Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

IRPF 2015 - Problemas na instalação


Posts Recomendados

Olá, amigos.
Lí as dúvidas e as dicas.
O meu caso foi diferente do da maioria, talvez por que eu sou Programador e já tinha o JDK atual instalado(pré-requisito para quem programa em java).
Pode ser também uma nova versão. Não sei. Como alguns não tem obrigação de conhecer nada de programação, eu acho que o amigo Luiz Moraes tem razão.

 

Olá!

 

A questão é: Se a Receita se propõe a lançar uma versão, seja ela pra qual plataforma for, tem que funcionar. Se fosse eles, eu deixaria uma versão com o Java embutido, muitos softwares fazem isso.

 

Só não tenham medo do Terminal. As vezes é necessário. Basta buscar a sua dúvida aqui no forum, que é muito bom quando o assunto é Devices Apple, ou outro forum de sua preferência.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera, resolvi esse problema de uma forma diferente. 

 

Instalei no meu mac o Java SE Development Kit 8

 

Disponível nesse site: http://www.oracle.com/technetwork/java/javase/downloads/jdk8-downloads-2133151.html

 

Arquivo:   jdk-8u40-macosx-x64.dmg

 

Pronto, funcionou tudo perfeitamente.

 

Abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Basta criar um "link virtual" entre a pasta nativa de instalação e o Path do sistema.

sudo ln -fs /Library/Internet\ Plug-Ins/JavaAppletPlugin.plugin/Contents/Home/bin/java /usr/bin/java

Obrigado! Funcionou aqui com este comando! Bem que a RFB poderia testar melhor os aplicativos antes de solta-los.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá todos, bom encontrar pessoas dispostas a ajudar. Muito obrigado mesmo. Resolvi instalar a versao multiplataforma (ZIP) e funcionou !!!!  Para poder visualizar as declaracoes dos anos anterores TAMBÉM precisei instalar a mesma versao ZIP dos anos de 2011,2012,2013,2014, caso contrario não conseguia abri-las. Meu MAC usa as versoes atualizadas do Yosemite e Java. Todos os anos é o mesmo problema com os usuários do MAC quando chega a hora do IRPF. Quem desenvolve o programa do IRPF é o SERPRO, e não a Receita Federal. Também não me conforme de não poder utilizar o programa para MAC !!!

Desisti e instalei a versão ZIP, mas também não me conformo em não poder usar a versão MAC ...
Muito obrigado a todos os que que contribuíram. Espero algum dia poder ver a versão para MAC funcionar, já que eles se propõem a isso. Até la, vou usando mesmo a versão Multiplataforma (ZIP).
Gustavo Floripa

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia a todos.

Fiz o download do programa de instalação p/ declaração do IR porém quando tento instalar recebo a notificação que a máquina virtual Java não foi encontrada no meu computador. Possuo instalada a última versão mas mesmo assim continuo recebendo este aviso, o que impossibilita a instalação. Alguém pode me dar uma luz?

 

attachicon.gifIRPF 2015.png

Oi Eduardo, tive exatamente o mesmo problema. E quando baixei fui instalar a tal versão do Java que ele pede, meu Mac me avisou que eu possuo uma versão mais atualizada ( a última versão ) e que tentar voltar para uma versão anterior é PERIGOSO pois pode deixar seu computador vulnerável.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá!!!

 

Eu tentei executar esse comando e não funcionou. Tentei intalar o JAVA 1.8.40.25, mas diz que eu tenho uma versão mais recente 14.9.0. Tentei procurar o plugin, pelo terminal tb, mas n encontrei.

Baixei o multiplataforma, mas tb não rolou!

Alguém pode me dar uma luz?

 

Obrigado!

Comigo acontece exatamente a mesma coisa Guilherme. Quando tento instalar a versão que o IRPF 2015 pede,  meu mac também diz que já tem uma versão posterior e que é arriscado instalar uma versão mais antiga do java. Por acaso você conseguiu solucionar? Obrigado. Marcos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A mesma coisa aqui. Se você instalar o app multiplataforma funciona. Mas está errado. Se tem versão específica para Mac não deveria haver problema na instalação. Eles sugerem a versão 8.0.25 do Java (e atual que se instala é a 8.0.31) mas acredito que isso não deva ser o problema de não reconhecimento de haver Java instalado. Vamos ver se surge alguma solução. Enviei pergunta para a RFB e para o site do UOL.

O mesmo comigo Antonio e quando tento instalar a versão do Java que o IRPF 2015 pede, meu mac diz que eu já tenho uma versão mais atualizada. E li que é perigoso voltar para uma versão mais antiga do Java. Você conseguiu solucionar? Pode me ajudar? Abs. Marcos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá!

 

Esse simples symlink do do1984 resolveu tranquilo e o pessoal de matando nos comentários do post sobre isso. Eu passei esse tópico lá mas parece que a maioria ignorou.

 

Acontece que existe um temor de uso do terminal. Não é nenhum bicho de sete cabeças de usar com cuidado; o utilitário de disco pode fazer muito mais estrago, eu já apaguei um HD externo importantíssimo achando que era o pendrive, rsrsrs.

Olá Luiz, segui o seu procedimento:   

  • Copiar o comando que o ptzc sugeriu (Command+C): sudo ln -fs /Library/Internet\ Plug-Ins/JavaAppletPlugin.plugin/Contents/Home/bin/java /usr/bin/java
  • Ir na pasta Applications / Utilities (Aplicativos / Utilitários);
  • Abrir o aplicativo Terminal;
  • Colar (Command+V) e dar enter;
  • Vai pedir sua senha de usuário, digite-a mas não vai aparecer nada na tela, nem os asteriscos e dê enter;
  • Fechar o Terminal.

 

Mas não funcionou. Copiei a linha, abri o terminal e colei mas quando vou instalar ele pede aquela versão do Java mas meu Mac 10.8.5 diz que eu tenho uma versão mais nova e que é arriscado instalar uma versão mais antiga. Será que você consegue me dar alguma dica? Muito obrigado. Abs . Marcos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Joguei a toalha, a versão para Mac não rolou no Yosemite, dei comando no terminal, instalei o Kit para desenvolvedores e nada, o programa não acha o receitanet,  a solucão é a versão multiplataforma, mas tem uma pegadinha que me fez perder mais tempo ainda; é preciso jogar a pasta receitanet com a versao para mac na lixeira antes de baixar a versão da mesma para multiplataforma.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Instalei no meu MacBook White sem nenhum problema. Baixei os arquivos e inclusive instalei o programa Máquina Virtual(atual) e cliquei como botão direito do mouse no arquivo dos programas IRPF e depois em abrir, sem mistérios nenhum e já fiz 03 declarações. ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Estou com um problema ao instalar o IR 2015 também.

 

A versão do OSX é a 10.9.5, porém ao instalar pede para atualizar a versão do Java.

Ao baixar a nova versão, JAVA 8 Update 40, não consigo instalar, aparece a mensagem abaixo:

 

"Uma versão mais nova já está instalada. Você está tentando instalar 1.8.40.27, mas 14.9.0 já está instalado.

Visite java.com/newerversionexists para obter mais informações."
 
Qual a solução para o caso?
 
Muito obrigado pela ajuda.
 
Rodolfo
Editado por rsemmler
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá ! Boa tarde a todos.

 

Estou com problemas para instalar o app da receita, não cosegui :

Meu computador é MacBook Pro 2,4 Ghz Intel Core 2 Duo com 10.7.5.

1) Em primeiro lugar tentei atualizar o JAVA, baixei a "mais nova" versão e ao tentar instalar apareceu a mesma mensagem do Guilherme Bicudo e do Marcos F Miranda :

"Uma versão mais nova do Java já está instalada. Você está tentando instalar 1.8.40.27, mas 14.9.0 já está instalado"
 

2) Tentei a linha de comando no terminal que "do 1984" e Luiz Moraes ensinam. Depois tentei instalar o app da receita e ele manda atualizar o JAVA.

 

3) baixei o multiplataforma mas também não roda.

 

O que fazer? Como fazer pra funcionar o  JAVA no meu computador? Alguém, por favor, tem alguma outra sugestão?

 

Obrigado !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...