deles é aqui. Você pode tentar contato no e-mail info@techitbrasil.com . Já comprei coisas com eles e não tive problemas. Aceitam pagamento por PayPal.

Valeu, Alan!! Obrigado, cara!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aliás... Estava vendo agora... Caso eu opte por um SSD externo... Tem diferença de velocidade entre a conexão thunderbolt e USB 3...?

Rapaz, eu não recomendo a opção de SSD externo.

 

1- Maus contatos podem ocorrer;

2- Humidade nos conectores pode ocorrer;

3- Acidentes podem ocorrer;

4- Você não conseguirá ativar o TRIM;

5- Sua interface (seja ela USB ou Thunderbolt) pode queimar;

6- Você terá que fazer gambiarras de software para ter a monitoração S.M.A.R.T.;

7- Você perderá uma porta, sela ela USB ou Thunderbolt;

8- Ao conectar algo no computador, você pode esbarrar (ou desconectar por acidente) no cabo do SSD;

9- Shit happens.

 

Uma coisa é usar uma unidade externa para backup ou armazenamento de dados. Outra é usar isso para carregar o sistema operacional. O departamento de "vai dar merda" aqui está agitado com essa possibilidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Hum... Boa dica. Já li relatos dessa aceleração também. Que cabo é esse? Você sabe?

 

Obrigado pela ajuda, Ricardo.

Mas nesse caso, você coloca o sistema operacional no drive externo... E os apps no HD do imac? Mas quando ele roda os apps do HD interno, não continua lento?

Abri até um tópico aqui sobre o boot do late2013 ser mais lento do que no mid2010 que eu tinha. Além do mais, quanto clico com o botão direito num arquivo (foto/vídeo, por exemplo) e seleciono "Abrir com...", às vezes fica aparecendo "Obtendo..." por uns 5 segundos, como se estivesse lendo os apps possíveis pra abrir aquele arquivo. No mid2010 nunca apareceu isso. Nem sabia que existia isso, rs.

 

Del Rei,

 

Desculpe pela demora com a resposta.  Sim, você instala o OS X normalmente nele.  Conecte o drive na saída TB (thunderbolt) e ao iniciar a instalação, será perguntado em qual disco deseja-se realizar a instalação: o HD interno ou o SSD externo.  Basta escolher o SSD e pronto.  Todos os APPs, bibliotecas do OS X e demais arquivos estarão no SSD. Vida nova, em outro disco!

 

O segundo passo vem após isso.  Ao dar boot (você vai cair no HD antigo, normal), vá até System Preferences > Startup Disk e escolher o drive externo. Fazendo isso, pode ligar e desligar o iMac sem medo, ele sempre vai dar boot pelo drive externo. 

 

O terceiro passo é decidir o que fazer com seu HD interno. Eu resolvi formatar, sem medo. Assim liberou mais espaço, anteriormente ocupado pelo OS X.  Ele vira + 1 volume de armazenamento.  

 

 

Valeu!

Abs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rapaz, eu não recomendo a opção de SSD externo.

 

1- Maus contatos podem ocorrer;

2- Humidade nos conectores pode ocorrer;

3- Acidentes podem ocorrer;

4- Você não conseguirá ativar o TRIM;

5- Sua interface (seja ela USB ou Thunderbolt) pode queimar;

6- Você terá que fazer gambiarras de software para ter a monitoração S.M.A.R.T.;

7- Você perderá uma porta, sela ela USB ou Thunderbolt;

8- Ao conectar algo no computador, você pode esbarrar (ou desconectar por acidente) no cabo do SSD;

9- Shit happens.

 

Uma coisa é usar uma unidade externa para backup ou armazenamento de dados. Outra é usar isso para carregar o sistema operacional. O departamento de "vai dar merda" aqui está agitado com essa possibilidade.

 

Alan,

 

Concordo com sua preocupação, pensei em todos os pontos antes de montar esse sistema.

No entanto, algumas considerações:

 

1) A conexão thunderbolt permite TRIM, isso foi decisivo na minha opção de compra. Fiz de boa o TRIM.

 

 

2) iMac é um desktop, que normalmente fica virado para uma parede. Colei velcro dupla face na base traseira do iMac e no drive externo. Grudei um no outro e pronto. Precisa estar determinado para esbarrar ali e dar merda ...

 

3) Não descarto mal contato ou problemas de umidade.  Depende de como você lida com seu equipamento. Acho improvável ter mal contato em uma conexão que não é manipulada toda hora. Sem falar que se trata de um Apple ...

 

4) Você tem razão sobre perder uma porta TB ... é o preço a ser pago por não abrir o bicho e espetar o SSD lá dentro.  Escolhas ...

 

5) Por fim, shit happens indeed !!!

 

 

Abraços,

Ricardo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alan,

 

Concordo com sua preocupação, pensei em todos os pontos antes de montar esse sistema.

No entanto, algumas considerações:

 

1) A conexão thunderbolt permite TRIM, isso foi decisivo na minha opção de compra. Fiz de boa o TRIM.

 

 

2) iMac é um desktop, que normalmente fica virado para uma parede. Colei velcro dupla face na base traseira do iMac e no drive externo. Grudei um no outro e pronto. Precisa estar determinado para esbarrar ali e dar merda ...

 

3) Não descarto mal contato ou problemas de umidade.  Depende de como você lida com seu equipamento. Acho improvável ter mal contato em uma conexão que não é manipulada toda hora. Sem falar que se trata de um Apple ...

 

4) Você tem razão sobre perder uma porta TB ... é o preço a ser pago por não abrir o bicho e espetar o SSD lá dentro.  Escolhas ...

 

5) Por fim, shit happens indeed !!!

 

 

Abraços,

Ricardo

Como faz para ativar o TRIM em um SSD externo Thunderbolt? Testei com um case de HD externo mas conectando um SSD nele e não rolou. Apesar de continuar com receio de usar esse esquema de iniciar o SO de uma unidade externa - e não recomendar para máquinas em produção - não custa testar e aprender.

Editado por Alan Leitão
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como faz para ativar o TRIM em um SSD externo Thunderbolt? Testei com um case de HD externo mas conectando um SSD nele e não rolou. Apesar de continuar com receio de usar esse esquema de iniciar o SO de uma unidade externa - e não recomendar para máquinas em produção - não custa testar e aprender.

Oi Alan,

Uma vez montado todo o esquema (vide minha resposta ao Del Rei), basta baixar o software do trim e seguir em frente. Lembre-se que a case precisa ter conexao TB, não funciona com USB 3.0.

abs.

Ricardo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entendi... Muitas coisas pra assimilar... rs.

 

Galera, essa marca Transcendent é boa?
Achei esse SSD e achei o preço melhor do que a maioria das outras marcas:

http://www.bhphotovideo.com/c/product/1091259-REG/transcend_ts512gsjm500_512gb_storejet_500_portable.html

 

Sabem algo sobre ele?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi Alan,

Uma vez montado todo o esquema (vide minha resposta ao Del Rei), basta baixar o software do trim e seguir em frente. Lembre-se que a case precisa ter conexao TB, não funciona com USB 3.0.

abs.

Ricardo

Fiz exatamente isso: case Thunderbolt, SSD Samsung 840 Pro, instalei o sistema na unidade externa, iniciei por ele, ativei o TRIM com o "TRIM Enabler" e mesmo assim não aparece o TRIM ativado. Quando reinicio o computador com o SSD interno (original Apple) está normal. Mais alguma dica?

Entendi... Muitas coisas pra assimilar... rs.

 

Galera, essa marca Transcendent é boa?

Achei esse SSD e achei o preço melhor do que a maioria das outras marcas:

http://www.bhphotovideo.com/c/product/1091259-REG/transcend_ts512gsjm500_512gb_storejet_500_portable.html

 

Sabem algo sobre ele?

Del Rei, eu nunca usei. Deixo essa resposta para a galera.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa... Só pra fazer uma observação aqui pro pessoal... Achei bem pertinente (no meu caso).

 

Retirei o meu HD interno da indexação do Spotlight.

A diferença ficou ABSURDA.

O Photoshop e outros aplicativos básicos (Safari, iTunes, AppleStore, etc) levam menos de 2 segundos para abrir.

 

O boot ainda continua razoavelmente lento, mas acho que melhorou algo... Bem sutil... Mas os aplicativos, sem comparação!!

 

Tinha visto alguns fóruns sobre lentidão no Late2013 e algumas pessoas comentaram sobre o problema da indexação no Spotlight... Resolvi testar...

 

O problema é que agora o Spotlight praticamente ficou inútil, né? Mas como eu já usava bem pouco, não vou sentir tanta falta. Talvez depois eu reative a indexação no HD interno... Vamos ver....

 

 

 


Del Rei, eu nunca usei. Deixo essa resposta para a galera.

 

Valeu, Alan!
Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O problema é que agora o Spotlight praticamente ficou inútil, né? Mas como eu já usava bem pouco, não vou sentir tanta falta. Talvez depois eu reative a indexação no HD interno... Vamos ver....

 

 

 

Bah, não vivo mais sem Spotlight.

 

 

 

 

Eu fiz o Fusion Drive no meu MBP early 2011 ha alguns meses e ficou fantástico :)

 

Qual SSD e HD utilizaste? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fiz exatamente isso: case Thunderbolt, SSD Samsung 840 Pro, instalei o sistema na unidade externa, iniciei por ele, ativei o TRIM com o "TRIM Enabler" e mesmo assim não aparece o TRIM ativado. Quando reinicio o computador com o SSD interno (original Apple) está normal. Mais alguma dica?

Del Rei, eu nunca usei. Deixo essa resposta para a galera.

Alan,

 

Ativar o TRIM é bem tranquilo, você não deveria ter problemas com isso.  Ainda mais com esse super SSD que você está usando, um dos melhores ...

 

 A única coisa que me ocorre é o lance do Yosemite x TRIM.  Nessa versão de OS X a Apple implementou um controle de "drivers" mais rígido, garantindo assim que nenhum elemento externo entre no sistema operacional e venha trazer problemas de performance e integridade.

 

Voce baixou a versão mais atual do TRIM (v 3.3) ?  Outra dica é ler isso: https://www.cindori.org/trim-enabler-and-yosemite/

Parece complicado, mas explica o que fazer se você usou TRIM no Yosemite e esqueceu de desativa-lo antes de dar qualquer update no OS X.

 

Abs.

Ricardo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alan,

 

Ativar o TRIM é bem tranquilo, você não deveria ter problemas com isso.  Ainda mais com esse super SSD que você está usando, um dos melhores ...

 

 A única coisa que me ocorre é o lance do Yosemite x TRIM.  Nessa versão de OS X a Apple implementou um controle de "drivers" mais rígido, garantindo assim que nenhum elemento externo entre no sistema operacional e venha trazer problemas de performance e integridade.

 

Voce baixou a versão mais atual do TRIM (v 3.3) ?  Outra dica é ler isso: https://www.cindori.org/trim-enabler-and-yosemite/

Parece complicado, mas explica o que fazer se você usou TRIM no Yosemite e esqueceu de desativa-lo antes de dar qualquer update no OS X.

 

Abs.

Ricardo

Conheço bem o procedimento. Já recuperei várias máquinas de clientes usando esse tutorial da Cindori. Já fiz o teste também com o Mavericks (instalando por um pendrive que possuo aqui em casa) e também não rolou o TRIM pelo Thunderbolt. Enfim, como é só para entender o processo, continuo pesquisando. Só quero aprender mesmo como funciona o TRIM em um unidade externa porque pelo que tinha estudado somente seria ativado por SATA (e variações) ou PCI-E (e variações). Pelas especificações do protocolo de comunicação do USB pode-se esquecer, mas nas especificações do protocolo de comunicação do Thunderbolt não encontrei nada que impeça, como também nada que garanta. Deve ser aquela coisa de só funcionar com o case do fabricante x usando SSD do fabricante y na versão z do firmware para funcionar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...