Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

MacBook Air com a carcaça energizada


Souoo

Posts Recomendados

Ola, adquiri recentemente um macbook air, e quando fui ligar na tomada pra carregar senti algo estranho, quando toquei a parte de alumínio do mac, estava energizada (nāo sei se é esse o termo correto). Tinha uma leve corrente de energia por toda a carcaça. 

 

Se alguém souber me dizer o que esta acontecendo, ou se isso é normal ficaria muito agradecido.  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se na sua residência (ou onde você o utiliza) não tiver aterramento ou se você estiver usando o adaptador com apenas dois pinos, será normal acontecer isso. O terra do aparelho é ligado na carcaça. Eu por exemplo quando estou em casa descalço, uso um tapetinho para isso não acontecer.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se na sua residência (ou onde você o utiliza) não tiver aterramento ou se você estiver usando o adaptador com apenas dois pinos, será normal acontecer isso. O terra do aparelho é ligado na carcaça. Eu por exemplo quando estou em casa descalço, uso um tapetinho para isso não acontecer.

 

Obrigado pela resposta Luiz

 

Sim aqui em casa nenhuma tomada tem essa de 3 pinos, mas o negocio do fio terra, acho que um bom eletricista resolve isso, não é?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola, adquiri recentemente um macbook air, e quando fui ligar na tomada pra carregar senti algo estranho, quando toquei a parte de alumínio do mac, estava energizada (nāo sei se é esse o termo correto). Tinha uma leve corrente de energia por toda a carcaça. 

 

Se alguém souber me dizer o que esta acontecendo, ou se isso é normal ficaria muito agradecido.  

 

 

Se na sua residência (ou onde você o utiliza) não tiver aterramento ou se você estiver usando o adaptador com apenas dois pinos, será normal acontecer isso. O terra do aparelho é ligado na carcaça. Eu por exemplo quando estou em casa descalço, uso um tapetinho para isso não acontecer.

 

Olá Souoo! 

 

Realmente acontece como o Luiz Moraes explicou. Também sinto isso quando estou usando meu Air na tomadas de casa. Entretanto no serviço, onde a tomada que eu uso é aterrada, essa sensação não acontece.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Engraçado que meu Mac comprado nos EUA veio com o adaptador chato (duckhead) de dois pinos e um cabo de 3 pinos, mas no carregador mesmo ele só aceita os dois pinos, o que significa que não há aterramento pra nenhum MacBook. Não interessa se a tomada é aterrada ou não, o Mac só "suporta"os dois pinos, mesmo vindo com o cabo de três pinos.

 

$_35.JPG

 

AC-Power-Charger-Adaptor-Cable-Standard-

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Engraçado que meu Mac comprado nos EUA veio com o adaptador chato (duckhead) de dois pinos e um cabo de 3 pinos, mas no carregador mesmo ele só aceita os dois pinos, o que significa que não há aterramento pra nenhum MacBook. Não interessa se a tomada é aterrada ou não, o Mac só "suporta"os dois pinos, mesmo vindo com o cabo de três pinos.

$_35.JPG

AC-Power-Charger-Adaptor-Cable-Standard-

Olá! Se você prestar atenção no encaixe do cabo de três pinos, verá que dentro dele tem a parte de metal que se encaixa na trava redonda do carregador. É ali que ocorre o aterramento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigos, em hipótese alguma um equipamento, por mais que ele tenha carcaça de alumínio, pode dar choques. Isso é uma regra básica de segurança internacional e um equipamento que não respeite essa norma jamais recebe autorização de comercialização pelas entidades reguladoras. O aterramento de qualquer equipamento eletrônico jamais pode ser feito na carcaça dele. Nos que usam bateria é feito um desvio de carga no negativo da mesma e nos que não possuem bateria é feito aterramento na fonte que por sua vez faz aterramento na tomada aterrada. Fontes de notebooks que possuem pino terra se aterram diretamente na tomada aterrada. A carcaça deve ser isolada eletricamente do circuito eletrônico.

 

Se o equipamento está dando choques, há um problema grave. Para começar a conversa isso quer dizer que o isolamento elétrico do equipamento já falhou. A partir daí pode ser problema na tomada (neutro apresentando carga), na fonte (fuga de corrente entre positivo e negativo no secundário), no cabo de DC da fonte (pode estar com alguma avaria), no conector (pode estar com solda fria e causando fuga de corrente) ou no próprio computador, onde a falha seria mais catastrófica.

 

Aconselho que qualquer um que esteja passando por esse tipo de problema suspenda o uso do computador imediatamente e procure uma AT ou técnico de confiança para avaliação técnica profunda e especializada. Em todos os anos que trabalho com manutenção eletrônica jamais presenciei sintomas desse tipo que não estivessem ligados à problemas sérios que podem trazer danos à saúde dos usuários e em determinados casos pode até causar a morte.

 

Em tempo: nem todos os cabos de AC que são fornecidos pela Apple (falando especificamente dela) tem o guia com contados de material condutivo. O cabo de AC que veio no meu Retina 15" tem o guia em plástico e testando o cabo com um multímetro profissional pude atestar que o pino terra dele não é conectado a lugar algum. Isso não quer dizer que estou aprovando a prática que vários tem de remover o pino terra com um alicate, mas indicando que em alguns equipamentos o pino só existe para cumprir com a norma de segurança, não sendo efetivo. Remover o pino terra de qualquer equipamento é incorreto, coloca os usuários em situação de perigo iminente e além disso invalida a garantia do equipamento caso seja descoberto pelo fabricante.

Editado por Alan Leitão
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No meu MacBook Air isso também sempre acontece. Passando a mão pela carcaça, ou mesmo próximo ao teclado, dá pra ver que a superfície está energizada. Eu sempre uso o adaptador que elimina o terceiro pino, e isso acontece também quando estou em outros países. Não chega a ser choque, mas apenas a sensação de que há energia na superfície.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigos, em hipótese alguma um equipamento, por mais que ele tenha carcaça de alumínio, pode dar choques. Isso é uma regra básica de segurança internacional e um equipamento que não respeite essa norma jamais recebe autorização de comercialização pelas entidades reguladoras. O aterramento de qualquer equipamento eletrônico jamais pode ser feito na carcaça dele. Nos que usam bateria é feito um desvio de carga no negativo da mesma e nos que não possuem bateria é feito aterramento na fonte que por sua vez faz aterramento na tomada aterrada. Fontes de notebooks que possuem pino terra se aterram diretamente na tomada aterrada. A carcaça deve ser isolada eletricamente do circuito eletrônico.

 

Se o equipamento está dando choques, há um problema grave. Para começar a conversa isso quer dizer que o isolamento elétrico do equipamento já falhou. A partir daí pode ser problema na tomada (neutro apresentando carga), na fonte (fuga de corrente entre positivo e negativo no secundário), no cabo de DC da fonte (pode estar com alguma avaria), no conector (pode estar com solda fria e causando fuga de corrente) ou no próprio computador, onde a falha seria mais catastrófica.

 

Aconselho que qualquer um que esteja passando por esse tipo de problema suspenda o uso do computador imediatamente e procure uma AT ou técnico de confiança para avaliação técnica profunda e especializada. Em todos os anos que trabalho com manutenção eletrônica jamais presenciei sintomas desse tipo que não estivessem ligados à problemas sérios que podem trazer danos à saúde dos usuários e em determinados casos pode até causar a morte.

 

Em tempo: nem todos os cabos de AC que são fornecidos pela Apple (falando especificamente dela) tem o guia com contados de material condutivo. O cabo de AC que veio no meu Retina 15" tem o guia em plástico e testando o cabo com um multímetro profissional pude atestar que o pino terra dele não é conectado a lugar algum. Isso não quer dizer que estou aprovando a prática que vários tem de remover o pino terra com um alicate, mas indicando que em alguns equipamentos o pino só existe para cumprir com a norma de segurança, não sendo efetivo. Remover o pino terra de qualquer equipamento é incorreto, coloca os usuários em situação de perigo iminente e além disso invalida a garantia do equipamento caso seja descoberto pelo fabricante.

Concordo em gênero, número e grau. O que pode estar acontecendo também é: Vocês estão ligando esses air com 3 pinos em algum estabilizador? As vezes estabilizador que pode dar o choque, ou vocês podem colocar um adaptador de 2 pinos ou então se já não estiver na garantia quebrar o terceiro pino, eu mesmo sempre quebro os pinos dos adaptadores padrão americano. Aqui no Brasil não é padrão usar fio terra ou aterramento, quase nenhuma casa, prédio e até empresa muitas vezes não tem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fiquei em duvida agora, é a primeira vez que tenho um notebook com a carcaça de alumínio, os anteriores sempre eram de algum tipo de plastico, por isso o estranhamento no mac, nunca levei choque, e uso um T com a entrada dos 3 pinos, mas mesmo quando uso o carregador menor eu sinto o mesmo acontecer. 

 

A energia n chega a ser forte, é como se voce sentisse um formigamento quando passa a māo.

 

 

Sobre esse terceiro pino, ouvi falar que se voce tirar ele, e caso caia um raio na casa e o mac estiver ligado na tomada ele pode queimar, isso é verdade? 

Editado por Souoo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fiquei em duvida agora, é a primeira vez que tenho um notebook com a carcaça de alumínio, os anteriores sempre eram de algum tipo de plastico, por isso o estranhamento no mac, nunca levei choque, e uso um T com a entrada dos 3 pinos, mas mesmo quando uso o carregador menor eu sinto o mesmo acontecer. 

 

A energia n chega a ser forte, é como se voce sentisse um formigamento quando passa a māo.

 

 

Sobre esse terceiro pino, ouvi falar que se voce tirar ele, e caso caia um raio na casa e o mac estiver ligado na tomada ele pode queimar, isso é verdade? 

Encaminhe seu equipamento para uma AT ou técnico de confiança informando esse sintoma. Ele poderá avaliar melhor se há ou não um problema com a máquina. Quanto ao usar um T (ou benjamim como chamam aqui no Rio) o ideal é não usar esse tipo de adaptador. A Apple vende os adaptadores necessários para conectar as fontes em praticamente todos os tipos de tomada do mundo, então basta comprar o que você precisa e instalar na fonte.

 

O fato de seu gabinete dar choque, seja ele forte ou fraco, denota que o isolamento elétrico dele falhou. Isso jamais pode acontecer.

 

O terceiro pino não é para evitar que o equipamento queime, apesar de evitar caso o surto elétrico não seja demasiado. Esse terceiro pino, também conhecido como terra, é para garantir a segurança do usuário evitando que o mesmo seja eletrocutado. Caso aconteça um surto forte, o excesso de carga é desviado para terra, onde a resistência à corrente elétrica é menor que a do corpo humano, preservando a vida. Isso não quer dizer que o equipamento passará ileso pela experiência.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meu Mac tem 1 semana, vou na AT mesmo, qual a melhor forma de entrar em contato com eles, vi que tenho 90 dias de contato por telefone, é melhor ligar ou ir direto na AT?

O suporte telefônico de 90 dias é para tirar dúvidas sobre a operação do sistema OS X e seus aplicativos. O contato telefônico para suporte de assistência técnica é vitalício. Basicamente eles irão ouvir o problema, sugerir alguns testes e se depois não funcionar irão encaminhar você para a assistência técnica mais próxima da sua residência.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quando tinha meu MacBook Air sentia esses "choques" também. Era algo esporádico, mas realmente existia. Creio que tenha mais a ver com energia estática do que com problemas com o equipamento, acessórios ou tomada, mesmo essa não sendo aterrada.

 

No meu atual Mac da assinatura não tive problemas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso é absolutamente normal.

 

Não encaminharia ele para assistência alguma...

 

Recomendo uma lida sobre aterramentos para sanar as dúvidas. Existem diversos equipamentos, tanto industriais quanto domésticos, que utilizam a carcaça como terra... E como disse o colega assim, está mais ligada a eletricidade estática do que a falha de aterramento. Por ele ser de alumínio, com nenhum tipo de tratamento, como uma pintura antiestática, pode ocorrer pequenos choques, que não prejudicam o organismo em nada.

 

Quando passo a mão no meu macbook pro ligado à tomada e estou descalço, sinto o choque pequeno, mas ao passar várias vezes, não sinto mais, ou seja, é algo que some com o tempo, exatamente por não ser fuga de corrente e sim eletricidade estática.

 

Falow

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso é absolutamente normal.

 

Não encaminharia ele para assistência alguma...

 

Recomendo uma lida sobre aterramentos para sanar as dúvidas. Existem diversos equipamentos, tanto industriais quanto domésticos, que utilizam a carcaça como terra... E como disse o colega assim, está mais ligada a eletricidade estática do que a falha de aterramento. Por ele ser de alumínio, com nenhum tipo de tratamento, como uma pintura antiestática, pode ocorrer pequenos choques, que não prejudicam o organismo em nada.

 

Quando passo a mão no meu macbook pro ligado à tomada e estou descalço, sinto o choque pequeno, mas ao passar várias vezes, não sinto mais, ou seja, é algo que some com o tempo, exatamente por não ser fuga de corrente e sim eletricidade estática.

 

Falow

 

Aterrar um equipamento na carcaça é diferente de ligar a carcaça ao terra. O primeiro indica que a descarga de surtos elétricos acontece na carcaça do mesmo (o que é errado e não deve ser feito) enquanto que o segundo indica que a carcaça está protegida sendo conectada ao terra evitando choques elétricos ao usuário (correto). Há situações em que a carcaça é ligada ao condutor de terra que segue até a tomada, onde será aterrada como por exemplo em máquinas de lavar. Isso não quer dizer que o circuito elétrico está aterrado na carcaça, mas que a carcaça está ligada à terra através do mesmo condutor do circuito elétrico. Nessa caso acontece isso porque, em primeiro lugar, os pés da máquina de lavar não são condutivos e muito menos estão ligados à um terra elétrico e em segundo lugar porque fica mais fácil para o usuário leigo aterrar o equipamento, bastando ligar na tomada devidamente montada e aterrada.

 

Os equipamentos que tem sua carcaça ligada ao terra não são aterrados na carcaça. Um equipamento aterrado na carcaça não está devidamente aterrado porque a carcaça pode não estar em contato com terra (por exemplo, computadores) e por isso essa prática não deve ser adotada. No caso da carcaça de um equipamento estar ligada ao terra, esta é isolada eletricamente do circuito elétrico, que por sua vez também está ligado ao terra. Em equipamentos industriais, onde a instalação de um terra é obrigatória, portanto há garantia de que a carcaça do aparelho em questão estará ligada ao terra, pode-se perceber que mesmo assim há a obrigatoriedade do terceiro pino (ou via) no conector da tomada, seja o conector qual for (pial, telem, barramento ou o que seja). Ora, se a carcaça está aterrada, porque então existe o terceiro pino no conector de AC do circuito elétrico? Exatamente pelo fato do circuito elétrico desse equipamento ser isolado eletricamente da carcaça. A carcaça é aterrada para evitar choques causados por acúmulo de eletricidade estática por indução e o circuito elétrico é aterrado para evitar choques causados por surtos provenientes da rede elétrica que podem ter os mais variados motivos.

 

O efeito de eletricidade estática é completamente diferente do que é descrito no primeiro post do tópico, onde o autor deixa a entender que é contínuo, portanto crítico e perigoso. Eletricidade estática pode acontecer por atrito, condução ou indução, porém uma vez que há o ajuste das cargas, o efeito tem que cessar. O mais comum é por atrito, onde superfícies se atritam e assim trocam cargas, uns cedendo elétrons e outros captando elétrons. Em metais costuma acontecer por condução, onde há a troca de elétrons até atingir o potencial eletrostático mínimo e nesse momento acaba a sensação de choque. Se o efeito persistir, isso é anormal e deve ser avaliado por um profissional capacitado.

 

Se o autor do primeiro post do tópico deixasse claro (ou vier a deixar) que o efeito é de curta duração - ou seja, ocorre um pequeno choque e depois para - eu concordaria (ou irei concordar) com você, porém não entendi dessa forma. Nesse contexto, considero que o seu conselho está errado e pode levar a danos à saúde.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Concordo com o você explicou....

 

Mas se o autor do tópico expos esse "problema" dele, e outras pessoas, não foram poucas (e ao redor do mundo tbm em outros fóruns), também tiveram, supõe-se que, todos estão com problema, inclusive eu mesmo, ou ninguém está com problemas.

 

Por isso, EU concluo que não há problema, visto que esse fenômeno de tocar a carcaça dos MacBooks air e pro, que são feitas de alumínio, é algo geral. Não é um caso particular, como são feitos de um metal que conduz eletricidade facilmente, pode ocorrer esse tipo de fenômeno mais facilmente do que um macbook white por exemplo, que tem sua carcaça em plástico.

 

Se por acaso o autor do tópico se dispor a fazer o teste novamente, descalço e passar várias vezes a mão sobre o seu macbook e constatar que esses pequenos choques diminuem ao repousar a mão no aparelho, então, não há problema.

 

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...