Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

HD Externo com Thunderbolt2 substitui um SSD interno?


Posts Recomendados

Estou planejando adquirir um iMac 27 para edição de vídeos, e minha dúvida é: como precisarei ter pelo menos um HD externo confiável (como os LaCie ou G-Technology), e estes possuem conexão Thunderbolt 2 (com possibilidade de usar 2 canais, o que me daria até 20gbps), com isso, será que na configuração do iMac posso deixar de investir no armazenamento em flash de 1TB, que me custaria R$2.800,00 a mais? Assim deixaria os arquivos no HD externo e não no do iMac que teria o Fusion Drive mesmo, mas ainda com uma boa velocidade de comunicação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 7
  • Criado
  • Última resposta

Top Postadores Neste Tópico

Dias Populares

Top Postadores Neste Tópico

Sim. O SSD tem velocidade de quase 6Gb/s. E se você quiser você pode fazer Fusion Drive mesmo, ao menos é assim que é adicionando um SSD no iMac (quando você mesmo coloca o SSD).

E como o HD Externo será por Thunderbolt deve ser o mesmo esquema, que é só digitar alguns comandos no Terminal e pronto. Da uma pesquisada no Google como se faz Fusion Drive, que tem várias páginas explicando passo por passo como fazer.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá!

 

É sempre legal deixar um espacinho no HD interno para o projeto atual e ir fazendo os renders no HD externo e colocando os projetos finalizados.

Até por questões de segurança; no meu caso, que sou muito estabanado, várias vezes esbarrei no HD no meio de um projeto em andamento e ele ejetou.

 

Outro detalhe é que o OS X tem um recurso interno na qual ele faz cache dos arquivos que estão sendo muito usados no HD interno, basta ter espaço. Isso é implícito do sistema e não sei se é desativável. E também não sei como é esse comportamento com arquivos grandes como de vídeo.

Editado por Luiz Moraes
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Luiz, creio que com um Fusion eu consigo utilizar a parte "solid state" não só para boot, mas para o caso que você citou também. Então creio que seria o suficiente.

Sobre esbarrar no HD externo, com o iMac há a opção de fixá-lo junto ao suporte do mesmo, deixando-o "invisível" e "inesbarrável" ;)  (vide imagem no final).

 

Se o OSX estiver instalado e bootando pelo SSD externo, creio que estes arquivos cache ficariam ali também, certo?

Olá!

 

É sempre legal deixar um espacinho no HD interno para o projeto atual e ir fazendo os renders no HD externo e colocando os projetos finalizados.

Até por questões de segurança; no meu caso, que sou muito estabanado, várias vezes esbarrei no HD no meio de um projeto em andamento e ele ejetou.

 

Outro detalhe é que o OS X tem um recurso interno na qual ele faz cache dos arquivos que estão sendo muito usados no HD interno, basta ter espaço. Isso é implícito do sistema e não sei se é desativável. E também não sei como é esse comportamento com arquivos grandes como de vídeo.

 

Joaquim, para o boot e "uso diário" eu sei que não perderia em nada, mas a questão é para edição e pós-produção de vídeos em Full HD (Premiere e After Effects). Aí é que entra o drama.

Eu também sou fã dos LaCie, e estaria inclinado a este: LaCie 2big Thunderbolt™ 2 pois sei que não me deixará na mão.

Recomendo um LaCie via Thunderbolt. A diferença em velocidade em relação ao SSD nativo será difícil de perceber no uso diário.

 

Creio que o nativo é mais que 6gbps por ser PCi, se entendi bem o que você quis dizer.

Sim. O SSD tem velocidade de quase 6Gb/s. E se você quiser você pode fazer Fusion Drive mesmo, ao menos é assim que é adicionando um SSD no iMac (quando você mesmo coloca o SSD).

E como o HD Externo será por Thunderbolt deve ser o mesmo esquema, que é só digitar alguns comandos no Terminal e pronto. Da uma pesquisada no Google como se faz Fusion Drive, que tem várias páginas explicando passo por passo como fazer.

 

 

Procurei um pouco mais e encontrei boas respostas sobre essa questão.

 

Primeiro, vamos ver a velocidade do SSD nativo como referência:

 

Encontrei este tema no MacRumors, que me esclareceu muita coisa sobre o assunto: http://forums.macrumors.com/showthread.php?t=1604225

 

Quote:
Originally Posted by snapdragonx viewpost.gif
Hey guys,

I'm about to buy myself a 27" iMac. I need the best possible performance for video editing, so I don't want the Fusion Drive as a pure SSD is still faster. But I don't want to pay Apple's crazy prices for a 512GB SSD.

So, my question. I've heard that it's possible to hook up an external SSD via Thunderbolt and install OS X on it? Would this method be any slower than using the internal SSD? Would seek time be affected?

I need maximum performance for video editing, so don't want any bottlenecks.

Any info appreciated!
Cheers!

Only an internal SSD will give maximum performance.

A single external Thunderbolt SSD won't even give full SATA3 speeds, due to overhead.

External Samsung 840 Evo 500GB - 430MB/s read/write (mounted in a Buffalo HD-PATU3 TB enclosure)

Internal SM0512F 512GB PCIe SSD - 750 MB/s read and 720MB/s write.

In normal usage you won't notice any difference. In I/O intensive tasks like heavy video editing.

I'd suggest you to just save up for a bit longer and go for a 512GB option.

 

 

Importante é se atentar ao gabinete "enclosure", se não for bem escolhido pode virar um gargalo e deixa de ser vantagem.

 

Obviamente o SSD externo via thunderbolt 2 não será mais rápido que o SSD interno (nativo - PCI), mas creio que no meu caso é uma boa opção de desempenho trabalhando junto com o híbrido Fusion e me abre a possibilidade de economizar quase R$3K deixando de comprar o SSD nativo sem perder muito desempenho. Claro que pra ser vantajoso não se pode economizar no SSD externo, então as melhores opções são mesmo os RAIDs da LaCie, G-Technology como estes: G-Technology G-Raid Studio Thunderbolt 2 e o LaCie 2big Thunderbolt™ 2. Como eu precisaria de uma storage segura de um jeito ou de outro, que seja um deste que me poupa esta grana sem prejudicar o desempenho do trabalho. Eu não teria coragem de fazer isso com um WD, Hitachi, Samsung...

 

Pra quem não precisa de um SSD externo tão robusto, vi que opções como o LaCie Rugged SSD Thunderbolt ou USB 3.0 é uma ótima opção pra quem já tem um Mac com HDD e quer aprimorar o desempenho e velocidade de boot e já possui um bom RAM. Alguns casos a melhora no desempenho é impressionante. (foto: LaCie rugged sem a borracha laranja)

Referência

Boot Time to Login: 19.4s (was 90.1s with HDD)
Lightroom 4.2: 4.1s (was 14.7s)
Parallels XP Boot: 9.4s (was 45.8s)
iPhoto: 4.7s (was 14.7s)
Photoshop Load: 5.3s (was 12.7s)

IMG_0991.jpg

 

iMac fazendo boot com SSD externo:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Anderson, eu brinco bastante no After Effects mas sempre faço cópia dos arquivos para o SSD local para edição e ao final, transfiro de volta para o backup, seja no meu LaCie ou no Dropbox, dependendo do arquivo.

 

Joaquim, então você acha que não vale a pena tentar esta economia e aderir ao SSD nativo mesmo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Anderson!

 

Sobre o cache dando boot extrernamente, acho que sim, pois o sistema está lá.

 

Mas me diga uma coisa, pra que dar boot pelo dispositivo externo de você terá um interno de qualquer forma?

Editado por Luiz Moraes
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



×
×
  • Criar Novo...